Novas Matrículas de carros disparam! A culpa é do imposto

21 Comentários

De acordo com dados revelados pela Agência Lusa, a emissão de novas matrículas aumentou 21,2% face ao período homólogo de 2015.

Este aumento significativo acontece sobretudo em resposta à entrada em vigor do aumento do ISV (Imposto Sobre Veículos).

matricula


Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), entre Janeiro e Abril deste deste ano foram emitidas 86.725 novas matrículas o que corresponde a um aumento de 21,2% face a 2015, para igual período.

De acordo com a ANECRA, aumento mais significativo da emissão de matrículas aconteceu nos veículos pesados, que subiram de 1.223 para 1.652 (35,1%). Seguem-se os  ligeiros de passageiros, cujo número de matrículas aumentou  de 61.244 para 74.412 (21,5%).

No caso dos comerciais o número de matrículas emitidas nos quatro primeiros meses de 2015 foi de 9.082 tendo subido para as 10.661 (17,4%) em 2016, em igual período.

carros

Jorge Neves da Silva, secretário-geral da ANECRA, referiu que o crescimento das matrículas emitidas no primeiro quadrimestre deste ano “tem a sua génese na expectativa – que foi concretizada – do aumento do Imposto Sobre Veículos (ISV)”, ou seja, as empresas anteciparam a emissão de matrículas para os primeiros quatro meses, podendo baixar o preço de venda ao consumidor final todo o ano.

De acordo com os dados da associação, a receita que o Estado arrecadou com o ISV em Março de 2016 representou 55,2 milhões de euros, quando no mesmo mês do ano passado foi de 45,4 milhões de euros. Este ano, segundo o definido no Orçamento do Estado, o Governo prevê que a receita do ISV chegue aos 660,6 milhões de euros.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Osvaldo Genial
    Osvaldo Genial

    alguém pode explicar o que as matriculas têm a ver com o imposto?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se emitires uma matrícula pagas imposto… Se o imposto subir numa determinada data tudo o que for emitido antes paga menos.

    2. Avatar de tiago
      tiago

      Tem a ver com a data de emissão… podes pagar mais ou menos de imposto…

      Por exemplo, os carros antigos até Julho 2007 pagavam um certo e determinado imposto, a partir de Julho de 2007 pagavam mais caro… e existem muitos carros que começaram antes e acabaram depois a produção…mas o que conta é a emissão da matrícula…aqui é igual!

  2. Avatar de Rudi
    Rudi

    Penso que carro electrico não paga imposto, pelo menos para mim é bom saber a noticia.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    @Pedro Almeida Que agressividade? Já estás a fazer um filme!

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O pplware tem-se aproximado cada vez mais de um público geek. Um geek gosta muito de tecnologia, mas tb gosta muito de outros assuntos como astronomia, história e muitos outros assuntos. Há muito que o pplware deixou de ser um blogue de informática.

    1. Avatar de Vítor M.

      A tecnologia é muito abrangente é muito mais que informática. O pplware nunca foi um blog de informática, sempre foi um blog de tecnologia. Acima de tudo, sempre foi um site com informação Peopleware. Mas desde sempre, alias convido-te a ver as primeiras páginas 😉 https://pplware.sitedev.pt/page/2075/

      Abraço e bom domingo.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Victor eu não estou a criticar 😉

      Sinto o pplware cada vez mais um site género Gizmodo. Não estou a dizer que é mau, bem pelo contrário. Eu gosto muito.
      Antigamente o foco era mais a informática. Não quero dizer que já não tivesses artigos sobre tecnologia.

      Mais uma vez eu gosto muito. Não gosto tanto da forma de fazer títulos. Apesar que já a algum tempo que não tenho razão de queixa. Pontualmente posso concordar da abordagem de algum artigo. Mas o editor és tu. Se por exemplo fosse eu, muito provavelmente discordarias muito mais. Acho que isso é natural.

      Acima de tudo continuai o excelente trabalho.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas Sérgio

        Eu compreendo. Não esquecer que o foco do Pplware é tecnologia. No entanto, há um ou outro tema que encaixamos com naturalidade.

  5. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
    Marcio Rodrigues (BR)

    Nem me fale de impostos. Rsrsrsrsrsrs, aqui no Brasil se conseguirem tributam até o ar.

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      kkkk, em Portugal é igual amigo , no resto da Europa os automóveis são praticamente a metade do preço.

      1. Avatar de int3
        int3

        E mais que o dobro de poder de compra.

      2. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        Por aqui um veículo popular 0 km de 35.000,00 Reais vai custar quase o dobro se for financiado de modo que um trabalhador comum possa pagar sem apertos. Sem exagero, ao pagar a última parcela você pagou por 2 carros.
        Fora isso ainda é necessário pagar IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) que vence todo ano até final de janeiro/fevereiro, e já não bastasse isso ainda tem o Licenciamento e Seguro Obrigatório, que vencem anualmente conforme o último dígito da placa do carro. Pensa que acabou? não, ainda tem o custo com o combustível que é extremamente alto por aqui, e quem quiser fazer seguro particular ainda tem que arcar com franquias caríssimas devido ao alto índice de roubos.
        Ah, e se fizer alguma manutenção no veículo terá que pagar o ISS (Imposto sobre Serviço), e talvez CSLL, IRRF, PIS e COFINS; e se for usado alguma peça de reposição terá que pagar tantos impostos que eu não saberia dizer todos, mas é algo como ICMS, ST, DIFAL, IPI, II, novamente PIS e COFINS, pagando no cartão vai aparecer o IOF, dependendo de onde for viajar vai ter alguns pedágios no caminho, e se resolver estacionar em áreas movimentadas da cidade vai ter que pagar no parquímetro ou particular. Com certeza estou esquecendo de algo, mas isso é o mínimo só pra adquirir e manter um carro.
        Mas seguimos vivendo. Rsrsrsrsrsrs

        1. Avatar de joao alves
          joao alves

          FOGO… nao admira que no Brasil roubem carros diariamente… fica mais barato roubar um carro todos os dias que comprar e sustentar porra

  6. Avatar de Cris romao
    Cris romao

    Desculpem a ignorancia mas tem a ver com matriculas de carros novos nao….nao tem a ver com as matriculas requesitadas no ato das inspecoes periodicas. …obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Cris, tens de ler o artigo.

  7. Avatar de Joaquim Fernando Preda
    Joaquim Fernando Preda

    Será preciso fazer um desenho para perceber o motivo do aumento de matriculas?

    1. Avatar de Megabyte
      Megabyte

      E aí está a resposta que todo o pessoal com dúvidas tanto esperava. Elucidativo. Aplausos.

  8. Avatar de RF
    RF

    Impostos, impostos e mais impostos.. ah e não esquecer a dupla tributação sobre um bem/produto, que é o caso dos carros!! Em fim.. viva Portugal! Sugiro apenas que dêm uma vista de olhos sobre o preço dos carros aqui ao lado em Espanha, ou se quiserem ir mais longe, visitem os sites dos EUA, tanto para os novos como para os usados (estes últimos então….. em Portugal vale tudo ouro, lá nos primeiros 4anos desvaloriza logo 50%) Isto já não querendo falar dos salários…

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Em espanha fazem-se melhores negócios que por cá, compensa lá ir tirar umas mini férias, verificar possíveis veículos (eles lá também têm sites online como os nossos) e poupa-se um bocadeco mesmo tendo em conta os custos de legalização.

    No ultimo veiculo que fui buscar com um conhecido meu, foram cerca de 2000€ a menos … compensa e bem, dá é um pouco de trabalho e sorte.

    Depois todos os stands estão a ir buscar carros lá fora, são MUITO mais baratos, têm custos de legalização irrelevantes e altas margens de lucro. A última novidade é ir buscar carros à Noruega e Finlândia … países em tudo semelhantes às buscas de carros alemães …

    Penso que o aumento de emissão de matriculas tenha a ver com isso e não propriamente em poupar imposto … afinal os aumentos deles são de cêntimos ou pouco mais de euro e picos por carro … em muitos é dinheiro, mas para o consumidor final … são irrelevantes até certo ponto …