Museu com dezenas de computadores antigos foi destruído na Ucrânia

9 Comentários

Infelizmente a guerra contra a Ucrânia continua bem ativa e a fazer mortes e destruição por onde passa. Vidas, edifícios, pontes, locais, cidades inteiras estão a tornar-se em autênticas paisagens negras com destroços que vão certamente marcar a história deste conflito que ninguém quer.

O mundo tecnológico está também a sofrer as consequências da invasão russa, e recentemente foi noticiado que um museu com centenas de computadores e consolas antigas foi agora bombardeado e destruído em Mariupol, na Ucrânia.



Museu do Computador na Ucrânia destruído pela guerra

Embora muitos não acreditassem que a Rússia iria invadir a Ucrânia, atualmente já estamos a mais de um mês deste tremendo conflito que já provocou a morte a milhares de militares e civis, incluindo 136 crianças, segundo as informações recentes. As imagens das bonitas cidades ucranianas, transformaram-se agora em cenários de destroços onde, em muitos locais, quase nada é possível recuperar.

E no meio de tantos bombardeamentos, foi também destruído um museu que continha mais de 500 itens tecnológicos antigos. O museu era uma coleção privada e ficava situado em Mariupol, a cidade ucraniana que fica a cerca de 50 km da fronteira com a Rússia que muito tem sido notícia durante esta guerra pelos piores motivos.

Entre os mais de 500 equipamentos, o museu contava com computadores e consolas de videojogos lançados sobretudo entre o ano de 1980 até 2000. A coleção demorou mais de 15 anos até estar composta, no entanto nada agora há para contar a história, uma vez que todos os produtos ficaram completamente destruídos após os bombardeamentos na região.

A informação foi inicialmente revelada no Twitter do colecionador Mark Howlett, sendo depois corroborada pelo Museu de Software e Computador da Ucrânia. Logo de seguida, a triste notícia foi também confirmada pelo dono do museu, Dmitry Cherepanov, na sua página do Facebook it8bit.club, onde partilhava tudo sobre a sua valiosa coleção.

Entre os produtos que agora se transformaram em destroços, vemos vários exemplares com muito valor histórico, como dezenas de computadores antigos e consolas como a Atari 2600 de 1877, Atari 7800 de 1986, várias versões da Megadrive, Master System, NES, a primeira PlayStation, entre outros.

Por sua vez, Dmitry está bem e num local seguro. Na página do Facebook escreveu que tudo o que agora resta da sua coleção são as memórias e fotografias que foi partilhando na página, no site e na rádio do museu, onde apenas passa músicas dos computadores e jogos retro. “Não existe nem o meu museu, nem a minha casa. Dói, mas definitivamente vou sobreviver e encontrar um novo lar“, disse o colecionador.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sargas
    Sargas

    Um museu parecido com o nosso LOAD ZX Spectrum. E assim perdemos um pouco da nossa pegada tecnológica. É pena.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Em Cantanhede!! Tive lá há pouco, é algo de outro mundo!! Obrigatório para quem viveu essa época!

      1. Avatar de André Leão
        André Leão

        Dias 23 e 24 de Abril haverá mega evento no Museu LOAD ZX Spectrum, de Cantanhede 😉

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Ah Commodores Amiga naaaaão!!!

  3. Avatar de João
    João

    E no artigo ninguém fala dos ZX Spectrum?!?!

    Vergonha!!!

    LOL

  4. Avatar de Sargas
    Sargas

    Mas vê se nas imagens deste museu o commodore entre outros

  5. Avatar de Joker
    Joker

    Por isso mesmo é muito importante ter a emulação e ninguém liga nenhuma. Soltem os protótipos dos jogos antes de desapareçam!

  6. Avatar de John
    John

    Aquele Nokia 3310 deve ter sido o único sobrevivente tecnológico do museu…

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    sem fotos ainda vão dizer que é para valorizar as raridades