Mulheres têm 2x mais genes associados à depressão que os homens, afirma estudo

10 Comentários

Uma investigação de grande escala, conduzida por cientistas australianos, descobriu que as mulheres têm uma predisposição genética significativamente maior para a depressão clínica. Esta descoberta pode revolucionar a forma como a perturbação é diagnosticada e tratada no futuro.


A genética por detrás das diferenças de género

Publicado na revista científica Nature Communications, o estudo é considerado um dos maiores do seu género já realizados. Uma equipa de cientistas analisou o ADN de quase 200.000 indivíduos diagnosticados com depressão, com o objetivo de identificar “marcadores” genéticos comuns que pudessem estar na origem da doença.

Os resultados, liderados pelo Instituto de Investigação Médica Berghofer, na Austrália, foram conclusivos: as mulheres apresentavam quase o dobro dos marcadores genéticos associados à depressão em comparação com os homens.

Há muito que é sabido que a depressão é mais prevalente no sexo feminino, mas as causas biológicas para esta disparidade permaneciam pouco claras. Esta nova investigação vem lançar alguma luz sobre o mistério, apontando para uma base genética distinta.

Os investigadores identificaram aproximadamente 13.000 marcadores genéticos associados à depressão em mulheres, um número que contrasta significativamente com os 7000 marcadores encontrados nos homens.

A componente genética da depressão é maior nas mulheres do que nos homens. Desvendar os fatores genéticos partilhados e únicos em homens e mulheres dá-nos uma imagem mais clara do que causa a depressão – e abre a porta a tratamentos mais personalizados

Afirmou a investigadora Jodi Thomas.

Novas pistas sobre os sintomas da depressão e tratamentos futuros

A investigação sugere que algumas destas variações genéticas podem alterar vias biológicas cruciais, nomeadamente as que estão ligadas ao metabolismo e à produção hormonal.

Encontrámos algumas diferenças genéticas que podem ajudar a explicar por que motivo as mulheres com depressão experienciam mais frequentemente sintomas metabólicos, como alterações de peso ou níveis de energia flutuantes.

Explicou Thomas.

Para a investigadora Brittany Mitchell, estas descobertas poderão conduzir a uma mudança de paradigma na forma como a depressão é tratada no sexo feminino.

Até agora, não existia muita investigação consistente para explicar por que motivo a depressão afeta mulheres e homens de forma diferente, incluindo o possível papel da genética.

Referiu. Mitchell destacou ainda que grande parte da investigação e do desenvolvimento de fármacos até à data se tem focado maioritariamente em participantes do sexo masculino.

A depressão clínica, ou perturbação depressiva major, é uma das perturbações mentais mais comuns em todo o mundo, afetando mais de 300 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

Leia também:

Este é o país mais deprimido da Europa. E não, não é Portugal!

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naondou
    Naondou

    A sociedade não permite que os homens tenham depressão aliás nem tão pouco são tratados da mesma maneira.
    Como diz a minha mãe, são umas coitadinhas, têm a vida a fácil que alguma vez tiveram na história humana e ainda se queixam de depressão e que a vida é difícil.
    Deve ser porque tem muito tempo livre….

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      As mulheres da tua família devem estar orgulhosas com essa tua sensibilidade em relação ao feminino…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem.. começaste mal, a meio parecia o começo mas conseguiste terminar pior 😀

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “A sociedade não permite que os homens tenham depressão aliás nem tão pouco são tratados da mesma maneira.”

        É mentira?

        E não sou depressivo.

        O resto que o “naodou” escreveu sim é lixo!

    3. Avatar de Artur Magalhães
      Artur Magalhães

      @Naondou: devias ir ao psiquiátrico, aí é que vias do que o mundo é feito HAHAHA

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    E à bipolaridade

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      È mais tripolidade!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É serem espiritualmente correctas que isso melhora.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      muito bom,vendido,já ganhou

  4. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Parabéns pela coragem dos comentários em cima, já a noção…