NOS: Acabou-se o Wap Billing e as surpresas na fatura dos clientes

13 Comentários

Sabia que o Wap Billing estava a ser usado para fraudes? Nesse sentido, a NOS deixa de permitir a utilização do saldo ou da fatura para novas ativações de serviços do tipo Wap Billing. O objetivo visa o reforço da proteção dos seus clientes, assim como da transparência nos serviços prestados.

Sem Wap Billing, acabaram-se os pagamentos indevidos e surpresas na fatura.

Imagem Wap Billing da NOS

 


Acabou-se o Wap Billing na NOS

Wap Billing é o serviço que permite aos clientes dos operadores de telecomunicações, que tenham um telemóvel e serviços móveis ativos, efetuar pagamentos de serviços e conteúdos digitais disponibilizados por terceiros, através de páginas na Internet.

Os clientes podem subscrever serviços ou conteúdos de vídeo, jogos, wallpapers, astrologia, conteúdos para adultos, entre outros, utilizando nessa transação o seu saldo ou fatura. Consoante sejam clientes de tarifários pré ou pós-pagos, respetivamente.

Este serviço esteve na base de episódios de fraude, realizada por entidades terceiras que lesaram clientes NOS. Segundo informações, o operador Desativou sempre as subscrições e procedeu à devolução dos valores cobrados indevidamente aos seus clientes.

NOS: Acabou-se o Wap Billing e as surpresas na fatura dos clientes

Relativamente a este assunto, Luís Nascimento, Administrador da NOS refere que…

A NOS tomou a opção estratégica de impedir a subscrição deste tipo de serviços muitas vezes promovidos de forma intrusiva que, frequentemente, levam a adesões pouco esclarecidas. A NOS congratula-se de ser o primeiro operador em Portugal e um dos pioneiros a nível mundial a dar este passo voluntário, em prol da segurança e proteção dos seus clientes, acabando assim com um relevante motivo de insatisfação e de elevado número de reclamações

Esta decisão aplica-se a novas adesões a serviços deste tipo, pelo que os clientes NOS que têm atualmente serviços Wap Billing voluntariamente subscritos vão continuar a poder utilizá-los tal como até aqui.

Leia também…

Deco denuncia tarifário NOS Like (por publicidade enganosa)

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Nunca devia ter existido!
    E todas as operadoras deviam seguir o exemplo!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A NOS sempre à frente. A MEO vem já a seguir em 3, 2, 1……

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      A NOS não é exemplo para ninguém. Just saying…

      1. Avatar de Nuno Daniel Carneiro Meireles
        Nuno Daniel Carneiro Meireles

        Por acaso é!!!
        A NOS sempre a inovar.

        1. Avatar de nop90
          nop90

          inovação sim, usar coaxial quando todos já usam fibra, uiui, top! 🙂

          1. Avatar de Nuno Daniel Carneiro Meireles
            Nuno Daniel Carneiro Meireles

            Ya amigo e tu achas que vão trocar uma rede de HFC que chega atualmente a 3.2 milhões de casas por FTTH que no qual garantem a mesma velocidade de banda larga fixa no FTTH?

          2. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Em resposta a: Nuno Daniel Carneiro Meireles

            Claro que sim, porque claramente a Fibra-óptica funciona muito bem, já o cabo partilhado nem por isso, como de resto os milhões de clientes insatisfeitos dos quais eu fui um deles durante anos o sabem bem, e por estar presente em vários outras casas quando os problemas ocorriam sei que não era caso único.

            A única operadora que tenho conhecimento que tinha uma rede por cabo coaxial a funcionar bem e sem problemas era a Pluricanal, mas só até a TV Cabo (actual NOS) os ter comprado, depois ficou a mesma porcaria.
            Por tanto uma rede de por cabo coaxial pode funcionar bem em teoria! Mas não na prática por pura incompetência! Porque cumprir o caderno de encargos teóricos é coisa para inglês ver, e resolver os problemas técnicos à séria só com pressão à séria ou mesmo com a Anacom a fiscalizar durante tal operação que de outra maneira muitas das vezes nunca ficava resolvido… sem falar que prevenção (via monitorização remota de parâmetros) é coisa que se calhar nunca tinham ouvido falar porque do contrário não era possível que canais deixassem de dar imagem/ som durante dias/ semanas/ meses sem existisse correcção do problema até finalmente telefonar-lhes (a monitorização remota da TV Cabo aqui na minha zona era eu telefonar-lhes a reclamar disto e daquilo que não funciona à imenso tempo como deveria ser).

            Logo a única alternativa para a NOS, para conseguir de facto competir com qualidade é mudar para a fibra-óptica, mas parece que da fibra só gostaram do nome e não da matéria propriamente dita.

          3. Avatar de Carla
            Carla

            Melhor HFC que o adsl, digo eu !

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          O HFC garante a mesma largura de banda do FTTH? Só rir, então porque é que as outras operadoras usam Fibra? Talvez por que seja superior

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            O padrão DOCSIS 3.1 permite largura de banda teórica de até 10 Gbps a receber e 1 Gbps em envio, logo, na prática acho que se percebe porque dizem que permite a mesma largura de banda… pelo menos do ponto de vista de prática comercial.

            Mas o facto da rede coaxial ser partilhada por várias casas e a fibra ser exclusiva para cada casa permite muito melhor qualidade da oferta pelo menos do ponto de vista teórico, e pelo que tenho sentido de ter agora fibra-óptica quando antes tinha ADSL e Cabo Coaxial a qualidade da fibra-óptica é incomparavelmente melhor em termos práticos de estabilidade dos serviços, só devo ter reclamado uma ou duas vezes e foi porque andei a mexer no modem e o sistema deles não estava a funcionar bem e então não repôs os valores correctos como era suposto após um reset físico… mas se não tivesse mexido teria continuado a funcionar bem… e a fibra-óptica em si estava boa como sempre assim como tudo o resto.

  2. Avatar de tiago
    tiago

    A Meo deixou para os clientes essa decisão.
    No portal do cliente existe à muito tempo a seguinte opção para telemoveis:

    Pagamento de outros Conteúdos Digitais
    Faça a gestão das suas subscrições de outros conteúdos digitais.
    Ao bloquear este serviço, não será possivel subscrever novos conteúdos digitais.
    Subscrições ativas serão terminadas antes do próximo débito.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      A operadora a que se refere tem altos quadros que são os proprietários de muitas dessas empresas e que dá ordem aos serviços para aprovarem esses conteúdos em massa. O bloqueio a que se refere é facilmente ultrapassado pela operadora com a argumentação que são outro tipo de conteúdo s

  3. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Bem já vai ter menos ofertas pin submits para Portugal. Coisa que havia bastante em cpa marketing