Nokia irá lançar um tablet ainda este ano

43 Comentários

O maior fabricante de telemóveis prepara-se para lançar um tablet de modo a tirar partido de uma oportunidade de negócio no novo mercado criado pelo iPad. O dispositivo irá chegar às lojas ainda este ano, afirmam alguns analistas do sector tecnológico. Contudo, a empresa finlandesa não estará só na perseguição ao novo gadget da Apple.

É esperado que outros fabricantes de dispositivos móveis, como a Samsung e a HP, possam popular também este novo mercado situado entre o tradicional PC e os Smartphones. E não devemos menosprezar a Google, que a se confirmarem os rumores, poderá lançar também o seu próprio Tablet.

Lembramos que depois do sucesso do iPhone a empresa finlandesa demorou quase 2 anos a reagir e a lançar Smartphones com ecrãs de maior dimensão. E a venda de 300.000 iPads só no primeiro dia em terras do Tio Sam, demonstraram um potencial do iPad igualar o mesmo sucesso do iPhone.

Segundo Ashok Kumar analista da Rodman and Renshaw, a Nokia:
“Não pode se dar ao luxo de dar uma vantagem à Apple sob pena desta distância ser irrecuperável.

Neste momento, a cadeia de distribuição do Tablet da Nokia, está a ser preparada para que o dispositivo seja lançado no Outono. Esta janela de oportunidade, irá permitir à Nokia ainda abranger a época natalícia.”

Quanto ao sistema operativo que servirá de base para este novo dispositivo, as opiniões dividem-se. A Nokia pode tentar jogar pelo seguro e adoptar o Windows de modo a cativar mais utilizadores familiarizados com esta plataforma.

Contudo, pensamos que fará mais lógica que a Nokia, depois de unir os esforços da plataforma Maemo com o Moblin da Intel, aproveite o lançamento do seu primeiro tablet, para o fazer acompanhar de uma versão do MeeGo.

A julgar pelo potencial já demonstrado anteriormente pelo Moblin em netbooks, esta nova reencarnação do sistema operativo baseado em Linux, poderá ser um sério concorrente ao iPad. O MeeGo, devido às características herdadas pelo Moblin, será certamente uma plataforma mais flexível que o iPad e mais orientada por omissão para as redes sociais.

A Nokia escusou-se para já a comentar a notícia avançada. Como não há nenhuma negação da empresa finlandesa, pensamos que esta história que começa a ser avançada por especialistas tenha uma elevada probabilidade de vir a acontecer.

Quanto mais cedo os restantes grandes fabricantes de hardware competirem neste mercado, mais dificultarão à Apple uma liderança incontestável semelhante à que detêm no iPhone. Tudo se resumirá não só à qualidade da experiência facultada pelos novos dispositivos, mas também a um factor muitas vezes menosprezado, o “timing”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81
    jpng81

    desculpem lá mas este da nokia é feio de aspecto como tudo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nota: a imagem da capa é um infograma, nada terá a ver certamente com o resultado final.

  2. Avatar de zéé
    zéé

    Estou curioso para ver como se irá comportar a nokia neste segmento de mercado. A concorrência nos tablets está ao rubro :p

  3. Avatar de chicosoft

    Sinceramente acho que vou ser um dos que irá ter um tablet num futuro próximo… é o suficiente para estar no sofá e ir á net… escuso de estar com o portátil no colo ou numa mesinha…

    Agora ainda não há nenhum tablet que me convença, nenhum trás todas as funcionalidades que eu preciso, ora têm wifi, mas não têm 3g ou vice versa, uns têm flash outros não, uns têm multi task outros não… Ainda está para nascer um completo…
    vamos ver como irá ser o tal da microsoft, embora eu não seja nenhum MS fan, parece-me muito bom(pelos vídeos).

    1. Avatar de lmx
      lmx

      adam da notion ink
      cmps

  4. Avatar de Bónus

    Parece que a Nokia aprendeu com o caso iPhone, e desta vez não vai esperar pelo (eventual) sucesso do iPad para reagir.
    Fazem eles muito bem! 😉

    1. Avatar de zéé
      zéé

      Exactamente. E pela experiência no mundo dos telefones, acho que a nokia consiga produzir algo com bastante influencia no mercado. a ver vamos ! 😀

      1. Avatar de zéé
        zéé

        *consiga –> vai conseguir

  5. Avatar de JPG

    Resta esperar e ver qual o preço a que vai sair para o mercado.

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    Diz a história, de uma forma em geral, que os criadores de novas categorias de produto levam sempre grande vantagem.

    por ex.:

    Google
    Coca-Cola
    Jeep
    Levi’s
    Samsonite
    iPod
    iPhone
    Nokia

    Claro que isto hoje em dia pode já não ser assim tão fácil de manter; por isso, o melhor é aguardarmos atentamente aqui no pplware e quando surgir analisarmos de forma crítica.

  7. Avatar de Niko
    Niko

    A nokia é outra com uma política de mercado segmentada, vamos ter um tablet com wifi, outro só com 3g, outro com webcam assim-assim… Enfim…

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Tablets para que vos quero? Estar sentado no sofa e ligar-me à net? Basta-me um smartphone qualquer.
    Acho que a industria informática, electrónica, ou seja lá o que for tentam ir buscar dinheiro onde podem. Muitos produtos já estão mais que explorados então uns iventam tablets (o que não foi o caso da apple) e afins. Querem ir buscar dinheiro ao consumidor com produtos ridiculos.
    Pessoalmente acho que estamos a atingir o ridiculo e o desnecessário. Chegamos ao superfluo no plano da tecnologia informática. Mas que necessidade há em ter um aparelho tão limitado no colo só para ter estilo. Nokia, Apple, HP, Dell e todos os outros querem atirar areia para os meus olhos.
    Não vou em modas destas e ca em casa não há destas coisas para ninguém. Um netbook, que por acaso não tenho, resolve plenamente qualquer necessidade de pequena computação. Acho que isso é mais tudo do que um tablet que vem limitado a quase tudo. Não para falar de ter que tocar e sujar o ecrã com dedadas coisa que detesto seja num telefone seja num computador. Mas enfim pessoal sigam as modas e deixem que as empresas vos entrem na carteira com “desnecessidades”

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Em certa medida, estou de acordo contigo.

    2. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Estou de acordo contigo sobretudo nas dedadas e ecrãs sujos, já com o GPS que uso de vez em quando é um desatino, a dada altura aquilo só se vê manchas dos dedos mesmo. Tanto se discute a qualidade dos ecrãs de modelo para modelo de portátil (glossy, mate.. etc) para depois sujar aquilo tudo com os dedos e não ver um pincel…

      No resto é esperar para ver, mas, no meu caso, de momento prefiro ter teclas, essa coisa de ecrãs touch não me convence, em desktops é ridículo, devemos parecer autênticos maestros de mãos no ar…. só que sem a batuta 😛 , os portáteis podem ser um pouco mais flexíveis mas também não me convence.

      Restam agora estes tablets, mas com tanta limitação também não estou a ver para que quereria eu uma coisa daquelas.
      Talvez quando se tornarem mais completos e a preços convidativos…. talvez então pense nisso como (mais) um pequeno luxo…

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        O futuro está no multitoque.

        Teclados físicos cujo apoio todo ele será multitoque e detectará quando temos as mãos simplesmente apoiadas ou quando queremos interagir.

    3. Avatar de a Friend®

      Poderia fazer sentido, mas vê isto por esta perpectiva.

      90% dos utilizadores usam um computador para as coisas mais simples e banais, como ver páginas web, youtube, facebook, messenger e afins. Esse mesmo grupo de pessoas, ao usar um tablet que esteja ali sempre à mao pronto a usar é um excelente potêncial comprador de um tablet.

      Isto porque é prático de usar e está sempre à mão, tirando a necessidade de andar com um portatil no colo ou estar horas e horas sentado num PC para fazer aquelas coisas “banais”.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        isso de estar sempre a mao não é bem assim,pois ora esta no quarto ora esta na sale ora esta na mala,tal como o portatil, para mim um netbook em parte faz mais sentido, o problema é o ecran tão pequeno

        cmps

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Um netbook não se liga instantâneamente.. um netbook tem que estar apoiado em qualquer coisa.. Há várias diferenças..

          1. Avatar de lmx
            lmx

            bom nesse aspecto é igual o tablet não fica suspenso no ar lol

            cmps

  9. Avatar de a Friend®

    Concorrencia é sempre bom e isso não há duvidas.

    Mas parece que não, mas a propria concorrência é que reforça o gosto pelo iPad. Porque está a ficar um mercado tão variável, diferentes SO’s, diferentes marcas, que as pessoas em geral vão olhar para o iPad sempre como a referência e isso poderá implicar também na tendência na hora da compra…

    Este mercado está-me a dar um grande “deja vu” da epoca que foi lançado o iPhone.

  10. Avatar de Alexx
    Alexx

    Agora anda tudo numa corrida desenfreada para lançar, ou dizer que lançam um tablet. O certo é que a maioria não vai passar de manifestações de intenção. A Nokia se queria alguma coisa já o deveria ter feito, agora será dificil recuperar seja o que for. Alguém se lembra do netbook da Nokia? Neste negócio o timing é importantissimo e apesar dos defeitos que este Ipad pode ter, pelo menos um não lhe tiram: lançou a moda que os outros têm que seguir.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não sei onde viste isso, pois eu ja conhecia estes equipamentos antes da apple falar em lançar alguma coisa…

  11. Avatar de Ichigo
    Ichigo

    Ainda bem que agora vão todos alinhar nos tablet pcs…
    Dava me jeito um e se a nokia fizer um com camera mais sdd e portas usb compro lool

    http://www.youtube.com/watch?v=n9aG8J0yVBY

  12. Avatar de mmick
    mmick

    A vantagem do Tablet como o “a Friend” disse é para utilizar num conceito muito diferente do actual: é para quem quer fazer o que se faz num smartphone de topo mas com mais conforto, comodidade e poder fazer leituras prolongadas sem ir ao oftalmologista.
    Ir à net, escrever/ver uns emails, jogar um pouco, ver uns videoclips, etc. Em resumo, um centro MULTIMÉDIA, JOGOS, CHAT e WEB.
    A questao é que a Apple deu o primeiro passo mas deu-o de forma muito limitada como é a falta de expansao de memória, USB, leitor de cartoes e webcam. Para um centro multimédia, jogos, chat e web sem a maior parte dos referidos é de rir, daí que as pessoas perderam o (grande) interesse inicial.
    Imaginem a SONY, Microsoft e NOKIA a lançarem os seus tablets corrigindo os erros da Apple e lançando tablets suportando os jogos da PSP / XBOX / NGAGE mais jogos novos a serem suportados pela PSP 2 + WinMo 7 + Ovi Store (se bem que a Nokia nisto anda muito atrasadinha…) vao ter muito sucesso.
    Eu pessoalmente já decidi: tablet sem NO MÍNIMO uma webcam e entrada USB nem pensar.

    1. Avatar de a Friend®

      Camera sim, foi falha. Cartões USB ainda se tem o adaptador, mas estando numa geração de Internet e DropBoxes, cada vez mais é desnecessário Pens.

      Eles no passado tiraram as disquetes dos Mac’s… toda a gente atirou-se ao ar, e afinal tinham razão.

      Se um dia surgir um iPad 2, este possivelmente e obrigatóriamente terá que ter camera, agora USB isso podem esquecer porque a Apple nunca irá integrar.

      Já agora, em relacção à Webcam, já surgiram soluções via bluetooth. 😉

      1. Avatar de vis
        vis

        Lol… tas a tentar fazer de um fail uma vantagem… Entrada de cartões e usb agora e pelo menos algum anitos e necessário e essencial… E agora não tem comparaçao com disquetes lol… E para que eu vou comprar um produto limitado e caro, para depois comprar acessórios para ele e gastar mais dinheiro e como tal ele ficar ainda menos portátil??? Isto é estúpido..
        O Hp Slate já tem essas coisas e custa menos…

  13. Avatar de ALL
    ALL

    Uma coisa q me entristece é o facto de a Apple lançar um Tlm touch e todos se lembram q tb podem fazer tlm’s touches.
    A Apple lança um tablet e já todos se lembraram q iam tb lançar 1 tablet.

    Q palhaçada…. Sim já sabemos q antes do iPhone havia tlm’s touch e q antes do iPad já havia tablets, contudo a verdade é q é preciso a Apple lançar p o resto das empresas pensarem, “epá temos q apostar neste linha de mercado”.

    Alguém me consegue explicar pq?

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      É a tal visão apple/Jobs… O mais surpreendente ainda é o facto de eles serem os “primeiros” a lançar o produto (não são realmente os primeiros, pois a ideia já existia há algum tempo), e mesmo depois de os seus “concorrentes” tentarem lançar produtos e produtos para “matar” os da apple, estes continuam a liderar o mercado e a ser a melhor opção entre todos. Acho que a ideia ficou um bocado confusa, mas resumindo, eles são os primeiros a lançar o produto, e não há nenhuma marca que consiga superar o seu trabalho. Isso é espantoso…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        eles não foram os primeiros salvo erro a hp e e outra empresa ja antes tinham um destes, eles foram foi a empresa que conseguio colocar uma ansiedade na malta tal que leva as massas a comprar isso sim pois ate o Adam é melhor que o ipad e não tem comparação, mas do que se ouve falar?ipad,ipad,ipad,eles são os maiores…eles foram os primeiros,eles são gigantes, eles são…enfim aple.

        cmps

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Eu sei que já existiam tablets. Estou a falar de um tablet simples como o iPad, que tem como objectivos apenas navegação, leitura, email, um pouco de entretenimento, algum trabalho, etc. Até agora os tablets tentavam ser computadores. o iPad não é nem tenta ser um computador, e é esse género de tablets que, depois do aparecimento do iPad, começaram a aparecer.

          Esse Adam, não conheço…arranjas uns links?

          1. Avatar de lmx
            lmx

            http://www.notionink.in/adamoverview.php empresa indiana e a versão que vai sair em junho é consideravelmente melhor que esta, esta ja arrasa o ipad.

            cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      isso é o mercado/markting a funcionar meu caro não tem nada a ver com os outrosa aple não inventou nada, simplesmente copiou e retocou e vendeu como sua a ideia e como os maiores, isso é markting meu caro.

      cmps

  14. Avatar de Miguel Machado

    O que à uns tempos era um produto falhado, em pouco tempo passou a ser referencia…

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      É o tal falar por falar. Mas não havia muitas dúvidas que isso iria acontecer. E daqui para a frente, quando aumentar o tempo de circulação, vai ser cada vez mais visto como um bom produto…

  15. Avatar de scheldon
    scheldon

    “e modo a tirar partido de uma oportunidade de negócio no novo mercado criado pelo iPad”

    PELO AMOR DE DEUS A NOKIA JÁ FAZIA TABLETS ANTES DA APPLE LANÇAR O IPHONE.

    corrige isso ai, ou vai ter algum imbecil que vai acreditar.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      ainda pode acontecer pois existem pessoas que pensam que a apple inventou o telemovel e os tablets
      cmps

    2. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Já existiam tablets há muito tempo! Mas não havia a ideia de tablet que a apple lançou, a ideia que um tablet não tem que ser um computador!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        meu caro um tablet será sempre um computador, pois possui todas as caracteristicas de um computador, ou seja ele mesmo é um computador, se deslizas o ecran para a esquerda ou se a cor da tampa é vermelha isso ja é outra coisa.

        cmps

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          É uma nova ideia de computador… Pode ser considerado um computador para quem precisa de fazer apenas coisas simples, ou um computador simples para quando não precisamos do nosso desktop ou portátil…

  16. Avatar de Phuga
    Phuga

    [offtopic]

    Boas!

    Alguém me sabe dizer qual aquela página que dá mt jeito a seguir a uma formatação.

    Que tem várias aplicações em que vamos checando e no fim fazemos o download de todas as que checamos?
    Obrigao

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Vê lá se é isto que queres:

      http://ninite.com/

      1. Avatar de Phuga
        Phuga

        Era isso k andava à procura.
        Obrigado

  17. Avatar de um troll
    um troll

    que bom… para que servem estes tablets mesmo?