Navegue no Facebook de forma anónima via rede TOR

15 Comentários

Depois de activar o protocolo seguro HTTPS para acesso ao serviço, o Facebook deu agora mais um passo em prol da privacidade e disponibilizou o acesso à rede social, a partir da rede TOR, disponibilizando para isso um link directo que apenas funcionar em browsers compatíveis com a própria rede Tor (The Onion Router).

facebook-tor--644x362

Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas e canais  que nos ajudam a esconder a nossa identidade.

TOR é uma rede de comunicações de baixa latência, construída sobre uma rede de servidores proxy, permitindo actuar sem deixar rasto, o que mantém o anonimato do endereço IP e da informação que viaja por essa rede.

Foi a pensar nisso que o Facebook disponibilizou, esta Sexta-Feira, um link especial para acesso directo à maior rede social , através da rede TOR.

facebook_tor

Este link apenas funciona em browsers que suportem a rede TOR mas Alec Muffett, Engenheiro de software do Facebook alerta para alguns problemas «O Tor desafia algumas questões dos mecanismos de segurança do Facebook – por exemplo, a sua concepção significa que do ponto de vista dos nossos sistemas, uma pessoa que parece estar-se a ligar da Austrália num dado momento pode parecer que está na Suécia ou no Canadá. Em outros contextos, esse comportamento pode sugerir que uma conta atacada esteja a ser acedida através de uma ‘botnet’, mas para o Tor isso é normal”

Como experimentar?

Usar este novo acesso seguro é muito fácil. Para tal basta instalar o Tor Browser Bundle e aceder ao endereço disponibilizado pelo Facebook – https://facebookcorewwwi.onion/.

Via Facebook

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maps
    Maps

    Como navegas anónimo se tens associado um username/email e até informação pessoal na conta do Facebook?!?! Só se criares uma conta falsa na altura que começares a utilizar https://facebookcorewwwi.onion/. Para garantir o anonimato no Tor não podes o utilizar em sites onde tenhas que fazer logins e esses logins sejam reais…

    1. Avatar de what
      what

      Essa é a ideia, se os nabos que andam a usar o tor fizerem login no facebook, vai ser possível identificar directamente vários utilizadores do tor, já que o facebook tem todos os dados e mais alguns (introduzidos pelo utilizador ou recolhidos pelo fb).

      Resta saber para que é que querem usar os dados descobrir as localizações reais dos utilizadores com base no fb ou excluir/incluir os utilizadores do tor em listas/grupos. Realmente o fb é o melhor amigo da NSA. Este Zuckerberg sabe muito…

    2. Avatar de Sérgio V.V.
      Sérgio V.V.

      Pois. Se entro na minha conta pessoal do FB lá se vai o anonimato… eheheh.

      Mas pode dar-se o caso de alguém querer apenas ocultar o país onde se encontra, como um jornalista ou um dissidente político.
      O que vamos ter é pessoal a criar segundas contas a partir do Tor e só aceder a elas a partir de lá… e a ver vamos o que vai sair a partir do anonimato… assédios, ameaças, subornos, etc etc.
      Lá vai o FB ter de começar a aceitar Bitcoins. 😀

      Quero mais querer que o FB está ajudar as agências de três letras na criação de perfis, estatísticas, cruzamento de dados e monitorizar melhor o tráfego que sai do Tor. Mas isto sou só eu…

      1. Avatar de Sérgio V.V.
        Sérgio V.V.

        *Digo, “Quero mais “crer” que FB está a ajudar…*

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    No sentido em que qualquer um pode usar o teu username e password. mas não sabes quem nem onde…

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    «O Tor desafia algumas questões dos mecanismos de segurança do Facebook – por exemplo, a sua concepção significa que do ponto de vista dos nossos sistemas, uma pessoa que parece estar-se a ligar da Austrália num dado momento pode parecer que está na Suécia ou no Canadá.»

    if(brower === Tor){
    locationDetection.Disable = true;
    };

    Fixed.

    1. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      o que é que impede as botnets de se identificarem como tor? O problema mantém-se…

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Nao e na rede TOR que se navega na deep web? Isso e um perigo, e so gente perigosa la

  5. Avatar de Nilton Gastardi
    Nilton Gastardi

    cada vez que navego no facebook usando tor, vem aqueles procedimentos de segurança…

  6. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Facebook e anónimo na mesma frase??! Pensei que fosse um mito!

  7. Avatar de One Asgardian
    One Asgardian

    Entrem no facebook através da rede tor que estão tramados, estão a se esquecer que o programa que faz cm que não detetem vc na rede contém malware.

    E estão a se esquecer que não é anonimato pq o seu ip púlico não é mudado através de uma aplicação instalada num pc

  8. Avatar de Bahh
    Bahh

    Acho que ainda ninguém explicou o objetivo de estar acessível pela rede TOR.

    Não se trata de estar anónimo para o Facebook! Isso é óbvio.

    Trata-se isso sim de possibilitar o acesso ao Facebook a todos aqueles que estão em países e locais onde o Facebook foi bloqueado! E países como a China são demasiado grandes para simplesmente ignorar o potêncial.

    O Facebook quer ter o máximo de pessoas possível! Não lhes interessa como chegam até eles, desde que estejam lá.

    Quanto ao problema dos abusadores, sempre existiram e eles têm muitos mecanismos para as pessoas denunciarem os abusadores, além dos eventuais sistemas de deteção automáticos. Se abusarem, são bloqueados, e terão de recomeçar de novo, pelo menos vai atrasá-los, e dependendo das circunstâncias poderão ter provas para entregar às polícias.

  9. Avatar de kill
    kill

    mas é difícil perceber que esta medida é para as pessoas que têm a sua ligação ao facebook bloqueada em certos países ?

    1. Avatar de One Asgardian
      One Asgardian

      Para acederem ao facebook nos países onde ele foi bloqueado é mais facil usarem o ultra surf que derruba as firewalls que bloqueias os sites do que usar a rede thor que pelo que foi descoberto contém malleware nos ficheiros que são descarregados para o computador.

      Entendeu kill?

  10. Avatar de euuu
    euuu

    Quando tento acessar o facebook pelo tor ele é bloqueado. como fazer pra conseguir acessar sem bloquear?