NASA está a ficar para trás? Peritos do setor aeroespacial alertam agência para “futuro oco”

9 Comentários

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) é uma referência para a indústria aeroespacial, protagonizando eventos históricos e avanços impressionantes. É, aliás, um sonho para muitos engenheiros. Apesar da sua reconhecida relevância, pode estar a caminhar para um “futuro oco”.

Edifício NASA

Apesar do histórico das agências governamentais, o espaço tem conquistado a atenção de algumas empresas privadas, que têm conseguido surpreender os entusiastas. A SpaceX, por exemplo, realizou ontem o primeiro passeio espacial comercial, com a sua Polaris Dawn.

Esta concorrência que o setor privado tem cimentado, bem como a falta de investimento preocupante na agência pública, motivaram um grupo de especialistas a alertar a NASA relativamente ao seu futuro. O relatório é assinado por peritos do National Academies of Sciences, Engineering and Medicine (NASEM) e expõe o que consideram ser um possível “futuro oco” para a NASA.

 

NASA tem de se adaptar ao presente e ao futuro da indústria aeroespacial

Indo além da falta de financiamento, que resulta de um “declínio da ênfase nacional a longo prazo na aeronáutica e no espaço civil”, algumas das “principais conclusões” do relatório do NASEM sugerem áreas de preocupação que podem afetar o futuro da agência espacial:

  • A concentração em “medidas a curto prazo sem a devida consideração pelas necessidades e implicações a longo prazo”;
  • A dependência de “contratos de aquisição de serviços baseados em marcos”;
  • A ineficiência devida a “operações comerciais lentas e complicadas”.

Além disto, os especialistas alertam que a atual geração de talentos está a ser desviada para empresas aeroespaciais privadas e a próxima geração de engenheiros não está a receber uma base de conhecimentos adequada devido ao subfinanciamento dos sistemas de ensino público.

Por fim, o relatório aponta que as infraestruturas da NASA “já ultrapassaram largamente a sua vida útil”.

Edifício NASA

Na perspetiva de Norman Augustine, antigo diretor-executivo da Lockheed Martin e principal autor do relatório, ao The Washington Post, a dependência do setor privado poderia desgastar ainda mais a força de trabalho da NASA, reduzindo o seu papel a uma função de supervisão, ao invés de um na resolução de problemas.

No sentido solucionar a estagnação da NASA, sem contar com potenciais aumentos dos fundos governamentais, Augustine acredita que a agência deveria focar-se em objetivos e iniciativas mais estratégicos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Enterraram dinheiro no SLS até dizer chega agr que finalmente está no mercado já é um foguetão completamente desactualizado comparado com as propostas da spacex e agora da blue origin que também começa a entrar neste mercado, portanto sim a NASA em termos de engenharia está completamente perdida resta-lhes ficarem uma empresa de recursos humanos em que toda a engenharia fica a cargo de contrato com outra empresa como é o caso da crew dragon e o lunar lander

  2. Avatar de JosefR
    JosefR

    Dinheiro enterrado em anos a fio para começar a ficar obsoleta. Se fosse para a população diziam os grandes uma perda de dinheiro. Eu gostava de saber o que eles dizem agora, mas claro é só uma mera noticia e não passa disso.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A NASA é apenas um meio, para fazer lavagem de dinheiro, para os projetos black budget’s do Tio Sam…

  4. Avatar de Tafc
    Tafc

    Muita burocracia.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Sistemas governamentais é tudo assim, é muito inificiência.

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Deem mais dinheiro ao parasita Musk para ele brincar à exploração espacial.
    O governo dos EUA tornou-se uma torneira sem fim de dinheiro para os genocidas fabricantes de armas, farmacêuticas, bancos e oligarcas como Musk.
    E a União Europeia é a mesma merda.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    A NASA, ESA, Roscosmos e outras agências fazem ciência, a SpaceX e outros fazem negócios.

  8. Avatar de Eddy
    Eddy

    Está é na hora da NASA se focar em ciência e deixar boa parte da engenharia aos privados.
    Principalmente, em questão de foguetões e estações espaciais.

    Ou seja, a engenharia ficaria dedicada a sondas, rovers de exploração, telescópios e tudo o que seja diretamente relacionado com ciência.

    Antigamente, fazia sentido as agências governamentais apostarem em foguetões porque mais ninguém tinha know-how, infraestruturas e RH para conseguir construir foguetões.
    Hoje em dia, grande parte das empresas focadas em foguetões conseguem ter modelos com muito melhor custo-benefício, e até reutilizáveis (algo que para a NASA seria impossível de sequer ser almejado depois do exemplo de todo o trabalho e custo de “refurbishment” das shuttles)

  9. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Parece a Europa, sempre preocupados com o que nao interessa.