NOS: Routers perderam a funcionalidade de DDNS?

56 Comentários

É verdade que os routers das operadoras já oferecem um conjunto interessante de funcionalidades, mas poderiam oferecer bem mais. No entanto, recentemente os clientes da NOS queixaram-se que alguns routers deixaram de ter suporte para DNS dinâmico.

Segundo as informações, tal apenas aconteceu nos Router 5.0 e Router 4.0.


O tema foi lançado e tem vindo a ser discutido no próprio fórum da NOS. De acordo com informações do Departamento Técnico da própria operadora, os Router 5.0 e Router 4.0 deixam de ter suporte para DDNS!  O Router 3 continua a ter suporte para DDNS.

Clientes da NOS indignados com situação…

Indignados, alguns clientes da operadora têm deixado questões como, por exemplo, se esta remoção da funcionalidade:

  • É definitiva?
  • Afeta apenas os Routers 4 e 5?
  • Quais as razões que levaram a NOS a remover o suporte DDNS?
  • Afeta também os ROUTERS instalados em acessos empresariais?
  • Como vão as empresas / clientes que dependem do serviço DDNS resolver este problema? A NOS vai facultar uma alternativa, ou vai obrigar os clientes a cancelar o contrato com justa causa, por forma a optarem por outro operador?

Oficialmente a operadora ainda não se pronunciou sobre o caso. Entretanto, alguns clientes referem que no Router 5.0 a funcionalidade foi reintroduzida, mas que não está operacional.

O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um método de atualizar automaticamente um servidor de nomes no Domain Name System (DNS). Com DDNS ativado, a configuração dos nomes de host configurados, endereços ou outras informações, são atualizadas sempre que houver alguma alteração.

Tem um Router 5.0 ou Router 4.0? Tem esta funcionalidade disponível?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ironico
    Ironico

    NOS = Nojeira

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Meo = Nojeira! 🙂

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Vodafone = nojeira… Das 3, venha o diabo e escolha… Depende, também, das zonas…

      2. Avatar de Mr. Asd
        Mr. Asd

        Vodafone = Nojeira

        1. Avatar de Vivas
          Vivas

          Nowo=Noweira.

  2. Avatar de Mário Montes
    Mário Montes

    Se fosse só isso.
    E a porta USB que não está activa?
    Só serve para enfeitar!
    Quem quiser ligar um disco ou uma impressora em rede não pode!

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Eu ja me contentava se o meu não reiniciasse a cada hora… NOS, para mim acabou.

    1. Avatar de Jobim
      Jobim

      Vais a uma loja, e trocas o router, simples. Mas se não queres…
      Diz a sabedoria popular: quem quer faz, quem não quer, manda (neste caso, mensagens da treta).

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não é assim tão fácil. Trocas o router se ele estiver avariado e só te trocam por um da mesma gama… Caso contrário pagas o router e a intervenção técnica. A não ser que prefiras ser tu a instalar o equipamento.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        As lojas não trocam routers , o router só pode ser trocado pela linha de apoio e com intervenção técnica . é o único equipamento que a loja não troca.

        1. Avatar de luis
          luis

          um condensador devidamente carregado no sitio certo faz milagres

  4. Avatar de Mário Ramos
    Mário Ramos

    Tenho essa opção no meu TG789vac v2, mas está indisponível

  5. Avatar de sakura
    sakura

    https://blog.mozilla.org/blog/2020/02/25/firefox-continues-push-to-bring-dns-over-https-by-default-for-us-users/

    PQ não dão supurte oficial para Linux? Ja vim que é Open $$$$$$$$ e privacidare $$$$$.

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ next https://tf.nist.gov/tf-cgi/servers.cgi

    o $$$$ corronpe tudo é todos…. next fundacão Linux e os $$$ da MS.
    Mozila vendidos.
    linux fundation vendidoes.
    nist.gov manda-me pub para acertar o relogio………

  6. Avatar de Renato Gomes
    Renato Gomes

    Router 4.0 e está ativo, dá para adicionar regra.

    1. Avatar de André
      André

      A regra dá para adicionar mas o router não abre a porta

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eu não tenho problemas desse pois mesmo usando a net da NOS, eu não uso o router deles mas sim um TP-link 4G

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Como assim?

      1. Avatar de Luís
        Luís

        ToFerreira, eu percebi que ele tem net 4G e nesse caso podes meter o cartão em qualquer router 4G sem grande dificuldade e usufruir da internet assim. Os meus pais têm um router portatil que não é da operadora e funciona muito melhor que os oferecidos pelas operadoras normalmente. Também foi mais caro

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Ah! OK… estava a ver que havia maneira de substituir os outros trambolhos de fibra.

          1. Avatar de Nuno Oliveira
            Nuno Oliveira

            Os de fibra dão para substituir. O meu ja o desliguei. Basta ter um router com suporte de VLANS. VLAN 11 Internet, VLAN 12 Telefone, VLAN 13 Televisao

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Aqui não há fibra da NOS só da MEO.

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Não percebo, tenho router v5 e consigo usar as regras ddns.

  9. Avatar de MP
    MP

    Tenho o Power Router (Router Wi-Fi 4.0) e a funcionalidade do DDNS está a funcionar sem problemas.

    1. Avatar de André
      André

      E consegues aceder remotamente a uma máquina ?

  10. Avatar de Esilva
    Esilva

    Eu tenho um v5 e tenho a opção disponível.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Eu também

  11. Avatar de David S.
    David S.

    Usar Routers das operadoras nunca xD eu nunca usei nem nunca usarei a função router de qualquer operadora.
    Muita gente não sabe mas com um PC antigo se pode criar um Super Router 🙂

    1. Avatar de Joana Belo
      Joana Belo

      Bom dia David S.
      Nunca ouvi falar sobre a construção de um Super Router usando um PC antigo.
      Pode, por favor, dar alguma informação adicional para que eu me possa documentar?
      Desde já, obrigada.
      Koana

      1. Avatar de Ricardo Salvador
        Ricardo Salvador

        Joana, será que te interessa mesmo teres um chaço velho ligado 24 horas por dia a fazer barulho, quando tens routers excelentes no mercado por 50€? Exemplo: Ubiquiti EdgeRouter X 5 Portas – ER-X

      2. Avatar de PauloT
        PauloT

        Se tiveres 1 computador com até 6 gigas de memória e duas placas de rede, podes instalar o software da sophos e é ficas com 1a gateway a seria. 🙂

      3. Avatar de David S.
        David S.

        Olá Joana Belo, já tens alguns tutoriais online https://www.youtube.com/watch?v=-xSvAIq9-tM&t=693s Software podes usar OPNsense ou mesmo o pfSense.

        1. Avatar de Joana Belo
          Joana Belo

          Obrigada David S.

    2. Avatar de Ricardo Salvador
      Ricardo Salvador

      Então e como fazes caso a tua operadora não permita o “Bridge Mode” nem permita criar NAts de 1 para 1 para ligares o teu router? Como fazes caso queiras por exemplo expor algo para a internet?

  12. Avatar de Ricardo Salvador
    Ricardo Salvador

    Viva, sou cliente NOS com o Router 5.0 e confirmo que o DDNS está disponível e inclusive, estou a utilizar sem qualquer problema.

    1. Avatar de Rui Garcia
      Rui Garcia

      Boa tarde Ricardo,

      Qual é a tua versão de firmware?

      Obrigado

      1. Avatar de Ricardo Salvador
        Ricardo Salvador

        Viva Rui,

        Modelo HW: V1.0
        Versão SW:routerV5_Askey_1.1.4.1_PROD

        1. Avatar de Rui Garcia
          Rui Garcia

          Obrigado Ricardo,

          É a mesma versão que eu e eu tb não consigo usar o DDNS nem o modo bridge the fazer re-encaminhamentos de portas.

          Podes partilhar como conseguiste usar o ddns ?

          Obrigado,
          Rui

          1. Avatar de Ricardo Salvador
            Ricardo Salvador

            Viva Rui,

            Penso que não consigo anexar aqui imagens.
            Existe alguma forma de contactar contigo directamente?

          2. Avatar de Rui Garcia
            Rui Garcia

            Boa questão… como se passo o meu contacto sem o deixar aqui registado 😛

            Configurar eu sei como o fazer o que pretendia saber, são as configs fizeste, que conta usas? eu uso no no-ip, consegues usar o modo-bridge?

            Obrigado

          3. Avatar de Ricardo Salvador
            Ricardo Salvador

            Rui, do meu lado bastou-me fazer o seguinte:

            1) Criar conta no https://www.noip.com/
            2) Aceder ao portal https://aminhanet.nos.pt/
            3) Configurações>Configurações Avançadas>DNS Dinâmico
            4)Criar nova entrada (caso ainda não exista) com as seguintes entradas:

            a) Definir fornecedor DDNS: No-IP

            b) Hostname Registado: Inserir o DNS que foi criado no No-IP (exemplo:batatas.ddns.net)

            c) Nome de utilizador: O mail que utilizas para aceder ao portal No-IP

            d) Password: A password que usas para fazer login no Portal

            No final, pingares o teu DNS que criaste no No-IP para ver se resolve o nome para o teu IP Público. (Este processo pode demorar uns minutos)

            Em relação ao Modo Bridge, sim também utilizo.
            Ter em atenção que o modo Bridge quando activado fica associado unica e exclusicamente à porta 4 do teu router. Ou seja, ao ligares outro equipamento à porta 4 depois de activares o modo Bridge vais receber um novo Ip público na interface 4, enquanto que nas restantes, recebes outro IP. Ou seja, no fundo, quando activas o modo Bridge ficas com 2 IPS públicos distintos.

  13. Avatar de Ricardo Salvador
    Ricardo Salvador

    Joana, será que te interessa mesmo teres um chaço velho ligado 24 horas por dia a fazer barulho, quando tens routers excelentes no mercado por 50€? Exemplo: Ubiquiti EdgeRouter X 5 Portas – ER-X

  14. Avatar de BG
    BG

    Já tive o referido problema em uma semana de utilização, e a box da tv também já foi trocada e a nova continua com o mesmo problema……

  15. Avatar de Vivas
    Vivas

    Olá eu sou o Vivas e estou indignado

  16. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Pplware, isso não é verdade no router 4.0. Só afeta algumas versões do router 5.0 e já está a ser resolvido.
    Creio que a fonte seja o Fórum NOS (um utilizador), que em geral é o local certo para obter fake news.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não. Foram mesmo utilizadores com o router 4.0. Aqui não há fake news.

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Vítor M, nem eu disse tal coisa. O que digo é que se não é o fórum NOS, então não sei qual é a fonte.

        Pôr aqui tenho o router 4.0 e Dynamic-DNS ativo desde o primeiro dia.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas como referi, esta informação primeiro chegou-nos de utilizadores da NOS. Aliás, foi através de um utilizador que tivemos conhecimento deste assunto. Depois, no fórum, apareceram vários outros testemunhos. Como tal, não nos baseamos no que dizia no fórum, mas sim no que os utilizadores estão a reportar.

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Entendido. Obrigado pela explicação.

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Credo ainda a pessoas na NOS ? 😮

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Mesmo!!!!!! Mas infelizmente há quem não tenha alternativas!

      Eu diria mais… Ainda há EMPRESAS na NOS? Como é possível!??!!?? Uma empresa com 10 ou 20 Mbits de UPLOAD e equipamentos cheios de BUGS e falhas constantes, sem falar nas limitações de configuração e gestão!!!!

      1. Avatar de Ricardo Salvador
        Ricardo Salvador

        Infelizmente é verdade! Já liguei vezes sem conta para a NOS a questionar se o tecto para Upload ainda sem mantém nos 20 mbps e a resposta é sempre a mesma. Só não troco de operador porque infelizmente não tenho mais alternativas.

  18. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Segundo o tópico da NOS: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ddns-router-5-0-giga-14512/index3.html#post90165

    De fonte segura: A introdução do CGNAT vai ser progressiva na NOS

    Para os iluminados engenheiros da NOS, a implementação para o IPV6 é desnessessária… dizem que o cgnat é suficiente… (a sério, só me apetece aplaudir de pé e acender uma vela em Fátima!!!)

  19. Avatar de JP
    JP

    Já verificaram o consumo do novo router da NOS V5, cerca de 40W. O último modelo era de cerca de 12W. A mim o consumo é importante, porque 24h sobre 365 dias dá alguns euros ao fim do ano. Afinal, apenas quero ligar-me à internet. Não sei qual é o consumo dos routers das outras operadoras.