Nova falha crítica no Firefox 2.0

35 Comentários

O especialista Michal Zalewski detectou uma nova vulnerabilidade no Firefox que permite a piratas informáticos acederem a informações armazenados no computador. Trata-se da terceira falha «crítica» a ser detectada em 15 dias.

A falha foi encontrada na versão 2.0 do navegador, mas também pode atingir edições mais antigas do browser. Segundo o especialista, que já identificou outras falhas críticas no software, a vulnerabilidade permite que um ataque manipule cookies e faça com que o navegador seja enganado sobre a origem de um domínio.


Com isso, o Firefox é levado a acreditar que recebe informações de um banco, quando, na verdade, troca informações com uma página de hackers, por exemplo.

Fonte: Diário Digital

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    qual quê…. só a microsoft é que está cheia de falhas, dizem as pessoas…. –.–‘

  2. Avatar de Alex
    Alex

    m4n_in_bl4ck, a informação está correcta mas incompleta. O IE tb. apresenta a mesma falha:

    http://news.softpedia.com/news/IE7-and-Firefox-2-0-Share-Vulnerabilities-47439.shtml

    Um abraço.

  3. Avatar de null4dev
    null4dev

    A última diabrite de Zalewski consiste em usar a página válida e mínima about:blank para a partir dela injectar outros objectos de forma enganar o utilizador, esta falha é particularmente grave pois o utilizador por mais atento que esteja e olhe para a barra de endereços não detecta a fraude, e para ajudar à festa não é só o firefox afectado, testei com o opera e IE6/7 e na terceira forma forma… Welcome to sabokan…
    Para mais detalhes ver a demonstração em (é necessário o javascript) http://lcamtuf.coredump.cx/ffblank/

  4. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Que desilusão Firefox!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E eu que pensava que assim estava seguro!

    Puro engano.

  5. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Melhor mesmo é apressarem-se e lançarem o 3.0 Versão final com esta correcção o mais depressa possível.

  6. Avatar de Miguel Pereira

    Obviamente quanto mais um browser é mais utilizado é normal que cada mais falhas sejam descobertas. Sejam com browsers, S.O.’s ou seja o que for….

  7. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Porque não quero trocar de browser!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Também utilizo o Opera mas se é a mesma coisa mais vale ficar como estou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    LOL

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  8. Avatar de Migas
    Migas

    meu rico I.E 7 lol força bill!!!

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    lol.. o IE7 deve ser perfeito!

  10. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    CITAÇÃO
    Jorge Salvador Says:

    Fevereiro 21st, 2007 at 11:59 am
    Que desilusão Firefox!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E eu que pensava que assim estava seguro!

    Puro engano.

    ————-

    opah! tudo tem erros! qd eu faço programas, mesmo depois de dar às pessoas e isso, passados meses eu acabo por descobrir erros e corrijo-os….. nada é perfeito! toda a gente tem direito a errar! são erros que, como as pessoas que fazem os programas são pessoas avançadas, nem dão conta com os erros porque simplesmente passa despercebido!
    além disso, os computadores não são todos iguais. 😉

  11. Avatar de sLUGo

    @ Jorge Salvador

    Então a Mozilla dá-te um browser o mais seguro que consegue… Não te cobra nada… E tu falas como se eles te devessem explicações?

    Culpa antes a Microsoft que te faz pagar imenso dinheiro pelo SO deles, e quando tens erros e falhas aproveitadas pelos virus, formatas e tá a andar…

    Fazem o melhor que podem por ti, sem ganharem nada e tu ainda tens essa atitude?

    Espero que comeces a compreender as coisas melhor… 🙂

    Cumpz

  12. Avatar de Parvo Na Cadeira

    Gostava de conhecer estas pessoas que fazem programas perfeitos. lol

    Tudo tem falhas, quanto maior o uso mais falhas se acham. Principalmente a nível de segurança, pois há muita gente a fazer dinheiro com estas falhas e querem fazê-lo através dos browsers mais usados. Não lhes interessa achar falhas em browsers que ninguém usa. É uma questão de economia básica.

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Quando aqui disse há mais de um ano que o FF tinha falhas riram-se de mim e alguém disse que era impossível. Por Ex. por que raio lhe dizia que não queria que guardasse determinada password e ele a guardava? Apagava, mudava e era só introduzi-la outra vez e lá estava ela! Sabendo que há programas (o SIW por EX.) que as descobrem… mas detectei ainda outra falha que na altura não disse e continuo a não dizer. Provavelmente já foi corrigida. No entanto não critico nem o programa nem quem gosta dele. Quando faço uma casa é à prova de ladrões, mas se forem muitos a atacar… é certo que encontram falhas. O Nuno Peralta tem razão: “os computadores não são todos iguais” e os utilizadores idem.

  14. Avatar de Martins
    Martins

    Porque é que são achados poucos erros em Linux (e mesmo nos Mac’s?????

    Vejam a estatística aqui de lado do Peplware, e vejam quantas pessoas usam…………….

  15. Avatar de Zex
    Zex

    Quem alguma vez disse que o FF não tinha falhas ou estava a brincar ou não sabia do que estava a falar.

    O que se passa de concreto é que a velocidade a que as falhas do FireFox são corrigidas desde que se tornam conhecidas, e mesmo as que não chegam ao conhecimento publico, não tem paralelo na M$

    E mais ainda, a M$ durante vários anos limitou-se praticamente a negar a existência das falhas entretanto publicitadas e só repensou a situação depois do FF ter chegado ao mainstream.

    Por isso, se hoje as actualizações do IE são mensais ao FF o devem 😉

  16. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    CITAÇÃO
    sLUGo Says:
    Fevereiro 21st, 2007 at 1:08 pm
    Culpa antes a Microsoft que te faz pagar imenso dinheiro pelo SO deles, e quando tens erros e falhas aproveitadas pelos virus, formatas e tá a andar…

    EU USO O WINDOWS XP HOME EDITION, E PRATICAMENTE NÃO USO OUTROS PROGRAMAS QUE NÃO SEJAM DA MICROSOFT….
    IE7, WMP11, WLM8.1, OFFICE 2007, ETC….
    PROGRAMAS NAO DA MICROSOFT: SOUNDFORGE 8, MACROMEDIA FLASH E FIREWORKS E PC-CILLIN

    TENHO PROBLEMAS COM ISSO? NAO! É UM COMPUTADOR PERFEITO!… E OLHEM QUE EU VIAJO MUITISSIMO PELA NET!

  17. Avatar de Spyro
    Spyro

    @Martins

    Se calhar porque não é preciso andar constantemente em modo de super utilizador nesses sistemas…

  18. Avatar de Martins
    Martins

    @ Oh Spyro

    Eu sei que por essa razão, ou seja, nomeadamente em linux, e devido ao tipo de utilizador com que utilizas no linux, é mais dificil ‘apanhar’ vírus…..
    Mas isso, não é a razão primordial desses sistemas estarem pouco vulneráveis a vírus……….

    Não… se calhr é mesmo ( e a razão primordial), é porque não chegam a 10% de computadores no mundo a terem instalado linux ou no SO dos mac’s…..

    É apetecível prós hackers e prás empresas de anti-virus e afins, o WINDOWS… Não os OUTROS:………………

    Mas isto é ÓBVIO……….

  19. Avatar de Alex
    Alex

    La vem a trupe de defensores de determinado programa/SO (IE, Firefox, Windos, Linux, etc, etc)…tb. com este título incorrecto era mm isto q se pedia…

    Já escrevi acima que esta falha ATINGE TANTO O FIREFOX 1.5 E 2.0 COMO O IE 6 E 7…

    http://news.softpedia.com/news/IE7-and-Firefox-2-0-Share-Vulnerabilities-47439.shtml

    E eu não sou de nenhuma trupe defensora de algum dos dois (apesar de usar preferencialmente o FF) pois uso os dois em simultâneo…

    Mas acho q sim…continuem a discutir sobre programas perfeitos…

  20. Avatar de tyurias

    eu tb n sou defensor deste ou dakele programa.
    eu, por exemplo, tenho um PC com o windows XP e MS Office e depois so programas gratis ou opensource e no outro PC so programas vitaminados (excepto o FF).

    nisso é k eu axo k ta a beleza deste tipo de programas gratis/open source… dão-nos poder de escolha. kem kiser usa o IE, kem kiser, usa o FF ou outro kalker.

    neste PC tinha o IE e optei por instalar o FF, pk? pk gorto mais, se ficar farto, volto ao IE ou a outro gratis.

    fikem bem
    hasta

  21. Avatar de sLUGo

    @ Nuno Peralta

    #################################################
    EU USO O WINDOWS XP HOME EDITION, E PRATICAMENTE NÃO USO OUTROS PROGRAMAS QUE NÃO SEJAM DA MICROSOFT….
    IE7, WMP11, WLM8.1, OFFICE 2007, ETC….
    PROGRAMAS NAO DA MICROSOFT: SOUNDFORGE 8, MACROMEDIA FLASH E FIREWORKS E PC-CILLIN

    TENHO PROBLEMAS COM ISSO? NAO! É UM COMPUTADOR PERFEITO!… E OLHEM QUE EU VIAJO MUITISSIMO PELA NET!
    #################################################

    “Amiguinho” vamos lá esclarecer aqui um ponto prévio… O teu teclado tem certamente uma tecla chamada “Caps Lock”, e tu tens essa tecla activa… 😉 Comigo não gritas tu, tal como eu não grito contigo…

    Continuando…

    “É UM COMPUTADOR PERFEITO!”

    Brutal… És o “Special One” dos computadores!

    O meu nunca o chegará a ser, e acho que nem o dos outros users que leem este post/blog !

    Tal como já disseram, cada um usa o que quer… Agora se tu usas o que queres, e tens o PC perfeito… Parabéns camarada!

    Posso saber dessas apps todas que disseste que tinhas, por quantas pagaste? (Gostava que houvesse sinceridade na resposta, se puder ser…)

    Sem mais,

    sLUGo @ PTNet

  22. Avatar de Agarrados

    Essas falhas são sempre preocupantes.. mas quem quiser as novas chaves para a D+ veja em http://www.agarrados.org

  23. Avatar de mpmont
    mpmont

    eu nao vou deixar de o usar por causa disso..mas k é uma desilusão, isso é!

  24. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @Alex, não estamos a falar da mesma falha =)

  25. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    sLUGo Says:
    Fevereiro 21st, 2007 at 3:39 pm
    “Amiguinho” vamos lá esclarecer aqui um ponto prévio… O teu teclado tem certamente uma tecla chamada “Caps Lock”, e tu tens essa tecla activa… Comigo não gritas tu, tal como eu não grito contigo…

    lol… gritei, mas n foi para t xateares =)

    onde é que existe pagar qd existe pirateado?

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    @slugo
    Desculpa lá se pagas alguma coisa por quaquer versão do Internet Explorer é porque alguém estranho á Microsoft te anda a sacar

    Bem Haja
    Carlos

  27. Avatar de Boris
    Boris

    Todos os softwares têm falhas, uns mais que outros,..

    Agora se querem um browser que não anda a “copiar” aquilo que os outros já têm, e que é mais rápido que o firefox, é simples.. usem Opera..

    (ainda hoje não entendo a malta que passa de internet explorer para firefox, enfim bom marketing..)

    Boas navegações…

  28. Avatar de roger
    roger

    Alguem ja notou q o firefox 2.0 qndo esta salvando imagens ele da umas congeladas tipo depois q forem 30 fotos ou mais, ele da uns crashes….

    e se alguem aqui faz o teste dos bonecos de navegadores, vai ver q o 2.0 tb nao apresentou o boneco perfeito nao….

    esqueci o nome do site….

    testem aí….

  29. Avatar de nuno

    @peralta

    “onde é que existe pagar qd existe pirateado?”

    … num blog onde grande parte dos leitores trabalha na informática, não fica bem dizer que se anda a roubar o trabalho dos outros …

  30. Avatar de Li70
    Li70

    Boas! ainda insistem em usar este prog… Opera Rula muito mais, mais leve mais rapido e varias funcionalidades que este nao tem, se usam este firefox mudem para Opera aconselho axo k ainda ha mais pessoal k concorda cmg 😉 axo k o IE7 ainda veio copiar algumas funçoes do opera e firefox mas mesmo assim continua a ser merda :p
    ja agora este site esta um espectaculo kuase todos os dias venho dar uma lida continuem com esse work axo k estao no bom caminho 😉

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    @ roger

    É o acid test

    firefox nunca passou completamente nesse teste (e salvo erro o opera tb não)

    De qualquer das meneiras, ambos apresentam o boneco, já o mesmo não se pode dizer do IE, que apresenta um borrão vermelho em vez de um smiley amarelo.

  32. Avatar de Strider®

    Eu acho que se está a falar de tudo menos o mais importante.

    Eu por exemplo, uso o FF desde o 0.8 e criei hábitos de navegação, como por exemplo usar a pasta da barra de ferramentas de marcadores como leitor de RSS, ou seja, neste momento tenho 15 blog’s alinhados onde em segundos e num clique posso aceder a todos os seus recentes post’s.

    Sinceramente, e por mais de uma vez tentei migrar para o Opera, mas a verdade é que não consigo ter a mesma navegação.

    Este é que é o verdadeiro problema… “o habito de navegação”

  33. Avatar de nuno

    @pedro
    o opera 9.10 passa no teste e o konqueror também 🙂

  34. Avatar de Maluk3
    Maluk3

    @Pedro

    O acid Test passa só na versão 3.0 do FF

    De resto não tenho nada acrescentar 🙂

    um abraço vitor

  35. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    Opera Internet Browser 9.10. muito bom e pouco falado, programas perfeitos não existem..