Negócio de roupa contrafeita no Facebook travado pela GNR

22 Comentários

O Facebook é hoje o local para quase tudo! Tendo em conta todo o potencial desta rede social, foi montado um esquema de negócio de calçado e roupa contrafeita que agora foi desmantelado pela GNR.

A Unidade de Ação Fiscal da GNR anunciou, esta segunda-feira ter constituído dois homens e uma mulher como arguidos.

GNR1_0


Segundo um comunicado emitido pela GNR, os suspeitos estavam envolvidos num circuito de distribuição e comercialização de produtos de natureza contrafeita, através do Facebook.

 Aos suspeitos, dois homens e uma mulher, para além de diversa documentação relacionada com a atividade criminosa, equipamentos informáticos e de comunicação móvel, 1.825 euros em numerário e dois veículos, foram apreendidos 1 454 pares de calçado, 1 059 peças de vestuário e 256 acessórios, todos os artigos de natureza presumivelmente contrafeita e cujo valor total se estima em cerca de €110.000,00, encontrando-se os arguidos indiciados da prática dos crimes de venda, circulação e ocultação de artigos, fraude sobre mercadorias e contrafação, imitação e uso ilegal de marca.

UAF
Foto partilhada pela GNR com o material apreendido

O circuito desmantelado tinha como principal objetivo a venda de réplicas falsificadas de calçado, vestuário e acessórios de várias marcas registadas e conceituadas, aproveitando o anonimato proporcionado pela Internet e por via de um perfil na rede social Facebook especificamente criado para o efeito, através do qual seriam realizadas as encomendas, que posteriormente eram expedidas para clientes residentes em território nacional e no estrangeiro, concretizando operações económicas à margem das formalidades legais e, consequentemente, da tributação devida por tais transacções.

Via GNR

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Como é que isto tudo passa pela a alfandega e uns simples par de tenis não passam?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Tudo material feito em fábricas e fabriquetas nacionais. Muitas dessas fábricas trabalham para as marcas oficiais. Todos já ouvimos montes de histórias. Quais serão verdade e quais serão mentira não sabemos. Mas no meio de tantas algumas serão verdade.

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Só mais 1 resultado da lei natural da distribuição de recursos, mas tem de existir sempre alguma entidade a interferir, apoiando multinacionais bilionárias e contribuindo ainda mais para 1 défice negativo, deixando o dinheiro escapar lá pra fora

      2. Avatar de Ciro Espítama
        Ciro Espítama

        No livro “Gomorra” do jornalista italiano Roberto Saviano é explicado que as marcas famosas fazem um “leilão” entre várias fabriquetas do sul de Itália. Sendo que não apenas a que oferece a melhor relação preço/tempo de entrega recebe os insumos para fazer as roupas. As outras concorrentes recebem igual quantidade de tecido, botões, linhas, etc. A medida que as peças ficam prontas são entregues à empresa contratante, e quando chega o limite estabelecido pela marca é interrompida a entrega, mas as fabriquetas não precisam devolver o material que receberam, logo continuam a fabricar mais peças iguais, sem a chancela da marca famosa e vende-nas em mercados paralelos. Segundo o livro havia uma loja dessas no Shopping Brasília, no Porto.

  2. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Incrivel como as pessoas são, só dão importância às marcas e ao estilo, não valem um tusto, preferem ter um produto de imitação que não vale um caracol do que uma marca desconhecida , com um produto de qualidade e com o mesmo preço, o que interessa é ter a Louis Bitton e o Iphone, como se isso as tornasse melhor que os outros.

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      O que é que o iPhone tem a ver com isto? Ou também é contrafeito?

      1. Avatar de LG
        LG

        Seja qual for a notícia da Pplware, o iPhone tem que vir sempre ao barulho xD

        O que o Magalhaes quer dizer também se vê muito no iPhone… Marcas falsas e pessoas que o comprem so para dizer que têm um iPhone… Tipo este https://pplware.sitedev.pt/informacao/iphone-6s-ja-tem-clone-chines-e-ainda-nem-foi-lancado/

        1. Avatar de Denise
          Denise

          Já vi muitas réplicas de iphones s samsungs à venda. A questao aqui é que as pessoas sujeitam/se a situações menos boas por causa de futilidade

      2. Avatar de irlm
        irlm

        Louis bitton que chique.

        1. Avatar de JOAO
          JOAO

          Picco Rabanne, Addidus, etc

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Neste caso acho que o negocio seria vender material como se fosse da marca mas mais barato.
      Provavelmente as pessoas compravam como sendo da marca.

    3. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      As pessoas sabem que é contrafeito. Mas existe a ideia generalizada que os produtos são iguais ou quase iguais.
      As pessoas acham que dois produtos feitos na mesma fábrica tem de ser iguais.
      As pessoas acham que muitos dos produtos são feitos com a matéria prima que sobra.
      As pessoasa cham que muito do material é proveniente de lotes que não passaram no teste de qualidade. Podem ter um defeito minimo muito material é recusado. Os fabricantes deveriam destruir, mas muitos vendem esse material na candonga.
      As pessoas acham que há muito proprietário de fabriqueta que faz falcatruas e há que aproveitar.
      As pessoas, como tu dizes, acham que determinal marcas é cool
      Mas também há pessoas que acham que a roupa cara é igual à roupa barata. Não tem cerebro ou forma de comparar as difrenças. Portanto ao verem um material contrafeito de baixa qualidade acham que é mesmo assim.

      Em determinados meios teres uma camisola guess verdadeira é passares por alguém que compra material contrafeito. Para determinados meios a contrafação é algo que não faz sentido, mas noutras é algo cultural.

      Junta tudo isso e percebes porque o material contrafeito é uma mina de ouro.

    4. Avatar de João Reis
      João Reis

      iPhone é melhor não pelo status, é o mais prático e fácil de usar. É também o mais caro mas eu compraria se fosse o mais barato, funciona durante 4 ou 5 anos sem falhas, updates à data, queres melhor?

      Estás parado no tempo e porque achas que so se compra Apple pelo status, dás também essa opinião sem testar. iOS é completamente diferente, é o factor diferenciador dos iPhone que deste exemplo. Não é a mesma coisa que comprar uma coisa de marca so porque tem a marca, pode haver replicas, do iPhone nao há replicas porque nao conseguem replicar a eficacia do iOS.

      1. Avatar de Ciro Espítama
        Ciro Espítama

        Acho que essa discussão é anacrónica. Nenhum produto manter-se-ia durante anos nos topos de venda se não tivesse qualidade. Respeito quem usa e decide mudar, por não gostar do hardware ou software, mas aqueles haters “nunca usei mas detesto” não merecem atenção.

  3. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Eu só não entendo uma coisa: porque é que não se faz cópias de artigos mas sem colocar a marca. Mais, eu também não entendo como é que alguém que vende este tipo de produto é apanhado. Se eu vendesse, utilizaria técnicas de venda diferentes. Há muitos grupos para venda de artigos no Facebook. Utilizar um único perfil para o fazer levanta muitas suspeitas.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Se não colocares a marca como é que vendes?

    2. Avatar de Abilio Matos
      Abilio Matos

      Muitas vezes esses artigos sem marca são artigos feitos na mesma fábrica mas que por um pequeno defeito não passou nos critérios de qualidade e que alguém vende mais barato para não ter que destruir e assim ainda ganham uns trocos…

  4. Avatar de modem
    modem

    Ui, existem tantos negócios à margem da lei no Facebook…

  5. Avatar de JOAO
    JOAO

    A meu ver, existem mais negócios legais que fazem crimes todos os dias, do que negócios ilegais como este que não fazem mal a ninguém a não ser as respectivas taxas ou impostos que teriam de pagar pela venda dos produtos.
    Todos sabemos que uma marca não conhecida não vende, por isso fazem imitações.
    Sei de gente que está no Canadá a fazer isso com malas de marcas vindas da Rússia e vendidas a peso de ouro…
    Por isso, abram os olhos, isto têm de ser igual para todos.
    Mas todos já percebemos que aqueles que têm negócios evoluídos tudo fazem para não ter concorrência.
    Enfim…é o País que temos.

    1. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      “Sei de gente que está no Canadá a fazer isso com malas de marcas vindas da Rússia e vendidas a peso de ouro…”

      Sei desse negócio a um tempo e não só malas…. Eu assito em portugal as maiores Empresas Privadas e Publicas e fazer negócios ilegais, juntmente com as nossas autoridades…. é caricato o que se houve e se ve ….

      Sobre as fabricas e fabriquetas, as nossas fabricas portuguesas que estão a colaborar com as marcas de luxo, são obrigadas a deitar fora as peças defeituosas, isso não acontece, porque elas estão a disponibilizarem essas peças aos armazens de Porto alto ” Mercado Chines ” e dentro das proprias fabriquetas recebem vendedores das Freiras tradicionais e vendem essas peças supostamente imitaçoes, o que na realidade são verdadeiras…
      E para acabar, aqui vi escrito que não ha imitaçoes de Iphones, Mas este mundo anda a dormir, existe neste momento um fabricante, nao digo o Pais , que faz qualquer Smartphone de qualquer marca, supostamente imitação … o que na realidade as éças são compradas na mesma fabrica ou fabricas que a APPLE, SAMSUNG, HTC e outras ……

      Enfim é o pais que temos …. não é que nós Portugueses permitimos,

  6. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Resumindo esta noticia : eu já sofri na pele a mão pesada da (in)justiça portuguesa, venda em feira de cd’s de musica e hardware informático (comprado em 2ª mão e vendido em 2ª mão), que por um motivo (origem desconhecida), fiquei a arder num grande stock de material e ainda tive que pagar uma multa altíssima, num processo que teve o timing de me ”apanhar” empregado e depois de ter comprado casa (com recurso a crédito), passado 3 anos.
    Quer dizer isto o seguinte: em Portugal para fazer algo ilegal terá que ser feito em grande, para conseguir obter largos milhares de euros, pois a fronteira entre o legal e o ilegal é quase invisivel ao comum do português, se pensarem bem quase nada está na lei, desde um pequeno ”boteco”, ou café até um hipermercado, ou centro comercial, não há nada 100% legal segundo as leis de conveniência existentes no burgo português.
    A excepção , claro está do lado dos maçons que usam a lei para controlar a mob, sendo os politicos os mais beneficiados.
    O problema é que a Europa está a seguir o mesmo caminho, e mais cedo do que se espera, irá rebentar uma bomba social na Europa, a injustiça, e a desigualdade entre as classes é abismal.
    O português lá vai sobrevivendo como pode e temos a capacidade de nos adaptarmos às circunstancias de uma forma única que muitas pessoas dos outros países não têm, mas ao mesmo tempo o desenrasco cega-nos no principal objectivo, que devia ser a ”luta” por um pais bem mais justo e não a vergonha actual.
    Sobre esta noticia, mais do mesmo , alguém ”aproveita”a bom preço o excedentário das fabricas e leva com o peso da me#$$%a da justiça em portugal, que como disse anteriormente, tem dois pesos e duas medidas, para os do poder raramente actua e funciona impiedosamente contra os portugueses comuns.

  7. Avatar de Zé Marreco
    Zé Marreco

    Em Portugal quem tem alguma coisa (emprego, casa ou carro) esta tramado se quiser fazer alguma ilegalidade cai-lhe logo em cima o peso da Justiça com toda a sua força multas altissimas , custas de tribubal e ficas logo penhorado dos bens que tiveres e também com os bens apreendidos se não tiveres nada ai estas a vontade pois mesmo que sejas apanhado apenas ficas com os bens apreendidos pois não tens nada com que responder não tens dinheiro para as multas nem para as custas de tribunal , tens advogado oficioso de borla e não pagas custas e no máximo se não tiveres antecedentes e na pior das hipóteses de seres condenado ficas com pena suspensa ou seja não te acontece nada…