NASA: Barragem chinesa Three Gorges afeta Rotação da Terra

70 Comentários

A maior barragem do mundo, a barragem Three Gorges, na China, está a chamar a atenção dos cientistas da NASA, pois há a possibilidade de interferir com a rotação da Terra. Esta colossal estrutura, feita pela mão humana, situa-se na província de Hubei e é considerada a maior estação de energia hidroelétrica do planeta.

Recorrendo à enciclopédia web, ficamos a saber que a Barragem das Três Gargantas, 長江三峽大壩 em chinês tradicional, é a central hidroelétrica com a segunda maior barragem e represa do mundo. Quando está cheia, a água chega a estar a 175 metros acima do nível do mar e a 95 metros acima do nível do rio. Alberga 632 quilómetros quadrados de água e gera cerca de 22500 MW de energia. Mas o problema não é esse.


Three Gorges – A maior barragem do mundo é na China

A barragem Three Gorges foi construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. Tem 2309 metros de comprimento e 185 metros de altura. Na sua construção foram usados 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro (o equivalente para construir 63 Torres Eiffel).

https://www.youtube.com/watch?v=b8cCsUBYSkw

Com capacidade de gerar 22500 MW de energia, quando cheia chega a atingir 175 metros acima do nível do mar e 95 metros acima do nível do rio. O seu reservatório de água tem capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados.

 

O que acontece com a Terra?

É sabido que há situações que podem influenciar a forma como a Terra gira em torno do seu próprio eixo. Esta grande quantidade de água, mais propriamente 39,3 quilómetros cúbicos de água, podem influenciar a rotação da Terra. Esta barragem, na sua carga máxima, com os 22500 MW de energia, tem essa capacidade.

A forma como influência a rotação da Terra é a seguinte:

Quanto maior a distância da massa de um corpo ao seu eixo de rotação, mais lento ele girará. Para que entenda melhor, acontece o mesmo quando um patinador de patinagem artística quer rodar muito rápido: para fazê-lo, começa a rodar com os braços abertos e depois coloca os braços junto do corpo, aproximando a massa destes do eixo de rotação e dando-lhe mais velocidade. O mesmo acontece com a Terra.

Os cientistas da NASA confirmaram realmente que, sempre que a barragem atingir o seu nível máximo de capacidade, é possível que afete o movimento da Terra, devido ao momento de inércia.

Segundo os seus estudos, aquando da barragem na sua capacidade máxima, o planeta é afetado na sua forma, tornando-o mais arredondado no meio e achatado nos polos. Em relação à rotação da Terra, aumenta a duração do dia em 0,06 microssegundos.
Perante esta conclusão dos cientistas da NASA, ao que parece, não há motivos para preocupação.

Interessante saber que embora fosse considerado um mito, afinal é mesmo uma realidade.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Desculpem que diga,mas acho uma estupidez, porque essa quantidade de água não afecta assim tanto a rotação da Terra, tenho mais preocupação com bombas nucleares que isso, sei que essa quantidade de água é imensa, mas……acho que não terá assim tanta influência, e nem sempre os cientistas acertam, além disso dizem pode ser possível, eu digo que não.

    1. Avatar de int3
      int3

      o que pensas fazer com o assunto das bombas nucleares? banir? já está. isso resolve? não, não resolve.
      moving on.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Isto é uma questão de física e a matemática envolvida é bem conhecida. 0,06 microssegundos não é muito influência sobre a Terra, mas como intervenção humana é notável. Tens alguma razão a apresentar para dizer que não afecta?

    3. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      Por alguma razão são cientistas. Estudaram para isso, não são como o Zé do Povo

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Um facto interessante da ciência é que, independentemente de concordares ou não, não deixa de ser verdade.

      1. Avatar de pedro geraldo
      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        É necessário reflectirmos bem nesta premissa. É uma teoria interessante, mas infelizmente há tanta actividade descomunal NATURAL ou provocada pelo homem que pode impactar a rotação da terra. Normalmente esse tipo de teoria deve ser acompanhada de uma tese escrita alicerçada em dados observados, publicados e revistos por um panel de especialistas….é muito cedo para se saltar para a conclusão sem partilhar com todo mundo a tese técnica e a sua validação técnica…até lá é só mais opinião interessante.

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      Calma, que aqui o rapaz é o mais experto e inteligente do sitio ! “acho”…

    6. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      8lá por que são cientistas não que dizer que estejam certos, o que hoje pensam ser certo amanha vai se ver está errado
      Meua amigos tudo o que possa afectar a Terra seja na orbita seja rotação o homem não irá conseguir afectar, há mãos bem maiores que a nossa capacidade de compreensão possa etender que impede de nós fazermos estupidezes grandes.
      Quanto as bombas não me preciso prepcupar pela mesma raźão de cima elas nem vão aecar arrebentar isso seria desastroso até para o sistema solar.
      Ainda há muito que o Homem precisa aprender principalmente aquilo que vai pra além da matéria, e o Homem é tão mesquinho que não vão deixar que passemos dos limites do nosso livre arbitrio.
      Abraço

      1. Avatar de censo
        censo

        Entregares o que não consegues explicar às “mãos maiores ” nao é nem será nunca a solução. A solução, a explicação para tudo está aqui na terra.

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Isso pensas tu, mas vou deixar ai com o teu pensamento.

          1. Avatar de censo
            censo

            Isso, pensar é bom, em vez de te entregares aos vapores do teu intelecto. Devias fazer melhor uso disso.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        “lá por que são cientistas não que dizer que estejam certos”
        Isso agora já depende se há um filme no youtube e posts no Facebook, se realmente de provar que está no Facebook e no youtube então é verdade

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          É, já começa a ser difícil este discurso de pessoas que no dia a dia usam e abusam do trabalho de milhões de cientistas ao longo de décadas, em muitos casos envolvendo física ultracomplicada que funciona, e depois, só porque não gostam e não entendem determinada conclusão, acham que a ciência está errada.

          1. Avatar de Manuel José Ventura Nunes
            Manuel José Ventura Nunes

            … ciência é apenas uma regra?… e como em todas as regras á exceções certo?
            … e tanto nas regras, como nas exceções também se aplica as regras universais … tanto o “certo ” como o ” errado” é aceite pelo cérabo humano ? logo ambos os estados são” científicos”?

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Mas será possível que tu aches que o homem, que já enviou e aterrou objectos a planetas a milhões de quilómetros, não é capaz de entender física tão básica que já foi demonstrada há séculos?

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Há muitas coisas que o homeme ainda não compreende, vede à tua volta tudo aquilo o que homem não criou. E todos os dias voçês veem que há coisas que não se consegue explicar e quem tudo é explicavel nos tubos de ensaio.
          O Homem ainda é muito pequenino lra compreender certas coisas que ainda por exemplo a fisica quantica está agora a abrir novos canpos.
          Coitado do ser Humano pensar que sabe muita coisa mas que pouca coisa sabe que pois só vê com os olhos da matéria.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Há muita coisa que o homem não compreende, mas isso é muito diferente do homem não compreender nada ou não compreender a física que está envolvida neste caso!
            Como é que tu achas que estás a escrever num aparelho electrónico e a usar a internet?

          2. Avatar de ricardo costa
            ricardo costa

            a terra é plana!!!

          3. Avatar de kolas
            kolas

            Pénalti para o FCP!

  2. Avatar de paulo
    paulo

    Tá, mas e as barragens brasileiras? 3 delas (Itaipu,Belo Monte e Tucuruí) tem tamanho próximo e armazenam quase a mesma quantidade de água que Three Gorges, mas só a chinesa afeta a rotação da terra?

    1. Avatar de Vítor M.

      Conheço ITAUPU, já lá estive e aquilo é brutal.

    2. Avatar de Martins
      Martins

      Se isso for verdade até deviam afetar mais, visto estarem mais perto do equador.

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A ideia foi demonstrar até que ponto a mão humana pode afetcar o planeta e que muitas vezes nós nem conseguimos prever as consequências.

      Mas respondendo à tua pergunta pelo que percebi o que torna este caso “especial” não é só o facto da barragem ser enorme mas também o facto de estar a uma altitude elevada em relação ao nível médio das águas do mar, isso faz com que a influência na rotação na terra seja maior mas sim provavelmente as barragens que referiste também afectaram a rotação da terra mas não de forma tão expressiva.

  3. Avatar de thiago
    thiago

    Só porque a esta na China. Bullshit

    1. Avatar de gFan
      gFan

      +1 Epá mas se isto for verdade, bem que podiam manter a barragem cheia durante o dia de trabalho.
      Lá para depois das 18 horas (UTC+0) podem esvaziar, sempre são 0,06 microssegundos que se sai mais cedo 😉

      1. Avatar de Rub3n
        Rub3n

        Não percebeste, é ao contrario… atrasa o movimento logo o dia fica maior!
        Se fica maior não sais mais cedo.

    2. Avatar de ..wtf..
      ..wtf..

      ..WTF.. Isto é para provar que tudo o que se faz na china, não vale nada, e com defeito.. 🙂 Se fosse na Suiça, a rotação da terra estaria exacta.. 🙂

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Porque é a maior! São cálculos feitos há mais de 10 anos, quando ainda estava em construção. Servia como termo de comparação para outros fenómenos capazes de influenciar a rotação da Terra.

  4. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    É tudo relativo e uma questão de escala, se eu levantar os braços também poderá influenciar mas será ainda menos 🙂

  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    Mas com o HAARP tá tudo tranquilo que não afecta nada. Metam-se com os chineses que se eles saltarem todos a pés juntos desviam o planeta do seu movimento de translação e depois quero ver que diz a NASA…

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se compararmos isto à quantidade de água que vem das calotes polares e glaciares que estão a derreter, que faz subir o nível médio do mar….qual será o impacto deste aumento de massa em todo o oceano, tendo em conta que naturalmente que toda está massa naturalmente vai se dirigir para a zona do equador, o potencia mais o efeito.

    1. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Não percebeste, a questão é a barragem estar a 175 metros acima do nível do mar.

  7. Avatar de Elionildo
    Elionildo

    *Mas a terra não é plana? como assim afetar a rotação?

    🙂 🙂

    1. Avatar de Jorginho
      Jorginho

      E sim senhor planissima (Plane”ta”).

  8. Avatar de Micael Ribeiro
    Micael Ribeiro

    Por mais que afecte a rotação da Terra, demoraria uns milhares de anos a atrasar 1 segundo da rotaçao da Terra 😀 portanto nada de “monstruoso”

  9. Avatar de me and me
    me and me

    acredito que tal seja possivel, nada é impossivel. mas….

    entao e todas as barragens que os americanos têm nao afectam a rotaçao da terra? so a chinesa?
    um bocado tendencioso…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem nada de tendencioso, visto esta ser a maior em determinados pontos, sozinha e nas condições que estão especificadas, produz os tais efeitos mencionados. Não é nada que traga mal ao mundo, mas é um efeito “artificial” que afeta a natureza mecânica do nosso planeta. Se formos então a falar disso, os americanos nem podem abrir a boca!!!

    2. Avatar de censo
      censo

      Alguma barragem nova do lado americano de dimensões próximas desta na China? Enfim…

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não tem nada de tendencioso, é apenas uma curiosidade pegando naquilo que será a maior barragem do mundo.
      Todas as barragens afectam, é só uma questão de escala.

    4. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Não leste o artigo com olhos de ver!
      A diferença principal desta barragem é a altura a que está do nível médio da agua do mar, 175 metros.
      É essa característica que faz com que tenha maior impacto na rotação da terra, as outra barragens mesmo maiores que sejam não estão a altura que esta está!

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    E agora o que irei fazer nesses 0,06 microssegundos. Alguma sugestão? Boa semana a todos!

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Erro básico no texto
    Quanto mais longe do centro de rotação maior é a rotação

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Desculpe maior a velocidade do corpo

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não tem erro nenhum.
      A velocidade de que tu estás a falar é diferente daquilo que o artigo fala.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Isto pode dar uma grande chatice daqui a uns milénios. deixamos de ter o 29 de Fevereiro!

  13. Avatar de jorge
    jorge

    tinham de ser os chineses mais uma vez fazerem asneiras da grossa

  14. Avatar de O Silva
    O Silva

    Isto é apenas teórico…pois gostaria que me demonstrassem como realizam esta medição, na prática, para um objecto da dimensão da Terra e depois obtém uma diferença de apenas 0,06us.

  15. Avatar de Eduardo Calado
    Eduardo Calado

    Olá a todos , a parte de alguns comentários , só tenho a dizer é abismal esta construção depois de ver fotos vídeos etc é mesmo a enginharia no seu melhor. Agora se eles estudarem e afirmam que quando a barragem está cheia há realmente mudanças no planeta para mim isso já era grave agora eles dizem que em nada esses sintomas afectam o planeta. Se não afecta só fico maravilhado com o que o ser humano cada vez mais evolui a especi . bom mau não sei mas enquanto estiver vivo tenho o prazer de ver estes enormes feitos pelo homem . Só espero mesmo que esses grandes feitos venham para o melhor . abraço a todos

  16. Avatar de Marusofa
    Marusofa

    E o gelo que anda a desaparecer do polo norte não tem influencias no decorrer da história da terra?

  17. Avatar de KitKat
    KitKat

    Mais depressa afecta a Lua o nosso planeta do que propriamente uma barragem feita pelo Homem.

  18. Avatar de TIago
    TIago

    Afetar a rotação era: todos no mundo inteiro amanhã às 3 da tarde começarmos a correr para a esquerda… Se o filme do Super-Homem estiver correcto (que acredito que esteja, foi corroborado por cientistas) andaríamos uns 15 dias para trás!!! dava para ganhar ainda umas 4 vezes no euromilhões, ficávamos todos ricos, fim da fome no mundo… PIM.

  19. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Já parece aquela de que se pularmos todos ao mesmo tempo a uma determinada hora (fazendo uma espécie de onda mexicana), afastamos a Terra do Sol e paramos com o aquecimento global.

  20. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Isso é na china… se fosse em espanha era facil… abriam as comportas e Portugal que se aguentasse com a agua… 😀

    Mas a serio… mais uma vez ninguem quer saber o que diz a NASA… é como o gelo nos polos… bem derrete e derrete, a NASA avisa, mas ngm faz nada… típico….!!!

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que não se lembrem de fazer esses cálculos para a Região Demarcada do Douro e para os armazéns do Vinho do Porto em Gaia!!!! 🙂
    Senão ainda acabam com o vinho do Porto

  22. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é bastante plausível pois de facto é um volume muito grande de água e pode ser suficiente para afectar o momento de inércia. Nada de preocupante pois o efeito sera minino e aliás há outras coisas que estão sempre a acontecer (terramotos), que afetam a velocidade de rotação da terra. Tudo a níveis que não mostram preocupação. Mas em relação a esta notícia uma coisa que ainda não vi em nenhum dos sites que a estão a noticiar foi o link para a informação original da NASA. E a verdade é que há muita treta que diz que NASA disse e não disse. Além disso é um princípio jornalístico básico.

  23. Avatar de Manuel
    Manuel

    Por isso hoje demorou tanto para chegarem as 5 da tarde………

  24. Avatar de Fernandão
    Fernandão

    Caros consortes, sem abstração fica mais difícil raciocinar. O que pede o problema, é que se consiga refletir sobre a questão, pensar, e compreender. Agora, se nos quisermos rir, o caso também serve para fazer piadas, e quanto mais génio houver, mais gargalhadas. Não é tão mau assim…

    Complicar o assunto torna a temática menos”leve” e aborrecida ou quiças desprovida de curiosidade. Ainda não se consegiu “inventar”, em física uma «Teoria da Confusão». Para aqueles mais curiosos e interessados, melhor seria que dedicassem alguma atenção às leis básicas da mecânica, massa, inércia e gravidade. Acreditam que sim?

    A todos uma excelente noite. «QUEM CORRE POR GOSTO, NUNCA SE CANSA» ! Obrigado.

  25. Avatar de Sopradeixarclaro
    Sopradeixarclaro

    “Perante esta conclusão dos cientistas da NASA, ao que parece, não há motivos para preocupação.”
    Neeext!

  26. Avatar de lmx
    lmx

    A terra passaria a ter duas orbitas elipticas,
    A maior em torno do sol, e em torno desta, a terra passaria a ter uma segunda orbita eliptica, dado o centro de massa alterar, pois fica mais massa associada a uma zona periferica do planeta…o momento de inercia com um centro de massa desajustado iria provocar isso mesmo…
    De alguma forma faria com que a terra e a lua ficassem mais proximas ou mais apastadas, consoante o seu afelio/prelielio..não sei se este é o termo correcto, mas seria identico aos termos usados, para a elitica principal em torno do sol.
    A longo prazo, vamos pagar a conta bem paga…não sei é quando começamos a pagar…secalhar já começamos 🙂

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Mas o que é que estás para aí a dizer? ISto é a rotação no eixo da Terra, não é nenhum órbita. A mudança na distribuição de massa altera o período de rotação e a orientação do eixo, não cria mais uma nova órbita. A Terra já sofreu eventos muito mais massivos que uma barragem em termos de distribuição de massa e não é por isso que tem duas órbitas.
      Para poder manter duas órbitas elípticas necessitaria de estar em órbita em torno de outro objecto de muito maior massa que a Terra, para além do Sol, isto é, teria que se comportar como uma lua!

  27. Avatar de Marcos
    Marcos

    Pense, a explicação foi feita com exemplo de um patinador sobre um solo que tem gravidade ,não sobre algo que está solto no ar…só pra pensar

  28. Avatar de Alc
    Alc

    Quer dizer que quando a barragem está cheia, vivemos mais uns 0,06 microssegundos por dia???!!!

  29. Avatar de jeferson
    jeferson

    mudanças climaticas , pode causar

  30. Avatar de Licinio Lopes Resende
    Licinio Lopes Resende

    Muitos comentários. Uns imaginarios com fundamento ?. Outros entendo, pura ficção e ou suposição. Poderia esta usina envolver a rotação da terra?. Uma teoria baseada em suposições, dado sua textura, que de fato uma obra monumental, a maior do mundo, nesta sequencia. Um pais de vasta extensão, um povo que demonstra dedicação ao trabalho. arrojo? Tambem !!!. A maior geradora de energia limpa hidraulica do mundo.

  31. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se o obra é chinesa, tem que ser nociva. São as teorias da conspiração. E tenho a impressão que Lula e Costa tb têm um pouco de culpa nisto tudo. Só pode ser!

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Não te esqueças do Sócrates….

  32. Avatar de souza
    souza

    O Monte Everest tambem afeta a rotação da terra! pqp!!!

  33. Avatar de Miguel
    Miguel

    E os 405 mil toneladas de crude que extraimos da terra DIÀRIAMENTE não afectou o movimento da terra ????? …. fala-se muito…. o principio logico de uma equilibragem é a transferencia de massas.