Multa de 3900 euros para dono do drone que caiu na pista do Aeroporto de Lisboa

23 Comentários

Segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), entre janeiro e setembro de 2018, foram registados 43 incidentes com drones, 27 dos quais no verão, o que representa mais de 60% das ocorrências naquele período.

A ANAC aplicou agora uma coima de 3.900 euros ao proprietário do drone que caiu na pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em agosto de 2018, quando o aparelho sobrevoava aquela zona.


Na decisão, a que a agência Lusa teve acesso, o regulador do setor da aviação, diz que, “no seguimento dos factos participados e investigados no âmbito de processo de contraordenação (…), relacionado com ocorrência com um drone que sobrevoou e caiu na pista”, a 20 de agosto, “proferiu decisão de condenação” e determinou uma coima de 3.900 euros.

A coima foi aplicada ao proprietário do drone com o fundamento de que “o piloto violou as regras do ar, nos termos do Decreto-Lei n.º 163/2015, conjugado com o Decreto-Lei n.º 10/2004, que estabelece o regime das contraordenações aeronáuticas civil”, refere a ANAC, acrescentando que a decisão já foi “notificada ao infrator”.

O incidente, que ocorreu na tarde de uma segunda-feira, 20 de agosto, “levou a uma interrupção da operação durante oito minutos, devido ao encerramento do tráfego [aéreo]”, indicou nesse dia à Lusa a ANA – Aeroportos de Portugal, acrescentando a gestora do aeroporto que “o drone foi encontrado na pista e entregue às autoridades”. A polícia comunicou o sucedido ao Ministério Público para investigação do crime de “atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro”.

O dono do drone foi constituido arguido e as autoridades comunicaram os factos ao Ministério Público para investigação do eventual crime de “Atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro”, previsto no artigo 288 do Código Penal, cuja pena pode ir de um a 10 anos de prisão.

Fonte policial revelou na altura que o proprietário do drone era um fotógrafo profissional que estava a realizar um trabalho para uma imobiliária, quando perdeu o controlo do aparelho.

De relembrar que a 28 de julho de 2018, entrou em vigor o decreto-lei n.º 58/2018 que obriga a que todos os drones com massa operacional superior a 250 gramas, mesmo que amadores, estão obrigados a um registo obrigatório junto da ANAC, em nome do proprietário ou representante legal. Caso o proprietário não seja o piloto, pode identificar este no registo.

A necessidade de um seguro de responsabilidade civil tornar-se-á obrigatória após densificação das condições de celebração de um contrato de seguro para os drones, com peso superior a 0,900 kg.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Multas mais pesadas, por favor..

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Acho que mais valia ter deixado lá ficar o drone do que pagar a multa… lol

  3. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Só….. acho muito pouco para quem coloca Vidas Humanas em perigo.
    De acordo que deviam ser mais pesadas.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      APLAUDO de pé!!!! e até tiro o chapéu (caso tivesse)!!!!!!!!!!!

  4. Avatar de Bruh
    Bruh

    4000€ parece me pouco para o perigo que poderia causar, caso atingisse um avião… Um mês de cadeia seria suficiente para afastar o resto dos irresponsáveis que continuam a fazer o mesmo. O problema é que hoje em dia já ninguém vai preso por um mês, fica tudo em pena suspensa…

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Multa!? O proprietário do drone devia era ser preso!!
    Para voar no espaço aéreo do aeroporto é preciso fazer-se marosca no drone/software e/ou hardware (quem os constrói de raiz) para ele levantar voo.. portanto está mais do que provada a intenção e o desrespeito pela proibição de voar em espaço aéreo restrito, colocando em risco a vida de centenas de pessoas!

    1. Avatar de Jorge Ribeiro
      Jorge Ribeiro

      Isto aconteceu antes dessa atualização a nivel de software….
      But sim percebo o teu ponto de vista
      A multa é minima… Se têm dinheiro para um drone daqueles, 4k não é nada…

  6. Avatar de manuel
    manuel

    Além de poderem ficar muitas vidas humanas em jogo, existe sempre o constrangimento do encerramento do tráfego [aéreo]”
    Multas muito mais altas e em caso de reincidência prisão efectiva.
    Não deve haver aqui benevolências face ao perigo que apresenta.

  7. Avatar de Zé Pedro
    Zé Pedro

    Ca gajos exagerados!
    Todos os dias é patrocionado violência no futebol e os causadores pagam multas ridiculas < 1000€ e têm salários loucos.
    O homem provavelmente assumiu o erro, deu a cara, foi a tribunal, era um profissional a fazer um trabalho que correu mal e querem prisão!!

    Este mundo está louco!

    1. Avatar de hfilipe
      hfilipe

      Aplaudo o teu comentário!

      1. Avatar de Reis
        Reis

        E se fosse a bordo de um avião um familiar teu?

    2. Avatar de manuel
      manuel

      é por pensar assim, no deixa andar que as coisas acontecem.
      Pessoas morrem em pedreiras,
      há roubos nas forças armadas,
      9 mulheres morreram vitimas de maus tratos, em pouco mais de 1 mês.
      pessoas morrem em incêndios, por falta de coordenação.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Se os futebolistas ganham o que ganham é graças à industria que criaram, aliás pagam percentualmente bem mais que tu de impostos.

      Comparar um Desporto/entretenimento com o que este individuo colocou em perigo, é ridículo..

      Eu porque não tenho um preço virado numa montra de loja, levo se for preciso uma coima semelhante.. este individuo por incompetência profissional mete eventualmente em causa o voo de um avião, e leva 3900€.. devia ser 39€ por cabeça o valor das pessoas..

    4. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      A Lei é para ser aplicada, caso uma pessoa queira usar um Drone em Zonas que não pode tem que pedir uma Autorização…. tenho sérias dúvidas caso fosse perto do Aeroporto que fosse autorizada.

  8. Avatar de eu
    eu

    É de louvar a coima no entanto creio que o valor seja baixo como já aqui foi referido.
    O mais correto não seria a coima monetária, até porque o dinheiro vai e vem e o custo causado deve ser amplamente superior a esse valor.
    O mais correto seria prisão (vá por um período bem curto) mas só assim é que vai servir de lição e ser um exemplo para as restantes bestas quadradas que andam com aviões de brincar nos aeroportos.

  9. Avatar de manuel
    manuel

    é por pensar assim, no deixa andar que as coisas acontecem.
    Pessoas morrem em pedreiras,
    há roubos nas forças armadas,
    9 mulheres morreram vitimas de maus tratos, em pouco mais de 1 mês.
    pessoas morrem em incêndios, por falta de coordenação.

  10. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    é pouco. cadeia.

  11. Avatar de PGomes
    PGomes

    Teve muita sorte em levar apenas uma multa.
    Tendo em conta o risco causado sobre outras pessoas, seria de esperar cadeia.

  12. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    “é pouco”, “é cadeia”… A sério, só falta aparecer alguém a dizer que devia ser golpeado aos poucos com as hélices do drome, 20 helicezadas nas costas..

    1. Avatar de alguem por ai
      alguem por ai

      acho mto bem a multa,muito bem mesmo,agora os comentarios do acho pouco deve ser para rir, se for um gajo do banco a roubar o povo portugues,os portugueses encolhem os ombros, se houver gajos que violam pessoas vem com pena suspensa para casa, um gajo k foi estupido e foi voar para ao pe do aeroporto querem logo sangue… vamos entao que é pior para a sociedade portuguesa alguem fazer merda com um drone que nao teve consequencias alem das que foram referidas invadir o espaço aereo do que violar e roubar bancos, isso é menos grave… contem la quantos acidentes de drones ja agora é que provocaram acidentes de avioes? é proibido invadir o espaço aereo dos avioes e nem sei porque ha pessoas que sao estupidas ao ponto de o fazer, mas por favor poupem me com o desejo de quase julgar esta pessoa em praça publica.

  13. Avatar de Macopio
    Macopio

    Só Multa? Muito pouco tendo em vista a segurança de passageiros e aviões. Multa, apreenção do aparelho e cadeia.

  14. Avatar de RAlves
    RAlves

    “De relembrar que a 28 de julho de 2018, entrou em vigor o decreto-lei n.º 58/2018 que obriga a que todos os drones com massa operacional superior a 250 gramas, mesmo que amadores, estão obrigados a um registo obrigatório junto da ANAC, em nome do proprietário ou representante legal. Caso o proprietário não seja o piloto, pode identificar este no registo.”

    era necessario para isso que fosse possivel fazer o registo. quem criou a legislação que obriga ao registo é quem nao esta a cumprir e ainda nao disponibilizou a plataforma referida no regulamento. resumindo, ANAC e pelo que se sabe ainda nao há previsão que a plataforma venha a estar disponivel. alegam falta de recursos, mas se foram eles que criaram o regulamento…
    é a nossa realidade
    quanto ao caso e, questão, sem sombra de duvida que o operador do equipamento falhou por estar a voar numa zona restrita sem tercontacto directo com a torre de control de Lisboa e daí ter tido a coima, agora daí a ter pena de prisão ainda vai um bocado, ele estava a trabalhar para poder ter sustento, deem antes pena de prisão aos curroptos, ladões, traficantes entre outros criminiosos.
    esta é a minha opinião, vale o que vale

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Queria era saber qual o veredicto se entrasse pelo motor de um avião e acontecesse algo grave…também era multa?

    Realmente neste país é com cada palhaçada…