Não, não é o Windows! É o novo Linux ZorinOS 12.4

22 Comentários

Zorin OS é talvez a distribuição Linux mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e pelo facto do menu iniciar ser muito idêntico ao do Windows 7. Esta distribuição é baseada no popular Ubuntu, o que significa que existem também muito software e muita documentação.

Depois do lançamento da versão 12.3, que aconteceu há 3 meses, os responsáveis por esta distribuição lançaram agora o ZorinOS 12.4. Vamos conhecer as novidades.


É verdade que existem muitas distribuições Linux mas algumas são especiais e diferentes. Alguns utilizadores consideram que a maioria das distribuições são complexas e pouco amigáveis (em termos de interface) e foi com esse intuito que “nasceu” a distribuição ZorinOS.

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho, onde o utilizador pode, através do “Zorin Appearance”, alternar entre diversos estilos…daí o conseguirmos ter uma distribuição com um “look and feel” semelhante ao Windows.

Tal como no Windows, no ZorinOS também existe um estilo de Painel de Controlo, que aqui se chama Settings (Definições) e a poderosa Shell também está disponível.

Principais novidades do ZorinOS 12.4

  • Linux kernel 4.15
  • Melhorias ao nível da segurança com a aplicação de novos patches
  • Atualização da stack gráfica X

O ZorinOS 12 é uma distro bastante elegante, com muito trabalho ao nível do Artwork. Para quem pretende abandonar o Windows e procura uma distribuição Linux com algumas semelhanças então a nossa sugestão vai para esta distribuição. Experimente… não se vai arrepender.

Para quem procura outras distribuições Linux pode sempre espreitar a nossa categoria dedicada – aqui

Linux ZorinOS 12.4

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Assim que o Gnome deveria ser, mas tudo bem…
    Essa é mais uma point release, e a última, baseada no Ubuntu 16.04.
    A próxima versão será baseada no Ubuntu 18.04.1
    Zorin demora bastante pra produzir novas releases, e por isso pode ser um ponto negativo para quem quer o último pacote sempre.
    Zorin nada mais é que um Gnome super modificado.
    Para quem tem um computador fraco e que não aguenta o Gnome mas ainda assim que testar o Zorin, eu sugiro testar a versão Lite baseada no Xfce (dessa quase ninguém fala).

  2. Avatar de Danny
    Danny

    Esperando algum fanboy do Windows dizer que o Linux adora copiar o Windows

    1. Avatar de PPortasCoelho
      PPortasCoelho

      claro que sim na china fazem igual .

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Alguns dizem que o Linux é pior que o Windows porque os usuários já estão acostumados à sua interface e não querem aprender a usar outra.
      Outros dizem que o Linux copia a interface do Windows.
      Alguns chegam a falar as dias coisas, embora contraditórias, para criticar em qualquer situação.
      Afinal, coerência para quê?
      Pessoalmente eu gosto de usar uma interface diferente do Windows, mas não critico aquelas distribuições que produzem uma emulação da sua interface. Além de demonstrarem a extrema flexibilidade e capacidade de customização do Linux, ainda ajudam aqueles que por algum motivo sintam falta da interface que lhes é mais familiar.
      Não é necessário mas atende algumas pessoas, então tá ótimo.

      1. Avatar de Alex, o Grande
        Alex, o Grande

        Por isso mesmo que Gnome é superior ao KDE. O KDE copia o Windows por default, já o Gnome é totalmente diferente do macOS e do Windows (classic).
        Gnome é a melhor interface que existe e diferente de tudo. Quem não se habitua é porque não é capaz de aceitar o diferente.

  3. Avatar de Xiba
    Xiba

    Posta algo sobre algum BSD pra leigos tipo o GhostBSD

    1. Avatar de pia
      pia

      Experimente o macOS e vais amar, mas tem que ter grana, sabe? Se for pobrezinho é melhor usar o Windows pirata.

  4. Avatar de PPortasCoelho
    PPortasCoelho

    Claro que não é o Windows , nunca na minha vida iria utilizar ta sistema pois os sistemas linux não zelam pelos meus interesses , tal coisa só mesmo em maquina virtual .

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Como assim não zelam pelos teus interesses?

      1. Avatar de Eduardo Wandscheer
        Eduardo Wandscheer

        Ele quis dizer que Linux não atende as necessidades dele.
        Fã de Linux fica ofendido por tudo.

    2. Avatar de lol
      lol

      Porque a microsoft zela xD

      mete mais tabaco nisso filho…

  5. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    E para quando um guia de como instalar o Linux num Mac, com um ambiente de trabalho á imagem do mesmo?
    Isso sim, é que seria interessante.
    Talvez quem tenha por casa um daqueles Mac com Montain Lion e gostasse de fazer um upgrade e ter novamente um computador funcional, porque não existem dúvidas… Quem quer fazer upgrade de um computador Windows, compra um modelo mais recente.

  6. Avatar de censo
    censo

    Se querem Windows, usem Windows. Assumam-se.

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Paixão reprimida pelo Windows.

      1. Avatar de censo
        censo

        Sem paixões. Uso porque me faz falta quer por motivos profissionais, quer por motivos mais ludicos.. Nao sou dos que tem, diz ter, mas nem sabe para quê.

  7. Avatar de samuel
    samuel

    Ainda bem que não uso o Windows nem Zorin 😛

  8. Avatar de Mike
    Mike

    Querem usar um Windows alternativo e open source? Experimentem o ReactOS… http://reactos.org 😉

    1. Avatar de William
      William

      Preso em alpha pra sempre, bugado… Melhor o Windows mesmo…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Mas está a evoluir muito mais rapidamente do que há uns anos atrás… Temos que ver que não é um projecto fácil, já que tenta ser compatível com todas as versões NT (desde o Windows XP ao Windows 10) e é desenvolvido apenas por voluntários… 😉

  9. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    A pena é que maioria dos jogos e/ou programas não suportam o linux, senão já teria mudado xD

  10. Avatar de Jonas Sidney
    Jonas Sidney

    Essa troca de ofensas é realmente necessário? Todos os sistemas têm suas particularidades, cada usuário utilize o que melhor lhe atender. Pronto. Discussões acerca de tecnologia deveriam ser mais inteligentes, cordiais… Lamentável…