Multa recorde! Rússia condena Google em 87 milhões de euros

8 Comentários

A gigante das pesquisas assim como outras empresas têm vindo a pagar multas elevadíssimas por causa de conteúdos. A multa mais recente foi aplicada pela Rússia ao Google, por  não remover conteúdo “proibido”.

Este é um sinal da crescente pressão de Moscovo contra as grandes empresas digitais.

Multa recorde!  Rússia condena Google em 87 milhões de euros


Multa da Google à Rússia sem precedentes em termos de valor!

Nos últimos anos, as autoridades russas têm apertado o controlo sobre o funcionamento da Internet – procurando criar limitações no espaço virtual, que tem servido de palco para as vozes críticas do Kremlin – através de sanções às grandes empresas digitais, especialmente estrangeiras, por não apagarem conteúdo considerado ilegal.

De acordo com a Lusa, a multa de 7,2 mil milhões de rublos (cerca de 87 milhões de euros) aplicada hoje à Google é uma penalização sem precedentes, em termos de valor.

A assessoria de imprensa do departamento de Justiça de Moscovo já informou que a empresa californiana foi condenada por ser reincidente, já que manteve nas suas plataformas conteúdos considerados ilegais. Tudo isto apesar de avisos prévios.

A multa pode ser seguida por uma outra sanção contra a Meta (empresa que controla a rede social Facebook), que foi julgada pelo mesmo tribunal de Moscovo.

Multa recorde!  Rússia condena Google em 87 milhões de euros

De relembrar que em outubro, a agência russa reguladora das telecomunicações, Roskomnadzor, ameaçou a Meta de multas de entre 5% e 10% da faturação anual da sua subsidiária na Rússia, o que poderá atingir várias centenas de milhões de euros.

As autoridades moscovitas ameaçaram também deter funcionários da Apple e da Google na Rússia, se estes não cooperarem com as investigações

As autoridades russas também estão a desenvolver um polémico sistema de “Internet soberana” que, em última instância, permitirá que a Internet russa possa ser isolada, separando-a dos principais servidores globais.

Em janeiro de 2021, o Presidente russo, Vladimir Putin, considerou que as grandes empresas da Internet estão em concorrência efetiva com o Estado, denunciando as suas “tentativas de controlar severamente a sociedade”.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Será que a Google vai simplesmente assobiar para o ar e: não pagar?

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Claro que paga…e nem sequer vai reclamar porque sabe que não vale a pena! O mercado Russo vale muito mais que esses “trocos”…

    2. Avatar de lopes
      lopes

      87 milhões para a Google são trocos.

  2. Avatar de Memória
    Memória

    Acho muito pouco.
    A Google foi últimamente multada em 5 mil milhões de dólares pela União Europeia

    A história das multas da Google vs União Europeia
    https ://www.theverge.com/2018/7/18/17580694/google-android-eu-fine-antitrust

  3. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Se governos ou empresas globais desta dimensão e poder, se vêem envolvidas constantemente em publicidades negativas e não alteram comportamentos pelo contrário criam clubismos e fumenta-se rivalidades, de forma a tornar o negativismo em algum altamente rentável. Extremamente vergonhoso, quando existem tantas dificuldades ao redor do nosso Planeta e se vem dar importância…… Negativismo deixa as pessoas completamente fechadas a novas possibilidades e a coisas boas que possam acontecer….. WEB 3.0

    1. Avatar de Siddhartha
      Siddhartha

      Mete mais tabaco nisso…

    2. Avatar de Macário
      Macário

      Sabes o que é negativo ?
      Cada vez me sobram mais dias no fim do ordenado.

  4. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A Psicologia do Conflito ou Por Que o Mal Sempre Vence ou Como manipular as pessoas ou O Efeito Barnum. Atualmente não consumo qualquer tipo de substancia que possa alterar o meu humilde comportamento. Siddhartha – Tens capacidades para desenvolveres os temas ? Ou és um mais pau mandado, com um suposto diploma que te deram para te tornares um carneirinho. A mensagem não tem qualquer sentido depreciativo tem sim a intenção de alertar para as constantes faltas de consideração quando aqui vimos dar a nossa interpretação, esteja ela errada ou correta…… Faltas de respeito eu educo-as pessoalmente de forma muito civilizada.