Nokia compra Smarterphone – Mais um sistema operativo?

21 Comentários

O mundo dos smartphones anda ao rubro. São noticias quase diárias de novos lançamentos, quer seja de novos dispositivos, funcionalidades nos actuais sistemas operativos e até novos sistemas operativos.

Uma das lacunas e dúvida que havia em relação à Nokia era o que ia ser feito ao actual Symbian e a forma como ele se ia integrar nos planos da empresa, agora que a chegada da Microsoft alterou por completo a distribuição de sistemas operativos por equipamentos.

A Nokia acaba de consumar a aquisição da Smarterphone, o que veio lançar ainda mais dúvida sobre a continuação do Symbian nos equipamentos da Nokia.




A dúvida que persiste existe é saber qual será o sistema operativo a ser instalado nos terminais de entrada de gama. Neste momento a Nokia tem na sua posse o Symbian, o Smarterphone e, se bem que abandonado, o Meego.

A Nokia, com o seu recente acordo com a Microsoft, garantiu que seria  Windows Phone 7 a equipar os terminais topo de gama e os smartphones. Resta dotar o restante dos seus equipamentos de um sistema operativo à altura das necessidades dos utilizadores, o que ainda não está muito claro.

A noticia que agora foi vinculada dá como terminada a aquisição da Smarterphone pela Nokia. Esta empresa Norueguesa, que anteriormente se chamava Kvaleberg, tem como o seu principal produto o Smarterphone, um sistema operativo para terminais móveis que permite uma elevado grau de customização a um baixo preço.

O Smarterphone 3.0, anteriormente designado por Mimiria, está vocacionado para OEMs e ODMs, permitindo que estes criem equipamentos baratos e com uma grande rapidez de colocação no mercados.

Esta aquisição não foi feita de forma directa, mas sim através da compra da posição que a Ferd Capital tinha na Smarterphone. Esta aquisição tinha sido realizada no passado mês de Novembro mas só agora foi anunciada.

Segundo Annar Bohn, gestora de investimentos da Ferd Capital a Smarterphone e o seu fundador têm um produto que permite a criação de terminais com elevada facilidade e rapidez.

Egil Kvaleberg is a world class software architect and founder. His internationally recruited and unique team situated in Oslo has created an operating system for lower end mobile phone that provides highly advanced functionality on very moderate hardware.

Our belief in the team, technology and the long term market for feature phones remains firm, and we believe the company has now found a fantastic new home with Nokia

Esta aquisição da Nokia veio lançar ainda mais dúvidas sobre o futuro do Symbian e sobre qual será o sistema operativos a acompanhar o Windows Phone 7 nos terminais da empresa finlandesa.

Não ficou claro se a intenção da Nokia é de integrar este sistema no seu portfólio ou se apenas pretende ter acesso ao know-how que a Smarterphone tem na sua equipa.

Provavelmente teremos acesso aos três sistemas operativos, sendo que o Smarterphone equipará a gama mais baixa, o Symbian para a gama média e o Windows Phone 7 para os equipamentos topo de gama e smartphones.

Qual será na vossa opinião o futuro da Nokia com tantos sistemas operativos? Vamos ver um Symbian com novas funcionalidades, herdadas do Smarterphone, ou está clara a divisão destes por gamas de equipamentos?

Homepage: Nokia
Homepage: Smarterphone

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    gosta de ver o Nokia X7-00 com android, (pra mim o smartphone mais bonito da Nokia :D).

    tanto andam a tentar que um dia acertam, ou então não, mas pronto assim pelo menos vão agitando o mercado financeiro com estas noticias.

  2. Avatar de S Pimenta

    Eu acho o que a Nokia está fazer é usar “dinheiro” para “tentar” acertar qual o sistema operativo é que vai vender mais telemóveis!

    Nokia se continuares assim, vais acabar por gastar o resto de “dinheiro” que tens em comprar isto e aquilo e não vão chegar a nenhuma conclusão se não dar FALÊNCIA à empresa!

  3. Avatar de Telmo Neves

    A Nokia deve nadar em dinheiro para fazer tanta compra hehehe

  4. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Enquanto não aderirem de vez ao android vão perder..
    O android é o futuro próximo

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      É, ser só mais um na multidão e não atender os anseios de públicos que querem uma solução diferencial é uma idéia “jenial” para o susseço.

      1. Avatar de JMS74
        JMS74

        estar isolado é melhor… lol
        para estar “isolado” tem de se ter um produto unico e a nokia não o tem… além que nao estou a ver nada que um software faça que o outro nao possa fazer com actualizações 😉

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          Boas…
          A nokia tem…MEEGO, mas ao mesmo tempo não tem?!Estranho não??Aquele Elop, ou ciclope vai conseguir que a M$ compre a Nokia por tuta e meia!!!

          cmps

    2. Avatar de P
      P

      O android é o menos seguro, talvez por isso a nokia ainda não o tenha agarrado…

      1. Avatar de JMS74
        JMS74

        achas??? eu acho que é simplesmente falta de boa gestão..
        e não me venham dizer que é pelo preço do equipamento necessário para correr o android, cada vez está mais baixo e já existem telemoveis com menos de 50euros a ter o android.. além que o preço desce para metade e a potencia sobe para o dobro cada ano (geralmente)..

        é mesmo falta de boa gestão… e orgulho.. tipo não admitem que cometeram um erro em terem-se atirado ao android mais cedo.. juntaram-se a outra empresa de má gestão.. a microsoft.. e ambos esperam melhorar a sua imagem à custa destes novos produtos mas a meu ver vai correr mal..

        Outra boa razão é que o android é libre e tudo o que for lançado nele tem de seguir certas normas de software livre que a nokia não deve estar interessada em cumprir.. 😉

        a meu ver o android é e cada vez mais será os “pcs multimarca”(os baseados em arq. x86).. os “pcs multimarca” foram e são os computadores que mais se vendem… e pq? pq muitas marcas compativeis gera competição e competição é bom para o cliente.. 😉

        1. Avatar de JMS74
          JMS74

          caso a nokia siga o caminho do android deve apostar em qualidade, design, funcionalidade e talvez software extra para o telefone… esse sim era o caminho que a nokia segueria se eu fosse CEO

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        “eu acho que é simplesmente falta de boa gestão..”

        Hombre, é um telemóvel. Se é preciso “boa gestão” já está mal, fim de discussão.

      3. Avatar de Arcanjo_Gabriel
        Arcanjo_Gabriel

        Oa Android e lento, e uma total aberracao, o pessoal so fala dele pk supostamente e gratis e os telemoveis em k ele vem instalado sao baratos. O Androis esta a milhas do Ios e do Windows phone( sem contar com o novo que ai vem, se for tao bom como o 8 para pc, a Google vai ter de comer muita sopa pa chegar aos calcanhares). So uma opniao

  5. Avatar de joaoi
    joaoi

    Andam a deriva

    1. Avatar de RuNaWaY
      RuNaWaY

      Ri.

      É o que parece …

  6. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Com o possivel/previsto abandono do symbian, acho bem a Nokia procurar outras soluções para os seus equipamentos de gama mais baixa. O Smarterphone pode ser a resposta e pelo que parece até pode ser vantajosa, na minha opinião.

    Quanto ao WP7 penso que ainda precisa de mais algum tempo para se perceber se foi uma boa ideia. No entanto, acho que a Nokia podia apostar em equipamentos iguais tanto com o WP7 ou com o MeeGo (por exemplo, o N9 e o Lumia 800) e deixar a restante gama com o Smarterphone.

    1. Avatar de JMS74
      JMS74

      gama mais baixa do que o android?
      há androids por menos de 50€.. e todos os anos o preço desce para metade e a potencia sobre para o dobro…..
      não é por aí..

      1. Avatar de Pedro'O
        Pedro’O

        Temos de entender que nem toda a gente gosta de android….

      2. Avatar de TelmoB
        TelmoB

        Tudo bem, mas o Smarterphone oferece bastante funcionalidades sem ser necessário um hardware muito avançado. E o Android não pode ser controlado pela Nokia, por isso não encaixa no perfil.
        A troca do Symbian para o Smarterphone em equipamentos “mais baixos” acho uma boa aposta, pois permite dar algum ar fresco ao design do SO que a Nokia nos tem habituado nessas gamas.
        Além do mais não acho que o Android se aguente assim tão bem em equipamentos de gama baixa, fica qualquer coisa de desinteressante.

  7. Avatar de Jaime
    Jaime

    Até hoje cá em casa rodaram perto de 8 Nokias. Nokia sem Android não roda mais. Próxima aquisição é um Samsung Gio, ou algo melhor se o orçamento permitir na altura.

  8. Avatar de Sousa Faria
    Sousa Faria

    Por cá estou a utilizar o C5-03 da Nokia um Smart muito barato, e com funcionalidades que nunca mais acabam, mapas gratuitos de todo o mundo um sem número de aplicações, etc.
    Symbian, é um sistema que nem todos gostam, mas por cá gastamos muito e continuamos a usar, é o sistema perfeito para Nokia, sem dúvida.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    na minha opinião foi uma optima aquisição, a era dos smartphones veio para ficar mas nao nos podemos esquecer daqueles nokia mais baratos genero 2600 usados por exemplo para trabalhar etc (gama bastante vendida pela nokia), sinceramente não estava a ver telemoveis dessa gama com SO Windows