Nasceu o Partido Pirata em Espanha

22 Comentários

Partido PirataEm 2008, o software livre e a oposição à nova lei de propriedade intelectual vão ter um novo partido em Espanha – o Partido Pirata que foi constituído a 22 de Janeiro. A iniciativa é uma réplica de outros movimentos similares que já começaram a dar que falar na Europa e que, em Espanha, terá beneficiado da polémica em torno da nova lei da Propriedade Intelectual.


O novo partido tem as mesmas estruturas que habitualmente existem nas organizações políticas que se apresentam a eleições. Ao El Pais um dos responsáveis do Partido Pirata lembrou que o partido «não se posiciona à esquerda ou à direita», mas sim «em cima».

O Partido Pirata defende a adopção do software livre na administração pública e também a inexistência de patentes nos códigos que suportam as várias aplicações informáticas. O Partido Pirata começou a ser idealizado a partir do endereço www.partidopirata.es. De resto, é na Web que o partido costuma organizar assembleias e debates, mais precisamente numa sala de chat criada para o efeito.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tGA
    tGA

    Ponto de Partida para nascer um cá em portugal!! Ou não acham que esta na hora de uma “revoluçãozita”?

  2. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Onde posso filiar-me nesse partido?

    Aguardo proposta de filiação.

    Jorge Salvador.

  3. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    Um partido de “piratas” para combater os verdadeiros PIRATAS!!

    Para quando um em portugal??

    FORÇA!!!!!! 😉

  4. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Jorge Salvador
    Em Portugal existe esse partido há muito tempo (pelo menos desde o 25 Abril/74) podes filiar-te em qualquer um porque são vários e têm o País a saque.
    Isto para dizer que os maiores piratas deste País são os politicos, salvo muito raras excepções, tão raras qe pessoalmente não conheço nenhum.

  5. Avatar de dc
    dc

    Eu tenho um lugarzinho na garagem do meu prédio uma ligação ADSL da Clix com trafego ilimitado, se quiserem podemos formar um “Partido de Garagem” e boicotar uns serviços administrativos, lolololol

    Em Portugal até criar algum grupo fundamentalista que consiga fazer alguma coisa só daqui a muitos anos, em Espanha tu tens milhões de habitantes e milhares de cybernautas. Enquanto eles debatem problemas para o futuro da sua economia, andamos nós a fazer votações para o Aborto…. que se for aprovado irá gastar mais dinheiro para criar salas de “abate fetal” nos Hospitais do que aquelas maternidades encerradas lá para o Norte gastavam.

    Adiante…. Nós cá em Portugal temos o Caixa Magica, se alguma coisa tivesse que começar a ser bem feita era reestruturar o sistema operativo e adapta-lo de todas as maneira possíveis aos serviços administrativos do estado e só depois é que se poderia “tentar” vende-lo ao nosso Governo, até lá não interessa gastar dinheiro em cartazes com pinguins impressos e ir para a frente da Assembleia que nada irá mudar…

    Se calhar estou a ser um bocado rude, mas é a minha opinião e sou livre de a expor.

    CUMPS

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    @dc

    eu alinho no partido da garagem e alinho na pirataria alias o meu pc não tem nada original é tudo crackado !!! viva a pirataria sem ela estávamos fodid……..

  7. Avatar de Lysis
    Lysis

    Interessante… Mas com um nome desses…

  8. Avatar de Gyg@s
    Gyg@s

    Olá a todos:
    @Aníbal Ferreira
    Gostei da “boca”,(mas convém não esquecer que todos aprenderam com os “professores” do 24 de Abril)
    @dc
    Estou completamente de acordo, o CxMágica se adaptado às necessidades concretas das repartições, era definitivamente uma chapada em PT no soft-proprietário que grassa na Administração Publica.

    Um (a)braço pirata

  9. Avatar de sLUGo

    eu alinho no partido da garagem e alinho na pirataria alias o meu pc não tem nada original é tudo crackado !!! viva a pirataria sem ela estávamos fodid……..

    Falas de uma maneira tão “orgulhosa”…

    Já eu sou o teu antónimo… Tudo software open-source !

    😉

    Cumpz

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Hehehe
    Este post e estes comentários estão mais “non sense” que um sketch do Gato Fedorento ou mesmo dos mestres Monthy Phyton

    Bem Haja
    Carlos

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    @sLUGo

    POIS NAO TENS NADA PIRATA NO TEU PC? ES RICO EU NAO

  12. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @DC,
    Off topic
    Essas salas de abate fetal como lhes chamas podem também salvar algumas vidas (das mães) e evitar outras complicações de saúde que acabariam também por custar bastante dinheiro. Se existem em outros paises mais avançados que o nosso porque não aqui? ou somos nós a elite mundial?
    Quanto á tua opinião como dizia alguém mais sábio que eu “posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até á morte o teu direito a exprimi-la”

  13. Avatar de Evandro
    Evandro

    Taí um partido que eu afiliaria sem problemas algums;).

    Sem contar que o The Pirate Bay (que também formou um partido pirata) está comprando uma micro nação onde será permitido a pirataria! Ai a coisa vai andar mais rápido do que já anda!

  14. Avatar de sLUGo

    @ Nuno

    Pxiu… Fala baixo !

    Não sou rico, mas tenho dois dedos de testa !

    Não quero gastar ou não tenho dinheiro para comprar… Uso soluções livres!

    OpenSource, conheces?
    Gnu/Linux, conheces?

    Seems not !

    Desculpa as perguntas retóricas, mas merecias…

    🙂

    Cumpz!

    sLUGo @ PTNet

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Slugo

    Grande Slugo quem fala assim só mereçe ser louvado, hoje em dia só faz pirataria informática quem quer pois há soluções para tudo em OpenSource e SO Linux para todos os gostos . Eu por acasso prefiro Win mas se não pudesse ter o produto original por questões ecnómicas de certeza que tinha o Unbuntu a bombar, sem ter de roubar ou piratear ninguém .

    Um Grande Bem Haja para ti
    Carlos

  16. Avatar de CHAGAS

    Digam o que disserem e sem querer polémicas acho que é uma grande iniciativa! Pois cada um defende aquilo que acha correcto!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  17. Avatar de nuno

    É só para avisar que esse “Nuno” aí encima não sou eu! Mas que raio de sorte a minha, defensor do software livre, contra pirataria, utilizador de sistemas 100% livres (sim, “outro nuno”, leste bem, nada crackado e não sou rico nem gasto dinheiro em software), aparecer a minha antítese com assinatura igual!

    Eu sou o Nuno que tipicamente discorda do Carlos, mas neste post já vi que estamos de acordo! By the way, a minha assinatura leva sempre ao meu inactivo blog.

    Sobre o post: o nome do partido é péssimo. Cria confusões a quem só “ouve falar dele”. É preciso é activismo no dia a dia, divulgando e utilizando alternativas. Falar por falar, escrever microsoft com $, e continuar a sacar o office do bittorrent, é cair no ridículo e não adianta nada.

    @Outro Nuno

    Software Livre não implica que seja gratuito. Software gratuito não implica que seja Livre. Software crackado pode ser Livre mas não é gratuito (sob o ponto de vista legal). Software Open Source não implica que seja gratuito. Confuso? Ver: http://www.fsf.org/licensing/essays/free-sw.html (The Free Software Foundation).

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    @nuno

    ok estou esclarecido afinal de contas so estava a dizer a verdade em relaçao a mim , tanto alarido, pronto ta resolvido cada um e livre

  19. Avatar de UKN
    UKN

    Correm rumores partido pirata português já existe e varia de tempos a tempos. Costuma ser visto a liderar a assembleia da républica. Pelo menos dizem por aí que tais sujeitos andam sempre a roubar a torto e a direito.

    Mas lá está … nada se confirma 😛

  20. Avatar de Blue

    Boas pessoal, para quem apoiar a causa, o pp portugues já “existe” de certa forma, apenas espera pelo apoio.

    http://www.pp.ptblue.com

  21. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Blue
    Bravo ora ai está alguém que passa das palavras aos actos, força aí…

  22. Avatar de riazorsound
    riazorsound

    Espantoso…