Nasceu o primeiro bebé europeu gestado por duas mulheres numa gravidez partilhada

78 Comentários

A ciência promove a evolução e, graças a ela, nasceu o primeiro bebé europeu gestado por duas mulheres.

O bebé espanhol Derek Eloy chegou ao mundo na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, em Maiorca, e é fruto de uma gravidez partilhada entre Azahara (de 27 anos) e Estefanía (de 30 anos).

Derek Eloy tem apenas alguns dias, mas o seu nascimento, a 30 de outubro, já marcou a história da ciência. O menino espanhol, que chegou ao mundo na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, em Maiorca, é fruto de uma gravidez partilhada entre Azahara (de 27 anos) e Estefanía (de 30 anos).

Esta gestação foi possível, graças a um método inovador chamado INVOcell. De forma simples, este consiste na implantação de uma espécie de incubadora, desde o útero de uma mulher para outra.

Extraímos os ovócitos da paciente número um e combinámos com espermatozoides que obtivemos em bancos de sémen de Sevilha e do País Basco.

Explicou Felipe Gallego, biólogo e diretor do laboratório Centro de Fertilidade Juaneda, ao Diario de Mallorca.

 

Um bebé europeu gestado por duas mulheres

Apesar de ser uma prática comum nos Estados Unidos da América (EUA), não o é na Europa, pelo que o nascimento de Derek é verdadeiramente inovador.

Contrariamente aos métodos que conhecemos de reprodução assistida, o INVOcell consiste na implementação de uma incubadora num dispositivo que é introduzido na vagina, durante cinco dias. Este dispositivo contém os espermatozoides e os óvulos – geralmente dois óvulos, pelo que se pode obter um máximo de dois embriões.

INVOcell

Após cinco dias, o ginecologista retira o dispositivo e verifica se a fertilização ocorreu. Depois, escolhe o embrião considerado mais viável e transfere-o para o útero.

Normalmente, esta transferência é efetuada para a mesma mulher. No entanto, o INVOcell permite que seja transferido para outra, que completa a gravidez até ao parto.

Desta estreia, em Espanha, resultou Derek Eloy que, depois de uma cesariana complicada, nasceu saudável, com 3,3 kg.

O INVOcell é um sistema de cultura intravaginal oferecido em diversas clínicas especializadas em reprodução assistida. Foi desenvolvido pela empresa americana INVO Bioscience, e é o “primeiro e único dispositivo médico” para esta cultura que possui autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e certificado europeu.

Atualmente, o preço varia de uma clínica para outra, mas não é muito superior ao da fertilização in vitro (FIV).

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Um absurdo!

    1. Avatar de Gilberto Madaíl
      Gilberto Madaíl

      +1000

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Excelente avanço científico que pode ajudar muitos casais a poderem realizar o sonho de serem pais.

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      xD….como assim??

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    É a ciência a complicar em vez de simplificar!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Complicar o quê?
      Por mim bastava proibir quem é contra de consumir produtos provenientes da “ciência”. Saíamos todos a ganhar.

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Deves pensar que a ciência só te dá consolas de jogos com que te dão esse pensamento acrítico! A ciência tem coisas muito boas e coisas muito más e outras, não sendo nem boas nem más, são simplesmente inúteis.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Há muita coisa na ciência para além dos gadgets e joguinhos onde passas demasiado tempo.

        E o que defendes não é a ciência, é essa ideologiazinha que está entrenhada nessa cabecinha virtual.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Isso foi o que o outro toino disse mais acima lol.
          Qual ideologia? Desenvolve.
          E sabes se por acaso jogo videojogos? E se jogasse? É proibido? Manca-te mas é. Quem és tu para dizer o que é certo a alguém? Já pensaste que é provável que sejas tu o “quadrado”?

          1. Avatar de Pedro António
            Pedro António

            Amigo, deves começar logo por aprenderes o que é ideologia científica e depois reles os posts aqui colocados para veres quem usou mais de ideologia. E deixa te de manca-te e quadrado porque além da tua fraca ideologia ainda ofendes as pessoas, e essa é a maior limitação ….

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ficou claro no teu primeiro post a tua “ideologia” resistente à mudança dos tempos e foi apenas isso que comentei inicialmente.
            De resto não tenho nada a acrescentar. Dizes que passo a vida em “jogos” e não tenho pensamento crítico…eu mando um “manca-te”, que na verdade nem foi para ti, e ficas ofendido? Não me faças rir…

          3. Avatar de Pedro António
            Pedro António

            ciência tem coisas muito boas e coisas muito más e outras, não sendo nem boas nem más, são simplesmente inúteis. Identifica qual a ideologia que está aqui presente. Já sei que a tua ideologia é: a ciência só tem coisas muito boas. A isto chama-se cientismo ou pensamento acrílico. Bye

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            “É a ciência a complicar em vez de simplificar!”
            Tudo partiu daqui. Explica tu o que de tão errado tem este assunto pra ti.
            Que a ciência tem coisas que podem ser mal aplicadas é óbvio. TUDO na vida tem várias aplicações e o ser BOM ou MAU é muitas vezes subjetivo.

      3. Avatar de Contador
        Contador

        Há muito politico à espera de pessoas como tu. Os da China então…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Como assim como eu? Acho que confundiste a minha ironia com os meus ideais.

  4. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    A espécie humana, tão evoluída que é, tão consciente dos problemas atuais, e, mesmo assim, interfere no processo de seleção natural, ignorando que ela própria é o verdadeiro problema quando se multiplica em massa.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas qual seleção natural? Estás vivo graças à evolução da ciência ou achas que és o macho alfa aí do sítio? Ignorância é mesmo uma bênção para alguns.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Está vivo porque ao longo de milhares de anos seres humanos do sexo masculino e feminino se reproduzem.
        Ou seja, o ABC da natureza distante do teu mundinho virtual.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ignorância é mesmo uma bênção para alguns.
          Se não fosse a medicina provavelmente já terias morrido, ou não, quem sabe, mas é o mais provável.

      2. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Estou vivo porque a seleção natural assim o ditou e não te explico mais nada. Procura no google, pode ser que aprendas alguma coisa antes de chamar os outros de ignorante.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Google para aprender o que é seleção natural? Eu andei na escola rapaz, já tu achas que seleção natural são pequenas atitudes e/ou passos. És daqueles que dizem coisas do tipo: “comeu veneneo? É seleção natural”. O que me leva a uma premissa que talvez seja também válida pra ti e te tranquilize em relação a este assunto: “duas mulheres tiveram um filho? É seleção natural”.

      3. Avatar de luisa
        luisa

        Varios animais evoluiram durante milhares de anos! Mas a nosso evolução foi graças á ciência? Já estou a imaginar o homo sapians com um estojo quimico a controlar o ADN da sua parceira para ver se ela têm os genes necessários para prosseguir na evolução!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nunca descredibilizei a teoria de darwin. Agora dizer que existe “seleção” a cada geração é outra história. Estou a falar no curto prazo, duas, três ou até meia dúzia de gerações.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    lolll… uma mulher com espermatozoides,…

    1. Avatar de rmsv
      rmsv

      Melhor leres de novo o texto, os espermatozoides são de um banco de dadores de esperma

      1. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        No texto está escrito a verdade, que se precisa do esperma. Mas antes de ler o parágrafo onde a verdade aparece, todo o texto induz ao leitor a acreditar que a concepção foi realizada apenas por duas mulheres, o que é um absurdo impossível.

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        Então foi 2 mulheres e um homem.

        Pode não se saber que é o homem, se ter havido o acto sexual.

        Mas não invalida que há um homem envolvido no processo.

        Quando li o título, pensei que magia negra fizeram!!!!

        Afinal não houve magia, foi só o processo moderno de ter filhos.
        Já se faz isso aos anos é muito vulgar na procriação de animais, como vacas, ovelhas etc…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sim, é o que diz o artigo. O erro foi teres feito suposições antes de ler certo? Pronto. Resolvido.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nem vale a pena comentar… É demasiado ridículo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não se trata de valer a pena pois se a ciência para aí se expandiu…algo há-de valer, mais que não seja discutir a real utilidade. A verdade é que não estás apto para falar do assunto, claramente. No mínimo sejam sinceros convosco e assumam que estão uns anos lá atrás…

    2. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Concordo….mais vale olhar para o lado

    3. Avatar de Contador
      Contador

      Até gostava de ver a tua argumentação. Ia ser engraçado. Mas já sei que não tens tempo, não vale a pena, etc’s que tais.

  7. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Deveriam deixar claro que o bebê não foi concebido por duas mulheres, foi concebido por um homem (pois precisou de esperma) e uma mulher (que doou o óvulo). É impossível a concepção ente duas mulheres.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Nojo, mais uma invenção para ajudar os malucos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não sei de que falas mas ao ler o teu comentário tenho de concordar com o NOJO.

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    No titulo diz: “bebé europeu concebido por duas mulheres”
    Mas depois diz que foi concebido com esperma e um óvulo num dispositivo na vagina de uma delas!?!
    Então mas onde ficamos?! Foi o espera de um homem e um óvulo de uma mulher que conceberam o bébe, ou foram duas mulheres?!

  10. Avatar de Lol
    Lol

    Por isso que Portugal está como está. Cérebros do tamanho de ervilhas! O preconceito dessa gente é ridícula!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Mas qual preconceito?? Fazer transferência de um feto de uma barriga para outra é normal??? Faz disso serem 2 mulheres a ter um filho???

      Se me disseres que a 1 podia morrer no parto, e que optaram por transferência do feto para preservar a vida da mulher e da criança… Ok tudo bem

      Agora isto é que não tem nexo nenhum.

  11. Avatar de Someone
    Someone

    Pessoas em vez de criticarem a vida alheia, dá vergonha “alheira”…típico portuguezinho…

  12. Avatar de João Palma
    João Palma

    À partida pode parecer-nos algo estranho todo este aparato para a conceção de um bebé; no entanto temos que perceber que haverá casais que vão precisar de recorrer a esta tecnologia. a questão de uma mulher ser responsável 5 dias e a outra pela restante gravidez, não terá´uma aplicação muito generalizada (acho eu) , mas fica a demosntração que é possível recorrer a esta estratégia. O facto de não “precisar” não me leva a condenar o processo.

  13. Avatar de Blockd
    Blockd

    Basicamente, não foi uma barriga de “aluguer”, mas 2, em time share… E com uma recolha do banco de esperma para “levedar”, ou nada feito… Giro é fazerem disto uma bandeira para gravidezes entre 2 mulheres… Concordo com a possibilidade de transferência, em casos de riscos para a vida da mãe ou do feto.

  14. Avatar de pedro
    pedro

    isto está um verdadeiro hospital psiquiátrico a “ceu aberto” ….
    A criança um dia há-de perguntar: afinal quem é a minha mãe ? e o meu pai ?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Então terás de ser contra a fertilização in vitro e a barrigas de aluguer…

  15. Avatar de TT
    TT

    Mentira! Conceber é com o Esperma do homem e o óvulo da mulher! O que aconteceu é que foi gerado por duas mulheres, mas continua a pertencer apenas e só a uma mulher e foi concebido por um Homem!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Usa um dicionário e evolui…

      1. Avatar de TT
        TT

        Já estou evoluído! Não sou é estupido como tu que não sabe que duas mulheres não concebem nenhum tipo de vida!

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Conceber é ficar grávida.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Volto a dizer: USA UM DICIONÁRIO E APRENDE.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            E aproveita para aprender a ler também. EM LADO NENHUM diz que apenas duas mulheres geraram vida.

  16. Avatar de Victor
    Victor

    E eu a pensar que tinham sido duas mulheres a fertilizar o ovulo… Afinal não, a (malvada) Natureza não deixa.
    De qualquer forma, isto pode ajudar algumas pessoas a ter filhos.

  17. Avatar de _
    _

    Fantástico…PONG com óvulos… ao que as pessoas se sujeitam para o seu “conforto emocional”… muita sorte para o(a) bebé!

  18. Avatar de porras
    porras

    ENFIM MAIS UM BEBE FILHO DE UM BANCO. SO QUE ESTE BANCO PORRA

  19. Avatar de Crash
    Crash

    Ou seja, ainda precisou do semen de um pai….já agora, já descobriram a cura pra o cancro, sida??

  20. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bom, depois de saber que a mulher mais bonita de Portugal é um gajo, já nada me surpreende.
    Admirável mundo novo, este.
    Isto tem tudo para dar certo…

  21. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Mais valia eu fazer sexo com as duas e depois logo se via o resultado

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Era preciso que elas quisessem…e que fosses capaz. O melhor é ficares mesmo pela conversa 😀

      1. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Isso agora, sabes lá tu… Fala por ti

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não…estou mesmo a falar de ti.

  22. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    O melhor é deixar o Hugo no seu egocentrismo ingénuo e esperar que a ciência lhe faça alguma melhoria no cérebro!

    1. Avatar de FranProdigy
      FranProdigy

      Talvez daqui a uns milénios a ciência evolua a esse nível

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Imagina eu levar a sério alguém que veio aqui fazer o comentário mais burjesso da semana 😀

  23. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Ah, ok, és um adivinhador, já percebi lol

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Adivinhador? LOLOL
      “Era preciso que elas quisessem…e que fosses capaz”
      Foi isto que eu disse. Aprende a ler em vez de enfiares a carapuça.

      1. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Belo cromo este artista… Vai lá para o circo que eu já não tenho paciência para aturar meninos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Disseste algo estúpido .
          Eu comentei deixando uma suposição no ar.
          Tu enfiaste a carapuça e tentaste virar a história contra mim. Percebeste que dizer “tu devias estudar” é diferente de “tu estudas”.
          Eu sou o cromo e tu não tens paciencia??? lol Muito melindrosa esta malta.

  24. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Não vás ao médico não…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Foste tu que fizeste um dos comentários mais retrógrados deste post LOL Bem sei que a fase da negação é a pior mas é aceitares que dói menos.

  25. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    A inveja é um pecado capital.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E os morangos são vermelhos. Estás a divagar demais pra alguém que sugere aos outros que vão ao médico 😀

      1. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino lol

  26. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Hugo, relaxa….

  27. Avatar de FoX
    FoX

    = BeBe H i BRI T O =