NOS e Vodafone: Rede móvel vai ficar melhor após acordo histórico

50 Comentários

A rede móvel nacional vai ficar melhor! Apesar de concorrentes, as operadoras nacionais têm vindo a estabelecer “acordos” com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

De acordo com notícias recentes,  a NOS e a Vodafone assinaram um acordo histórico para partilha de ativos móveis de abrangência nacional, que vai permitir um desenvolvimento mais rápido e eficiente da rede móvel em todo o País.

NOS e Vodafone: Rede móvel vai ficar melhor após acordo histórico


A rede móvel nacional vai ficar melhor…

No seguimento do acordo estabelecido, as duas Empresas vão, ter condições para aumentar a cobertura de rede móvel e a qualidade dos seus serviços, de forma a promover uma maior coesão territorial, responder às necessidades reais e diferenciadas das populações, e dar resposta aos desafios que a atual conjuntura social e económica coloca.

Miguel Almeida, CEO da NOS refere que…

Esta parceria estratégica, pioneira no País, permitirá à NOS expandir e reforçar a sua rede móvel em todas as tecnologias. A parceria traz claros benefícios para todos os nossos Clientes, particulares e empresariais, nomeadamente mais e melhor oferta, e o mesmo serviço de excelência.

Ao mesmo tempo, abre caminho para o desenvolvimento da sociedade digital,  potenciando o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que tenham a capacidade de transformar a forma como vivemos, como trabalhamos, como aprendemos e como preparamos as nossas empresas para o futuro.

A partilha de infraestruturas móveis permite, ainda, reduzir a nossa pegada ecológica, ao mesmo tempo que incrementa a coesão territorial e a inclusão digital, fatores essenciais a um desenvolvimento sustentável de todo o País. Com este acordo, a NOS renova o seu compromisso de realização de investimentos mais eficientes e sustentáveis, e reforça a confiança dos seus clientes e demais stakeholders.

NOS e Vodafone: Rede móvel vai ficar melhor após acordo histórico

O que foi acordado entre as operadoras NOS e Vodafone?

  • Nas zonas de menor densidade populacional, tipicamente rurais e no interior do país, a NOS e a Vodafone farão uma utilização comum de infraestruturas de suporte à rede móvel (torres, mastros, etc.) e partilharão os seus equipamentos ativos de rádio (antenas, amplificadores e demais equipamentos), sem que haja, porém, partilha de espetro. Deste modo, a NOS e a Vodafone prestarão os seus serviços com base nas tecnologias em utilização 2G, 3G e 4G de uma forma mais eficiente. A acomodação do 5G no presente acordo está dependente da decisão autónoma de cada operador de implementar ou não esta tecnologia.
  • Em complemento, nas zonas de maior densidade populacional, tipicamente maiores aglomerados urbanos, a NOS e a Vodafone irão explorar sinergias acrescidas na partilha de infraestrutura de suporte às redes móveis, alojando os seus equipamentos ativos nessas infraestruturas. Este movimento permitirá à NOS e à Vodafone racionalizar custos operacionais, favorecendo a prestação eficiente dos seus serviços.

 

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cm
    cm

    Finalmente porque a rede Movel da NOS é muito má!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Depende do sitio…

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Eu tenho rede boa onde vivo mas depende muito das zonas, acredita que melhorou imenso com o 4g+ falta é o VoLTE

  2. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Tenho uma casa de férias numa zona rural em que apenas existe cobertura da NOS. Será que, com este acordo, em todas as zonas em que existe cobertura de apenas um dos dois operadores, passa a existir também do outro?

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Logico.

  3. Avatar de Alfredo Pereira
    Alfredo Pereira

    “as operadoras nacionais têm vindo a estabelecer “acordos” com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos seus clientes.” Então o acordo da cartilha dos preços, esse sim, os portugueses agradecem.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Verdade!!!!!!!!!!!

  4. Avatar de ze
    ze

    la se vao mais uns trocos a sair do bolso

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Só lamento que a minha operadora se associe a outra que tem dado tão péssimos exemplos de qualidade, mas se isso vier para um bem comum, vá lá. Estaremos cá para ver e julgar.

    1. Avatar de Arlindo Pais
      Arlindo Pais

      É tudo a mesma corja.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Níveis de serviço diferentes.
        Redin, não precisas de te preocupar, desde que seja prioritirizado o trafego vodafone para os clientes vodafone não tem impacto.

  6. Avatar de lumia
    lumia

    A rede NOS é que vai sair beneficiada com isto, porque a Vodafone tem sempre boa rede…

    1. Avatar de Calliopeya
      Calliopeya

      Hum, errado.. aqui onde moro a rede Vodafone é inexistente para grande pena minha, a nos serve 2g e a única com 4g é a MEO. Infelizmente…….

      1. Avatar de Pedre
        Pedre

        Das 3 operadoras:

        1· Lugar – Vodafone
        2· Lugar – MEO
        3· Lugar – NOS

        Isto vem de alguém que trabalha para as 3…

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Subscrevo e acrescento(pontuação de 0 a 20):
          Vodafone: 9 pontos
          MEO: 5 pontos
          NOS: 1 ponto

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ilhas também incluídas?

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Na madeira a Vodafone em rede móvel não vale um tostão.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Quem disse que não vale? Usas por acaso?

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Boa, se vão partilhar sinergias e racionalizar custos preparem-se meus bravos porque vem aí uma baixa generalizada de preços nunca antes vista.
    Eu até fico maluco com estas notícias.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Vem aí um aumento de lucros, just that.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se atá os preços são combinados entre os 3 operadores (porque a ANACOM não existe), acho bem que partilhem a infraestrutura.

  10. Avatar de eu
    eu

    Bem a NOS vai de certeza melhorar agora resta saber se a vodafone vai manter ou piorar…

  11. Avatar de Jorge Raposo
    Jorge Raposo

    Huuuuumm…..Será consequência das acções da ANACOM?
    Parece-me ser contraditório com as afirmações, alegações e ameaças das operadoras.
    Esperemos que este acordo seja alargado e que, num futuro próximo, possamos ter a possibilidade de optar por qualquer uma das operadoras sem ter que alterar as infraestruturas, como já sucede por exemplo com a eletricidade.
    Falta saber quando será que as zonas de menor densidade populacional, tipicamente rurais e no interior do país (sendo os conceitos de ruralidade e de interior do país muito alargados), terão acesso ao 2G, para permitir por exemplo, chamadas de emergência. É que, de nada serve existirem números de emergência quando não existe cobertura de qualquer operador. E não adianta aconselhar quem trabalha na agricultura e similares a ter uma telefone à mão porque de nada lhe vale quando não existe qualquer cobertura de rede.

  12. Avatar de A.S.
    A.S.

    Pelo que percebi so vão partilhar os “postes”… ou seja a NOS não irá melhorar se não for lá colocar uma antena. Nem vai ficar logo com a mesma cobertura da Vodafone.
    Realmente a cobertura e qualidade de comunicação nem se compara… a NOS é muito fraca (obviamente, com excepções aqui e ali).

    1. Avatar de Celso
  13. Avatar de A
    A

    Ponto 1: Partilha de infra só será em zonas rurais ou pouco densas
    Ponto 2: RACIONALIZAÇÂO de infra, portanto não se trata de aumentar ou melhorar cobertura, é dividir despesas de que se fala.

    1. Avatar de User
      User

      unico comentario sensato.

  14. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Radiações radio que causam este flagelo de cancros.
    Façam um estudo do número de cancros nas chamadas zonas sombra.
    Vão ver a diferença.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Mais depressa tens cancro pelo que comes do que por 1.000.000 de antenas todas no teu bairro.

  15. Avatar de Nelson
    Nelson

    Acabem com antenas em torres, que irradiam altas frequências, prejudicais para todos os seres vivos; acabem com a poluição visual, com milhões de cabos ilegalmente colocados nas fronteiras das casas. Substituam tudo isso por satélite, com milhares de canais gratuitos.

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      É Começas a usar telemóvel satélite, com chamadas caríssimas, internet lenta tendo em troca TV grátis no telemóvel?
      Não entendi essa logica

    2. Avatar de Xico
      Xico

      Já agora acabem com toda a tecnologia de apoio à saúde que irradia radiações, e ofereçam a quem concorda com isso e com os “Nelson” deste mundo uma viagem só de ida para o deserto do Saara. Lá certamente não tem cabos, poluição visual, COVID-19, mas pode apanhar com as radiações dos satélites., sem interferências, e podem até antes de ir para lá ler algum estudo sobre o malificios de usar roupa, pois as tintas podem transmitir algum problema à pela. Se o homem fosse para ter proteção corporal tinha nascido com penas, pelo, ou outra porra qualquer….
      Enfim existem teorias para tudo.

    3. Avatar de Lahey
      Lahey

      Nelson, daqui nada está a dizer que quer ser pago pelas operadoras para ter o serviço em casa, só pode xD

  16. Avatar de Mário Hernâni Oliveira
    Mário Hernâni Oliveira

    Por enquanto, sinto-me satisfeito com a operadora (NOS) pela qual optei.
    Espero que as coisas melhorem para todos.
    Cumprimentos do
    Mário Hernâni

  17. Avatar de Mário Hernâni Oliveira
    Mário Hernâni Oliveira

    Por enquanto, sinto-me satisfeito com a operadora (NOS) pela qual optei.
    Espero que as coisas melhorem para todos.
    Cumprimentos do
    Mário Hernâni

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Ora aí estão, nos comentários, duas localizações que devem ter cobertura muito semelhante: deserto do Sahara e a 50 km de Lisboa. Tenho dúvidas se na primeira não se terá melhor cobertura de rede.

  18. Avatar de Leonel Tomaz
    Leonel Tomaz

    Será que é desta que a NOS, a 50Km de Lisboa nos forneça um sinal Wi-Fi,como deve de ser. Há 2 Anos que pago 15€,(CANGURU)por mês e sinal pouco ou nada.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Se continuares a pagar um dia pode ser que haja sinal nao é? EStamos contigo

  19. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Basicamente o que eles estão a fazer é partilhar o quarto e dividir a renda. Mas cada um continua a dormir na sua cama.

  20. Avatar de Fantasma
    Fantasma

    Parece ser um acordo interessante.
    Tipicamente, a NOS é uma desgraça na rede móvel. Mas, nem sempre tem a ver com a força do sinal de rádio! Em alguns locais, que já detetei, o nível de sinal até aparenta ser forte mas em que em termos de tráfego é uma desgraça! Dependendo da hora (assumo que terá a ver com o carga, número de clientes ligados e a usar largura de banda), ou é uma loucura (no bom sentido, excelente velocidade, geralmente durante a noite durante a madrugada) ou uma coisa louca (no mau sentido, com velocidades extremamente baixas, mesmo muito baixas, geralmente durante o dia). Esta questão poderá não será resolvida com este acordo, que parece ser devido a deficiente largura de banda na rede NOS.

    Esperemos que não estrague a qualidade que tipicamente há na rede da Vodafone (onde há cobertura e com razoável sinal). Não havendo partilha de espectro, pode ser que não.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Já agora, finalmente, a Vodafone junta-se às outras operadoras na oferta de tarifários de dados móveis (falo, essencialmente, dos pre-pagos) SEM limite de tráfego, e que tenha detetado, sem aumento de preços. Bom passo, a prepararem-se para o 5G.

  21. Avatar de Joaquim Oliveira
    Joaquim Oliveira

    Sou cliente de outra operadora, neste caso a MEO a cobertura é uma vergonha, tive que aderir à NOS a cobertura é uma maravilha!

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não fico admirado. Já partilham a mesma tabela de preços ao cêntimo!!!!

  23. Avatar de Augusto Sá
    Augusto Sá

    Mais um cartel não andam para dar nada a ninguém pelo. Contrário é. Um. Cartel puro sem que as autoridades possam intervir

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      As autoridades fazem parte do Cartel e até lhe digo mais, são os piores…

  24. Avatar de Ruben F.
    Ruben F.

    Quero ver mais tarde qual das operadoras vem a público mencionar que é a melhor rede móvel, distinguida pela ANACOM. O aspecto positivo nisto, é o benefício que traz aos clientes.

  25. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    esta sinergias tem mais objectivo de poupar dinheiro que outra coisa.
    vao ver eles a tirar antenas em sitio que teem uma de cada operador.

  26. Avatar de Fernando Simões
    Fernando Simões

    Boa tarde. Serviço móvel da NOS mau… É dizer pouco… Internet durante o dia 1/5 da velocidade contratada (25Mb)… Imagem satélite na qualidade HD… Meu Deus… Tem dias. O telefone nem uso. Vamos ver se nós os que somos obrigados a este tipo de serviço teremos finalmente uma boa qualidade de serviço

  27. Avatar de AlexX
    AlexX

    Off-topic do tema, mas o site da Vodafone PT parece estar em baixo ou com problemas, não consigo abrir nenhuma página entre os links disponíveis. O fórum lá abre mas com muito esforço passados 1 a 3 minutos e caso não dê erro de “time out” ou “site can’t be reached”. Nenhum problema com o site da NOS.