Musk diz que fabricantes chinesas podem “destruir” a maioria das concorrentes

43 Comentários

A cara da Tesla não tem “papas na língua”, mesmo que as suas alegações resultem em graves polémicas. Numa teleconferência, recentemente, Elon Musk disse que as fabricantes chinesas de carros elétricos podem mesmo “destruir” a maioria das concorrentes.

BYD

Para Elon Musk, “as fabricantes de carros elétricos chinesas são as mais competitivas do mundo” e, por isso, serão muito bem sucedidas fora da China, “dependendo das taxas e das barreiras comerciais estabelecidas”.

Francamente, penso que, se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas irão praticamente destruir a maioria das outras empresas no mundo.

Disse Musk, numa teleconferência, que teve lugar na quarta-feira, sobre os resultados da Tesla.

Elon Musk

Esta não é a primeira vez que Elon Musk menciona as fabricantes de carros elétricos chinesas. No ano passado, disse que estas eram “as mais competitivas do mundo” e que provavelmente estariam entre as principais empresas automóveis do mundo.

 

Barreiras comerciais apontadas por Musk podem ser implementadas contra elétricos chineses

De facto, as barreiras mencionadas por Elon Musk poderão ser, em breve, uma realidade. Conforme recordado pela CNBC, a Comissão Europeia está, atualmente, a investigar os subsídios concedidos às fabricantes de carros elétricos da China.

Estação de troca de baterias da NIO

Apesar de a investigação, que começou no ano passado, ainda não ter sido concluída, há possibilidade de a União Europeia considerar taxas mais elevadas sobre os elétricos chineses, numa altura em que estes estão a expandir-se, agressivamente, na Europa.

A mesma fonte mencionou que empresas como a BYD têm conseguido um sucesso inesperado por cá, tendo, inclusive, vendido mais carros do que a Tesla no quarto trimestre do ano passado. Também a NIO e a Xpeng já começaram a traçar o seu caminho europeu.

 

Leia também:

Na Europa há uma fabricante automóvel que não teme os elétricos chineses

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RP Sá
    RP Sá

    Ele não? ENtão desde que comprei o meu TM3 ele já baixou o preço mais de 10 mil euros em poucos meses. Isso não é uma chinesice?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu compreendo o que diz, mas a baixa de preço é sempre bem vinda, estávamos era habituados aos preços sempre a subir.
      É completamente impossível competir com a China enquanto for uma ditadura

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nao, é o mercado a funcionar e a aposta da Tesla em controlar toda a cadeia de fornecimento/peças e a aposta em não criar um modelo novo todos os anos mas sim optar por resolver os problemas do modelo, no final faz que cada vez consiga preços melhores para o cliente.

      Até nisso as marcas estão a aprender com a Tesla mais de 100 anos depois que está indústria tem a Tesla vem ensinar que é possível fazer melhor e mais barato.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A concorrência já chegou aos 100 anos, vamos ver se a Tesla também lá chega, vai continuar a haver mercado para todos, qual o valor do carro mais caro que a Tesla vende?
        Há pessoas que não querem andar com um carro igual ao do trabalhador comum, e
        voltam-se para os super carros.
        O pessoal está convencido que as outras marcas vão ficar paradas a ver as Teslas desta vida a evoluir, por algum motivo as marcas mais tradicionais chegaram aos 100 anos, sempre tiveram concorrência e sempre se adaptaram.

      2. Avatar de Zé+o+segundo
        Zé+o+segundo

        Pelo contrário os que cá andam há 100 anos a concorrência é que fez que eles chegassem onde chegaram, a Tesla simplesmente ainda tem muito que evoluir nesse campo. Pode ser a pioneira nos carros eletricos, mas ainda tem um longo percurso a percorrer, o concorrente chinês leva a melhor a todos, pois inova no visual, ninguem quer ter carros iguais, há que haver opções de escolha, se não o carro passa a ser visto como um eletrodoméstico banal.

        O valor simplesmente tem haver com poder de compra e impostos, por isso é que os carros estão a valores que só alguns conseguem adqurir novos.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Rodrigo melhores.? A anedota do dia, looolooolool

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os carros dele tb são chineses.

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, são e vão ser sempre americanos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Com componentes chineses dos mais poluidores. Não só na China mas tb nos carros fabricados na UE.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então todos os carros do mundo são chineses, até o seu.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É que nem um simples parafuso.

          3. Avatar de JL
            JL

            Claro, só o seu é que é especial e por ser para si. Looool

  2. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    E se consumidor evitar EV’s made in CN?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O consumidor tenta comprar a melhor relação preço/qualidade dentro do seu orçamento e se isso significar comprar um carro Chinês não estou a ver porque não o faça e milhares de compradores fora da China estão a fazer isso a optar por carros chineses.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Aquele BYD Han dá-me vómitos. Por mais que a RA diga que é muita bom.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Por que razão? Até o acho muito bonito…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Transcrevo o que disse mais abaixo:
            “… Interiores tipo restaurantes chineses pseudo-luxuosos q não valem nada e dinâmica ao nível de um barco a navegar no Bósforo.”

      2. Avatar de GM
        GM

        Eu excluo produtos de marcas chinesas (RPC) da equação (sejam tm, carros, pc’s, tablets, tv’s, etc), enquanto não puder excluir produtos made in China

        1. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          E porquê essa decisão ? Que trauma teve para ter esse preconceito? Os chineses conseguem fazer tudo o que eles querem, e acho que era do conhecimento de todos que um dia a China iria virar um país que iria ser melhor ou igual aos outros ditos desenvolvidos. Tudo o que se compra hoje em dia tem sempre um componente outro da china. O mundo tem medo da China mas o certo é que se fecharem portas aos produtos deles muitos dos nosso produtos ao qual estamos habituados poderão desaparecer. Não há ainda povo que consiga fazer a quantidade de carros, tlm ou o que for como os chineses, é mau é mas isso é problema deles, nós disfrutamos.

          1. Avatar de WhiskasSaquetas
            WhiskasSaquetas

            Claro que não há país que consiga produzir como a China, também não há nenhum país no mundo que contrua carros por um prato de arroz e 20$ no final do mês.

        2. Avatar de Zé

          E compras marcas europeias ou americanas mais caras feitas nas mesmas fábricas. Se calhar os donos até são os mesmos.
          Ainda assim prefiro comprar o verdadeiro smartphone tuga. O ipho****

    2. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      O comum mortal que não te mdinheiro para fazer escolhas “morais” vai comprar a melhor relação qualidade/preço.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Estão caríssimos para o que oferecem. Interiores tipo restaurantes chineses pseudo-luxuosos q não valem nada e dinâmica ao nível de um barco a navegar no Bósforo.

  3. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Concorrência é bom ou não? Para os futuros clientes…

  4. Avatar de Sr Lopes
    Sr Lopes

    Vamos lá ver: quando falam em carros chineses, não se esqueçam qua a maioria dos fabricantes europeus (e não só) mandam vir de lá a maioria dos componentes… na prática, o que é chinês????

    A montagem é, nalguns casos, na Europa mas a “dependência” da competitividade (leia-se preços mais baixos) é difícil de resistir…

    Para o consumidor isso boas notícias mas escusam de ficar descansados: a UE vai tratar de taxar isso… e quanto à isenção de imposto de circulação do VE é uma questão de tempo até ser obrigatória…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Em França acima de 2Ton já pagam e acho muito bem.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim, os 100% a combustão:

        https ://www.motorspot.pt/2022/01/06/em-franca-os-carros-novos-irao-pagar-imposto-sobre-o-peso-do-veiculo/

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso era 2022.
          Agora para 2024 os bisontes elektros tb vão pagar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah sim, então mostre lá a confirmação ?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não propriamente, ali à volta da Autoeuropa há uma série de fábricas de componentes para automóveis. Não estou a dizer que tudo o que é usado num automóvel na Autoeuropa é de produção local, mas a maioria vem da UE.

  5. Avatar de Cenas+e+coisas
    Cenas+e+coisas

    Penso que o problema em causa apontado pelas marcas nao chinesas, e’ os subsidios do governo chines que fazem com que seja dificil competir, nao so na europa como nos estados unidos.

    Acaba o subsidio e os precos teem de subir ou entao fecham portas. E’ a mesma coisa que a xiaomi e huawei fizeram, entrar e agarrar grande market share e quando acabar a mama do governo chines, os precos sobem ou tens publicidades no homescreen do teu carro… ou 15 segundos de publicidade antes de poderes arrancar o carro lol

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Na Europa é igual tu já foste ver os milhões e milhões que as marcas de automóvel francesas e alemãs recebem em fundos da União Europeia?

    2. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      As empresas europeias também recebem ajudas, seja de forma directa ou indirecta. Basta ver a forma como a alemanha protege a industria automovel que tem. Uma forma “indirecta” que usou para ajudar foi acabar com os subsidios e ajudar para compra de EVs porque isso não estava a ajudar as empresas internas .

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Agora tb cortou na investigação de baterias para EV made in Germany. Parece-me que a intenção não é proteger a indústria alemã (até pq os seus elektros dominam na Alemanha) Mas sim um descrédito patente em relação à solução elektra.

        1. Avatar de JL
          JL

          A tesla e os chineses mandam cordiais cumprimentos aos alemães. LOOOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim a Alemanha só tem que passar a não comprar baterias chinesas. Ou taxá-las pela medida grande. Ou seja, pelas emissões que geraram!

          2. Avatar de JL
            JL

            Exato, a tesla e os chinesas voltam a mandar cordiais cumprimentos aos alemães. LOOOLOL

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas então não foi esse Sr a dizer logo no inicio, que as marcas chineses não fariam concorrência á Tesla ?

    ….

  7. Avatar de Doo
    Doo

    Nunca compraria um carro chines aos preços atuais, se fosse um terço, talvez. A Tesla também tem beneficiado da produção na China, senão eram bem mais caros. Eu diria que vai ser difícil vender milhões de carros chineses no Ocidente.

  8. Avatar de RRR
    RRR

    Estranho ou alarmante seria se dissesse isso dos fabricantes sul coreanos franceses alemães ou mesmo japoneses
    O mercado chines de EV’s deve representar 70%

  9. Avatar de Zé

    Quer gostemos quer não temos de ver que a China tem uma madeira de fazer e acontecer muito diferente dos outros países. Sim, é um regime totalitário e com poucas liberdades, salários baixos, más condições de trabalho blah, blah… Mas aqui na UE está um total caos de burocracia, impostos, taxas a e taxinhas, pessoas que não querem trabalhar ou só querem trabalhos de secretária, mercados totalmente manipulados pelos grandes grupos económicos, zero concorrência real entre grupos da UE e fortes restrições a concorrência vinda do exterior, milhentos burocratas, políticos e outros parasitas… e não são capazes de fazer nada. Só sabem empurrar, empatar e complicar.
    Mas também temos de ver não só a mensagem, como o mensageiro. Estará o Musk a defender o mercado ou a defender-se a ele próprio? Não me admiraria nada se os carros da Tesla não estiverem já a ser vendidos abaixo de custo de fabrico. Para depois espetarem as unhas na manutenção, peças, atualizações de software e outras maroscas que tão bem ele sabe fazer.
    No mês passado ardeu um veículo híbrido (segundo a notícia) depois de uma “falha no motor”. Mas pouco se falou porque era da BMW. Se fosse um chinês até já tinha chegado ao Taiwan.

  10. Avatar de Luiz
    Luiz

    Comprar um elétrico para ser carregado com energia proveniente do carvão e do diesel. Tenham noção

    1. Avatar de JL
      JL

      Até com essas formas são menos poluidores.

      Tem noção que em Portugal não tem carvão nem diesel?