NethServer – Um Linux com todos os serviços que precisa

32 Comentários

Ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, as empresas têm vindo a adoptar cada vez mais sistemas baseados em Linux. Como sabemos, o GNU/Linux é extremamente flexível e muito usado para a implementação dos mais diversos serviços de rede.

Hoje vamos conhecer o NethServer, uma distro Linux direccionada para as PMEs que traz já disponíveis vários serviços.

nethserver


Chama-se NethServer e é uma distribuição baseada no fantástico CentOS. Esta distribuição é extremamente modular, uma vez que disponibiliza os mais diversos serviços de rede:  MailServer, WebServer, Groupware, Firewall, Web Filter, IPS/IDS, VPN, DNS, DHCP e muito mais.

nethserver2

Para simplificar toda a configuração e administração de serviços, o NethServer oferece uma interface simplista mas muito bem organizada e fluída, facilitando todo o trabalho do administrador.

nethserver3

A versão 6.6 traz um novo Software center, uma ferramenta para analisar o espaço em disco, um sistema de notificações “mais colorido” e outros novidades – ver aqui.

Download:  nethserver-6.6-x86_64.iso (455MB).

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Valério
    Ricardo Valério

    Bom dia, sou um tanto quanto leigo no assunto, mas gostaria de saber se com esse sistema eu poderia montar um servidor para gerir uma rede com mais ou menos 100 dispositivos, Para tarefas simples como filtro de URLs por ip, Servidor dhcp e webproxy, seria mais ou menos algo para desempenhar o papel que uma mikrotik faz.

    1. Avatar de Webix
      Webix

      Podes gerir até mais do que 256.
      Numa versão 5.1, tenho a volta de 400 dispositivos (em 2 gamas de endereços de IPs).

      Funciona 5* e recomendo para gestão de pequenas redes. Agora para redes de maior dimensão, recomendo IPBrick (desenvolvida no Porto).

      Cumprimentos

      1. Avatar de ARF
        ARF

        256? pq esse número ?

        1. Avatar de naoliveira

          São as combinações possíveis de se fazer com um byte (Podes ter desde 0 até 255).

          1. Avatar de ÁRF
            ÁRF

            Lol, mas isso só permite 254 hosts…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, serve perfeitamente.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse vai ser o próximo a atacar 🙂 Tenho ouvido muito bem dele

      1. Avatar de Nelson R.
        Nelson R.

        Boas Pedro.
        Ataca bem no Zentyal, porque além de ser poderoso os custos são muito interessantes.
        http://www.zentyal.com/zentyal-server/differences-between-zentyal-editions/

    2. Avatar de ML
      ML

      @Jorge,

      É uma pena, mas o Zentyal é pago. O eBox-Plataform sim era free, mas aí veio a Zentyal comprou o eBox e começou a cobrar pelo aplicativo.

      Vejam algumas telas do antigo eBox-Plataform – http://osworld.pl/ebox-platform-1-4/

      Abraços a todos.

      1. Avatar de Paulo Horta
        Paulo Horta

        Zentyal é pago????

    3. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Uso e estou bastante satisfeito.
      O Zentyal tem uma versão comunidade que é gratuita e tem backup das configurações gratuitas.
      E tem uma versão paga com suporte e mais umas features.

    4. Avatar de António Almeida
      António Almeida

      Também uso Zentyal há anos, comecei ainda no eBox e a interface parece-me muito melhor.

  2. Avatar de Paulo Horta
    Paulo Horta

    Alguma vantagem em relação ao ClearOS ou Zentyal?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vantagem vantagem só se for a interface. “lá por baixo” é quase tudo igual

      1. Avatar de Cenerentola
        Cenerentola

        “lá por baixo é quase tudo igual” ????
        Os dois primeiros têm motor CentOS e o Zentyal tem motor Ubuntu.
        Por alto, o gestor de pacotes não é o mesmo e os ficheiros de configuração podem ter nomes diferentes e/ou estar em localizações diferentes!!! Um exemplo que repito muita vezes, servidor Apache… Para instalar no CentOS “lá por baixo” #yum install httpd; no ubuntu #apt-get install apache2. No CentOS a maior parte das configurações fazem-se em /etc/httpd/conf/httpd.conf ao passo que no ubuntu há a meu ver uma maior organização por ficheiros dentro de /etc/apache2/…
        Convém sempre perceber o que se passa debaixo do capôt quando a camada superior, Nethserver, clearOS, Zentyal, Webmin, falha ou não deixa fazer aquilo que quero!

    2. Avatar de Augusto Carneiro
      Augusto Carneiro

      O Zentyal estou a usar e gosto bastante. Relativamente ao ClearOS agora não sei, mas há um ano atrás estive a testar, e apesar de gostar muito do interface, não gostei do sistema de criar e gerir pastas partilhadas de rede. Era muito básico e não me servia lembro-me que por exemplo não me permitia dar numa pasta acesso a um grupo de leitura e escrita e a outro apenas de leitura.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Olá Augusto, instalei o Zentyal 4.0, e no inicio pareceu-me 5 *, no entanto tive alguns problemas… como diz que gosta bastante, posso lhe pedir o e-mail para lhe perguntar algumas coisas sobre o zentyal?
        Obrigado.

    3. Avatar de Alessio Fattorini (@ale_fattorini)

      NethServer compared with ClearOS has an installation much simpler and is much more adherent to the standards of CentOS. We don’t try to recompile anything and we try to completely follow the evolution of the software upstream.

      Under the hood is plain CentOS 🙂

      Zentyal is an Exchange Replacement based on Ubuntu. NethServer is a Mailserver/FileServer/PDC but also Firewall UTM, Owncloud, and other stuff. Feel free to ask whatever you want join our community: http://community.nethserver.org

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Thanks for the explication Alessio 😉

    4. Avatar de Paulo Horta
      Paulo Horta

      Obrigado.

  3. Avatar de Panhonhas
    Panhonhas

    Quero sugerir um post: façam uma analise aos diversos Control Panel gratuitos (zPanel, Webuzo…) para instalar em vps Linux. Com o aparecimento de VPS baratas linux aliadas ao facto de cada vez mais pessoas as usarem em vez de shared hosting, penso que faz sentido.

    1. Avatar de Danillo
      Danillo

      Lembrando que tem o ótimo centos web panrl para centos. Cwp muito bom também.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Faz de DC (Samba4) ?

  5. Avatar de learner
    learner

    Boas. Alguém sabe se existe alguma formação sobre cent os ou opensource que seja e-learning ( Pd ser paga) mas q de algum certificado?

    1. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Há mas aconselho-te a perguntar isso na pagina do facebook: pplware@linux
      Terás muito mais feedback…
      Ou então pergunta ao google!

    2. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Há ás Resmas!!!
      Aconselho-te a perguntar isso na pagina do facebook pplware@linux, terás mais feedback.

      1. Avatar de Cenerentola
        Cenerentola

        sorry for redundacy! O WordPress inicialmente tinha dado um erro!

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Pode-se usar linux para fins comerciais? Não vem os da pica da ASAE?

    1. Avatar de Rúben
      Rúben

      “Não dês o peixe, ensina a pescar.”

      Tendo em conta esse bom provérbio que ajuda bastante no desenvolvimento auto-didáctico, dou-te uma pista:

      -> Pesquisa por Open Source;

      Depois disso, terás sempre opções grátis e pagas 😉

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas

    Gostava de experimentar, mas estou com algumas dificuldades na instalação.

    instalaram em vmware ou de raiz na maquina???

    depois de colocar a password n me aparece esse menu grafico.

    CMPTS

  8. Avatar de johnson
    johnson

    é necessária alguma parametrização especial para correr no proxmox?