Nissan inspira-se na Tesla para fabricar veículos elétricos mais baratos

32 Comentários

O sucesso da Tesla será resultado de uma série de abordagens estratégicas. Assim sendo, a Nissan inspirar-se-á na empresa americana liderada por Elon Musk, com o objetivo de produzir veículos elétricos mais baratos.

Nissan

A corrida aos carros elétricos mais baratos está em andamento, com as fabricantes a procurarem soluções, individual ou coletivamente, para entregar modelos acessíveis a mais carteiras e motivarem o abandono da ideia de que um carro elétrico servirá apenas os mais avantajados.

No sentido de fabricar alternativas mais baratas, a Nissan vai recorrer ao gigacasting, um processo de fabrico pioneiro da Tesla. A Nissan utilizará máquinas com cerca de 6000 toneladas de força para fabricar as estruturas traseiras dos seus veículos elétricos, que, segundo partilhou, deverão ser vendidos a partir do ano fiscal de 2027.

O processo, que integra a sua estratégia para alcançar a paridade de custos entre os veículos elétricos e os veículos com motor de combustão até ao ano fiscal de 2030, reduzirá os custos de fabrico em 10%.

 

O que é o “gigacasting” introduzido pela Tesla?

Conforme explicado pela Reuters, esta começou a utilizar “prensas enormes com 6000 a 9000 toneladas de pressão de bloqueio para moldar as estruturas dianteira e traseira do seu Modelo Y num processo de «gigacasting» que reduziu os custos de produção”.

Gigacasting da Tesla

De forma simplificada, este processo utiliza máquinas gigantescas para fundir secções inteiras de um chassis numa única etapa, substituindo a necessidade de soldar dezenas de peças separadas e permitindo poupar tempo, equipamento, mão de obra e custos.

A Tesla liderou esta abordagem e a japonesa Toyota está entre as fabricantes de automóveis que se comprometeram a utilizá-la, segundo avançado pelo Automotive News Europe.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Lá vão agora as marcas todas a correr às prensas, a tesla devi era ter fabricado as próprias prensas e agora vendia às outra marcas agora os italianos é que vão ficar com a guita toda

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Desde que não copiem a infeliz ideia da tesla de tirar a manete dos piscas…

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Basta andar na estrada e ver que ninguém faz pisca. Mais vale tirar esse extra

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Sim, sim… tens de olhar com mais atenção.

      2. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        “Ninguém faz pisca” ?? Mas o senhor vive neste mundo ou quê ?? 😐

      3. Avatar de Eu
        Eu

        De notar que há excepções ao uso de piscas. Determinadas marcas estão dispensadas por lei a não terem a obrigação de os utilizarem. Eu por exemplo sou um desses felizardos !!!

    2. Avatar de JL
      JL

      Parece que só se desfizeram se algo que a malta não usa. Lool

      1. Avatar de João
        João

        Usando ou não, a malta é que sabe.
        Que é uma obrigação do código, dar pisca, é.
        Que é estúpida a ideia de por os botões do pisca, ao estilo de comando de PlayStation, também é.

        1. Avatar de JL
          JL

          Apenas na brincadeira, tem toda a razão.

          1. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Eu tenho no meu Model3 e gosto muito, impecável mesmo, quando passa para a C4 é um degredo as alavancas, no tetas tenho tudo à mão de semear literalmente, mas atenção exige uma certa curva de aprendizagem :):):)

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Quem quiser a tradicional manete dos piscas é só encomendar o novo kit de piscas há tesla. Só custa +2.000 $.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde posso ver isso à venda ?

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Os ferraris já não têm manetes há vários anos

    4. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Fala-se que em breve isso vai ter de deixar de acontecer e vão ter de voltar aos comandos únicos para este tipo de funções, ainda que em Portugal isso não sirva para grande coisa, mas quem quiser usar…

  3. Avatar de José dias
    José dias

    Nissan na minha opinião está a ficar para trás na electrificação dos automóveis.
    Mas sou Nissan até ao fim dainha vida.

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Como é que é possível que uma das marcas pioneiras no lançamento de VE, esteja neste momento a vender carros que do ponto de vista das baterias estão no século passado.

      1. Avatar de JL
        JL

        Felizmente no Arya já meteram refrigeração, espero que aconteça o mesmo com os seguintes.

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Fazem isso para assim baixar o custo na compra, mas depois na reparação o custo fica muito mais alto…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Para mim este tipo de problema é inaceitável, pior ainda quando a assistência da Tesla assobia para o lado:
        https://www.thedrive.com/news/tesla-model-y-owner-finds-scary-cracks-in-gigacast-front-end

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Desculpe, não diga mal da Tesla que ele nunca mais se cala. Bolas já despertou.

      1. Avatar de JL
        JL

        Até parece….

      2. Avatar de PTO
        PTO

        @PJA

        Bem visto! Realmente é melhor não se criticar a Tesla, por estes lados.

        1. Avatar de JL
          JL

          Podem criticar à vontade, quem os conhece sabe se estão a criticar ou apenas a vomitar. Lloool

  5. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Deviam é construir carros elétricos que consigam andar mais de 15 minutos a 120 sem aquecer as baterias e sem entrar em modo “tartaruga” e que suportem carregamentos rápidos sem comprometer muito a durabilidade.
    Tambem dava jeito que a bateria durasse pelo menos 5 anos sem avarias.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A minha já tem 7 anos sem avarias

      1. Avatar de João-Sousa
        João-Sousa

        Está com sorte, porque muitas não duram tanto tempo e com essa idade se tiverem, 80Km de autonomia ui ui.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Nota-se que sabe do que fala quando tens a marcas a darem 8 anos de garantia no mínimo mas depois refere que uma bateria com 7 anos é ter muita sorte e que por norma não duram muito tempo…

    2. Avatar de JL
      JL

      No caso da Nissan sim, e carregar em Dc sem aquecer aos 50 graus.

    3. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      De que marca ou marcas se refere?

  6. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Muito bem, Nissan. É assim mesmo.

  7. Avatar de Lachon
    Lachon

    Mais uma!
    A Tesla cria, os outros seguem.
    Primeiro todos odeiam e criticam, depois copiam.
    Estou a adorar o karma dos haters até se espumam