Nokia irá lançar um Smartphone Android

24 Comentários

A Nokia é líder mundial na venda de telemóveis. Contudo, a empresa finlandesa tem perdido espírito inovador na área dos Smartphones, área essa cada vez mais atractiva para os fabricantes de dispositivos móveis. O aumento do poder computacional móvel, devido às cada vez maiores exigências dos consumidores, levou a que a Nokia repensasse a sua plataforma tecnológica.

É com alguma surpresa para o mercado tecnológico, que chega a notícia da intenção do gigante Finlandês em iniciar o processo de desenvolvimento de um Smartphone que utilizará o sistema operativo Open Source Android.

O novo dispositivo será revelado na Nokia World Conference em Setembro, em que segundo fontes na própria empresa será uma forte aposta da empresa finlandesa para revitalizar as suas ambições no mercado de Smartphones.

Esta decisão aliás é considerada uma viragem a 180º da estratégia da empresa que tem sido uma das principais defensoras da infraestrutura tecnológica Symbian da qual é detentora.

A Nokia que a nível estatístico em cada 10 telemóveis vende 4, tem perdido quota de mercado para smartphones com conectividade à internet e mais e sofisticadas funcionalidades tais como o Apple iPhone ou o BlackBerry Storm.

A prova disto é que em 2007 a empresa registou 47% da venda global de Smartphones comparando com os 31% de vendas globais que registou no final do ano de 2008.

Actualmente não existe a confirmação que a decisão se irá reflectir numa mudança radical de tecnologia até agora usada pela empresa ou se pelo contrário apenas será uma aventura isolada de um dispositivo com Android.

O que se conseguiu apurar é que além do aumento das exigências por parte dos consumidores, esta decisão deve-se também às falsas expectativas em relação ao Symbian e à incapacidade da Nokia em conseguir suster um certo declínio desta plataforma, causado pelo abandono de alguns programadores.

A Nokia era um dos grandes fabricantes de dispositivos móveis que faltava para dar o impulso que o Android necessitava para se assumir no futuro como uma plataforma capaz de concorrer directamente com os dispositivos baseados em Windows Mobile e iPhone OS.

Esta decisão irá consolidar o software livre na área de dispositivos móveis em que praticamente até há pouco tempo não tinha representação, nem hipóteses de concorrer com as outras plataformas proprietárias. Guardian


Actualização:

A Nokia vem desmentir a notícia, alegando incompatibilidade de mercados entre o seu sistema operativo, o Symbian e o Android. No entanto, é do conhecimento geral que a Nokia envolve em grande secretismo todos os seus projectos, logo teremos de confiar nestas palavras… desconfiando e esperando pelos desenvolvimentos seguintes.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    E assim, o open source começa a mostrar que tb pode ser a escolha principal noutros ramos…
    Agora é esperar que tudo seja open source 😀

    PS: Eu ainda prefiro o 7 ao Linux… ou pelo menos ao que eu exprimentei…

  2. Avatar de Blizard

    Isto sim é suspresa para mim…
    Desta forma… o symbian pode ficar apenas para os low-cost da nokia…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  3. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Muito boa escolha da Nokia!

    Desde que eles começaram a meter o symbian eu nunca mais vi a nokia com os mesmos olhos…simplesmente nunca gostei do sistema.

    Quem sabe agora!

  4. Avatar de Mirandas

    Não percebo porque é que a nokia está tao reticente em relação a isto… O Sucesso é quase que garantido. Não me elmbro de muita gente que goste do symbian… viram a quebra gigantesca de vendas que tiveram desde então… mas continuam a não aprender que o symbian não é propriamente “grande coisa”…

    Cá espero por ele, se bem que a minha próxima compra deve ser o htc magic…

    Já agora, alguém sabe se o HTC Magic vem bloqueado á tmn e onde e que o posso comprar desbloqueado?

    Faltou a noticia do inicio de venda do htc pela TMN na segunda feira.. o Android já está em portugal!!

    1. Avatar de António
      António

      na fnac acho que está desbloqueado

  5. Avatar de Stênio
    Stênio

    Agora para o Android ficar melhor, só falta criarem um wine para celular :D. Vai ficar show!

  6. Avatar de Vítor M.

    Embora não seja “ainda” uma posição oficial, esta viragem da Nokia é mais um “aconchego” à tendência de mercado.

    Lembro que há uns anos, a Nokia, não fazia contas em lançar equipamentos touchscreen e mesmo agora tem dificuldade em integrar o seu dispositivo touch por não apostar severamente nesse segmento.

    A notícia que publicamos, é um claro exemplo de como as grandes empresas necessitam de se colar a estas “modas”, muito pela obrigação concorrencial.

    Avançamos em primeira mão nacional uma realidade que será para breve, caro Hugo (leitor que usou um canal errado de interpelação)e que nada desvirtua a notícia que o leitor truncou (a seu belo prazer).

    Quando ao facto de não termos dado a notícia da chegada a Portugal do HTC com android… isso será atempadamente explicado 😉

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Eu não ligo muito a isso, porque os preços €€€€€ como se sabe, por isso, eu compro o que é barato, desde que funcione, não preciso de um telemóvel moderno para ser feliz, só uso telemóvel para SMS’s e Telefonemas e mesmo assim é raro.

    Internet? Por favor, foi para isso que comprei um computador portátil.

    E acabo por poupar montes de dinheiro, esse dinheiro que pode ser usado para comprar o Windows 7 xP

    Pelo o Windows 7, gasto 300€ se for preciso, o melhor SO que já vi (da minha parte, cada um tem a sua opinião, nem vou discutir o assunto com crianças a virem falar de Linux ou Mac)

    Mas acho que Nokia fez uma boa aposta, tenho a certeza que vai ganhar mais clientes com isto.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      139 euros é o preço especulado para o w7 Home Premium na Europa. Agora não sei se é sem ou com IVA.

  8. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Supreendente sem duvida. Eu sempre tive telemóveis nokia mas realmente sente-se que realmente em “grandes bichos” perde muito para a concorrência.

    Talvez isto os ajude muito se bem que por outro lado já não se vão distinguir da concorrência. Seja como for o Android é sempre uma excelente aposta!

    Quando tiver que comprar um smartphone quero que seja com android!!

  9. Avatar de Luiz Eduardo

    A Nokia acaba de negar tal lançamento:

    “Nesta segunda-feira, a Nokia informou que não está trabalhando para lançar um aparelho que utiliza o sistema operacional Android, do Google.

    O jornal britânico The Guardian publicou nesta segunda-feira, citando especialistas do setor, que a companhia finlandesa estaria desenvolvendo um smartphone que utiliza o Android e que o aparelho seria lançado em setembro.

    Mas o porta-voz da Nokia negou veementemente: “Absolutamente nada disso é verdade”. O sistema operacional Android concorre com o Symbian, da Nokia. “Todo mundo sabe que o Symbian é nossa plataforma preferida para aparelhos celulares avançados”, acrescentou.

    O Android atraiu muita atenção na indústria de celulares, com muitos fabricantes planejando lançar aparelhos com o software, mas até agora apenas alguns modelos chegaram aos consumidores.”

    Fonte: IMasters – http://imasters.uol.com.br/noticia/13417/mercado/nokia_nega_planos_de_celular_com_android/

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Luiz Eduardo, para quem acompanha algum tempo as noticias do mundo tecnológico como nós, sabe que um desmentido de uma empresa hoje, amanhã não quer dizer nada e apenas serve para dispersar a atenção da Nokia dos produtos que estão a desenvolver.

      Pelo que sei a Nokia desenvolve os seus telemóveis em absoluto secretismo, e claro não lhes irá interessar que tal informação venha a público antes do tempo

      De qualquer o guardian dava a entender que a fonte é de dentro da Nokia.

      Parece que teremos de esperar para ver 🙂

    1. Avatar de Rui Oliveira
  10. Avatar de Helder Capelo
    Helder Capelo

    Acho muito bem que a Nokia mande smartphones com Android afinal é opensource o que nos fará poupar nas aplicações para ele. Mas no meu entender nunca deverão abandonar o Symbian – Era o mesmo que pedir a Apple para abandonar o iPhone OS.
    No entanto devo dizer que sou um feliz proprietário de um Nokia 5800 XpressMusic e não compreendo as tretas que se dizem sobre o Symbian… para mim é fantástico e suporta todas as aplicações que eu preciso: Touch,GPS,Wi-fi,jogos,office,pdf,stepcounter etc e se não sabem: vende mais que o iPhone! ( http://mynokiablog.com/2009/06/24/n/ )

  11. Avatar de nokia_master
    nokia_master

    Nao sabem o que dizem, por que e que nao compro um nokia e vem a foruns e cenas desses genero para ver como é (explorar), va façam esse favor a vocês próprios. nokia sem symbian nao e nokia ja viram os milhares de aplicações para symbiam ja?
    SYMBIAM…até utilizada noutros telemóveis… pah!

  12. Avatar de aver
    aver

    Para quem tiver paciência para ler as estatísticas do 1.º trimestre de 2009 sobre telemóveis e smartphones. Os smartphones já são 13,5% dos dispositivos móveis.
    Sobre a possibilidade de a Nokia produzir smartphones Android. Não me parece que seja impossível. O lucro da Nokia vem do lado do hardware. Já criou a Symbian Foundation no sentido de tornar o Symbian open source. Se o Android “vender” (tiver procura) parece possível que a Nokia, sem abandonar o Symbian, pudesse lançar akguns smartphones Android.
    http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=985912

  13. Avatar de J.C
    J.C

    A nokia já desmentiu esta noticia que andava a ser espalhada pela net.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Já agora qual a fonte da notícia??
      É que a 1ª vez que li sobre isso foi no Público Online!

      1. Avatar de Vítor M.

        Se reparares e foi logo que saiu referida aqui no pplware antes de qualquer outra publicação, foi o The Guardian, está no final do texto.

    2. Avatar de Vítor M.

      Em relação aos desmentidos, temos sempre que ter em atenção os factos:
      Primeiro – O The Guardian cita uma fonte interna da Nokia.
      Segundo – Não iria certamente a Nokia, antes de ter um produto pronto, anuir sobre esta notícia, nunca o fez e certamente não seria agora.

      Quase que garanto, pelos comportamentos passados da Nokia, em relação a outras matérias tecnológicas, que em breve ainda iremos linkar este post como a primeira pedra do novíssimo Nokia Android 😉

      O post foi prontamente actualizado, podes ver a actualização no mesmo, sobre as consideração que a Nokia fez à imprensa.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        OK Vitor,
        obrigado pela prontidão na resposta. Só perguntei pela fonte de informação não por falta de credibilidade do Pplware mas por causa de informações contraditórias como já se confirmou.
        Para além disso, como trabalho na área e falo directamente com algumas pessoas da Nokia ( ao nível da representação ) áchei estranho neste momento lançarem essa informação, mas tal como referiste, o segredo é a alma do negócio mas também a pseudo-fuga de informação ou outra estratégia por vezes resulta ainda melhor.

        Enfim, vamos esperar para ver… mas estou certo que a Symbian com a injecção de capital da “Nokia e amigos” vai melhorar bastante.

        Ainda assim o gigante adormecido, no meu ponto de vista, é o Android !!! Já estive com um HTC Hero na mão e… apesar de não ser a “Super Máquina” deixa-nos com vontade de largar o Pocket PC, iPhone, Symbian e proprietários…
        😉

  14. Avatar de maxim
    maxim

    ja estamos quase em 2011 e nada disso..lol