NOS: Baixa de preços da Fibroglobal mantém monopólio da Meo

33 Comentários

Foi no início de maio que a ANACOM propôs que os preços praticados pele Fibroglobal deverão descer em média entre 30% e 66%, consoante os tipos de acesso, por forma a garantir a sua manutenção em níveis razoáveis e não discriminatórios.

A NOS já reagiu e considera que a baixa de preços da Fibroglobal é insuficiente e mantém monopólio da Meo nesta área e  pede a intervenção do Governo.


Na opinião da ANACOM, uma diminuição do preço das ofertas da Fibroglobal propiciará uma maior utilização dessas ofertas por parte de outros operadores retalhistas para além da MEO, permitindo-lhes chegar ao mercado de grande consumo, potenciando a concorrência e o investimento. Criam-se, assim, condições para que os cidadãos das áreas abrangidas tenham acesso a novas ofertas retalhistas e a melhores serviços a preços competitivos.

Adicionalmente, a ANACOM considera importante que a Fibroglobal alargue a sua oferta bitstream a velocidades de Internet de 200 Mbps, 400 Mbps ou mesmo 1 Gbps, e que introduza a funcionalidade multicast, possibilitando a oferta de serviços de televisão e de Internet de banda larga.

Em resposta a tal anúncio, numa declaração enviada ao Negócios, a NOS refere que, analisada a proposta, acredita que é “insuficiente para que a oferta possa ser utilizada“. Na mesma declaração pode ler-se que “a decisão não assegura a concorrência e o fim do monopólio da Meo porque não assegura as condições necessárias ao lançamento de ofertas nestas áreas“.

Fonte: Publico

A NOS pede que seja implementada uma redução adicional dos preços do acesso local, que exista a possibilidade de lançamento de ofertas até 1 Gbps e que seja garantida a adoção de protocolos de transmissão de vídeo eficientes (multicast).

A operadora diz ter “uma grande expectativa” de que o “Governo interfira neste processo e reveja, com urgência, a proposta da Anacom”. Relativamente a este assunto a NOS tem criticado fortemente a ação da Fibroglobal, tendo mesmo chegado a referir que “a Fibroglobal é uma fraude, pois foi construída com dinheiros públicos para servir todo o mercado, à semelhança das outras redes rurais no Norte e no Sul do País e que são usadas pelos diversos operadores”.

A Fibroglobal, Comunicações Eletrónicas, S.A., é um operador de redes públicas de Telecomunicações, licenciado pela ANACOM, Autoridade Reguladora Nacional do Sector. Esta empresa foi criada para implementar redes de nova geração em fibra ótica em 59 concelhos da zona centro, Açores e Madeira.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    A Anacom é outra treta apenas para lá ter meia dúzia de boys a ganhar fortunas à custa dos consumidores e dos interesses das empresas.

    1. Avatar de Francisco Morais
      Francisco Morais

      +1

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      +100

      A ANACOM e empresas ligadas à Meo são uma máfia paga em grande parte pelos impostos, o que nos remete para um país de terceiro mundo nesse aspeto

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se fosse só nesse aspecto. As empresas ligadas ao governo deste país são umas autenticas parasitas que vivem à custa de dinheiros públicos…

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          Exatamente, incluindo a NOS que está ligada ao Serviço Universal de Telecomunicações.

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Culpa o governo anterior por não ter obrigado no caderno de encargos a preços de instalçaão razoáveis + publicitação do serviço. A NOS simplesmente se limitou a apresentar a melhor proposta.

            P.S.: Considero a NOS uma empresa de vigaristas, mas não é certamente por esse motivo.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      A ANACOM é uma farsa, só possível num país a onde a corrupção é que manda.

  2. Avatar de Luis noias
    Luis noias

    Pagas por30 megas mas o sistema so suporta 12 .Vez a televisao em camera lenta e quando te queixas dizem vamos mandamr um técnico que mede e voltaa medir depois diz esta tudo bem mas olhe isto e do sistema e pergunto qual sistema este nao suporta mais de 12 megas

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Se não suporta 30 megas então reclama e ameaça de rescisão de contrato que eles trocam.
      a box ser lenta é normalíssimo, ela é concebida para rodar ao mínimo, é como tares a roçar windows 10 num Intel pentium de 2001 e 1GB de RAM.
      vê pelo lado da empresa, isto é um monopólio, e como monopólio que é não precisa de se esforçar, não tem concorrência, para eles o cliente tem é de se calar e comer.

  3. Avatar de Mee
    Mee

    Eu queria mesmo é que estes sacanas me tirassem o poste que colocaram a meio do portão da garagem…
    Em junho faz um ano que lá está…

    1. Avatar de O Iluminado
      O Iluminado

      Alguém tem uma motosserra que empreste ao Mee? (a época do churrasco está a chegar)

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Eu empresto a moto serra…se ele me convidar para o churrasco!!

    2. Avatar de R
      R

      Um tractor… acidente… ups…

    3. Avatar de Fak
      Fak

      Mee
      Segundo a lei é proibido. Faz queixa na polícia ou assim. Faz queixa na operadora.
      qualquer coisa, se eles não fizerem nada, remove o poste de lá. Se te acusarem apresentas as cartas que enviaste e as queixas.
      se o poste está no teu terreno, manda uma conta de alguns milhares de euros à operadora, tal como ela faz aos seus clientes.

  4. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    “Esta empresa(Fibroglobal),foi criada para implementar redes de nova geração em fibra óptica em 59 concelhos da zona centro,Açores e Madeira.” // ” Criam-se,assim,condições para que os cidadãos das áreas abrangidas tenham acesso a novas ofertas retalhistas e a melhores serviços a preços competitivos.” Ora bolas,a mim não me diz nada.Não estou nessas zonas. 🙁

  5. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    A NOS que deixe de pagar milhares de milhões a clubes de futebol e que invista do seu bolso em cobertura própria de fibra !!!

    1. Avatar de Alberto Martins
      Alberto Martins

      A meo investiu?

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        sim investiu uns belos milhões, primeiro que que as concorrentes que só mais tarde é que avançaram, ainda assim só há fibra onde lhes convém, há zonas que nem adsl funciona decentemente em pleno 2018, isto é uma vergonha…

        1. Avatar de Alberto Martins
          Alberto Martins

          Eu não estou a defender a operadora a, b ou c. É tudo farinha do mesmo saco. Principalmente quando vêm com o paleio que “vamos investir para melhorar as condições das pessoas”… MENTIRA. Todas elas só querem uma coisa: dinheiro. E quanto mais e mais facilmente melhor.

    2. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      A NOS comprou, a Altice comprou, mas depois houve um acordo entre as 4 operadoras de telecomunicações para dividirem os gastos entre as quatro segundo as quotas de mercado de cada uma, portanto, tecnicamente não é só a NOS.

      São as 4 operadoras. São todos os clientes de telecomunicações que estão a financiar os clubes de futebol… E nem a um joguinho têm direito em sinal aberto…

      P.S.: Foi aliás o tal acordo que motivou os aumento de preços astronómicos de 2016 (houve tarifários de telemóvel a aumentar 20% a mensalidade e pacotes 5P a aumentar 5€ de um um mês para outro!)

      1. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        A Nos e o seu chorinho de sempre é o que é.
        Quando a antiga PT investou do seu capital em fibra própria, a Nos veio ao chorinho para a PT abrir a fibra a eles quando a Nos se negou a investir nessa mesma rede a convite da PT.
        Eles nao querem gastar um cêntimo (basta ver o nao investimento em manter qualidade no seu próprio sistema HFC) e depois querem os benefícios a cêntimos.
        Uma empresa como a Nos em vez de investir em publicidade que nem malucos a sua box Uma cheia de bugs, devia investir na sua rede em vez de vir com estes choros.
        E sim, nao digo isto a toa sem conhecimento de causa

        1. Avatar de Arlindo
          Arlindo

          100% de acordo com essas tuas palavras, mas eu estava a responder a outro sr, que deu a entender no seu comentário que era a NOS que estava a pagar os contratos de futebol. E isso que ele disse não era verdade. Somos todos os clientes de telecomunicações, de todas as operadoras.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Tal e qual, em espanha e no UK (nos outros países deve ser o mesmo) é igual. Anda o zé fdddinho a sustentar as máfias clubisticas …

  6. Avatar de amilton laurentino
    amilton laurentino

    Como os politicos, estas empresas são todas iguais. Estão a literalmente a cagar para o que o povo pensa ou diz.

  7. Avatar de MAC
    MAC

    Este país é uma verdadeira embrulhada na qual uns quantos vivem à grande e à francesa. Quanto mais opaca for a situação, melhor eles se dão.

  8. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    Isto é mais um choro “a la Nos”…
    Ja quando a PT (ja privada) comecou a construir a sua propria rede fibra convidou a Nos a investir tambem e esta negou. Quando a PT ja tinha uma boa estrutura quiseram (com o mesmo choro) usar a pagar a centimos pela mesma.
    Agora veem com o mesmo choro que esta caro e nao sei que, mas basta ver o investimento em HFC e em manter a sua rede com qualidade que a Nos ja nao faz aos anos (nem investe nem cria alternativas aos clientes), em certas zonas o próprio FTTH ser muito inferior a concorrência na mesma zona ou ate pior que o HFC porque nao investe nos back-ends, etc…
    Investimento zero e lucro a todo custo, e o que eles querem.
    E se duvidam basta verem os cinemas… o investimento nulo que ja nao fazem a anos nos próprios cinemas, subir preços constantemente, e nos cinemas que gastaram um pouco em IMAX cobram a preço de ouro e tiram todas as promoções.
    Comparem com a altura dos cinemas Lusomundo (que pertencia a PT) e comparem desde que foram para as maos da Nos e veem bem a politica da empresa

  9. Avatar de Jocadiabo
    Jocadiabo

    Tendência de mercado no curto/médio prazo a 5/10 anos: consumo de dados.

    Só as multinacionais com grande envergadura financeira se vão safar.

    Aposta nas tecnologias wireless e conteúdos premium (desporto e netflix’s da vida…).

    A questão será quem conquista o reino dos 5G’s e 6G’s?… com essa infraestrutura – tudo é orientável ao consumidor.

    Cinemas?!?! Mas quem é que vai ao cinema!?

    Quem é que vê televisão de modo linear !?

    NOS?, Altice – talvez, Vodafone – certamente…

  10. Avatar de Aj
    Aj

    A Alchatice tem que manter a tradição da PT.

  11. Avatar de André Domingues Dionísio
    André Domingues Dionísio

    Criticar empresas privadas por ter interesse em fazer dinheiro é muito feio. É para isso que as empresas existem, é por isso que as pessoas que as criticam trabalham. Por dinheiro.

    Óbvio que existe um foco nas zonas com maior rentabilidade.

    1. Avatar de Alberto Martins
      Alberto Martins

      Se por um lado as empresas existem para ter lucro, e precisam dele para sobreviver, por outro lado existe uma coisa chamada ética.

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O unico problema aqui é a ANACOM não obrigar a Fibraglobal a baixar preços e por consequência, obrigar, a MEO a baixar tambem… mas como comem todos do mesmo tacho… não saímos daqui!

  13. Avatar de netmota
    netmota

    Claro que mantém o monopólio, eu não troco a qualidade/preço/serviço da meo por nenhuma outra. Tenho o serviço que contratei a trabalhar como era esperado, e ainda me instalaram uma linha de fibra óptica dedicada. Um router de excelente qualidade assim como a box. Eu pagava na NOS um preço muito mais elevado e ao nível de serviço prestado era uma desgraça. Depois vêm os clientes a dar à sola, e ainda arranjam artimanhas pra dificultar o desvincular do serviço até mesmo depos do período de fidelização . Façam então mais e melhor que os outros e não acusem o monopolio por quem mais se dedicou a fazer a cobertura da fibra por todo o país , pois os mesmos que criticam são os que vão usar a mesma infraestrutura alugada para vender os seus produtos e serviços de qualidade mais reduzida. Nunca estive melhor do que tou com a MEO, nada a reclamar muito antes pelo contrario. 5 Estrelas