NOS é a que mais investe em I&D e Inovação em Portugal

39 Comentários

Em Portugal as principais operadoras são a MEO, Vodafone e NOS. O investimento na área das comunicações tem sido muito e isso leva a que Portugal seja um dos países com melhores infraestruturas (mas falta cobrir Portugal com rede de fibra/boa rede móvel).

De acordo com informações da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a NOS assume o primeiro lugar do ranking de Investigação e Desenvolvimento de 2019.

Operadora NOS é a quem mais investe em I&D e Inovação em Portugal


NOS com investimento em I&D de mais de 67 milhões

Com um investimento que ultrapassa os 67 milhões de euros e 193 profissionais alocados às áreas de inovação a NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses, segundo comunicado enviado ao Pplware. Na segunda posição do ranking está o Grupo Altice Portugal com um investimento de 58 288 milhões e a terceira posição é ocupada pela Bial com mais de 45 milhões.

Operadora NOS é a quem mais investe em I&D e Inovação em Portugal

O montante de 67 milhões de euros investido foi maioritariamente alocado à evolução das redes de nova geração, incluindo uma estratégia de liderança no 5G, experiência de cliente, soluções digitais nas áreas de net, TV e móvel e ainda advanced analytics e usecases industriais no âmbito das smart cities.

Principais áreas/ projetos de I&D e Inovação da NOS:

  • Tecnologia de voz
  • Evolução dos serviços de TV e internet
  • Novos conteúdos personalizados face ao target
  • Pilotos de NB IoT em parceria com players da indústria
  • Cases de 5G e smart cities
  • Data analytics ao serviço de causas sociais (Eurokathon)

Segundo a própria operadora, este ano o investimento nas áreas de I&D é ainda mais pertinente face aos desafios que se vivem e ao calendário do setor e vai continuar a ser uma aposta estratégica da NOS.

A NOS lidera a lista de uma centena de empresas com maior investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2019, com base nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2019 (IPCTN19).

IPCTN19

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    NOS é quem mais engana os clientes com raspas de fibra!

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Obvio nem sabem dizer ao cliente se existe FTTH ou HFC. É de rir.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      eheheh
      e 4G a fingir :p

      1. Avatar de João Correia
        João Correia

        A NOS com o seu 4G alentejano… ( Sem ofensas aos alentejanos) e já querem dar a banhada do 5G.

    3. Avatar de int21h
      int21h

      Tanto investimento e zero retorno, o serviço continua a ser a porcaria que é 🙂

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Ahahahahah!

  3. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Bem precisam de investir, dado que estão em tecnologia e serviços muito atras da qualidade dos seus concorrentes, portanto convém investirem para tentar igualar e acompanhar.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Continuam a investir , mas o serviço continua uma treta !

  5. Avatar de Spoky
    Spoky

    Por tanto a analise é simples, quanto mais despesa maior o investimento?

    E aqueles investimentos que são menores, porem contribuem para um maior investimento seja na Energia, cobertura?

    É preciso alargar horizontes, não é por gastar mais que se investiu (BEM) na inovação em Portugal, quantos e quantos investimentos e pouca ou nenhuma inovação houve?

    Na NOS é para rir, só se for o Woo porque de resto não vi qualquer inovação, já ALTICE fez e muita.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tanto investimento, e um serviço que é uma porcaria

  7. Avatar de Vítor
    Vítor

    Podem dar me a vossa opinião, qual é melhor rede móvel com melhor cobertura a NOS ou a VODAFONE ?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Depende da zona, isso depende muito mas muito da zona. Mas se tiveres uma cidade onde exista fibra da Vodafone ou geralmente boa rede. Eu iria pela Vodafone pois ganhou recentemente o melhor premio em rede movel e fixa.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        É o que estou a pensar fazer. Obrigado

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na maioria do país é a Vodafone, poderá existir zonas em concreto com melhor cobertura NOS.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    A app da NOS TV para desktop é uma autentica vergonha, lenta e funciona mal.

  9. Avatar de Jorge F.
    Jorge F.

    Meo foi a única que teve a decência de meter fibra numa pobre rua da baixa da banheira. Os outros sai trash.

    1. Avatar de FJ
      FJ

      Ainda Bem que o fez, no sitio onde moro, Oliveira do Bairro, estrada nacional Aveiro/Cantanhede, já quase na fronteira, nenhuma consegue o feito, nem a coragem de investir, nem Cabo, nem fibra, e nem o 4G funciona em pleno. Será que o 5G vair resolver ou mexer só nos nossos parcos bolsos?. Vamos ver.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Estou na mesma situação. E novas instalações só satélite

    2. Avatar de HG
      HG

      Também estou à espera aqui na BxB e nada. Prefiro ADSL da Vodafone que a “fibra” da NOS.

  10. Avatar de Marco
    Marco

    NOS muda o nome de Departamento de marketing para Departamento de I&D

  11. Avatar de OI
    OI

    E qual é o ROI desse investimento?
    Se calhar investir na qualidade da fibra era mais interessante do que investir em formas de falar para o comando. A NOS é uma palhaçada.
    Para além do mais a NOS é a unica dos 3 grandes grupos de investigação que é português. Pelo que o investimento da Altice ou da Vodafone em R&D provavalmente estará noutros paises que não em Portugal. Não significa que sejam menos inovadores. A seguinte frase é falaciosa “NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses”, os dados não permite suportar essa conclusão. De que forma foi obtida essa conclusão? Como foram recolhidos os dados?

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    E no entanto, são a empresa com o pior serviço, e a empresa com mais reclamações relativamente a tudo o que prestam aos clientes.

  13. Avatar de João Correia
    João Correia

    A app Nperf na opção de cobertura e velocidade dá para ter uma noção geral das redes.
    A nível de velocidades há situações ridículas entre elas.

  14. Avatar de SHADOW
    SHADOW

    A multinacional gasta dinheiro a ensinar os colaboradores a enganar o cliente, com utilização de vocabulários ambíguos que “prezam” o cliente e que quem tem uma ferramenta de trabalho diária tem a lucidez que camufla o objetivo de ludibriar. “Eu compreendo a sua situação”, “Pois lamento mas o serviço é gratuito mas não pode desistir desse serviço”, “A situação é já de conhecimentos da NOS, temos uma equipa especializada a trabalhar nesta questão, lamentamos o inconveniente”. O coitado do trabalhador/a sempre a dizer o mesmo argumento barato com meses e meses a fio, sempre a dizer o mesmo e por vezes sem qualquer sentido mas que estão a ler um script e são penalizados no vencimentos por não fazerem, não descorando que muitas vezes fazem-no com medo de perder a única fonte de rendimentos e não coloca o seu objeto de consciência dizer-lhe constantemente “o que faço é errado”. O numero 6 e 9 podem ser vistos de formas diferentes e escritos pela mesma pessoa.

  15. Avatar de ze
    ze

    Esqueceram-se apenas de mencionar que o centro de custo do departamento R&D da NOS está associado uma conta do Eurobic com sobrenome “dos Santos”.

  16. Avatar de Rafael
    Rafael

    Sou NOS há coisa de 2 anos, e tenho 0 problemas.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      0 problemas mas o problema é que as outras são melhores. Por isso vou mudar para a Vodafone

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Fui MEO durante 10 anos e também não tive qualquer problema. Mudei pois na zona onde vivo agora, não existia Fibra MEO.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          É pq não usas metade. Com a NOS basta pores um router novo tens logo problemas, a box UMA 2.0 não desliga sempre e muitas vezes nem liga obrigando a um restart diário. A box UMA 2.0 não tem HDMI-CEC, queres que continue?

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que nesses valores de investimentos, não estejam parte dos investimentos vergonhosos no futebol a título de publicidade!!!!!

    Porque na qualidade de serviços………
    Se bem que de verdade, tenho visto técnicos com pólos da NOS a passarem cabos de fibra…. rural, pendurados nos postes de iluminação de rua!!!!!!!

  18. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Pena não investir em fibra óptica até casa dos clientes. Comparada com a Meo e a Vodafone, deixa muito a desejar. A rede móvel então… tem uma cobertura péssima

  19. Avatar de Celso
    Celso

    Eu sou nos e tenho notado uma melhoria enorme na velocidade do 4g e 4g+ tal como a sua cobertura

  20. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Em vez de investir em R&D, deviam investir em infrastructura em condições.

  21. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Bem precisam, mas existem tecnologias que já estão mais que desenvolvidas, que potenciam muito melhor qualidade de serviço, existem noutras operadoras há anos, e a NOS ainda não as utiliza na sua rede móvel, como o VoLTE.
    É um disparate em 2020, com tanta gente em teletrabalho, receber uma chamada e ficar sem rede de dados.

  22. Avatar de João Santos
    João Santos

    Uso poucos dados móveis porque não tenho serviço com subscrição de dados mas por exemplo os 10g que ofereceram por causa da pandemia deu bem para o mês e ainda sobrou. Sim jogava online e sou da mos

  23. Avatar de OnlyAppleHaveTecnology
    OnlyAppleHaveTecnology

    É a que gasta mais em inovação e é a pior… muito atras da MEO e Vodafone, nem fibra consegue meter até à casa das pessoas…

  24. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Ate, pode investir, mas resultado final deixa muito a desejar.
    A Box uma esta cheia de falhas, a Uma Light entao é um flop, nem um perfil com canais favoritos funciona.
    NOS TV para android tv nem existe como na concorrencia. O melhor router as funcionalidades USB que publicitaram nem existem.

  25. Avatar de Diogo Viegas
    Diogo Viegas

    Quando se confunde compra e instalação de equipamentos/produtos, com desenvolvimento de produtos, dá origem a este tipo de noticias falsas…