Multa ao telemóvel: é melhor evitar pois é grave e “pesada”…

19 Comentários

Ser multado nunca é uma boa sensação. Primeiro porque pode haver um valor associado a pagar e uma sanção acessória. Uma multa por ser “apanhado” ao telemóvel é grave e pesada.

Multa ao telemóvel: é melhor evitar pois é grave e "pesada"...


Todos nós sabemos que o uso de telemóvel é proibido durante a condução. Mas não é só o telemóvel…

De acordo com o Artigo 84.º – Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada.

  1. É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
  2. Excetuam-se do número anterior:
    1. Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
    2. Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
  3. É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Tipos de infrações quando usa equipamentos enquanto conduz

  • Utilização do telemóvel para falar: segurar o telemóvel ao ouvido enquanto conduz constitui uma contraordenação grave;
  • Envio de mensagens de texto: neste caso, normalmente o condutor tem de fazer o manuseamento de forma continuada do equipamento que requer também atenção visual e cognitiva.
  • Mexer no telemóvel: qualquer ação que envolva mexer no telemóvel, mesmo que por instantes, como verificar notificações, é considerada também uma infração;
  • Atividades de utilização do telemóvel em marcha: se usar o telemóvel para outras ações que não sejam ligar para alguém também é considerada uma infração, pois além de aumentar a distração do condutor e o risco de acidentes, o condutor tem de fazer o manuseamento contínuo do equipamento.

Multa ao telemóvel: é melhor evitar pois é grave e "pesada"...

Multa ao telemóvel: gravidade e coima

Em Portugal, o uso de telemóvel enquanto se conduz é considerado uma infração grave. As multas e penalizações podem variar dependendo da gravidade da infração.

  • Multa: O uso de telemóvel sem dispositivo de mãos-livres pode resultar numa multa entre €250 e €1.250.
  • Pontos na carta: além da multa monetária, esta infração resulta na perda de 3 pontos na carta de condução.
  • Situações específicas: se o condutor estiver envolvido num acidente enquanto utiliza o telemóvel, as penalizações podem ser mais severas.
  • Equipamento permitido: É permitido o uso de dispositivos de mãos-livres, como sistemas Bluetooth, desde que o condutor não tenha que manusear o telemóvel durante a condução.

As autoridades têm vindo a reforçar a fiscalização, especialmente em áreas urbanas e em vias com maior tráfego, para reduzir acidentes causados por distração ao volante.

    Comentários

    19

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A malta nem no STOP imobiliza a viatura, cometendo uma Contraordenação Muito Grave, imagine-se telemóvel.

      1. Avatar de IMF
        IMF

        A polícia não faz nada, a malta do telemóvel….

        Até eles próprios já os via a usar o telemóvel.

        É um caso perdido, isto vai de mal a pior.

        Já sou a favor dos aceleras ao menos esses vão no mínimo atentos a estrada, podem é não ter tempo de reação e já sabemos o que contar.

        Agora aquela pessoa que vai a 50km/H e de repente virá a última de hora por que ia distraída, ou que trava a fundo, porque estava ao telemóvel e só já viu os carros parados a frente.
        Esses é muito difícil de ter a percepção.

        Os aceleras ao menos há sabemos, olha vem aí um ” aflito para ir a casa de banho”, e ficamos de prevenção e deixamos passar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Melhor foi um motorista de uma carrinha a organizar a documentação enquanto conduzia completamente absorto e já a ocupar as 2 vias. Esta nc tinha visto.

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Multas mais pesadas e aplicáveis à forças de autoridades.

    3. Avatar de NS
      NS

      Isto é como tudo, pessoal ao telemóvel (incluindo agentes ), mudanças de direções bruscas e sem sinalizar, entre outras infrações mais ou menos graves. Claro existe uma enorme falta de fiscalização mas também hoje em dia quem quer ser agente de autoridade com as enormes disparidades entre as várias classes, categorias.

      1. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        A falta de respeito à distância entre veículos… É do mais irritante ir na auto-estrada a 120, 130 e colarem-se à traseira. Porquê? Para quê?

    4. Avatar de NS
      NS

      Esse não foi traído por Dalila?

    5. Avatar de Aves
      Aves

      A distração ao telemóvel/smartphone é uma brincadeira comparada com a criada pelos sistemas de condução automática, como os da Tesla.
      Há uns anos, andava toda a gente entusiasmada, que os automóveis se iam conduzir sozinhos e até se podia ir dormir para o banco de trás – e ainda há quem acredite nisso. Ao fim destes anos, com exceção de robot-táxis e veículos comerciais, empresas como a Tesla, mesmo com o seu sistema de condução mais avançado, querem o condutor completamente atento, com as mãos no volante e pronto a assumir a condução – dados os imprevistos na condução, sobretudo com peões, ciclistas, cruzamentos e passagens estreitas.
      O grande problema é que estudos recentes demonstraram que os condutores, com a continuação da condução automática, vão-se desligando, perdendo a atenção e aproveitam para fazer outras coisas. Se surgir uma situação em que têm de intervir estão distraídos.
      Mesmo sem os estudos, era intuitivo que isso acontecia – quem é que não deu já por si um tanto distraído ao fim de muitos kms de condução monótona?
      Um resumo de dois estudos do IIIHS – Insurance Institute for Highway Safety (do lado direito têm links para o download dos estudos, sobre os sistema da Tesla e da Volvo): https://www.iihs.org/news/detail/drivers-quickly-learn-to-skirt-limits-set-by-partial-automation-systems

    6. Avatar de NS
      NS

      E o mais grave disso é ver pessoal com carros que tem bluetooth e andam com os equipamentos nas mãos.

    7. Avatar de PJA
      PJA

      Infelizmente, vêm-se muitos condutores a conduzir a usar o telemóvel. Como se vai controlar isso sem espalhar câmaras pelas estradas para detetar os infratores, não estou a ver. Não pode haver um polícia em cada canto.

      1. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        Facilmente o veículo pode ser equipado com uma câmara e sensor que verifica se o condutor está atento à estrada ou não. Caso não esteja, um sinal sonoro de alerta com um volume superior ao da não utilização de cinto.

    8. Avatar de 0°0
      0°0

      Qual a diferença entre mexer num smartphone no suporte e num ecrã de 11” que já venha no carro?

      1. Avatar de Sem dúvida
        Sem dúvida

        Sim dúvida alguma excelente pergunta

      2. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        Em princípio, o que se faz no ecrã do carro não obriga a desviar a atenção da estrada por muito tempo. Redes sociais, sms ou chamada sim, retiram completamente o foco da condução. Se tivermos em conta que se sai da escola sem saber sequer mudar um pneu, fica tudo na capacidade individual do condutor.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É tão óbvio que até acho ofensivo para quem fez a pergunta ter de se explicar isso 😀

      3. Avatar de Bruno Almeida
        Bruno Almeida

        Normalmente os carros que trazem ecrã 11″ também tem botões que podes mexer no volante e não no ecrã. Isso faz muita diferença.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O problema é q cada vez há menos botões. E agora a moda é anular as manetes tb.
          Alta voz é uma alternativa, mas tirando os carros com Google, mais nenhum percebe patavina do que um gajo diz.
          Isto também é válido para os telemóveis. E nesse aspecto, os telemóveis com hey/ok Google arrasam a concorrência.

    9. Avatar de Fraquinhos
      Fraquinhos

      Quando alguém que atropela outro ser humano, com intenção, o mata e a justiça dá-lhe uma pena de 4 anos, acham que vai ser por telemóveis ou excesso de velocidade que irá fazer algo? Há países em que conduzir a 200 km/h ou mais é crime. O veículo é apreendido até conclusão do processo. O nosso país é brando. Parou no tempo, assim como as mentalidades. Vamos para o Marquês em maio?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Conheço um caso em que deram pena de 1 ano.
        Durante uma discussão (entre desconhecidos à beira de uma estrada), atropelou e fugiu…no entanto perseguiram-no e foi apanhado.
        Foi condenado por atropelamento e fuga em vez de homicidio.