Nave espacial da Força Aérea dos EUA está a orbitar secretamente a Terra…

20 Comentários

O que andará a fazer?

A Força Aérea dos EUA gabou-se recentemente de que a sua nave/drone X-37B acaba de bater um recorde ao orbitar a Terra durante 719 dias consecutivos.

Se o recorde é uma façanha, o alvo da curiosidade não é este ato, mas sim, o que andará a nave a fazer lá em cima há tanto tempo?


Conforme o que é referido nas informações fornecidas pela Força Aérea norte-americana, este é o Projeto X-37B. O seu objetivo é desenvolver naves espaciais não tripuladas e reutilizáveis “para o futuro da América no espaço”. Estas serão assim capazes de hospedar experiências que podem ser levadas de volta à Terra para análise.

Mas o que é o Projeto X-37B?

A primeira coisa a entender é o que é afinal este projeto. Na realidade, tudo nasceu a 1999 na NASA com o “Projeto X-37”. Na altura, a agência americana foi responsável pelo projeto de um “avião espacial” fabricado pela Boeing. Sendo também parte de um desenvolvimento conjunto entre a NASA, a DARPA e a Boeing.

O avião é autónomo com a capacidade de ser operado remotamente. Além disso, a sua energia é obtida através de painéis solares que lhe permitem operar por longos períodos de tempo… neste caso, vários anos.

O futuro

Trata-se de uma aeronave que não requer muito dinheiro para ser construída e que também é reutilizável. Por isso, em 2004 a DARPA decidiu assumir o projeto para tarefas militares. Assim, levou a NASA a descartar os modelos X-37A que tinha na altura. A DARPA fez alguns ajustes e encomendou à Boeing melhorias que deram vida à X-37B. Nomeadamente, reduzindo o seu tamanho, aumentando as suas capacidades de comunicação e ainda a sua autonomia.

Corria o ano de 2010 e a Força Aérea dos EUA adotava esta aeronave para missões classificadas como “Orbital Test Vehicle” (OTV). Segundo a informação pública da agência, até hoje esta aeronave completou quatro missões bem-sucedidas e estará com a quinta missão em andamento.

A primeira missão OTV durou 224 dias em órbita, enquanto a OTV-4 bateu o recorde ao passar 717 dias, 20 horas e 42 minutos em voo. Agora, o OTV-5 tem orbitado a Terra desde 7 de setembro de 2017 e pretende estar lá por mais vários meses, embora não seja assim tão claro o que está lá a fazer.

De acordo com as informações do Daily Beast, o X-37B foi “concebido para transportar cargas úteis experimentais de câmaras de alta tecnologia de vários tipos, sensores eletrónicos e radares de cartografia do solo”.

Em resumo, tecnologia tem muita, informação sobre o que anda a fazer existe pouca. Mas ainda vai lá ficar por muito tempo.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A ideia é fazer o mesmo que os submarinos nucleares. O que será?

  2. Avatar de JLB
    JLB

    Mais recentemente também anunciaram a contituição de uma unidade militar de combate aeroespacial.
    https://www.dn.pt/mundo/interior/americanos-querem-ter-exercito-espacial-em-2020-9700395.html
    Pode estar relacionado !!!

    1. Avatar de José
      José

      Não será bem isso. acredito que seja mesmo espionagem, bem com testar novas tecnologias relacionadas com necessidades militares. Mas se os chineses e os russos têm há muito tropas espaciais, por que não os americanos? Os chineses que nem sequer são capazes de metade do que os americanos fazem e no entanto mal puderam constituíram tropas espaciais! Imagine-se as boas intenções desses tipos!

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Depois a China é que é isto e aquilo.
    A pessoa que muito desconfia, é porque faz coisas erradas e a desconfiança é que tu, faças o mesmo que ela.

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      Tu assumes que, ao saberes que os EUA têm isto lá em cima e ao não saberes nada da China ou Rússia, que eles não têm… lol muito enganado andas.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Enganado estás tu pois não foi nada disso que ele sequer sugeriu.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Como diz o nome dele. É novo. Obrigado Sujeito

        2. Avatar de Zé Duarte
          Zé Duarte

          estão enganados os dois pois o engano está no enganar as pessoas que os enganos foram da publicidade enganosa da NASA.

          1. Avatar de Orlando
            Orlando

            Onde viste essa fake news?
            Não estarás tu enganado?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já não chega as ogivas nucleares nos submarinos (Oceanos), as pastas normais de trabalho que tem lá dentro bomas nucleares (russos), Ogivas em Terra espalhadas pelos quatro cantos do mundo, agora tiveram que as meter em orbita e pronto lá vai querer a china e a Russia fazer o mesmo…

      Acham que a unidade militar de combate aeroespacial anunciada a dias serve para que? Para estudar as nuvens, ou para combater os ETs?

    3. Avatar de José
      José

      Anda muito iludido neste mundo. Os EUA são a superpotência mundial não é por estar a dormir na forma! Mal desse país se o fizer, nesse mesmo dia é cilindrado.

  4. Avatar de Ruiplay
    Ruiplay

    Se está a orbitar secretamente, como é que descobriram?

    1. Avatar de José
      José

      A melhor questão! Até que o artigo começa por dizer que a Força Aérea dos EUA “gabou-se”! Como se o fizesse com alarde e andasse na rua a dizer que era o maior da esquina.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já ouviram falar de um “objecto” chamado “Cavaleiro Negro”,se não me engano,que orbita o nosso planeta há milhares de anos ?? Façam uma pesquisa no Google e surpreendam-se.Leiam bem toda esta história. 😉

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        O artigo acaba assim—>”This all changed in 1998,when those on the Space Shuttle Endeavor flight STS-88 photographed an amorphous black object hovering ominously above the Earth.” E esta,ah ?? 😉

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      O objeto a que vocês chamam de Black Night são detritos espaciais. Tens algum tipo de prova que é algo mais que isso?

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    …agora que o Pplware noticiou já não é segredo… DUH!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 n\ao é bem assim. Noticiamos que estão lá há uns anos. Mas o que estão lá a fazer? Esse é o segredo. Isso é que ninguém sabe.

  7. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “a sua energia é obtida através de painéis solares que lhe permitem operar por longos períodos de tempo… neste caso, vários anos.”
    E que tal usar esta tecnologia para os carro eléctricos…?!