Nokia explica nova nomenclatura para dispositivos

27 Comentários

O lançamento do smartphone Nokia 500 marca uma nova etapa no que respeita à designação dos nomes dos dispositivos Nokia.

O recente lançamento do novo smartphone Nokia 500 marca o início de uma nova etapa na designação dos nomes dos dispositivos Nokia. A partir de agora, os telemóveis Nokia contarão apenas com três dígitos, precedidos pela marca Nokia, a fim de facilitar o processo de comunicação e de compreensão por parte dos utilizadores.


Assim, o primeiro número identifica a série em relação ao preço e às funcionalidades, enquanto que os dois números seguintes correspondem a um identificador único que marca a evolução da gama.

Ou seja, quanto mais elevado é o número, melhor é a prestação do dispositivo e, por conseguinte, também maior é o seu preço.

Com esta nova nomenclatura, para cada série podemos classificar 99 dispositivos diferentes com um denominador comum, deixando claro qual é o telemovel com a melhor prestação.

Chegou o fim das letras nos modelos da Nokia. Seja bem-vindo à era dos números!

Homepage: Nokia

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cognitivo

    … ou seja, a Nokia voltou a era dos números.

    Se eu pudesse falar com o Sr. Stephen Elop directamente, lhe diria algo simples: “Isso dos números é muito bonito e prático, mas… quero logo os Windows Phones…”

  2. Avatar de PapiMigas
    PapiMigas

    Ou seja, este 500 custa 5€ e a nível de prestações é 00, ou seja, pior não há, hehe!

    1. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      “Assim, o primeiro número identifica a série em relação ao preço e às funcionalidades, enquanto que os dois números seguintes correspondem a um identificador único que marca a evolução da gama.”

      Não me parece que seja isso que esta frase diz… 🙂

  3. Avatar de Preto
    Preto

    Que bom, um artigo Nokia! Pensei que tinha desligado da marca!? Em termos de prestação, este hardware com um sistema operativo com outras capacidades!? Com este sistema achamos que falta sempre algo… Abraço

  4. Avatar de Daniel©
    Daniel©

    A nokia nao aprende mesmo, eles ainda nao perceberam que enquanto tiverem symbian nos telemoveis deles so vao perder mercado?

    1. Avatar de Greenhot

      a nokia anda mesmo perdida! era tão boa! para mim eles deviam fazer dispositivos com symbian, windows phone e android. basicamente devia ser como os computadores cada um metia o que queria.

      1. Avatar de será ?!
        será ?!

        E será assim mesmo mas mais ,mais para a frente …saúde !!

  5. Avatar de Serva
    Serva

    O SYMBIAN está mal aproveitado , e também não é um SO assim tão mau , pode-se moldar facilmente e está longe de estar esgotado , a questão foi que a Nokia andou a ziguezaguear , tentou desenvolver outro sistema operativo e como provavelmente não estavam a conseguir obter grandes resultados abortaram tudo e voltaram-se para a Microsoft , durante todo este período de mais de 2 anos poderiam ter desenvolvido o Symbiam de outra forma , mas não atrasaram-se com a sua loja e perderam terreno de um dia para o outro para os seus concorrentes .

    Agora a Nokia sabe fazer terminais de qualidade e ainda têm características muito interessantes nos seus terminais de topo , pecam por pouca memoria Ram e tornam-se lentos , isto e a falta de desenvolvimento do SO ditou as razoes pela quais a Nokia caiu desta forma .

    É uma pena porque é uma marca Europeia e tinha tudo para ganhar penso que se terão deslumbrado a vários níveis, mesmo no que respeita a assistência técnica eram demasiado arrogantes pensavam que tinham o mundo na mão , esta é a prova de como uma empresa com um historial de sucesso pode no espaço de 2 anos perder a liderança de mercado e cair para o terceiro lugar do ranking e penso que não será a Microsoft que os salvará .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de lol

      enquanto não mudarem para android vai ser sempre a cair…

      1. Avatar de PapiMigas
        PapiMigas

        Concordo…

        1. Avatar de Daniel©
          Daniel©

          concordo com o mario, acho que windows phone tambem e alternativa, symbian apesar de nao ser mau ja nao tem a capacidade de evoluçao do android e do iOS

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Pk android? Existem outras alternatives, e escolhas no android já temos muitas, seria competir em preços e não em coisas “solidas”, realmente Android não vai com a Nokia, WM7 é muito mais compativel, se é que me fiz entender.

        1. Avatar de Elements
          Elements

          Concordo com a parte de android não ser uma opção muito boa pois a Nokia é uma empresa que age muito devagar, algo que é muito mau quando se é fabricante de um equipamento com android. Acho que a Nokia devia concentrar os seus esforços no Harmattan que está a receber critica muito positiva vinda de muitos blogs de tecnologia, e não precisam de ter dezenas de milhares de aplicações, basta oferecem alguns telemóveis ás empresas/developers das aplicações mais populares das outras plataformas que os outros developers mais pequenos juntam-se à plataforma.

  6. Avatar de Andre
    Andre

    Eu queria tanto era o N9!

  7. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    isto é interessante, mas vamos imaginar o seguinte:

    a Nokia lança um telefone com as caracteristicas do iPhone 4 por exemplo… vai chama-lo “Nokia 901″…

    daqui a um mes a Nokia lança um telefone que supera as caracteristicas do iPhone 4… como é que lhe vai chamar?

    é o mesmo que o indice de experiencia do windows… Classificar algo que está constantemente a evoluir não dá em nada… hoje é um 9, amanha pode haver melhores que o 9, e assim sendo fara sentido esses primeiros continuarem a ser o 9?

    bem, a solução vai ser os telefones começarem a mudar de nome todos os meses 🙂

    1. Avatar de Filipe Sousa
      Filipe Sousa

      Que mania de pensar que tudo gira á volta do iphone e que as marcas não podem seguir cada uma o seu caminho.

      Se a nokia ao lançar esta nova forma de clasificar os seus telemóveis tiver como o topo de gama por exemplo um tal de 900, quando houver um telemovel que seja melhor que este passa a chamar-se 901 e por aí a diante.

      Muito provavelmente o topo de gama da nokia vai ter WP7, por isso de certeza que não vai haver misturas de SO numa mesma gama de telemóveis.

      Mas que adianta o nome que se dá ao telemóvel? Não vai ser isso que vai fazer com que seja bom ou mau.

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Daqui a uns anos, quando existirem computadores com classificação superior aos atuais 9, estes passam a ter classificação 9 e a classificação dos outros desce!

      1. Avatar de Elements
        Elements

        Pois mas aqui a questão é que a classificação é o prório nome do telemóvel, algo que não podes ou deves mudar. Além disso os números são má ideia, as pessoas tendem a esquecer-se ou trocar os algarismos com facilidade, nomes “a sério” funcionam muito melhor.

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O número pelo que percebi é relativamente à série, por exemplo, telemóveis touch com Symbian são a categoria 5XX, se for com Win seriam o 7XX, telemóveis com teclado são serie 1XX, telemóveis mais para empresas como os tipicos Blackberry com teclado querty seria a série 6XX.

      Ou seja o primeiro número será referente à categoria do terminal e os outros 2 referentes às características de hardware do terminal.

  8. Avatar de http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/
    http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/

    Apenas algo que não irá mudar muita coisa… :/

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Penso que é mas fácil se pensarem bem , se tivermos como o exemplo o universo 9 e aplicando a regra dos 3 dígitos , então temos 99 possíveis modelos , arruma mais a casa , penso ser uma medida inteligente .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de loool
    loool

    lá estão todos a criticar a nokia, que symbian foi mal aproveitado ou que a nokia devia por android ou isto ou aquilo. se isto acontece-se a ma marca de smartphones que vocês tinham por exemplo. queria ver o que diziam.

  11. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu pessoalmente quanto a telefones nao ha melhor do que Nokia. A unica coisa que eles nao tem tido mas que podera melhorar e uma loja de aplicacoes como os outros. Eles ja tinham alguma coisa muito antes da Appstore e do Market. O problema e que nao e tao diversificado e tao arranjado desde que apareceu a Appstore. Mas a Appstore por si tambem nao e assim nada do outro mundo. Pessoalmente prefiro o Market. Mas o Market e uma confusao do caracas tambem. Enfim… Eu gosto dos telefones Nokia. ate agora poucos me convencem. Nem mesmo os topos de gama da HTC e Samsung.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu ainda sou do tempo dos modelos da Nokia 3310, 3330, 6100, 6150, 6600, 7100, 8210, 8310 e por ai fora.

    Isto já não novidade para mim e para muitos que sempre foram fieis à marca.

    Abraço!

  13. Avatar de Pedro Varela
    Pedro Varela

    A nokia anda perdida não por ainda ter telemóveis com symbian, mas por lançar modelos de topo com symbian que não correm um vídeo sem ser 3gp ou mp4 muito pequenino. Por ter cameras com um ruído de imagem imenso, por ter galerias de fotos que são um martírio para navegar e por ser em regra um sistema pouco reactivo à acção do utilizador. Efectivamente o mercado de telemóveis que dependem de uma loja online para se complementarem não é para todos. Existe um potencial enorme em telemóveis como estes mas que tenham um hardware à altura e um sistema operativo optimizado. Se um nokia já não é um nokia, não é por não ter aparcido com uma loja de aplicações jeitosa ou o seu sistema não se basear em open-source, é porque o symbian de hoje é alvo de menor cuidado que outrora.

  14. Avatar de Maria Inês
    Maria Inês

    Quanto custam esses telemoveis???
    Eu queroooo