NOS: Multa de 210 mil euros por informações falsas a clientes

81 Comentários

Mais uma multa da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e mais uma vez à operadora NOS. Depois de lhe ser aplicada uma multa no valor de 158 650 euros por questões de portabilidade, e outra no valor de 21.000 euros por práticas comerciais enganosas, a ANACOM aplicou agora uma coima aplicada à NOS por práticas comerciais desleais e violações à LCE no valor de 210 mil euros.


A 16 de fevereiro de 2017, foi aplicada à NOS – Comunicações (NOS) uma coima única no valor de 210 mil euros por se ter provado que:

  • prestou informações falsas a clientes e assediou com diversas ofertas comerciais uma cliente idosa e doente, praticando assim 8 infrações por violação respetivamente do disposto nos artigos 7.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de março (alterado pelo Decreto-Lei n.º 205/2015, de 23 de setembro), que estabelece o regime jurídico aplicável às práticas comerciais;
  • incumpriu, em 11 situações, a decisão da ANACOM de 9 de março de 2012 sobre os procedimentos exigíveis para a cessação de contratos, por iniciativa dos assinantes, relativos à oferta de redes públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público;
  • não fez referência, nos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas que celebrou com três clientes, ao valor da instalação do serviço e não publicou no seu sítio da Internet a descrição do procedimento para efetivar uma denúncia de contrato, violando, respetivamente, a alínea g) do n.º 1 e o n.º 2 do artigo 48.º e os n.os 1 e 2 do artigo 47.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro (Lei das Comunicações Eletrónicas).

Notificada da decisão, e não se conformando, a NOS apresentou recurso ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

De acordo com dados recentes, a operadora NOS atingiu um lucro de 90,4 milhões em 2016. Em termos de receita o crescimento foi de 4,9%, o que corresponde a 1,52 milhões de euros. No entanto a empresa não se tem livrado de algumas multas que têm sido aplicadas pela ANACOM.

via ANACOM

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    O mais engraçado é eles afirmarem que têm fibra óptica

    1. Avatar de Andreia Silva
      Andreia Silva

      Eu tenho NOS e tenho Fibra. Nas novas zonas que estão a fazer eles metem fibras, nas antigas ainda vão mantendo o cabo coaxial. Os meus pais tem NOS por cabo e é tranquilo. O que é triste é a parte comercial dos operadores. NOS,MEO, VODAFONE, etc…. Existem comerciais sem escrúpulos

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        A minha mãe contratou Nos fibra e tem por cabo coaxial, onde é ligado a 1 antena LTE e ás vezes aquilo falha e a instabilidade é muito grande. Mesmo com ping de 11MS

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Andreia A única operadora com fibra mesmo fibra em Portugal é Meo. Não sei bem como explicar isto mas vou tentar de uma forma fácil e breve. A Vodafone e a Nos na verdade têm fibra. Ou se quiseres chamar, têm uma espécie de “semi-fibra”. O que acontece nestas duas é que têm sinal de fibra na rua, Mas essa fibra não chega a casa. Da rua para a casa já tem de ser transformada em sinal por “cabo normal” O que faz com que percas um pouco de qualidade. No caso da meu isto não acontece. A fibra entra mesmo dentro de tua casa. Não sei que conhecimentos sobre estes assuntos tens por isso não quis aqui incluir nomes de coisas nem nada disso. Tentei explicar isto de uma maneira fácil de entender ( Atenção não te estou a dizer que não percebes nada disto nem a chamar te de burra ou assim, até se calhar percebes mais disto do que eu apenas não te conheço para saber se posso explicar isto melhor e de uma maneira mais complexa ) . Espero não ter sido mal interpretado por ti

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          *no caso da Meo ( este corretor automático é de matar um gajo)

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          A Vodafone também tem fibra, nem que seja usando a rede da pt. Tenho Vodafone e foi instalado o ont dentro de casa, e a um preço muito mais barato que os outros.
          Nos é que nunca mais. Desde que preferiram ficar do lado da marca (HTC) numa reparação de telemóvel (com bateria não substituível), que não aguentava 1 dia em full stand-by (sem wifi/bt/gps). NUNCA MAIS. E era fácil verificar, só carregar o equipamento a 100% e deixar de manhã à noite em stand-by.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ricardo, a Vodafone tem uma vasta rede de FTTH, ou seja, Fiber to the Home. Na prática chega uma fibra até casa do cliente onde liga a uma ONT.
          A NOS também tem algumas zonas em FTTH mas a grande maioria é DOCSIS que é uma solução mista entre Fibra e Coaxial.

        4. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Na verdade todos os operadores têm fibra, uns só em algumas zonas, outros sobre infraestrutura de outros operadores, mas actualmente todos têm.

        5. Avatar de André
          André

          Mas tu sabes do que estás a falar? A Vodafone tem FTTH tal como o MEO (e a estabilidade da linha é bem melhor na Vodafone, diga-se)!

        6. Avatar de spysky
          spysky

          Ricardo, essa informação é incorrecta.
          Tanto a MEO como Vodafone têm fibra, o ONT (Optical Network Terminal) que é instalado em casa do cliente é tal como indica o nome para converter o sinal fibra, e tenho
          Digo-te isto sendo cliente tanto Vodafone como MEO.

          Quanto a NOS, também têm fibra, mas aqui o problema é que de toda a cobertura NOS provavelmente se calhar apenas 5% é que corresponde a zonas com fibra. Isso, aliado à estúpida ideia de terem criado um produto chamado ZON Fibra que só serviu para enganar os clientes e até lhes valeu multa da da ANACOM.

          1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
            Pedro Alexandre Costa Arantes

            A zon utiliza fibra desde o inicio da antigs TVCabo. Para quem nao sabe é das mais antigas redes de fibra óptica da Europa, nao vai ate tua casa… Certo.. quando foi instalada era para sinal tv, ninguém sonhava meter fibra na casa do cliente devido ao preço. Por isso eles desenvolveram o serviço net através do cabo coaxial, o que a época era muito mais rapido que o sinal 56k existente com modem analógico, e mesmo muito mais que o aDSL. Durante muitos anos também foi mais rápido que o sinal fibra da meo e Vodafone..
            A ZON tem um serviço de net de 1gb upload/ 1Gb download, feito com ftth (fibra na tua casa) dedicado e instalam tambem o cabo coaxial para tv e telefone… Nao cobre muitas zonas, mas pelo preco de 300€ (em 2010) nao deve ter ganho muitos adeptos.
            Zon fibra nunca foi engano. A rede principal sempre foi servida por fibra óptica desde o headhend ate ao repartidor local.

        7. Avatar de Insider
          Insider

          Atenção que na minha rua a Vodafone instalou Fibra e levou-a para dentro do meu prédio e até à caixa de derivação à entrada de cada apartamento. Conversei com os técnicos que estavam a efectuar a instalação e que me informaram que se o cliente quiser substituem os cabos dentro de casa por fibra. É lógico que esta última solução poderá ou não ter um custo para o cliente (eles não sabiam porque eram de uma empresa subcontratada especificamente para aquela instalação). Alguém aqui sabe? Queria mudar para a Vodafone no fim do período de fidelização com a actual operadora mas gostava de ter mais alguma informação antes de contactar os serviços comerciais da Vodafone.

        8. Avatar de Joao Alves
          Joao Alves

          Estas totalmente errado… A NOS tem tecnologia DOCSIS e é Ffth e a Vodafone e a MEO tecnologia ADSL e Ftth. DOCSIS e o chamado “semi fibra” porque a fibra vem até ao armário de rua e é depois convertido em coaxial havendo uma partilha de recursos para os vários clientes. ADSL e a “espetacular” linha de cobre que tem no máximo 24mbps download quando mais afastado da central estas menos velocidade tens. Ftth e a tecnologia fibra, ou seja, o cabo de fibra vem até o ONT e só dentro de casa e que é feita a separação de serviços. A NOS em zonas Ftth usa a fibra montada pelo governo, zonas que a Vodafone considera fibra rural. Nas restantes zonas a NOS tem DOCSIS (cabo). A Vodafone onde não tem fibra rural tem fibra sua ou usa da PT, ou então em casos muito raros, usa ADSL. A PT usa a sua rede de Ftth (ou a da Vodafone devido ao acordo mútuo que estás empresas teem) ou ADSL. As três operadoras teem Ftth, a diferença está onde cada operadora tem mais cobertura ffth. Em relação à nos só peça numa coisa… Em zonas Ftth limita os seus serviços como se fossem zona cabo. Espero que tenha sido o mais esclarecedor o possível

        9. Avatar de Andreia Silva
          Andreia Silva

          Mentira 🙂
          Mora na Ericeira e tenho fibra da NOS. Fibra a entrar dentro da minha moradia. Tenho um ONT, tal e qual como o MEO.

        10. Avatar de Francisco
          Francisco

          Isso é falso. A Vodafone tem FTTH, fiber to the home. Toda a ligação é de fibra até casa.
          Espero ter explicado de forma fácil de entender…

        11. Avatar de João Terra
          João Terra

          A MEO como referiste e bem é a unica que leva a fibra desde o armario á casa do cliente

          1. Avatar de André
            André

            E a Vodafone também!

        12. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          Boa tarde.
          Se pertender informações em relação as suas dúvidas .
          Envie o seu contacto ou ligue para 911874215

        13. Avatar de me and me
          me and me

          estas +- certo.

          a vodafone neste momento mete fibra dentro de casa tal como a meo.
          eles na rua é que duvido que a rede deles de fibra nao seja é antes hibrida (fibra + cobre)….

      3. Avatar de stealth
        stealth

        tretas… mostra la a foto da ONT…

        1. Avatar de ??
          ??

          Fibra da NOS ou Vodafone

        2. Avatar de André
          André

          Já há tanta foto na internet das instalações NOS com FTTH… Pesquisa um bocadinho, vá.

          1. Avatar de stealth
            stealth

            e meu google deve ser diferente do teu, porque nem no site da nos encontro o equipamento… encontro muitas referencias a “ftth” mas na realidade sao o ftth so da nos e nao o standard internacional

          2. Avatar de André
            André

            É isso. Temos Googles diferentes.

        3. Avatar de juq
          juq

          já existe FTTH na NOS á algum tempo.

      4. Avatar de Ex emprego NOS
        Ex emprego NOS

        Esse comerciais sem escrúpulos tem chefes e permissao para fazerem o que fazem. Em 10 enganados, 1 faz queixa. Por isso vale tudo com consentimento das chefias.

    2. Avatar de André
      André

      Em alguns sítios (pouquíssimos) têm. Mas o upload continua nos 20Mbps 😀
      Que operadora ridícula.

      1. Avatar de stealth
        stealth

        claro que se mantem.. e o limite tecnico do equipamento.. o zonhub da 200/20mb e o maximo que vais ver ate terem outro equipamento… e tenho serias duvidas que seja capaz de o atingir com o fw da nos

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Diogo, há vários tipos de instalação de Fibra. FTTH, FTTC, FTTN, lá porque a fibra não entra dentro da casa do cliente em alguns casos, não quer dizer que este não esteja a usufruir das características de um acesso de FO. A ideia de fazer marketing e dizer que é Fibra optica num acesso que depois chega a casa do cliente em Coaxial, é mesmo para evitar confusões, porque maioria das pessoas não percebe pão do assunto e fazem afirmações erradas como a que acabaste de fazer.

      1. Avatar de Joao Alves
        Joao Alves

        Segundo a tua teoria, ADSL então também é fibra, porque existe fibra até à central telefónica da PT, e como ambos sabemos por ADSL não tens grande velocidades….

        1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
          Pedro Alexandre Costa Arantes

          No xDSL podes ter fibra ate ao repartidor da cidade…. E depois parte em cabo paralelo para toda a cidade, mesmo para repartidores mais pequenos… O cabo paralelo de cobre limita a velocidade e muito.. O cabo coaxial que se utiliza hoje não é o mesmo que a 10 anos. Mesmo os conectores se comprares dos chineses perdes qualidade de serviço. Por isso que na maioria das vezes os técnicos trocam os cabos por novos mesmo que estejam em.bom estado. Também os cabos Ethernet evoluiram muito. Tudo afecta a velocidade…

    4. Avatar de Luis
      Luis

      E têm, não têm é até casa. Mas a mim não me importa se é por fibra ou por lã, desde que cumpram o contrato. Velocidade é superior à contratada e interrupções de serviço, tive uma em 2 anos.

  2. Avatar de rocha
    rocha

    benfeito neste país contratamos um servico que nós ata mãos e pez sem podermos sair quando quizermos enfim xegalhes anacom

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pagam esse valor , a seguir tem apoios a fundo perdido de milhões do Estado e ainda fazem lucro … só acredita quem quer !

    1. Avatar de int3
      int3

      conta-me esse filme.

  4. Avatar de Kamexupas
    Kamexupas

    Aldrabando e roubando velhotes (ainda por cima doentes), também eu tinha lucros de 90 Milhões…
    Enquanto não forem responsabilizados criminalmente as pessoas que praticam este tipo de actos, o crime ainda compensa. Se houvessem penas de prisão efectivas para estes “artistas” provavelmente acabava-se com estas aldrabices.

  5. Avatar de fercos
    fercos

    Multados eles têm sido muitas vezes, nunca ouvi foi dizer que eles pagaram.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Pois paga o cliente

  6. Avatar de some_one
    some_one

    Estes senhores para mim não existem. Prefiro pagar mais onde quer que seja, a contratar um serviço neles.
    Fizeram uma oferta à minha sogra que ela aceitou. Quando veio a conta, o valor não tinha sido o acordado. Depois de muitas voltas, conseguimos ter acesso ao original do contrato, que este senhores tinham rasurado e posto um valor superior….
    Uma vergonha 🙁

    1. Avatar de int3
      int3

      isso é crime já agora. riscar por cima.

    2. Avatar de int3
      int3

      mas digo-te já. a sua sogra assina um contrato e não tem uma cópia?!

      1. Avatar de some_one
        some_one

        Sim, ela tem a cópia…
        Eles fizeram a alteração depois de lhe dar a cópia. Apenas o original está rasurado.

        1. Avatar de juq
          juq

          se ela aceitou a copia aldulterada….

          1. Avatar de int3
            int3

            apenas o original está rasurado.

        2. Avatar de int3
          int3

          então pedido de indemnização.
          logo à primeira fatura é rescindir o contrato por violação do montante acordado.
          Se ainda o original está alterado ainda melhor. Julgados da paz e indemnização por danos morais.

  7. Avatar de André
    André

    Ahahahahah! Tens a certeza que vivemos no mesmo mundo?
    Já experimentaste FIBRA ÓTICA? Já viste televisão com uma box decente?
    Pois, se calhar não…

  8. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    LOLLLL

  9. Avatar de jone
    jone

    Então manda uma fibra quentinha prá minha zona faxabor!

  10. Avatar de jone
    jone

    A NOS deve estar preocupada com esta multa. Estas foram as pessoas que se queixaram e provaram que tinham razão. Imaginem os lucros que não tiveram a enganar milhares.
    Quando elas doerem a sério, NOS e outros terão de pensar bem antes de enganar.

  11. Avatar de gomes
    gomes

    aguardei uns momentos pelo bazinga! mas parece que o jks estava mesmo a falar sério. sera que a nos desenvolveu alguma maquina de lavagem cerebral e nao estou sabendo?

  12. Avatar de aussietuga
    aussietuga

    Os lucros dão sempre para as multas e ainda sobra muito€

    1. Avatar de int3
      int3

      é isso. 210 mil euros não é dinheiro.

  13. Avatar de Alvega
    Alvega

    Vale mais tarde , que nunca, seria o Prov. a aplicar a ANACON, por ter ressuscitado para o trabalho. Suspeito que esta azafama de multas se deve a alguma clausula, que distribui alguma % pelos zelosos funcionários. Nada contra, assim o mereçam, espero que seja após boa cobrança… o que duvido vá acontecer.
    Será que o pessoal da ANACON, nao gosta de futebol ?
    Parece, pois a grande fatia do “guito”, sacado aos assinantes é para distribuir pelos clubes, segundo reza a ladainha dos operadores, “Pagamos mais, cobramos mais”.
    Agora falta MULTAR os operadores pelos valores PORNOGRÁFICOS, que cobram pela ligação \instalação, do serviço a quem nao quer ser fidelizado. Nem o ouro é pago a valor similar.

  14. Avatar de int3
    int3

    0,232300885% do lucro anual.

  15. Avatar de Marco
    Marco

    Usem e abusem dos livros de reclamações … só cumpre contractos quem quer … queixem-se da falta de qualidade do serviço várias vezes e siga.

  16. Avatar de miguel
    miguel

    maiores vigaristas do pais enganaram me no contrato e agora tenho de esperar 2 anos nunca mais nos

    1. Avatar de André
      André

      Miguel, desculpa a sinceridade mas se tivesses pesquisado um bocadinho antes de contratares os serviços da NOS irias perceber que nessa operadora só há clientes insatisfeitos.

      1. Avatar de juq
        juq

        Nas outras é igual, não vás por ai 😀

        1. Avatar de André
          André

          A Vodafone é claramente a que tem menos reclamações online. A MEO também as tem mas de todas as pessoas que conheço (incluindo eu) não têm nada que dizer da MEO. Já da NOS… esses batem records… negativos!

  17. Avatar de ClienteATENTO
    ClienteATENTO

    Convem sempre apertar com eles e apresentar queixa. Por vezes ativam canais sem prévio conhecimento do cliente, isto é sem primeiro o consultarem, desativam outros sem consultarem, mas por vezes eles julgam que brincam, casos destes de pessoas aparecem e muito, é facil, vão à internet procurem CICAP, e apresentem queixa. Apertem sempre não lhes dando uma ponta de folga. Eles por vezes aproveitam que um cliente mude para novo contrato ficando fidelizado mais dois anos para fazerem o que querem, mas digo NOS desenganem-se pois não farão o que querem. Isto podem estar certos.

  18. Avatar de ilrm
    ilrm

    Os lucros compessam as multas, mas os reguladores devem passar multas mais pesadas, para que deixe de compenssar essas praticas inlicitas.

  19. Avatar de vargas
    vargas

    200 mil euros com lucros de 90M, deve fazer-lhes uma mossa brutal. Coitados, devem estar arrependidíssimos e vão já deixar de continuar a enganar velhos com contratos forjados. Se a multa fosse sobre uma percentagem dos lucros e acrescida por reincidência, com certeza que as coisas mudavam. Assim é só conversa para boi dormir.

  20. Avatar de Antunes
    Antunes

    lol a sério?

    Eles facturam isso em poucos dias, juntaram-se todos a mesa num jantar na Bairrada e decidiram atirar um numero para a carneirada comer…

  21. Avatar de Zé do pipo
    Zé do pipo

    e NÓS ficamos espantados com o valor dessa multa

  22. Avatar de Ze
    Ze

    “NOS atingiu um lucro de 90,4 milhões em 2016. ” e pagam multa 210 mil o saldo é positivo.

    Parabéns NOS!!!

    É a Justiça Portuguesa a funcionar em pleno!

  23. Avatar de Toder
    Toder

    A minha mae teve um problema parecido com meo ou nos nem sei qual mas axo que meo pois tinha tv também. Pagava por 20mb so recebia uns 11 depois a prestação do serviço era muito mau, quando telefonava para alguém vir e fazer algo com o modem pois mesmo os 11mb perdia conexão a cada 10 minutos, quando disse que ok nao quero mais nada vosso resolveu-se e mandaram um técnico. Eles roubar internet de cada pessoa para darem as outras

    1. Avatar de André
      André

      Provavelmente tinha tecnologia ADSL. Nesses casos é sempre anunciado que a velocidade de internet é ATÉ XX Mbps. Só com fibra ótica é que conseguem garantir a velocidade contratada.

  24. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Todos os contratos de acesso 3G/4G estão cheios de mentiras!!! É muito simples fazer o teste, vasta ir a uma loja autorizada de uma marca e perguntarem sem tem algum pacote de acesso à internet via rede GSM sem limite de trafego. A resposta é invariavelmente: SIM Ainda se fosse “sim, “mas…”, mas nem isso. Uma vergonha.
    Quando o cliente se apercebe, já esta metido numa grande embrulhada

  25. Avatar de Andreia Silva
    Andreia Silva

    Neste momento todos os operadores tem FIBRA a entrar em casa do cliente com ONT
    Eu tenho NOS e moro na Ericeira e a NOS passou fibra na Ericeira, à cerca de um ou dois anos.
    Uma coisa é o pacote ter o nome Fibra, outra coisa é ter fibra a entrar. Existe muita confusão no pessoal.
    A tecnologia legacy da NOS era CABO (DOCSIS), e tendo em conta que essa tecnologia é muito superior ao ADSL da PT, a antiga ZON não teve uma necessidade com a PT de passar fibra à bruta. Nas novas zonas passa fibra, nas antigas rentabiliza o CABO.

  26. Avatar de juq
    juq

    Embora concorde que o valor é baixo, quando leio os comentarios parece que querem que a ANACOM os multe em 50% dos lucros anuais, por uma duzia de casos 😀

    1. Avatar de Português
      Português

      Parece que se quer é que se faça justiça. E além de aplicarem as multas se lhes aplicasse regras de conduta. Eles pensam que por i cliente estar fidelizar o que fazem o que querem. Se tiverem problemas façam queixa. O CICAP EXISTE. Vão à internet e procurem o site deles. De mim já a NÓS tem uma reclamação deles no CICAP. E porquê. Porquê ativaram e desativarem canais sem prévio conhecimento. Mas isto eles julgam que acabou mas não. Depois de tantos telefonemas a estupidez do lado deles esteve sempre presente. Só à pouco é que explicaram o que se passou. Contudo se houver a partir de agora a minima coisa a Anacon vai tonae conhecimento de tudo assim como nova queixa será enviada para o sitio proprio. Mas eles brincar é que não vão.

  27. Avatar de Sergio
    Sergio

    Boas pessoal preciso de opinião/ajuda:
    O meu pai tinha um contrato nos com: NOS 4: 3 cartões(200mb cada)+138 canais+120Mbps + box iris antiga e pagava 75,39 + 37,89 da btv e sporttv. Eu seu grande roubalheira como o período de fidelização acabou estou a tentar arranjar o melhor para ele.
    A nova proposta na Nos foi:179 canais(+12,5 para gastar todos os meses em tvcine etc)+100 mbps+ box iris(apesar de existir a nova UMA)+ 3 CARTOES (2G) pelo preço de 61,99 + 37,89 da btv e sporttv.
    Que acham sera que devia negociar melhor ou mudar de operador ?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Resumidamente esse é o preço igual nas outras operadores, com as mesmas condições! Podendo haver um diferença de mais ou para menos de 2/3€. A única coisa que as outras operadoras podem apresentar, é um desconto adicional para portar os números de telemóvel.

    2. Avatar de Atento
      Atento

      Não é mau. Com a UMA é bom para quem tem uma boa tv 55′ ou mais preparada para 4k ou ultrahd. Aí a qualidade nota-se, nas demais tambem se nota. Cuidado com a ativação e desativação de canais. Eles são peritos em quererem ativar e desativar, ativam, aparece na área de cliente em que foi ativado na box, e não é verdade. Atenção sempre acedam à area de cliente e se qualquer coisa não estiver conforme queiram PROTESTEM e bem.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Obrigado pessoal ;D

  28. Avatar de me and me
    me and me

    deviam de pagar 10x e ter apenas 5 dias para o fazer. nao o faziam passavam a ficar sem licença para comercializar e TODOS os clientes podiam mudar de operadora sem sofrer consequências das fidelizações….

  29. Avatar de Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves

    Todos os operadores têm redes baseadas em fibra óptica. Alguns clientes têm a felicidade de morar em zonas onde a fibra óptica chega ao interior das suas casas. Outros nem por isso. Eu, por exemplo, tenho Vodafone 100/100 em casa. Na empresa, tenho uma ligação em fibra da PT Prime com 200 Mbps de débito simétrico (download = upload para quem não sabe) que custa 230 EUR + IVA e uma da NOS de 100 Mbps simétricos que custa 175 EUR + IVA que funciona como backup. Só estou a referir os custos para terem ideia do que custa uma ligação à Internet com qualidade. Os acessos domésticos estão muito limitados em termos de contenção e nem falo do suporte. Não tenho razões de queixa do serviço Vodafone doméstico, mas também se precisar vou ali ao datacenter da PT que fica no fundo da minha rua (isto porque tenho lá equipamentos alojados) e ligo-me lá à rede. Há uns felizardos, outros nem por isso como dizia no início. Já passei pela minha fase de ADSL e cabo coaxial. 🙂

  30. Avatar de DDuarte
    DDuarte

    O que me escandalizou foi saber dos lucros de 90 milhões e eles têm a lata de atualizar os valores dos pacotes.
    Eu tenho o pacote Nos 100 e pagava 25€ e qualquer coisa. Na fatura de Janeiro têm a lata de atualizar os valores dos pagamentos mensais e fizeram um aumento para + 3€.
    Com as constantes evoluções neste sector eu continuo com o mesmo servico a pagar mais…

  31. Avatar de Nm
    Nm

    A ANACOM acordou para a vida…

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já repararam que a NOS deixou de disponibilizar os TV Cines nas aplicações de Tablet e Smartphone, sem aviso prévio? Os clientes estão a pagar um serviço que englobava a visualização destes canais nestas plataformas e decidiram remover. Telefonei para a assistência e foi-me indicado que desde o lançamento do serviço UMA que não é possível terem os TV Cines nas plataformas mobile. O lançamento de uma nova plataforma é justificação para a remoção de serviços agora.

    1. Avatar de André
      André

      Assim que possas foge da NOS. Assunto resolvido.