É oficial! Nokia Here vendido à Audi, Mercedes e BMW

19 Comentários

Foram muitos os rumores que apareceram sobre a venda do serviço de mapas da Nokia, o Here. Hoje, através de um comunicado, a empresa informou que o serviço foi vendido a um consórcio automóvel alemão do qual fazem parte grandes fabricantes do segmento automóvel como, por exemplo, a Audi, Mercedes e BMW.

O Nokia Here foi vendido por 2,8 mil milhões de euros.

here_02


A primeira fonte de informação, a Bloomberg, apontava como potenciais compradores do Here maioritariamente empresas tecnológicas, com a lista a ser encabeçada pela Apple. Havia nomes como o Facebook, a Baidu, a Sirius XM, a Amazon, a Alibaba e ainda a Uber. Para qualquer uma destas empresas, o Here iria dar-lhes acesso a uma área onde ainda não têm qualquer presença ou onde podem reforçar a sua posição.

Mas a compra foi mesmo feita por um consórcio automóvel alemão onde estão algumas dos principais fabricantes de automóveis mundiais, como é o caso da Audi, Mercedes e BMW.

here_00

A venda do serviço de mapas da Nokia foi concretizada por 2,8 mil milhões de euros, segundo a informação enviada à imprensa, um valor muito baixo comparativamente aos 8 mil milhões que a empresa pagou em 2008 pela Navteq.

O negócio, agora alcançado, só deverá ficar finalizado no primeiro trimestre de 2016.

Via NokiaHere

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    Vamos lá ver o suporte para futuras versões em mapas mobile.

  2. Avatar de Zefra
    Zefra

    Não sei se todos os licitadores indicados serão mesmo verdade. Quando se fala em mapas faz todo o sentido que a empresa automóvel esteja envolvida. As tecnológicas estão pelos motivos do costume.

  3. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Interessante. Não foi a BMW, mas o Grupo BMW. Não foi a Mercedes, mas o grupo Daimler. No entanto, a Audi avançou sozinha e não em conjunto com o grupo VW.

    Em 2009 o meu Tomtom dava 15-0 ao sistema de navegação do Mercedes do meu pai. Pode ser assim que recuperem. No entanto com Android Auto e com Apple CarPlay não sei até que ponto trará valor acrescentado.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Bem, na realidade o meu ultimo ponto não é verdade, pois permitirá uma muito maior integração com a viatura.

      1. Avatar de gFan
        gFan

        Não me parece… já viste o cockpit do novo Audi TT?
        http://www.dailytech.com/CES+2014+Next+Generation+Audi+TTs+Virtual+Cockpit+Pictured/article34079.htm

        Esse sim é o futuro dos carros… qual Android Auto qual Apple CarPlay, tanto o Google como a Apple podem esquecer…

        1. Avatar de gFan
          gFan

          Que utilidade dará um Android Auto ou Apple CarPlay ao condutor?

          Nenhum condutor está interessado em instalar aplicações ou jogar jogos enquanto conduz!

          1. Avatar de Sérgio J
            Sérgio J

            Se reparares no meu segundo comentário eu corrigi. Claro que vantagens na integração. Foi esse mesmo cockpit que me fez voltar atrás.
            Mas também como disse atrás, o Android Auto ou o Apple Carplay permitirão a integração de terceiros. Eu conheço muitas apps e aparelhos dedicados. Os sistemas de navegação dos fabricantes ficavam muito atras. E mesmo o Here fica atrás de por exemplo o Tomtom. O Google Maps também trás outras mais valias. Com o Android Auto ou o Apple Carplay não ficarás preso ao sistema de navegação do carro.

            Mas claro, haverão outras vantagens.

        2. Avatar de Óscar
          Óscar

          o novo A3 também irá trazer o mesmo painel.. a audi demorou a remodelar mas finalmente vai inovar..

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Mas deixem-me continuar com o Here Maps no Windows Phone sff…

    1. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Pois, esse é o problema pra o Windows Phone. Como ficamos com os mapas e navegação? :/

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        A seu tempo os compradores certamente vão esclarecer os actuais utilizadores.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    A Nokia em liquidação!
    1º foi o sector dos telemóveis a ser vendido, agora dos mapas, a seguir pode ir dos transportes……
    Faz lembrar as vendas americanas, em que despejam o conteúdo da casa e metem tudo à venda no jardim da casa!!!!

    Qualquer dia entram as moças finlandesas no catálogo 🙂

    1. Avatar de Adamastor
      Adamastor

      e os moços também.

    2. Avatar de Joao Costa
      Joao Costa

      Em liquidação? O amigo não faz a minima ideia do que fala…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sei, sei.
        “Presentemente a Nokia tem três áreas de negócio: uma dedicada às redes móveis, denominada Nokia Networks, a de venda de serviços de geolocalização denominada Here (esta já era) e por fim a de concessão de licenças e patentes tecnológica chamada Technologies.”
        Restam as redes móveis e as patentes!!!!!

        Aliás, se não tivesse vendido o sector de telemóveis à Microsoft, a Nokia continuava a ter pesados prejuízos. E não sei se reparou nos despedimentos que ocorreram na Nokia!

        http://pt.euronews.com/2015/04/30/lucros-da-nokia-afundam-61-por-cento-no-primeiro-trimestre/

  6. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Este magnifico Sistema é FABRICADO em PORTUGAL!!!!!
    BOSCH Braga!!!!

    1. Avatar de censo
      censo

      Não é o sistema que é fabricado, mas sim os painéis que lhe dão suporte.

  7. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    gFan
    3 de Agosto de 2015 às 15:50

    Não me parece… já viste o cockpit do novo Audi TT?
    http://www.dailytech.com/CES+2014+Next+Generation+Audi+TTs+Virtual+Cockpit+Pictured/article34079.htm

    1. Avatar de censo
      censo

      Sim, os painéis LCD o LED…ou seja lá do que forem são feitos em Portugal – tens os do TT, o do novo Q7 e creio que também os do novo Passat. Os painéis, não o sistema que está por detrás dos mesmos.