Neo Motors é a primeira marca de carros em Marrocos e quer construir elétricos

14 Comentários

Não só nas grandes potências são criados carros, e a eletrificação não se concretiza apenas nos países que já pertencem à cena automóvel. A dar provas disso está Marrocos: a primeira marca de automóveis do país começará a dar cartas com modelos a gasolina, mas o objetivo é criar elétricos.

Neo da Neo Motors

A Neo Motors, primeira marca automóvel 100% marroquina, foi fundada em 2017 pelo atual ministro das comunicações e cultura de Marrocos, tendo reunido apoio governamental. O plano da fabriccante é construir carros elétricos e cotar-se na bolsa de valores do país, por forma a expandir a produção.

A estreia no mercado automóvel será feita com o Neo, um SUV urbano com motor movido a gasolina, tejadilho amovível e um preço inferior a 19.000 euros.

Neo da Neo Motors

Inicialmente, a Neo Motors irá produzir 3000 unidades por ano do seu novo SUV. Depois, o objetivo é triplicar a sua capacidade em três anos, ao mesmo tempo que introduz novos carros elétricos que deverão ser vendidos não só em Marrocos, mas também na Europa e na China.

Segundo confirmado à Bloomberg pelo CEO, a Neo Motors também está em conversações com o Banco Africano de Desenvolvimento, no sentido de conseguir novas fontes de financiamento.

Sediada em Ain Aouda, perto da capital marroquina Rabat, a Neo Motors, que empregará 580 pessoas, conseguiu um investimento total de 14,24 milhões de euros, a partir de empréstimos e do esforço publicitário do rei Maomé VI de Marrocos.

A Neo Motors tem trabalhado num protótipo de veículo alimentado por hidrogénio, o HUV, desenvolvido pela empresa NamX em colaboração com a Pininfarina.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Feios nas horas

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    Qualquer país do terceiro mundo pode ter indústria automóvel. Basta fazer, ou de preferência importar, uma plataforma tubular, cobri-la com uns painéis de PVC, e importar um motor, que se for eléctrico é ainda mais fácil de montar que um de combustão Qualquer país menos um: Portugal. Até Marrocos bate isto aos pontos.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Fácil…. só que não.

    2. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Novo esquema de meter haxixe na Europa, alguma dúvida? Mas sim, Portugal tem gente inteligente e com um push do estado quem sabe…

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    O que se passa com os VE? Agora qualquer um quer construí-los? Que se fiquem pelos camelos? São o melhor para atravessar os seus desertos e não precisam de ser ligados à corrente!

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é o mal deles quererem produzir carros ?

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E Portugal a ver os navios a passar… 😐

    1. Avatar de CA
      CA

      Não só nos carros mas em muita coisa, por exemplo, ferrovia de alta velocidade, nem vê-la, compare-se com a vizinha Espanha? Comovente.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Até Marrocos tem TGV.

    2. Avatar de ARGUMENTOS
      ARGUMENTOS

      Portugal só interessa é turismo, o resto é paisagem, por isso é que chegamos ao que chegamos, estamos dependentes dos outros para tudo, não se produz nada para gerar riqueza, é melhor continuar a chular o povo com impostos que só os de fora conseguem pagar…

  5. Avatar de Zeca
    Zeca

    Portugal nem uma marca…

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Agora choram…

    Os portugueses quiseram um país distributivo (Socialista) e dependente em vez de criativo, livre independente.
    A Criação, Liberdade é punida e atacada em Portugal.
    Viu-se no Alojamento Local, os portugueses nunca quiseram lIberdade para se poder construir mais casas, mercantilistas/socialistas para quem a economia é um jogo de soma nula quiseram punir os outros portugueses e tirar a liberdade deles.

    O regime come a sua cauda quando impede outros portugueses de prosperar.
    Até os 2 tradicionais partidos da direita têm S de social no nome… nenhum tem a palavra Liberdade.

    Os país é o que é por escolha dos portugueses.

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não, S no querido nome e no cinto tem o chega. Salazar e o S do cinto da mocidade portuguesa.