Newton de Gaza: Jovem de 15 anos cria sistema para gerar luz

28 Comentários

A guerra em Gaza continua e há iniciativas diplomáticas que têm como objetivo um novo cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Cada vez há mais pessoas a passar fome e a viver em tendas. Hussam, um jovem de 15 anos, criou um sistema para iluminar a sua tenda.

Newton de Gaza: Jovem cria sistema para gerar luz


Newton de Gaza, uma referência ao cientista britânico Isaac Newton

Um jovem de apenas 15 anos desenvolveu sistema que tem a capacidade de gerar eletricidade num campo de refugiados. O sistema de apenas dois ventiladores que comprou num mercado e alguns fios para fazer as ligações. Face ao conseguido, as pessoas do campo de refugiados apelidaram-no de Newton de Gaza, uma referência ao cientista britânico Isaac Newton.

Isaac Newton (1643–1727) foi um matemático, físico, astrónomo e autor inglês amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Ele fez contribuições inovadoras em muitas áreas da ciência, incluindo mecânica, ótica e matemática.

Newton de Gaza: Jovem cria sistema para gerar luz

Hussam deu a conhecer a inspiração da solução, referindo que “Newton estava sentado sob uma macieira quando uma maçã caiu em cima da sua cabeça e ele descobriu a gravidade, e nós aqui estamos a viver na escuridão e na tragédia, com foguetes a cair, por isso pensei em criar luz, e fi-lo”.

O jovem espera que a guerra acabe rapidamente e consiga criar soluções para que sejam usadas no mundo inteiro.

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LR
    LR

    Ou então “Kamkwamba do Malawi” 😀

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Passar fome… que tal ver as fotos dos mercados de alimentos em Gaza?

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Teve azar que em Gaza não há comida senão umas batatinhas tinham dado conta do recado.
    Já no meu tempo este tipo de brincadeiras eram ensinados na escola primária, para 15 anos até me parece muito pouco maduro, mas é a realidade dos palestinianos

  4. Avatar de luisa
    luisa

    Da última vez que vi existia internet em
    Gaza!!! Curiosamente isto faz me lembrar de um filme qualquer!
    Mesmo assim não tiro o valor ao esforço da criança para montar isto no meio de um país em guerra! Se isto ficar no ar mais de uma semana é uma victoria.

  5. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Com 15 anos ?? Incrível. Há muitos por aí que nem metade do que ele conseguiu fazer o fariam. É assim mesmo.

    1. Avatar de quando não da para mais
      quando não da para mais

      mas que raio!?!?!??!?

  6. Avatar de Odius
    Odius

    Pegou em dois motores elétricos e inverteu-os!! Nada de novo… Já agora!! Isto já foi feito em Africa e o motor eléctrico foi feito de raiz não como aqui.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas e então? Por essa ordem de ideias pouca coisa poderia ser aqui postada.

      1. Avatar de Odius
        Odius

        Só disse que ele pegou em algo que já existia, motores eléctricos, não como em Africa onde foi criado de raiz. Se apelidam este de Newton então o de Africa é um Deus.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não podes ser tão literal 😛 Suponho que absolutamente ninguem ache que este miúdo é um “Newton”

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Até aposto que em breve os Sionistas nazis vão bombardear o local…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Se houver lá pessoal do Hamas ontem já era tarde. Ou algum túnel ligado á ONU……nunca se sabe

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        É tão confortável escrever atrás de um teclado, não é?

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Imenso. É A GRATIFICAÇÃO de se saber ser civilizado, e viver numa democracia civilizada, pautada por uma constituição republicana orientada nos direitos do homem e agnóstica. E sobretudo de não cometer atentados genocidas, em nome sabe deus do quê

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O fanatismo dá nisso.
            Não concordar com o que Netanyahu está a fazer não é concordar com o Hamas. Já devias ter idade para perceber que nem tudo é preto ou branco

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Tens meia razão e eu a outra meia. Abraço

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mas Israel permite que o povo Palestina use o ar de Israel para gerar electricidade?
    Aí que descaramento, não tarda nada cai lá um míssil.

    Infelizmente parece humor macabro mas não é, porque descobri a pouco tempo que Israel não permite por lei que os Palestinos apanhem ou guardem água da chuva pois é um bem de Israel e destroem qualquer armazenamento da mesma.

    https://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2023-11-27-Palestinianos-estao-proibidos-de-recolher-agua-da-chuva-por-ser-de-Israel–9a7cc30f

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mais contexto por favor!

      É verdade que o exército israelita está a controlar a recolha de água da chuva em algumas zonas da Cisjordânia chegando, inclusivamente, a destruir cisternas comunitárias de recolha de chuva. Existem ordens militares escritas nesse âmbito mas não foram encontradas leis governamentais que proíbam especificamente a recolha de água da chuva nestes territórios.

      Em Gaza, do ponto de vista legal, e de acordo com o B’Tselem e a Amnistia Internacional, Israel não tem controlo sobre o uso de água da chuva por parte dos palestinianos. Portanto, não é “dono da chuva”, como foi afirmado nas redes sociais.

      https://www.publico.pt/2023/12/09/mundo/noticia/israel-impedir-recolha-agua-chuva-palestinianos-cisjordania-2073076

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não tentes passar o pano a esses genocidas e criminosos de guerra.
        Existe muitas organizações a reportar isto o que é uma vergonha dizer que a água da chuva é deles.

  9. Avatar de Gambito+do+Rei
    Gambito+do+Rei

    comentários a desvalorizar o que o míudo fez, queria ver se no meio de uma terrível guerra iam sequer ter cabeça para pensar nisso! Atrás de um teclado tudo é facil de dizer e fazer, o problema é quando se está no meio da confusão e manter a cabeça fria.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Talvez seja pelo facto de os Sionistas estarem a cometer á vista de todos um evidente GENOCÍDIO, mas que o PPLWARE até agora nada postou. Se fosse mais uma “istoria” sobre os Nazis ucranianos era vê-los diariamente…

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        O ppware não está ao serviço de narrativas, seja de que facção for, é uma fonte de noticias e artigos sobre tecnologia entre outros interesses, muito parecido com aquilo que uma revista fez na minha adolescência, a SUPER INTERESSANTE …. principalmente quando os tugas, a milhares de Km de distancia, nada percebemos do que se passa lá. Uma zona em conflito desde os tempos do Egito, com múltiplos programas no canal historia a passar para quem é curioso. E os ucranianos não são nazis, estão a defender-se de um mongoloide atrasado mental, como todo respeito a que nasce com problemas graves de saúde. Alias, tanto Israel como a Ucrânia, estão devidamente a exercer o seu direito á defesa, um direito absoluto a qualquer ser humano.

        1. Avatar de nope
          nope

          Boa anedota… conta outra.

    2. Avatar de Odius
      Odius

      Não é desvalorizar mas se ele tivesse feito tudo de raiz ai no meu ver ele seria um Newton. Mas neste caso apelida-lo de Newton é demais.

    3. Avatar de D
      D

      Totalmente de acordo. Não entendo esta negatividade toda. Mesquinhez à Portuguesa?

  10. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Entretanto no Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Mianmar, Haiti, …. Se não dá likes nas redes sociais…. não queremos saber…..

  11. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    O povo judeu está a agora a fazer o que já lhe fizeram. Não aprenderam nada.
    Olho por olho, dente por dente, acabaremos todos cegos e desdentados. – Gandhi
    O Hitler de Israel está a atacar o povo palestiniano dando a desculpa que está a combater o terrorismo.

    1. Avatar de Técnico+Meo
      Técnico+Meo

      Dia 7 estavas de ressaca? Pesquisa. Sem ofender pessoalmente, nada contra ti