Nova data para renovar matrículas do 2.º ao 5.º anos

2 Comentários

Durante vários dias o portal das matrículas esteve com problemas, impossibilitando o registo dos encarregados de educação. Recentemente o Governo prolongou o prazo para renovar matrículas do 2.º ao 5.º anos.

Nova data para renovar matrículas do 2.º ao 5.º anos...


Governo adia matrículas até sexta-feira, dia 12 de julho

O Governo fez saber que poderá fazer as matrículas escolares do 2.º ao 5.º anos até sexta-feira, dia 12 de julho. Segundo o ministério, o problema que tem originado tais problemas está num equipamento de refrigeração do centro de dados da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Segundo o comunicado…

Por este motivo, equipamentos do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) ali instalados sofreram avarias, algumas das quais em equipamentos que garantem a autenticação de utilizadores, tal como acontece com o Portal das Matrículas

Segundo indica o JN, o Governo refere que, “apesar dos esforços das equipas técnicas e dos fabricantes desses equipamentos”, não foi possível durante o dia de hoje repor o funcionamento normal daquele portal. “Tendo em conta que hoje é o último dia relativo às matrículas do 2.º ao 5.º anos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prorrogar o prazo até dia 12 de julho, sexta-feira, a pedido do IGeFE e após garantia de que a situação está normalizada.”

Nova data para renovar matrículas do 2.º ao 5.º anos...

“Por este motivo, equipamentos do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) ali instalados sofreram avarias, algumas das quais em equipamentos que garantem a autenticação de utilizadores, tal como acontece com o Portal das Matrículas”, lê-se numa nota enviada esta quarta-feira às redações.

O Governo refere que, “apesar dos esforços das equipas técnicas e dos fabricantes desses equipamentos”, não foi possível durante o dia de hoje repor o funcionamento normal daquele portal. “Tendo em conta que hoje é o último dia relativo às matrículas do 2.º ao 5.º anos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prorrogar o prazo até dia 12 de julho, sexta-feira, a pedido do IGeFE e após garantia de que a situação está normalizada.”

O Governo “lamenta o incómodo e a perturbação causada aos pais e encarregados de educação, bem como aos estabelecimentos de ensino” e promete robustecer os sistemas de informação, “de forma a que as falhas que se têm registado não voltem a ocorrer nas matrículas para o ano letivo 2025/2026”.

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu consegui fazer a matricula da minha filha que vai para o quinto ano e não houve problema algum, fiz no dia 10 de Julho

  2. Avatar de Susana
    Susana

    Eu não consegui fazer renovação de matrícula ao qual me dirigi a suposta escola onde me foi dito que nada podiam fazer no momento. A minha dúvida è que tipo de problemas posso vir a ter com a não renovação da matrícula. Posso ainda fazer alguma coisa?