NOS cobra 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas

51 Comentários

Atualização: O Pplware recebeu declaração de fonte oficial da NOS.

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor fez hoje saber que denunciou à ANACOM que tem sido cobrado aos consumidores nas lojas da NOS Comunicações um valor de 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas.

A Deco considera que esta é uma prática “ilegítima”.

NOS cobra 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas


NOS: Clientes também não podem escolher a forma de pagamento

Em período de total digitalização, há coisas “estranhas” a acontecer. De acordo com a Deco, os consumidores, além de terem de pagar mais 80 cêntimos pelo seu serviço de telecomunicações (em modo presencial), veem também limitado o direito de livre escolha quanto à forma de pagamento, segundo a associação.

Esta cobrança lesa gravemente os direitos dos consumidores seus clientes e é uma violação dos princípios da universalidade e igualdade que resultam da natureza pública do serviço de telecomunicações

A associação considera igualmente que é “uma prática abusiva”, ao forçar os consumidores a “optar contra a sua livre vontade, por outra forma de pagamento”.

NOS cobra 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas

Ainda segundo a Associação…

À semelhança do que já acontece neste e noutros setores, os consumidores podem ser incentivados, inclusivamente através da oferta de benefícios ou descontos, a utilizar determinados meios de pagamento (como o débito bancário), mas o direito de liberdade de escolha deve pertencer sempre ao consumidor, que não deve ser penalizado por optar por determinada forma de pagamento

A associação chama a atenção para o facto de ser “particularmente gravosa para os consumidores mais vulneráveis, nomeadamente idosos com menores rendimentos ou com baixa literacia digital que preferem pagar as suas faturas de telecomunicações em loja”.

Igualmente preocupante, segundo a Deco, foi a forma como a NOS introduziu este custo extra, “sem a devida informação aos consumidores desta alteração contratual”.

Atualização [09/03/2022 às 10h30]:

O Pplware recebeu declaração de fonte oficial da NOS:

A NOS tem vindo a desenvolver várias iniciativas com o objetivo de promover a utilização de meios digitais, contribuindo para a transformação digital e sustentabilidade.

Nos últimos 3 meses, testou uma iniciativa-piloto, prévia à sua eventual adoção definitiva, para aferir até que ponto a cobrança de um valor pelo pagamento assistido em loja poderia contribuir para promover a utilização de meios de pagamento digitais. Esta medida tinha como destinatários os clientes que habitualmente pagam em loja, os quais foram previamente informados. Foram excluídos deste piloto todos os clientes que não são utilizadores de internet. A iniciativa-piloto foi acompanhada de um conjunto de tutoriais para que os seus clientes pudessem aprender a pagar por meios alternativos, evitando qualquer custo ou deslocação à loja.

Os resultados da iniciativa foram positivos, com uma mudança de comportamento em aproximadamente 35% dos clientes.

Tratando-se de uma iniciativa-piloto com o objetivo de identificar ações capazes de induzir comportamentos rumo à transformação digital, e que só por si gerou resultados significativos, não é propósito da NOS tornar a cobrança definitiva.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Até para receber dinheiro eles cobram por isso??? Incrível!

    1. Avatar de GM
      GM

      Exactamente como os bancos. No meu caso chamam-lhe “comissão de processamento da prestação”. Valor 1,66€. Acrescido do Imposto de Selo, pois o Estado também come.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Jota, os bancos já usam esse método há anos…Comissões, dizem que é o nome disso.
      Além disso, se for ao balcão levantar o SEU dinheiro, cobram-lhe não 80 cts mas mais de 5 euros.

      1. Avatar de GM
        GM

        Usam o método, sem sentido, e com o assobiar para o lado de todas as entidades reguladoras. É o mesmo que ir à padaria comprar uma carcaça, e cobrarem um adicional pelo acto de pagamento da carcaça.

  2. Avatar de Antonio Carvalho
    Antonio Carvalho

    É começar a ninguém lhes pagar as faturas que rapidamente retiravam esses 80centimos

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      trabalhas de graça ? eu não alem do mais se é caro, vai a outro lado que não cobrem nada por isso. simples.

      1. Avatar de Nós bad service
        Nós bad service

        Oi colaboradora da NOS
        Toupeira infiltrada xD

        1. Avatar de Carolina Costa
          Carolina Costa

          Colaboradora ? não, nem no ramo trabalho lol

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Carolina, o funcionário é pago exclusivamente para atender o pagamento das facturas?
        Se não houver facturas para pagar ele vai embora e não é pago?

        Boa, recebe o ordenado e acima disso mais a comissão por cada factura cobrada.
        É a gorjeta, está certo…

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Bem, mas para aderires ao serviço na loja, não te cobram nenhuma taxa adicional, e dá trabalho aos empregados, aliás, até dá mais do que receber o pagamento de uma fatura…

      4. Avatar de mlopes
        mlopes

        esta resposta é tão ridícula, tão vazia de empatia relativamente aos mais vulneráveis e tão demonstradora de uma ignorância total sobre a realidade em que vivemos, que devia ser utilizada em campanhas do dia internacional da mulher como um exemplo a nunca seguir. para mulheres e para homens!

        1. Avatar de Carolina Costa
          Carolina Costa

          Claro que quem leva sempre por tabela, são os que nada percebem de cartões e multibancos, o que não falta por aí é onde pagar faturas a 0€ as pessoas pensam é que so podem pagar ali..

      5. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Eu até acho bem… mais lhe digo, no dia em que entrar numa pastelaria e pedir um pastel de nata, serão 0,80€ do pastel e 10, 15, 20 100, 500, 1000 € ou o que lhe passar pela cabeça ao proprietário, a pagar pelo serviço, terá ainda direito de pagar uma indemnização por gastar o soalho da loja.

    2. Avatar de GM
      GM

      Entretanto ficas com suspensão de serviço e processos por falta de pagamento. Se a moda pegar pelas outras operadoras, ficamos condicionados. Caso contrário, terminando o período de fidelização, é mudar de operador.
      Fui cliente NOS há cerca de 8 anos atrás, desde que terminou o período de fidelização saí da NOS para outro operador, e não mais quis os serviços deles, apesar das insistências.

  3. Avatar de Czul
    Czul

    E os bancos, retirarem ao cliente, vários euros para cobrarem a mensalidade acordada em contrato e por débito direto? É o resultado de gente sem capacidade que são por nós eleitos.

  4. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Realmente reparo que essas lojas estão sempre cheias. As pessoas vão lá pagar as contas ?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É sim, infelizmente ainda temos muitas pessoas no país a encher lojas de telecomunicações, CTT, para pagar contas, quando podem pagar em qualquer caixa multibanco ou em postos Payshop que há um por todo o lado.

      1. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        De facto, isso mete-me uma confusão enorme. Procuro sempre fazer as coisas online, máquinas automáticas, chamada e mesmo em última instância quando isso tudo não funciona, perder tempo nas filas de espera dessas lojas/centros/etc.
        Então quando vejo que as (por vezes mais de) 10 pessoas a minha frente fazem coisas básicas aí é que fico mesmo revoltado.
        Dá mesmo para ver que Tempo é uma coisa banal para muita gente.

  5. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Alteração de contra dá direito a rescisão do mesmo sem custos, simples de resolver é rescindir e mudar de operador.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Deviam fazer justamente o oposto descontar 0.80€ quem optasse por débito directo ou pagamento por home banking

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Já fazem isso à imenso tempo. Por débito direto descontam 1€

  7. Avatar de Louro
    Louro

    As pessoas tem a opcao de pagar via debito directo ou por multibanco, no conforto da sua casa e a qualquer hora, se insistem em ir as lojas que custam dinheiro e que claro, tem lá funcionarios que tem de receber um salário, que paguem por isso.

    É uma opcao das mesmas, pior seria se obrigassem ao pagamento via debito directo ou multibanco…

    1. Avatar de just_saying
      just_saying

      Pensando assim, ninguém vai as lojas e os funcionários das mesmas ficam no desemprego. É melhor assim não é?

      1. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        Como se as lojas de telecomunicações estivessem as aranhas nos dias de hoje.
        Aquilo é mais popular que a sede de braga seja lá porque razão for.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @just_saying,
        Nao é assim que funciona…
        Há mais coisas que as operadoras vendem nas lojas, só que se o funcionário está a processar um pagamento e aturar um cliente que só lá foi pagar uma factura de 10Euros, tem de ser pago por tal nao?

        1. Avatar de GM
          GM

          Claro que sim. Se a loja estiver vazia, continua a ser pago e no entanto pode estar a coçar os tomates.
          Agora a sério, o valor da factura incorpora custos directos, custos indirectos e impostos. Os custos indirectos servem precisamente para absorver os gastos administrativos. Esta cobrança mais não é que monetizar uma determinada acção já prevista na margem bruta da empresa. O mesmo que a banca pratica….

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @GM
          Eu por mim tanto me faz, mas nao acho justo que as pessoas que nao usam as lojas tenham de pagar mais, para que alguns continuem a insistir em ir a correr para as lojas, maioritarmente só para reclamar e tratar mal os funcionários que lá estao e que nada tem a ver com o assunto.

    2. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      Quando fores ao supermercado, devias pagar um extra para pagarem aos caixas…

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Ângelo
        Nao sei se te irei dizer algo de novo ou nao… mas quando vais ao supermercado fazer compras, o lucro que o supermercado obtem com a venda, é distribuido nao só pelo funcionário que está no caixa tal como também pelo resto dos funcionários da organizacao, impostos, luz, renda do establecimento e por aí fora.

        Pensei que isso era mais que óbvio, mas pelo teu comentário parece que nao tinhas conhecimento de tal e achavas que estavas apenas a pagar o produto.

    3. Avatar de mlopes
      mlopes

      tens mesmo noção do mundo onde vives ou apenas da pequena realidade dentro da bolha onde te movimentas?
      vê os números da iliteracia, da iliteracia funcional e da iliteracia digital em portugal e depois vê se o teu comentário tem algum sentido.
      para além de que demonstras uma ausência de empatia para com as pessoas mais vulneráveis que é assustadora

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @mlopes,
        Se a empresa tem custos extra esses tem de ser pagos, nao é justo que outras pessoas tenham de pagar os custos pelos outros.

        Poucas sao as pessoas que nao tem acesso a internet ou multibanco, e os que nao tem, certamente que tem alguém que sabe.

  8. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Não é a única na meo e se calhar vodafone cobram 0.50 para carregar o tlm ahhah

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não só a Vodafone, se carregar nos CTT ou no Auchan também cobram.

      1. Avatar de ItsMeMikey
        ItsMeMikey

        Eles cobram .80C a NOS e a MEO. e 50c Vodafone por carregamento assistido que sendo que sendo que desses .80c e .50c de carregamento assistido 80% é lucro para eles o resto é para pagar a entidade que processou o carregamento (CTT, Payshop, Auchan).
        Onde é mais escandaloso é na própria lojas eles cobram o valor e ai o lucro é totalmente deles.
        Ou seja o consumidor está a pagar para lhe dar dinheiro.
        Igualmente eles estão a penalizar quem não tem um plano pré-pago com eles as menos que o carregamento, que também pode ser entendido assistido, na SIBS ou homebanking.
        onde não é cobrado nenhuma taxa de carregamento mesmo que este seja assistido pelo seu banco ou pela SIBS.

        NOS: https://www.nos.pt/particulares/ajuda/faturas-pagamentos/Pages/Pagamentos-e-carregamentos.aspx
        Vodafone: https://www.vodafone.pt/ajuda/artigos/saldos-carregamentos/gestao-carregamentos/os-carregamentos-tem-custo.html
        MEO: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-Movel-Pre-Pagos-Set-2016.pdf

        Mas mais uma vez o que importa é a marquise do Ronaldo ou a americana que ele partiu a bilha…

        1. Avatar de Coca-Cola CR7
          Coca-Cola CR7

          A DECO quer ter sócios

  9. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Nem sei como os supermercados também não põem uma taxa por atendimento humano abaixo de certos valores, havendo alternativas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há de lá chegar. Aos poucos vão aumentando as caixas self service, vai chegar um dia, que quem quiser usar caixa com operador paga mais.

  10. Avatar de Trainspotting Portugal
    Trainspotting Portugal

    Graças a Deus saímos da NOSjice.
    Que tão cedo não volte a usar esta operadora.

  11. Avatar de opa2025
    opa2025

    Isto é uma roubalheira consentida pelo estado, chamem-lhe comissões ou outras quaisquer palavras.

  12. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Acho muito bem que o façam. Em tempos de digitalização e em que se fala de proteger o ambiente, já não faz sentido registos em papel. Quem o quer tem que o pagar. Já da DECO só os suporta quem é otário.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      “Já da DECO só os suporta quem é otário…” da mesma forma que só pensa como tu quem for estúpido!

  13. Avatar de Max
    Max

    Esta NOS está sempre a sabotar os clientes, não é só 0,80€ em loja, se não pagares a fatura no dia 1 do mês cobram +3€. Quem já não está fidelizado, chateiam quase diariamente paro o fazer, oferecendo mais não sei quantos megas de rede. Ou ainda pior, provocam artificialmente uma baixa de velocidade na rede e telefonam no dia seguinte a perguntar se não quer melhorar a qualidade alterando o contrato e impondo fidelização.
    Dizem então, porque não mudas para a MEO, para quê, pior??
    São máfia, agem em rede e a Anacom finge que não vê.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso de cobrar juros por atraso de pagamento eu acho justo e legítimo. Também não gostavas que o patrão se atrasasse a pagar-te o salário…

    2. Avatar de Trainspotting Portugal
      Trainspotting Portugal

      Trabalhei durante anos numa linha de retenção da MEO, e antes de comentares “porque não mudas para a MEO, para quê, pior??”, digo-te que isso é uma prática recorrente de qualquer operadora. Eles querem é dinheiro, mesmo sabendo que nem todos os clientes apanham rede em perfeitas condições.

    3. Avatar de Maria
      Maria

      Não estou fidelizado há cerca de 8 anos e não recebo quaisquer telefonemas.
      Penso que só tem que se desautorizar os contactos comerciais e/ou pedir, num desses contactos para atualizarem os seus dados de forma a que não seja contacto por esse motivo.

      1. Avatar de albino negro
        albino negro

        Exato. Todas as operadoras fornecem os contactos a outsourcings para tentar ca
        ptar novos clientes.
        Basta ligar para la e impedir a transmissão de dados que acabam de imediato todos os telefonemas de captação

  14. Avatar de aeiouaeiou
    aeiouaeiou

    Enfim e o Portugal que temos…

  15. Avatar de HAS
    HAS

    Entretanto a NOS divulgou um comunicado na imprensa:
    https ://sol.sapo.pt/artigo/764396/nos-diz-que-clientes-estavam-informados-sobre-cobranca-extra-que-foi-denunciada-pela-deco

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Iniciativa piloto? Pra mim tudo que venha deles é iniciativa chulosa! Enganar pessoas de idade e pressionar pessoas a fazer contratos é com essa empresa. Hoje em dia é mais fácil um divorcio que rescindir contrato com essa gente. Até para pedir o codigo puk pedriam obrigatoriamente um comprovativo de carregamento. A cliente “estrangeira” disse que o deitou fora porque tinha feito num payshop e segundo eles não tinha como saber o puk sem o comprovativo… Disse que mais fácil é comprar cartão de outro operador e feito!
      Fui cliente anos e anos e sempre com problemas de rede e sempre culpa desculpas…Hoje uso outro operador e sem problema algum. Só pensam em melhorar serviços nas cidades, no meio rural não querem saber da falta rede ou dos serviços que vendem se dão ou não. Se vem a fatura tens que pagar e ponto…

  16. Avatar de Coca-Cola CR7
    Coca-Cola CR7

    quem é que dá corda a DECO se isto é um facto presente em todos os operadores…

  17. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    e ainda há burros que falam mal da Bitcoin e do seu propósito!