Nokia lidera vendas do Windows Phone 7

25 Comentários

O mundo tecnológico presenciou com algum expectativa os frutos de uma união de dois gigantes a Nokia e a Microsoft. Pouco menos de um ano depois, a parceria começa a dar frutos e demonstra que terá sido a melhor solução que as duas empresas poderiam ter adoptado. Do lado da Microsoft a parceria veio numa altura em que a empresa sentia dificuldades em promover as qualidades da sua plataforma junto de fabricantes OEM que já tinham previamente adoptado o Android. Permitiu por outro lado à Nokia renascer das cinzas no mercado de “feature phones” e ter uma palavra a dizer neste mercado.


No dia em que o tão esperado Nokia Lumia 800 chega a Portugal, é revelado um estudo interessante da quota de mercado entre dispositivos com o Windows Phone 7 (WP7). Segundo a OccasionalGamer, que monitorizou mais de um milhão de aplicações instaladas no WP7, retirando do universo de resultados as vendas de dispositivos de segunda geração da plataforma da Microsoft, a quota de mercado estimada reduz-se a 4 grandes fabricantes:

  • Nokia: 45%
  • HTC: 40%
  • Samsung: 12%
  • Fujitsu: 3%

No que se refere à quota total de mercado dos sistema operativo móvel da Microsoft , que incorpora dispositivos da primeira e segunda geração, de acordo com a mesma fonte a HTC detém 55% de todos os dispositivos WP7 vendidos até agora e a Nokia obtém 4%. Se por um lado a curto médio prazo a HTC tem uma posição privilegiada no mercado de dispositivos com a plataforma da Microsoft (fruto também da aposta prematura na plataforma). Por outro lado a Nokia tem dominado as vendas recentes de dispositivos da nova geração.

O facto da empresa Finlandesa não ter que se debruçar tanto no desenvolvimento de software, permitiu à Nokia concentrar-se num dos teus trunfos: desenvolver dispositivos com um design industrial bastante atraente e minimalista utilizando as mais modernas tecnologias de construção. Não nos cansamos de exibir este vídeo como um exemplo do processo de engenharia e design envolvido na construção do Nokia Lumia 800.

Embora no mercado global de smartphones o WP7, se encontra ainda a ganhar tracção em relação ao iOS e o Android, estes resultados podem colocar uma maior pressão sobre a HTC e claro não nos esqueçamos da Samsung. A estratégia agressiva da empresa sul coreana com de modo a dominar em todos os mercados em que participa (já é líder no mercado de dispositivos Android e Bada), indicia que não irá certamente ficar satisfeita com apenas 12% de todos os dispositivos WP7 actualmente vendidos.

Por isso resta-nos esperar o que este ano nos irá trazer ao nível de dispositivos com a plataforma da Microsoft. Espera-se uma maior oferta e sobretudo uma concorrência mais cerrada dos fabricantes OEM numa quota de mercado ainda ao rubro. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    O Lumia 800 só chega no dia 26 de janeiro.

    1. Avatar de RicardoR
      RicardoR

      Conheço quem já tenha 1 desde Dezembro…

    2. Avatar de Vítor M.
    3. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Já tenho 🙂

  2. Avatar de Semnome
    Semnome

    Cheira-me que o ponto de viragem da Nokia chega dia 26.
    A “coisa” saiu muito bem feita, uma empresa que dominava o hardware passou agora a dominar tbm o Design, quem diria que a Nokia ia fazer o telefone Unibody feito de poli-carbonato (se não estou em erro).

    Volto a referir que gostei da jogada destes dois gigantes, o SO eu achava-o uma (não vou escrever), e muito recentemente(ontem), decidi por de lado o meu ódio e fui dar uma vista de olhos, e cheguei á conclusão que não é tão mau como parece, até parece bastante bom. Por aquilo que vi nos vídeos aquilo que li aqui no pplware é verdade, o WP7.5 quer dar mesmo a melhor experiência de utilização.

    Para os mais cépticos aqui fica um video ,(2 min), que vos vai mudar um pouco a opinião.

    Saudações

    1. Avatar de kekes
      kekes

      O WM era bom desde o inicio mas era muito limitado em termosde funcionalidades mas tem vindo a madurar e quem agradece somos nos os utilizadores comuns que agora temos 3 grandes SO’s moveis no mercado, o iOS, o Android e o WM.

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    acho que falta aqui a cota de mercado do Windows Phone para se ter noção das vendas reais. A maioria dos estudos têm apontado que a plataforma continua a crescer abaixo do mercado (iOS e Android têm taxas maiores).

    1. Avatar de Manuel Costa

      Ou não estivessem no mercado dos smartphones tácteis há quantos anos??? E há quanto tempo chegou o Windows Phone? Pois, bem me queria parecer. Espera mais 2 anos 😉

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        O Windows Phone já cá anda há mais de um ano e continua a crescer abaixo do mercado, por isso não faz sentido argumentar que é por andar há pouco tempo – se a plataforma tivesse boa aceitação deveria no mínimo acompanhar o crescimento do mercado. A cota reflecte isso pois tem descido – pode ser que com a Nokia tenha mantido, mas o que se tem ouvido é que não tem vendido tão bem quanto esperado.
        Muito disso deve-se à Microsoft não conseguir ter o apoio dos fabricantes dada a concorrência forte do Android

        1. Avatar de Manuel Costa

          Quando compras algo que não é barato, preferes apostar em algo que já conheces ou partes “em busca do desconhecido”?

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Há muito mais gente que não tem smartphones, por isso todos serão desconhecidos para a maioria.
            O que poderias dizer é que a maioria das marcas não privilegia o Windows, optando por promover o Android – daí a importância da Nokia para a Microsoft.
            MAs acabamos sempre com a mesma conclusão, a plataforma não tem captado mercado.
            Só com a Nokia é que poderá ter mais alguma visibilidade, contudo a Nokia já não tem a mesma relevância que tinha.

  4. Avatar de LeandroF
    LeandroF

    Tive o prazer de estar com um Lumia 800 nas mãos graças a um representante da MS e posso dizer… o telefone é espetacular! Já tive um Omnia 7 e fiquei fascinado com o equipamento e só o larguei porque na altura o MarketPlace da MS era muito fraco quando comparado ao Android Market mas deixem isto amadurecer mais um pouco e não sei se não volto ao WP7 graças a estes equipamentos Nokia!!
    Sempre gostei de Nokia e este é simplesmente um dos melhores equipamentos que já vi!

  5. Avatar de Manuel Costa

    Sou um fiel utilizador do Windows Phone desde que foi lançado em Portugal (tenho um Omnia 7) e estou cada vez mais satisfeito com o meu equipamento e principalmente com o SO. É óbvio que há certos pormenores que faltam (e que existem noutros SO) mas em geral penso que é uma plataforma que evoluiu bastante nos últimos meses e vai continuar a evoluir (já para não falar que é completamente diferente de todos os outros).
    Outra questão prende-se com o Marketplace. Neste momento existem mais de 60.000 aplicações disponíveis e, segundo a Microsoft, as maiores e melhores aplicações existentes nos outros ecossistemas (iOS e Android) que ainda não estejam presentes no Windows Phone vão passar este ano para o catálogo de apps do WP7. Caso as empresas de desenvolvimento não o façam, a Microsoft já garantiu que tem alguns milhões “de parte” apenas para desenvolver apps semelhantes a essas (e com o mesmo nível de qualidade e funcionalidades). Por tudo isto (e muito mais) penso que o Windows Phone pode vir a ter um belo futuro.

    Cumprimentos,
    Manuel Costa

    1. Avatar de Vítor M.

      Também tenho um Omnia 7 e é grande máquina sem dúvida e para quem quer um bom smartphone este é um exemplo disso. Claro que em termos de estrutura gravitacional o WP7 ainda está verde, e falta acima de tudo o que o Windows Mobile tinha… um mar de apps produtivas e uma ligação ao Windows fabulosa.

      Vamos ver se o futuro próximo nos traz isso.

      1. Avatar de Manuel Costa

        Vítor,

        O que queres dizer com um ligação ao Windows fabulosa?
        No que diz respeito a apps, existia alguma que não exista actualmente e te faça assim tanta falta?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, aplicações de gestão. A área comercial é a área onde o Windows Mobile mais me trouxe vantagens no aspecto profissional e este novo SO da Microsoft não contempla ainda essa vertente, o que deixa desde logo a desejar, sendo a Microsoft uma eclipse empresarial.

          É nesse sentido que a ligação ao Windows (à parte de trabalho, à area produtiva) ainda está aquém…. muito longe do ideal.

  6. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Desde a primeira notícia da colaboração entre a Nokia e a Microsoft que achei ser uma bela estratégia para ambas.

    Vamos ver como a coisa se evolui! 🙂

  7. Avatar de Vunt
    Vunt

    Experimentei este telefone recentemente fora da Europa. Devo dizer-lhes que fiquei positivamente surpreendido. Poderá muito bem ser o meu próximo telefone. O que me deixa de pé atrás e o facto da oferta de aplicações ser ainda limitada. Mas alinho com facto de que a Microsoft ainda tem uma palavra a dizer nos smartphones. Veio tarde mas com um pouco de garra pode mostrar também bom software aliado ao hardware que a Nokia normalmente oferece (vende).

  8. Avatar de Sérgio Henrique
    Sérgio Henrique

    Gabo-vos a paciência de estarem constantemente a tentar levar o Windows Phone ao colo…

    1. Avatar de Ricardo Santos
    2. Avatar de Complex
      Complex

      já usaste?

      1. Avatar de Sérgio Henrique
        Sérgio Henrique

        Calma.

        O Sistema operativo sim o telemóvel da imagem não.

        A única coisa que digo é que o Windows 7 vem tarde e não é uma revolução. A arrogância mostrada pelo seu presidente alguns anos atrás face ao iPhone foi um erro crasso…

        O sistema operativo móvel que preenche os meus requisitos até agora é o Android. Continuo a desconfiar do Windows Phone 7…

  9. Avatar de Mario Nunes
    Mario Nunes

    Neste momento nenhum Nokia me convence,incrivel como a Nokia tem dado pontapés no design. (opiniao Pessoal)

  10. Avatar de Miguel Faria
    Miguel Faria

    Julgo que muitos falam sem conhecimento de causa. Eu também era um cético até me ser oferecido um HTC 7 Trophy… Nunca pensei que fosse algo tão fácil e tão simples de manusear… Problemas, exisem sempre e sempre existirão, pois não existe sistema perfeito, por isso é que existem atualizações, algo que o android só se o fabricante assim o entender e algo que na “maçã” é igual ao WP7. Marketplace com poucas apps? verdade, mas em poucos meses mais que dobrou de apps e continua a crescer… E depois o grande know-how da situação, vai ser atualizado como windows phone 8 e interagir com o windows 8…
    E um dos musts deste smartphone é simplesmente 25GB de cloud e interação com o microsoft office no qual podemos trabalhar nele como se tivessemos em casa. Eu pelo menos assim o fiz e é bom!

  11. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Boa noite malta, como ja visto em cima há alguns nokia lumia 800 useres e gostava que contassem as vossas experiências, desde captação de rede, baterias, usabilidade, estabilidade, se crasha, e gostava que houvesse se possível uma review mais aprofundada entre o WP7, iOS, Android e o Blackberry e claro a discussão habitual mas gostava que essa discussão fosse positiva e construtiva, na necessidade de ajudar quem está indeciso.

    Obrigado a todos os que puderem participar nessa review, e na propria discussão.

    PS.: colocado noutro post, mas copio tb para este para que seja mais visto e a certeza de ter mais resposta 😉