NASA adia as primeiras missões tripuladas Artemis… viagem à Lua fica para o ano!

27 Comentários

A NASA adiou o seu plano de enviar quatro astronautas para uma viagem à Lua na missão Artemis II, anunciando que esta não terá lugar antes de setembro de 2025.

Tripulação da Artemis II da NASA

Era uma das grandes promessas para este ano de 2024: o aguardado regresso à Lua, pela missão Artemis II da NASA. Contudo, a agência anunciou o adiamento do seu plano de enviar quatro astronautas para o nosso satélite natural, em novembro. A par disso, partilhou que a missão não terá lugar antes de setembro de 2025.

No mesmo anúncio feito ontem, terça-feira (9), o chefe da NASA, Bill Nelson, disse que a primeira aterragem tripulada, inicialmente prevista para 2025 como parte da Artemis III, será afinal lançada em setembro de 2026 (na melhor das hipóteses).

Como recordamos a toda a gente, a segurança é a nossa principal prioridade. Para dar às equipas da Artemis mais tempo para enfrentar os desafios dos primeiros desenvolvimentos e da integração, vamos dar-lhes mais tempo para a Artemis II e III.

Explicou Bill Nelson aos jornalistas, durante uma teleconferência.

Administrador da NASA

Apesar deste adiamento, o chefe da NASA acrescentou que a Artemis IV, que também envolverá uma aterragem lunar tripulada, continua a estar prevista para setembro de 2028.

Este tipo de atraso não é invulgar, ainda mais quando se trata de missões tão complexas.

De facto, embora a missão Artemis I, em 2022, que testou o novo foguetão do Space Launch System da NASA e enviou uma nave espacial Orion sem tripulação para um sobrevoo da Lua, ter sido um grande sucesso, foram detetadas irregularidades no escudo térmico da nave espacial causadas pela reentrada a alta velocidade na atmosfera terrestre. Os engenheiros estão, atualmente, a trabalhar para corrigir esta situação.

Além disso, as equipas da NASA estão também a resolver um problema com a bateria da Orion, e com um componente do circuito responsável pela ventilação do ar e pelo controlo da temperatura.

De qualquer forma, a NASA está decidida a avançar com o programa Artemis, que visa, a longo prazo, estabelecer uma base lunar para estadias prolongadas.

 

Vídeo mostra os ambiciosos planos espaciais da NASA para 2024

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    E para o ano, fica para o ano….

    …..de pois, fica para o ano.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Já fazem lembrar os Sportinguistas, é para o ano 🙂 🙂 🙂

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Mais problemas no orion? Já não chega o preço que custou esta brincadeira? Ainda gastaram uma balurdio a desenhar fatos novos e agora tiveram de os descartar e abrir um concurso

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A Orion podia fazer a viagem no final do ano. Há o problema do escudo térmico, pois a ideia é poder ser reutilizado 10 a 30 vezes, sendo que a Artemis 1 mostrou que há o mesmo problema dos Shuttles: degradam-se demasiado. Para 1 viagem funcionam bem, para mais, precisam de muita manutenção. Os fatos iniciais não permitiam os 120 minutos de ar interno. A SpaceX queria 16 biliões de dólares e 300 biliões, pagos em 20 anos, para desenvolver um fato para a Lua, curioso é que não concorreram na 2 procura.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Precisam de ir realmente a Lua, falem com o Musk que ele resolve o problema.

    Quem diria que a NASA iria ficar assim tão mal.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O foguetão é de Musk. A nave que pousa na Lua ou será a de Musk ou a de Jef Bezos (ambas as empresas foram subcontratadas). A NASA é financiador, o fabrico foi entregue a privados.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Não, o foguetão é o SLS é da nasa, a nave que pousa é que é a da spacex, a do jeff bezos não ganhou o concurso

        1. Avatar de Anung
          Anung

          A primeira coisa que o Aves tenta comentar por raciocínio próprio, sem wikizisses, e espalha-se logo.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Bem, és completamente obcecado com ele LOLOL Respira…

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          O Bezos está a desenvolver o dele. Como a mini-starship já está 3 anos atrás do previsto, será bem provável que não consiga demonstrar capacidade para a alunagem da Artemis 3, antes de 2032.
          O Bezos está a apostar que a SpaceX não consegue realizar os 4 voos de teste obrigatórios e que a NASA irá abrir um novo concurso.

      2. Avatar de RespostaAves
        RespostaAves

        Bla…bla.. nem sabes o que dises… como o Gonçalo comentou

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Viagem à Lua é … pousar na Lua e voltar. A Artemis 2 enviará quatro astronautas ao redor da Lua (passou para setembro de 2025) e a Artemis 3 é que terá pouso tripulado (passou para não antes de setembro de 2026). Não há pressa para voltar a pousar na Lua.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      O objectivo já passa em construir uma base na lua em que esteja sempe ocupada tal como a ISS

    2. Avatar de RespostaAves
      RespostaAves

      Bla… bla…..bla…

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu tenho um conselho. Porque não usam a mesma nave utilizada em 1969?

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Carissimo

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Têm que ir desenterrar o Armstrong.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      90% dos voos foram feitos manualmente. A equipa de terra eram 83072 pessoas, mais 54000 pessoas no resto do mundo, a manter as comunicações. Só na Austrália em 700 pessoas que mantinham a estação a operar e a transmitir o sinal para os EUA. Em Espanha eram mais de 1600. Neste momento, nem 1% dessas pessoas há disponíveis. Além de que uma falha na tecnologia (como aconteceu com a Artemis 1) seria logo notícia pelo mundo todo.

  6. Avatar de DeixemOAvesEmPaz
    DeixemOAvesEmPaz

    O que eu sei é que quando o homem voltar à lua, vão haver na mesma pessoas a dizer que foi tudo feito em estudio.

    1. Avatar de Luís Marques
      Luís Marques

      O estranho é que 50 anos depois não se consegui repetir o acontecimento e com tecnologia muito superior, os telemóveis de hoje, em termos de processamento, são muito superiores ao que foi utilizado em 69. A imagens da alunagem tem coisas que podemos por em causa, alguns ângulos fazem-nos perguntar, mas quem estava filmar? não se ver as estrelas, bandeira dos EUA sem sem se mexer. Da que pensar e por em causa alimentando teorias da conspiração como a de que Kubrick encenou e filmou a alunagem. Algumas coisas já foram refutadas cientificamente outras perduram. Verdade ou mentira, poucos saberão.

        1. Avatar de Luís Marques
          Luís Marques

          Acho que nem se quer percebeste/leste o meu comentário, esta bem legível “Algumas coisas já foram refutadas cientificamente outras perduram”. o que é não percebes-te desta frase?!

          1. Avatar de Aves
            Aves

            O que é que perdura? A bandeira que não ondula? Uma vez tinha uma haste no lado de cima que a segurava e depois teve uma rede metálica por dentro. Não se ver as estrelas também está demonstrado pelo foco e abertura das lentes em fotografia – se queres captar imagens próximas não captas as estrelas. Os ângulos também estão explicados.

      1. Avatar de SS
        SS

        O Aves bem para aqui mandar os seus bitaites e depois da nisto.

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Devia haver nova corrida espacial, para ver se desemburram a coisa… Mas lá está a NASA de hoje em dia não tem os mesmos objetivos da década de 50/60/70

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Haver há. Com banda e fanfarra, a Rússia anunciou que, ao fim de 50 anos, ia voltar a pousar uma nave não tripulada na Lua. Espetou-se.
      Também anunciou que quer enviar cosmonautas à Lua e construir base lunar até 2040

  8. Avatar de O realista
    O realista

    E que agora com hdr e 4k e dificil fazer efeitos especiais para simular como fizeram a preto e branco ha 60 anos ? O proprio armstrong admitiu que nunca saiu da terra , foi tudo no nevada. Eu tenho um primo com provas de tudo, mas ja o ameacaram se revelar tudo na rtp