Mulher de 39 anos sente dor pela primeira vez

24 Comentários

Pensávamos que não sentir dor era apenas uma qualidade do Super Homem (que mesmo assim é vulnerável a kryptonite), mas existem algumas pessoas no mundo que são incapazes de sentir dor e, apesar de parecer uma vantagem, não é.

Agora, a ciência conseguiu que uma mulher de 39 anos sentisse dor pela primeira vez na sua vida.




A razão desta doença genética é uma mutação dos canais de sódio, também conhecidos como canais Nav1.7.

Estes canais são proteínas que permitem transportar o sódio através dos nervos sensoriais. Sem estes canais é impossível que os nervos comuniquem a dor ao sistema nervoso.

As pessoas que sofrem esta doença têm uma “maldição” desde que nascem. A dor é um mecanismo que o nosso organismo utiliza para nos fazer reagir e evitar uma lesão. Estas pessoas, enquanto são bebés, mordem os dedos até sangrar e, à medida que crescem, podem sofrer queimaduras e lesões de diferentes tipos sem se aperceber disso.

A grande novidade destes dias é que um grupo de investigadores do Colégio Universitário de Londres conseguiu que uma mulher de 39 anos sentisse a dor por primeira vez na vida.

A experiência começou com ratos que tinham inibida a proteína Nav1.7. Após o estudo destes animais, os investigadores concluíram que quando os canais de sódio não funcionam, o organismo aumenta a expressão dos genes que regulam os opiácios produzidos de forma natural. Isto explicava a razão pela qual os ratos e as pessoas com esta doença são incapazes de sentir dor.

Graças a esta investigação foi possível aplicar uma nova aplicação à naloxona, um medicamente que bloqueia os recetores de opiáceos. Com esta droga foi possível que a mulher pudesse sentir um pouco de dor através de um pequeno laser.

Como diz John Wood, um dos investigadores, parece que gostou da sensação:

“I think she quite enjoyed the experiment”

É possível que graças a esta investigação seja possível criar algum fármaco que melhore a qualidade de vida destas pessoas e que as façam sentir uma “dor saudável”.
Fonte: Nature | New Scientist

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Há um episódio de Dr.House que exemplifica bem esta doença.

    1. Avatar de José
      José

      no walking dead é em todos os episódios

      1. Avatar de PB
        PB

        Best comment ever…

      2. Avatar de João
        João

        AHAHAH muito bom.

      3. Avatar de RuiPires
        RuiPires

        TOP AHAHAHAH

  2. Avatar de kekes
    kekes

    A Naloxona não foi criada graças a este estudo. A Naloxona é usada a nível hospitalario como tratamento de intoxicação por opiáceos. É super usada, é um farmaco já com muitos anos.

    1. Avatar de NS
      NS

      Vinha agora dizer isso!

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      vinha cá dizer isto..

  3. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Curioso. Não fazia ideia.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu não tenho isso mas tenho alta tolerância à dor e também uma ligeira insensibilidade à dor (sim, duas coisas distintas). E é um perigo… imagino como será para quem não sente mesmo dor. Eu ainda sentindo dor (só não sinto com a intensidade que a maioria das pessoas sentem, consoante o tipo de dor) e tendo uma alta tolerância a já me ia “lixando” diversas vezes ao longo da vida: desde ter braço ou perna partida e conseguir fazer tudo embora com visivel desconforto mas por não estar a chorar agarrado ao que me doía achavam que não era nada grave (e só irem ao hospital comigo porque eu continuava a insistir que algo se passava e pronto, ser mesmo partido); a quase fazer uma peritonite e entrar em choque por causa do apêndice, porque eu não me contorcia, só dizia que me doía a barriga e achavam que tinha sido algo que eu tinha comido… até ao momento que a minha mãe sentiu o meu apêndice e lá correu comigo para o hospital.
    Com a cólica renal que tive também foi giro, 4 horas com algo que eu achava que era dor de costas, mas estranhava porque não conseguia identificar bem onde era e que ia crescendo ao poucos, só decidi ir ao hospital quando já vomitava de dores e tinha todos os músculos do corpo a contraírem… a minha mãe conhecendo-me e sabendo tanto da minha relativa insensibilidade à dor como da alta tolerância estava completamente assustada (para eu chegar ao ponto de vomitar de dores é porque é mesmo grave… basta pensar no episódio da apendicite).

    E isto sou eu, que ainda sinto dor… nem quero imaginar quem não sente… uma simples infecção pode tornar-se algo realmente grave por se ignorar a dor que numa pessoa normal causaria, imaginem o resto.

    1. Avatar de Deniz
      Deniz

      Muito bom esclarecimento. Quando vi isto a alguns anos pensava que era treta.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Felizmente não é muito comum (e infelizmente não o é porque a selecção natural trata de eliminar situações destas) mas devido à minha condições sempre tive curiosidade quanto a casos destes. Eu mesmo sentindo dor tenho imensas mazelas que foram ficando por “não serem nada demais”… tive de ser operado ao joelho por ter feito uma rutura e ter “deixado andar” porque não me doía nada demais (só que o líquido saiu para fora e tive de fazer drenagem, algo que podia ter sido evitado se a dor da inflamação tivesse sido “normal”); tive ossos a fundirem-se de volta depois de partirem, só que depois tiveram de ser partidos novamente para serem recolocados no sítio. E como eu disse, isto sou eu e ainda sinto alguma dor, imagino como será a vida de quem não sente dor de todo.

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      parei de ler em “Eu”

      1. Avatar de lo
        lo

        Porquê? Não percebi..

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Porque são estupidos.

        2. Avatar de Luis Gil
          Luis Gil

          porque ainda não sabe ler

  5. Avatar de techdani
    techdani

    Pedia que corrigissem a parte da naloxona ter sido criada graças a esta investigação… a naloxona é um medicamente já utilizado há vários anos, simplesmente teve uma nova (e potencialmente importante) aplicação. Tem sido comunicado de forma errada em várias agências noticiosas que o fármaco foi criado para esta investigação, o que é mentira, sendo o erro facilmente notado por quem é da área da saúde.

    1. Avatar de Domingo Gomes
      Domingo Gomes

      Boas techdani,

      Obrigado pela aclaração. Já pedi a Marisa para modificar assim que for possível! 😉

      Cumps

  6. Avatar de Candinha
    Candinha

    A Naloxona foi criada à mais de 50 anos…
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Naloxona

    1. Avatar de Domingo Gomes
      Domingo Gomes

      Boas!

      Obrigado pela aclaração. 😀