NASA descobre um planeta parecido com a Terra

55 Comentários

A NASA anunciou há pouco uma descoberta fantástica. Depois de várias imagens captadas pelo telescópio Kepler, os astrónomos descobriram um planeta semelhante em tamanho à Terra, com a distância ideal de uma estrela maior, um sol, que poderá permitir a existência de água líquida e, por consequência, vida tal como a conhecemos.

Poderá ser o “primo mais velho da Terra” que se imaginava haver.

pplware_terra_2_03


A descoberta foi conseguida graças ao telescópio Kepler e o novo planeta já foi baptizado de Kepler-452b. Segundo informações da agência espacial norte-americana, o planeta fica a 1400 anos luz da Terra e situa-se na constelação Cygnus.

pplware_terra_2_00

O Kepler-452b, situa-se então na constelação Cygnus, é um exoplaneta em órbita da estrela Kepler-452 G-class. Com esta descoberta do Kepler-452b, são já 1.030 os planetas catalogados. Além desse feito, os cientistas anunciaram outros 11 corpos pequenos candidatos a planetas em “zonas habitáveis”.

pplware_terra_2_01

Ainda não existem muitos dados sobre o Kepler-452b. O seu diâmetro é 60% maior do que o do planeta Terra, mas não há dados sobre a sua massa, composição ou tipo de atmosfera. Segundo a NASA, a duração da sua órbita em torno do seu “Sol”, leva cerca de 385 dias, apenas 5% a mais do que o planeta Terra.

A estrela-mãe do planeta Kepler-452b é 1500 milhões de anos mais velha que o nosso Sol, tem a mesma temperatura, é 20% mais brilhante e o diâmetro é 10% maior.

CKnMjJLUAAA4W8W (1)

Vamos ver se já existe lá vida ou poderá ser um dia casa “de férias” dos terrestres!

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Só espero que não tenha espécies como o coelho, relvas, sócrates etc…

  2. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Excelente notícia!!!
    Mais umas décadas e já temos mais um planeta para arrebentar…

  3. Avatar de DoContra
    DoContra

    Fixe! Vou já organizar uma excursão. Não se esqueçam do farnel! 😀

  4. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Podiam era tirar o til de gémeo (ou gêmeo)… parecia menos retirado de uma noticia dos nossos irmãos brasileiros 😀

    Relativamente à noticia é boa e má.

    Boa porque pode ser um planeta com vida (nada de extraterrestres ou coisa que o valha, mas organismos diferentes ou identicos aos da terra).
    Má porque fica a 500 anos luz, logo, com a nossa tecnologia actual, muito longe e dificil de lá chegar a um tempo razoável.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      “o planeta fica a 1400 anos luz da Terra”

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Pois… na altura ainda estava em actualização e comentei mal postaram…

        Como não dá para alterar ficou asism 😉

        Cumps.

    2. Avatar de Pisco
      Pisco

      São 1400 anos luz 😉

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Pois… na altura ainda estava em actualização e comentei mal postaram…

        Como não dá para alterar ficou asism

        Cumps.

  5. Avatar de censo
    censo

    A nossa existência é resultado de um conjunto de felizes coincidências.

  6. Avatar de JN
    JN

    Bora lá destruir outro planeta…

  7. Avatar de TeAr
    TeAr

    Vamos la fazer um sun set 😛

  8. Avatar de JP
    JP

    Estas noticias nunca geram grande vontade ao comentário… pois quase todos têm como adquirida a sua rotina diária e as specs disto ou daquilo é que interessam mas, a verdade é que hoje em dia dispomos de meios tecnologicos super avançados que quando aplicados a outras áreas como é o caso da ciência do cosmos provam que um dia o homem vai ser um viajante das estrelas.

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    Não digo que não. Mas é a própria NASA a dar hoje a “novidade”: http://www.nasa.gov/press-release/nasa-kepler-mission-discovers-bigger-older-cousin-to-earth

  10. Avatar de DoContra
    DoContra

    Esperem lá, estive a consultar outras fontes (para além da NASA: http://www.cnet.com/news/kepler-another-earth-nasa-planet/) e elas referem o tal planeta como Kepler-452b e não Kepler-186…

    1. Avatar de Pisco
      Pisco

      No artigo fala efectivamente do Kepler-452b e não Kepler-186. Não sei onde queres chegar…

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Se tivesses lido a versão original tinhas percebido. Este artigo foi re-editado, retirando a referência ao Kepler-186f e mudando para Kepler-425b.

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Correcção, Kepler-452b.

  11. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Será que tem rede 4g?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Este planeta já é muito à frente, já deve possuir 8G xd e Internet de borla. Mesmo de borla.

  12. Avatar de Mais um
    Mais um

    Que confusão de artigo…. mistura informações de diferentes planetas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem apenas um planeta e uma estrela, ora vê bem agora 😉

  13. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Este artigo até dá vontade de jogar Spore! 😀

  14. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mais outro planeta… todos os anos descobrem algum desse género. A 1400 anos luz nem conseguem saber nada daquilo, não há possibilidade de enviar sondas, muito menos alguem ir lá.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Além do mais nos vêmo-lo como ele era a 1400 anos atrás.

  15. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Porquê que o meu outro comentário ainda não foi aprovado? Está a gerar uma certa confusão nas respostas….

  16. Avatar de António Craveiro
    António Craveiro

    Férias neste planeta? À distância de 1400 anos-luz? A forma como termina o artigo não condiz com o seu desenvolvimento. A essa distância, não só é impossível ir passar férias a este planeta, como inviabiliza qualquer viagem tripulada! Um ano-luz é a distância que a luz (300.000 Km/s) percorre durante um ano!!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 calma, havemos de ter meios de transporte que não sejam a kms/h nas a anos-luz/h, calma.

      1. Avatar de António Craveiro
        António Craveiro

        Pois, só se for assim! Eh Eh Eh 🙂

      2. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Isso é claramente impossível de alcançar para uma espécie com as características dos humanos.

      3. Avatar de José
        José

        Penso que isso significa que tínhamos que conseguir voltar atrás no tempo para viajarmos mais rápido que a luz 😛

      4. Avatar de Adilson
        Adilson

        É sim, uma mega nave sonda , tripulada por robótica, que iria deixando estações espacial, assim como tinham as ilhas os antigos navegantes. Uns terráqueos viajariam só fazendo descansos em cada estação, nos postos espaciais, que estas proporcionariam recursos para a viagem prosseguir.Dessa forma até que poderíamos um dia chegar lá .De estação em estação.

  17. Avatar de oi
    oi

    era bom que não encontrassem lá petróleo senão não vai haver sossego

  18. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    A estatística diz que num universo infinito tem de haver vários planetas iguais ao nosso e até que poderá haver uma estrutura atómica exatamente igual à de cada um de nós, ou seja, haverá um alien igualzinho a cada um de nós, curioso…

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Andaste a ver Fringe a mais… lolol

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Se consedirar-mos o universo infitino então isso é 100% verdade. Mas eu não acredito num universo infinito, por isso não apoio essa teoria.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        é e ñ é essa é a parte interessante a parte que tem alguma coisa cresce mt rápido para conseguirmos chegar ao limite. E de qualquer maneira o que conseguimos ver a partir de uma distancia é o principio do universo, portanto é impossível enxergar a partir dai… Se a teoria das cordas tiver correta podemos “dobrar” o espaço e chegar lá mt mais rápido que a luz 🙂

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Considerando que o Universo se expande e supostamente sem limites, é plausivel o universo ser infinito devido a sua grandeza.

  19. Avatar de JA
    JA

    Muito interessante! Oxalá consigam confirmar a existência de vida nesse planeta, seria de um interesse fenomenal.
    Bom emprego da tecnologia, sem dúvida!

  20. Avatar de jo power
    jo power

    E bm verdade que falar deste planeta pode avir trazer outras Querras de guem vai oucupar prmeiro ou quem fica la!!

  21. Avatar de VALTER TEMBE
    VALTER TEMBE

    O SENHOR DEUS … SABE O QUE FAZ…

    A VIDA HUMANA TEM UMA ESPERANÇA NESSE PLANETA

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      lol. Mete mais tabaco nisso.

  22. Avatar de Vlad
    Vlad

    Foi descoberto o primeiro planeta na zona habitável em volta de uma estrela do tipo G. Isso não quer dizer que seja remotamente parecido com a terra porque ainda não foi feita nenhuma análise a este. O tamanho também não é semelhante ao da Terra, inclusive nem sequer pertence à mesma classe planetária.

  23. Avatar de Rafael
    Rafael

    1400ly = 13245023087967384km
    http://www.metric-conversions.org/pt/comprimento/anos-luz-em-quilometros.htm

    Ui, é muita gasolina para queimar…!! 🙂 🙂 😀 😀

  24. Avatar de paulo evander
    paulo evander

    Mbora lá, prejudicar este planet, mais que temos que aguentar até chegar lá, porque é bué longe e muitos vão morrer no caminho sem conhecer o Kepler 452b.

  25. Avatar de muito interessante
    muito interessante

    muito interessante,mas para quem não sabe a tecnologia da star wars em que as pessoas dormem numa cúpula sem ficarem velhos já existe á muito tempo.com certeza que já alguma tripulação de astronautas está a caminho desse planeta….mas como devem calcular só daqui a 1400 anos é que os nossos descendentes vao ter noticias deles.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Se a tripulação demorasse 1400 anos lá a chegar quer dizer que estão a viajar à velocidade da luz, ou próximo, logo devido à dilatação do tempo uma geração é mais do que suficiente para lá chegar, no entanto várias gerações teriam passado no nosso planeta.

  26. Avatar de muito interessante
    muito interessante

    também podem fazer uma nave auto suficiente com médicos ,professores …casais de varias etnias,,,e enfim irem vivendo ,,,parindo e passando a informação …talvez alguém lá chegue…

    1. Avatar de Adilson
      Adilson

      É, aproveitando sua ideia , seria “UMA NAVE DE NOÉ” Lembro tambem que, o que a gente vê, e a gente pensa tem uma grande diferença… Amigo, uma coisa eu posso afirmar com certeza . Outro planeta igual a terra e com seres iguais que habitam aqui , nem que se em um futuro próximo conseguirmos vencer a velocidade da luz, não existe e nem tem como existir . Ainda mesmo que o nosso planeta se extinguisse e nascesse outro no mesmo lugar.

  27. Avatar de muito interessante
    muito interessante

    até porque a velocidade da luz já existe.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      A velocidade da luz já existe bem antes da formação do nosso sistema solar.

      1. Avatar de j
        j

        A velocidade da luz é apenas o limite de velocidade máxima. Nada tem a ver com a luz. Apenas a luz chega a essa velocidade e lhe dá o nome.

  28. Avatar de manuel macedo
    manuel macedo

    Os humanos têm a presunção de julgarem que são os únicos seres inteligentes do universo ….

  29. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Se Einstein estiver correto, e ainda ninguém provou que não, nada pode viajar mais depressa que a luz, logo mesmo que conseguimos colonizar o planeta, seriam sempre aliens, porque qualquer comunicação demoraria 1400 anos a chegar e outros tantos a voltar, pelo que essa população evoluíria sempre sem quase qualquer interação conosco, nem partilha de qualquer tipo de avanço tecnológico/científico. Seriam Aliens

  30. Avatar de bondoso
    bondoso

    vou tentar iludir o meu vizinho para k seja ele um dos primeiros a ir para la

  31. Avatar de j
    j

    claro que ninguém irá lá nunca pois fica a anos luz de distancia.