Nissan e Honda anunciam fusão! Será o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo

10 Comentários

A Nissan e a Honda iniciaram oficialmente conversações para juntar as suas empresas até ao verão de 2026, um acordo que criaria o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas.


A medida surge perante a grande ameaça da BYD e da Tesla, que estão ambas a correr à frente no mercado de veículos elétricos em rápida expansão, que está a ser acelerado por muitos países que exigem uma mudança para transportes com energia mais limpa.

Empresa ficará apenas atrás da Toyota e da Volkswagen

As marcas japonesas anunciaram, finalmente, que tencionam criar uma sociedade gestora de participações sociais até agosto de 2026, altura em que as suas ações serão retiradas da bolsa. A nova empresa seria o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo, atrás da Toyota e da Volkswagen.

A Nissan e a Honda têm vindo a colaborar desde março, com investigações conjuntas sobre a próxima geração de automóveis elétricos. A Nissan tem sido particularmente forte no mercado de veículos elétricos económicos com o seu modelo Leaf e tem competido na Fórmula E totalmente elétrica desde 2018.

O que têm a dizer os presidentes da Nissan e da Honda ?

A criação de um novo valor de mobilidade, reunindo os recursos, incluindo conhecimentos, talentos e tecnologias que a Honda e a Nissan têm vindo a desenvolver ao longo dos anos, é essencial para ultrapassar as desafiantes mudanças ambientais que a indústria automóvel está a enfrentar.

A Honda e a Nissan são duas empresas com pontos fortes distintos. Ainda estamos na fase de iniciar a nossa análise e ainda não decidimos sobre uma integração empresarial, mas para encontrar uma direção para a possibilidade de integração empresarial até ao final de janeiro de 2025, esforçamo-nos por ser a única empresa líder que cria um novo valor de mobilidade através de uma reação química que só pode ser conduzida através da síntese das duas equipas

Afirmou o Presidente e CEO da Honda, Toshihiro Mibe.

O dia de hoje marca um momento crucial, pois iniciámos discussões sobre a integração empresarial que tem o potencial de moldar o nosso futuro. Se for concretizada, acredito que, ao unirmos os pontos fortes de ambas as empresas, poderemos oferecer um valor inigualável aos clientes de todo o mundo que apreciam as nossas respectivas marcas. Juntos, podemos criar uma forma única de desfrutarem de automóveis que nenhuma das empresas conseguiria alcançar sozinha.

Afirmou o Presidente e Diretor Executivo da Nissan, Makoto Uchida.

A Nissan reduziu a sua força de trabalho global em 9000 pessoas em novembro, declarando que estava “a enfrentar uma situação grave” e que estava a reduzir os custos em quase 2 mil milhões de dólares. O membro da aliança da Nissan, a Mitsubishi Motors, também está a tentar juntar-se ao acordo.

 

Leia também:

Vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa! Quais são as razões?

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Trolha Men
    Trolha Men

    Mais dia menos dias outras marcas tradicionais fazem o mesmo ou fecham. É o mercado a funcionar. Abraço BOM NATAL.

  2. Avatar de Guelindão
    Guelindão

    Pela cara deles, não parecem muito convencidos.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Acredito que não mas é isso ou ambos fecham as portas.
      A Nissan deu um ponta pé na Renault quando pensava que está podia andar sozinha, enganou-se. Agora tenta outra parceria para sobreviver e aliar-se a outro japonês parece mais natural.
      Espero que consigam pq gostos dos carros de ambos e seria uma pena desaparecerem mas tem muito que trabalhar para isso.

  3. Avatar de Aziado
    Aziado

    E como se vai chamar a nova empresa, Dragon Ball?

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    grande tiro no pé da honda

    1. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      E qualquer dia outra que vai dar um tiro vai ser a Renault, se a acertar só no pé já não é mau.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      A Honda não tem grande escolha, está atrasadíssima na transição para a produção de carros BE e a Nissan precisa de alguém com dinheiro para se reestruturar e ganhar fôlego.
      Sendo ambos japoneses, e mesmo que não gostem um do outro, será mais fácil criar uma aliança, empresa ou parceria com valores nipónicos.

      1. Avatar de Mais um velho
        Mais um velho

        Estão todos muito atrasados na transição, mas a Dacia é que os anda a papar a todos com motors 0.9 tce

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Os Honda foram dos melhores carros do mundo.
    Em fiabilidade não havia nada melhor.
    Estou a falar dos carros antigos, estes novos não sei como é.
    Sei que já não fazem motores diesel, onde eram mestres.
    Tiro nos pés…