Multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro

44 Comentários

A grande maioria das multas atualmente passadas pelas autoridades são referentes ao uso do telemóvel durante a condução. De acordo com um estudo, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admite enviar e ler SMS enquanto conduz.

Em breve o valor de multas ao telemóvel poderá começar a custar o dobro. O condutor poderá também perder mais um ponto na sua carta de condução.

Multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro


As multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro. A proposta de decreto-lei está em processo legislativo e define coimas entre os 250 e os 1250 euros, revela o Público. Além disso, o condutor poderá perder mais um ponto na carta de condução.

De relembrar que o atual código da estrada prevê coimas entre os 120 e os 600 euros.

Multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro

Na proposta do governo pode ainda ler-se

Atenta a crescente causa de sinistralidade rodoviária por utilização ou manuseamento continuado de aparelhos radiotelefónicos e similares durante a marcha do veículo, sanciona-se de forma mais gravosa a utilização ou o manuseamento, durante a marcha do veículo, daqueles aparelhos, com vista a dissuadir estes comportamentos de risco.

Podemos usar o telemóvel em alta voz enquanto conduzimos?

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

Leia também…

Portal das Contraordenações: Quantos pontos tem na carta de condução?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Falar ou manusear? Situações completamente distintas

    1. Avatar de censo
      censo

      Sentas-te ao volante e não fazes mais nada. Simplesmente conduzes a viatura. É difícil perceber isso ? É preciso ensinar isto ??

      1. Avatar de Greenshines
        Greenshines

        Falo ao tlm ser ter a necessidade de o manusear quando estou a conduzir. Dai a minha pergunta.
        Precisas ter 2 dedos na testa??

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          Diria que bastam 2 dedos de testa para entender que falar e manusear são coisas diferentes. Não será literal, e evidentemente que se pode falar. Falamos de segurar o telemóvel, seja encostado à orelha, seja a dois palmos da cara em alta-voz (essa então é das coisas mais ridículas a que assisto). E as multas deviam ser multiplicadas por 10, não por dois.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Excelente medida,que já devia ter sido implementada há muito mais tempo !!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      O problema não se resolve com aumentando o valor da multa mas sim com a efectiva aplicação da lei.
      O nosso país é rico em leis mas muito pobre na sua aplicação. Bastava aos agentes da autoridade aplicarem as leis já em vigor para a situação melhorar muito.
      Todos os dias vejo situações possíveis de aplicação de multa (ou mesmo de chamada à atenção) e o Sr. Agente a ignorar a situação ou a olhar para o lado.
      Por isso não é com valores de multas mais altas que vamos lá, o problema é mais grave: é comportamental e isso é muito mais difícil de resolver.

    2. Avatar de censo
      censo

      E achas que isso resolve o problema ?? Nunca resolverá. Educação. Educação poderá minimizar. De resto…é para aumentar a receita.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Educação e controlo. As multas até podiam ser de 100 mil euros. Se não existe policiamento, não serve absolutamente de nada. A sensação é de completa impunidade, e todos fazem o que bem entendem, pois são todos mais importantes que os demais, e têm sempre mais pressa que os demais.

    3. Avatar de José Silva Marques
      José Silva Marques

      Concordo plenamente, está medida tem alguns anos de atraso… é um rol imenso de pessoas a manusear um telemóvel (vejo eu todos dias)…

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Temos ordenados minimis de miséria mas multas das arabias. Ehhh valentes

    1. Avatar de costa
      costa

      para ver se aprendem de vez

    2. Avatar de censo
      censo

      …ordenados que compram telefones topo de gama, que permitem comprar automóveis e pagar auto estradas…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para mim era 0€ e carta fora. Mas isso tb não interessa. Interessa é facturar, a segurança de quem anda na estrada nem por isso.

    3. Avatar de RAtM
      RAtM

      Não se habilitem. Antes de haver tlm como faziam?

  4. Avatar de Márcio Graveto
    Márcio Graveto

    Ainda assim sendo continua a ser barato, deveria ser logo metade dos pontos da carta!
    Querem falar ao telefone andem a pé ou de transportes públicos!

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Acho que também é proibido, não podes ter nada nos ouvidos quando estas a conduzir.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      podes ter um auricular e nunca ter os dois ouvidos ocupados.

      1. Avatar de RAtM
        RAtM

        Vêem-se poucos inteligentes com ambos 9s ouvidos tapados… Só faltam umas palas tbm! Se ficassem com o tlm do pessoal certamente abriam a Pestana!

  6. Avatar de Bruh
    Bruh

    O mínimo devia ser logo nos 500€. Iam ver se não começavam a ter mais cuidado. Perco a conta às vezes que pego na bicicleta e apanho com anormais ao volante, de telemóvel na mão.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      500€ para ti pode parece muito mas são trocos para uns quantos.
      Se realmente houvesse interesse em salvaguardar vidas era carta fora e 0€.

  7. Avatar de R
    R

    É sempre a mesma coisa: fazem-se leis, não se fiscaliza convenientemente e depois vêm mais leis com mais coimas.

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Infelizmente Portugal é nessas coisas fronteira entre o terceiro mundo e a Europa civilizada. Basta passar a fronteira e vê-se ligo a diferença em termos de tipo de condutores. Aqui haviam não só de lhes aplicar a multa mas também partir-lhes uma mão. Igual para os que nem usam o pisca. Colecção de sagorros, governados e governantes.

  9. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Fazer leis que são de dificil aplicação é o que se faz mais em Portugal. Proibição de falar ao telemóvel e enviar SMS com ele na mão. Ok. Não foi feita qualquer lei a dizer que a partir de determinada data todos os carros novos só poderiam ser vendidos com Kits de mãos livres instalados de fabrica. Quais as caractristicas que esses Kits deveriam ter. Digo isto porque tenho dois carros com kit de fabrica e um deles é de uma marca dita premium do pais do sol nascente que considero uma bosta. em vez de facilitar na maioria das vezes só complica.
    Multa na Hora ou carro apreendido e registo dessas infrações com o fim de auimentar o valor do prémio de seguro. Pois por vcausa dos acidentes dessas pessoas todos pagamos premios mais caros todos os anos e ainda outras penalizações. Toda a vida andei deslocado dentro do pais e fora e nessa altura não existiam os telemoveis
    para se ligar. Uma vez estive nUma das Partes da A1 parado 3 horas por causa de um acidente. Para estas eventualidades trazia sempre no carro uma garrafa de agua de 1.5l para fazer xixi em caso de emergencia.

  10. Avatar de Nmf
    Nmf

    Mais uma maneira de caçar mais dinheiro a malta!! Neste país aumenta-se tudo menos os ardenados!! Há desculpem aumenta-se em 20 30 euros para depois serem descontados!! Já as multas passam para o dobro ou triplo!! Palhaçada!!!

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      o que tem a ver as multas com os ordenados??

      1. Avatar de Nmf
        Nmf

        Tem tudo!! Ou vais andar a pagar multas de mil e tal euros para cima quando certas pessoas nem 500 euros ganham!!! Ou seja trabalhas para pagar multas!!

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Se cumprires não apanhas multa é simples. Devia ser no mínimo 1000€, já houve mortos e feridos graves para a toda a vida por causa do telemóvel.

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          tem nada!
          Se um idoso matar alguém e apanhar pena maxima de 25 anos vais dizer que so deveria cumprir 5 anos pq nao dura mais do que isso?

  11. Avatar de Jonny
    Jonny

    Comentários estúpidos, cambada de otarios. Uns favorecem a medida outros criticam-na. Isto tudo tem a ver com a MENTALIDADE portuguesa mais nada!
    Se todos fossemos capazes de raciocinar um pouco veríamos que nao vale a pena “arriscar” a vida por uma palermice de segundos. Eu quando estou embriagado simplesmente durmo dentro da viatura tão simples quanto isso.

  12. Avatar de RM
    RM

    Deviam era criar/implementar um sistema que impedisse as pessoas que estão a conduzir de usar o telemóvel. Ponto final.
    As multas não vão resolver o problema. As pessoas vão continuar a fazer o mesmo. O mesmo acontece com o álcool.
    As pessoas também sabem que o tabaco pode matar, e no entanto continuam a fumar!

    1. Avatar de RAtM
      RAtM

      E tbm não deviam fumar ao volante. Mas acabamos por mandar beatas pela janela… Sem comentários!

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Deviam também multar através das redes sociais, vejo muitas pessoas a fazer stories / instas, o que for… enquanto conduzem.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      multar através das redes sociais… AHAHAHAHA há mesmo quem só tenha ideias de m…

  14. Avatar de AlphaB
    AlphaB

    Basta a Google a Apple desactivar os equipamentos quando se detectava que estavam em movimento e apenas funcionar o gps.
    resolvia o problema

    1. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      O condutor não pode usar o telemóvel, a lei não se aplica aos restantes passageiros.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      e se uma pessoa estiver num autocarro ou comboio?

  15. Avatar de Lebre
    Lebre

    CARREGA COSTA! QUE ESTE ANO HA QUE IR BUSCAR DINHEIRO A QUALQUER LADO

  16. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    Comigo é uma questão de timming. Fazer chamadas e enviar mensagens de ambito pessoal nao faço, mas quando é o Boss tenho de atender ou chamar logo que dê :/

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Olhe, nesse caso o boss que lhe empreste um kit de mãos livres. Já fez esse pedido?

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        a quem deveria respeitar mais? Ao boss ou ‘a lei??

  17. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Diariamente assisto a pessoas a conduzir e a falar com o telemóvel na mão, como se nada fosse. Inclusive motoristas de pesados, que necessitam da carta para a atividade profissional e arriscam por uma porcaria de uma chamada. Eu quando vou no carro e o telemóvel toca das duas uma: ou não atendo ou se puder encosto o carro e falo fora da faixa de rodagem.

  18. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Resolvia-se quem for apanhado ao telemóvel ficava sem carta, automaticamente.

  19. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Nunca percebi porque não se pode usar o telemóvel mas é permitido fumar enquanto se conduz. O cigarro é tão ou mais perigoso que o telemóvel.