Nintendo leva cartão vermelho da Greenpeace

20 Comentários

Regularmente, a Greenpeace elabora relatórios e análises sobre os diversos sectores de actividade económica e atribui classificações aos seus principais players. Em Outubro passado a Greenpeace lançou então o seu relatório sobre Equipamentos Electrónicos e afins e, ao que parece a Nintendo levou um valente raspanete, encontrando-se no fundo da tabela.

Com uma pontuação final de apenas 1,8 (em 10) a Nintendo fica assim com o primeiro lugar …. a contar do fim. Embora a companhia receba notas positivas em alguns pormenores, como por exemplo o baixo consumo energético da DSi que recebeu inclusive a Energy Star.Outro aspecto menos negativo atribuído à Nintendo refere-se ao uso de materiais químicos e às medidas da companhia em resolver essas questões através das suas politicas próprias de Environmental Control. No entanto a Greenpeace identifica que a Nintendo falha em alguns aspectos bastante importantes tais como, a redução de emissão de gases prejudiciais para a atmosfera (e que possam potenciar o efeito de estufa), a falta de empenho da companhia em determinar um prazo para deixar de usar materiais PVC nos seus produtos ou não identificação por parte da Nintendo de politicas de e-waste.

Melhor que a Nintendo, encontra-se a Microsoft, com 2,9 (em 10) de pontuação. Embora com a mesma nota negativa no que toca ao uso de PVCs e não se enquadrando no standard Energy Star para consolas, a Xbox 360 pode-se orgulhar de consumir aproximadamente 50% da energia que a sua antecessora consumia, quando lançada em 2005. Também os baixos níveis de emissão de dióxido carbono para atmosfera a partir de 2008, foram nota positiva para a companhia americana. No entanto, a Greepeace adianta que ainda falta um empenho maior da parte da firma de Bill Gates para os anos futuros.

A Apple, por seu turno, com 4.9 (em 10), é elogiada pela organização ambientalista no que toca a produtos usando PVCs, pois todos os seus componentes têm uma total ausência desses materiais. A falta de politicas de E-waste e ausência de transparência nos processos de uso e tratamento de produtos tóxicos são as principais notas negativas para a Apple. Os principais aspectos nefastos apontados à Apple foram entre outros, a não reciclagem de materiais plásticos e o não uso de energia reciclável.

A Sony também se sobressaiu no que toca a produtos sem PVC, embora a Greenpeace tenha aconselhado que ainda mais se pode fazer no que toca aos seus componentes electrónicos. De resto o tratamento de materiais químicos é feito com especial atenção e cuidado pela Sony, segundo o relatório. Com5.1 (em 10), a Sony vem identificada no relatório como tendo reciclado perto de 10% de todos os plásticos usados no ano fiscal de 2008. 5% de todos os PCs vendidos entre Janeiro e Março de 2010 encontram-se conformes o standard Energy Star.

No que toca ao topo, aparece a Nokia, copm 7.5 (em 10). Embora tendo uma nota francamente negativa no que respeita a uso de materiais plásticos reciclados, e não atingindo o pleno nos aspectos de reciclagem activa e de emissões de gases, a Nokia atinge o primeiro lugar no relatório com notas de destaque no que concerne a produtos químicos, a total abolição de uso de PVCs nos seus equipamentos, consumos de energia e politicas E-Waste. O seu programa de retorno de equipamentos obsoletos também foi ponto extremamente positivo, estando em acção em mais de 85 países, bem como a disponibilização de informação adequada aos consumidores sobre o que fazer aos seus produtos antigos. O recurso a energia renovável foi ponto de especiais elogios pois perto de 25% do consumo energético da Nokia provinha desse tipo de fontes de energia, em 2007 e a companhia apresenta um objectivo de atingir os 50% em 2010. Também os seus equipamentos quase na totalidade se encontram dentro dos padrões da Energy Star.

Homepage: PDF completo
Homepage: Relatório da Greenpeace.
Homepage: Greenpeace.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo anjos
    paulo anjos

    a microsoft baixou o q representa uma pior prestação face à nintendo. e a microsoft esta coladinha à nintendo com 1,9. shame on you microsoft…again

  2. Avatar de Alucard
    Alucard

    Enfim, isto já não é novidade. A Nintendo fica todos os anos na ultima posição da tabela da Greenpeace. É lamentável que pouco ou nada façam para melhorar no departamento ambiental, mas gosto demasiado das suas consolas e jogos para deixar de os comprar por isso.

  3. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    A Greenpeace se fosse levar no pacote fazia melhor, aquilo deixou de ser uma organização para salvar a terra e passou a ser uma organização para as grandes empresas fazerem ”donativos” para ficarem bem vistas ao publico em geral! basta ver o caso da BP!

    1. Avatar de UKN
      UKN

      Ora nem mais …

      Os ambientalistas … não passam de mais um bando lobby’stas atrás do dinheiro … e da fama.

      Exemplos de contradição deles é coisa que não falta.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Nem todos seguem essa tendência. Podem ser uns arruaceiros, mas caçar baleias e dar a desculpa que é para investigação também é demais!

        http://www.seashepherd.org/

        http://www.youtube.com/watch?v=a_b_IYQMSvM

        http://www.youtube.com/watch?v=U5uLa-ForAA

  4. Avatar de rodasp
    rodasp

    Gostava que a Greenpeace mete-se a Asus…

    OFF TOPIC:

    http://tek.sapo.pt/noticias/internet/chrome_e_a_aplicacao_com_mais_falhas_de_segur_1106839.html

    acho que era uma notícia interessante de se por aqui.

  5. Avatar de Dust Bunny
    Dust Bunny

    O telélé está à venda por 1 euro? 😛

  6. Avatar de Lulz
    Lulz

    *cof* *cof* Limpem o pó da noticia

  7. Avatar de o_unico
    o_unico

    Não lembro do Greenpeace protestar contra a BP na Casa Branca.

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Nem mais…ja referi no meu comentario, a Greenpeace vendeu-se! Serve agora os interesses das empresas que a financiam, e só protesta quando convém

    2. Avatar de UKN
      UKN

      É como a Quercus … só responde a certos interesses já instalados …

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É impressão minha ou a Microsoft também está no fundo da tabela?
    Ah desculpem, eles arranjam-vos convites para experimentar o Kinect…

    1. Avatar de Keenso
      Keenso

      Leste o post caro amigo? É cada posta de pescada que ‘práqui’ vem…

    2. Avatar de Paulo Silva

      @Ricardo

      Arranjando-nos ou não convites para experimentar o Kinect, a realidade é que se encontra no fundo da tabela e isso é um facto que foi aqui exposto.

  9. Avatar de Lavadinho
    Lavadinho

    Voto no teu comentário!

    E também é verdade que ambientalista que se preze usa mac porque é moda.

    1. Avatar de Porto
      Porto

      e vai tomar o café, almoçar e jantar fora sempre com mac:)pois trabalho first! Falo por mim!…é fixe espalhar pela mesa o meu mac, o meu iphone and o meu Ipad…é só inveja ao lado..hehheheh…

      1. Avatar de dds
        dds

        inveja? pelo mesmo preço q compraste qq um desses itens eu comprava 3 itens q fazem o mesmo (ou mais) e ainda poupava uns eurinhos!! mas se tens dinheiro para isso entao fazes bem 🙂 mac é bom mas na minha opinião não justifica o preço exorbitante dos seus produtos! não tenho nem iphone nem macbook nem ipad e não invejo quem o tem!

  10. Avatar de Porto
    Porto

    Parabéns à Sony e à Nokia!

  11. Avatar de TheosKratos
    TheosKratos

    @Lulz, cola
    Opa são velhas pra vocês, mas para outros não(eu, por exemplo). Deixem-se de comments estupidos que o pessoal agradece 😉

    Parabéns à Nokia e à Sony Ericsson pelos bons resultados, pena outras grandes empresas e se calhar estas mesmas com maiores capacidades financeiras não seguirem estes dois bons exemplos.

    Cumps