Mudança de hora é uma estratégia efetiva para poupar energia?

23 Comentários

Com a mudança para a “hora de verão”, surgem também normalmente debates sobre quais as vantagens efetivas desta mudança. Alguns estudos argumentam que a mudança de hora afeta a nossa saúde porque há distúrbios ao nível do sono. Outros referem que há vantagens porque poupamos energia. Será mesmo assim?


Mudança da Hora tem impacto no aquecimento e arrefecimento de edifícios

A mudança de hora existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia. Portugal já testou acabar com a mudança de hora. No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.

Uma equipa de investigadores realizou recentemente um estudo para determinar se a mudança de horário afeta o consumo de energia.

De acordo com o estudo, a intenção original da mudança para um horário de verão era economizar energia, tirando partido da  iluminação artificial. No entanto, essa mudança de uma hora no horário comercial também afeta o aquecimento e o resfriamento de edifícios, algo que ainda precisa ser totalmente investigado”.

A equipa de investigação levantou a hipótese de que os funcionários comecem a trabalhar uma hora antes durante o horário de verão para assim existir um equilíbrio.

Os resultados do novo estudo destacam as vantagens de economizar a luz do dia. A mudança para o horário de verão pode reduzir a energia de refrigeração de um prédio de escritórios em até quase 6%. Ao mesmo tempo, a necessidade de aquecimento pode aumentar em até 4,4% devido ao início dos trabalhos acontecer mais cedo.

No entanto, uma vez que é necessária muito mais energia para arrefecimento do que para aquecimento no verão, a mudança de hora tem um efeito globalmente positivo no balanço energético de um edifício.

Os investigadores referiram ainda que o horário de verão é apenas um dos muitos métodos que podem ser usados ​​para reduzir o consumo de energia nos edifícios.

Melhorias técnicas, mudanças comportamentais e uma adequação geral do horário de trabalho dos funcionários também podem contribuir para a economia de energia e, assim, reduzir as emissões de CO2.

Em Portugal, o efeito do horário de verão na redução do consumo de eletricidade foi estimado em cerca de 0.5%, semelhante ao impacto na vizinha Espanha. Convém lembrar que energia não é só eletricidade e por isso o impacto da mudança da hora também deveria considerar alterações de padrões de consumo em outros sectores, como por exemplo a mobilidade.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Um sistema retrograda que já não faz sentido nenhum. São mas as desvantagens. Por mim seria sempre o horário de inverno. Todos os animais, acordam com a luz do sol e não faz sentido acordar ainda de noite…

    1. Avatar de JP
      JP

      Concordo a 100%

    2. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Parece que ainda estamos em 1900

    3. Avatar de João Cartaxo
      João Cartaxo

      Se todos os animais acordam com a hora do sol, como acordam de noite? A hora devia ser sempre a de verão.. Quem quer de inverno é quem não gosta de trabalhar nem sabe o que é trabalho…

      1. Avatar de André
        André

        A de verão? E depois em dezembro/janeiro os dias nascem às 9h da manhã… que sentido faz isso? O horário de inverno sempre é o que faz sentido.

        1. Avatar de ECG
          ECG

          Dizes tu! Eu e outros nao!

          1. Avatar de André
            André

            Então dá-me lá um argumento que faça com que o horário de inverno seja o único viável.

            Com o horário de inverno:
            -No outono/inverno, o dia nasce entre as 6:30 e as 8:00 da manhã, e vai-se pôr entre as 17:00 e 18:30, mais coisa menos coisa
            – Na primavera/verão, o dia nasce entre as 5:00 e 6:30 da manhã e põe-se entre as 18:30 e as 20:15

            Com o horário de verão:
            -No outono/inverno, o dia nasce entre as 7:30 e as 9:00 da manhã, e vai-se pôr entre as 18:00 e 19:30, mais coisa menos coisa
            – Na primavera/verão, o dia nasce entre as 6:00 e 8:30 da manhã e põe-se entre as 19:30 e as 21:15

            Tudo bem, é um pouco chato alguns dias o sol se pôr às 18:30 na primavera, mas mesmo assim é muito melhor isso do que o sol nascer às 9:00 da manhã no inverno

    4. Avatar de Mais um
      Mais um

      Concordo. Apoio o fim desta palhaçada, ordenada por “políticos” eunucos. Felizmente estou em situação em que posso continuar sempre em UTC.

  2. Avatar de R
    R

    Também se testou manter a hora de Verão em 1992/3 (julgo que foi neste Inverno), mas voltou-se atrás.
    A acabar-se a mudança da hora, o mais correcto será a hora de Inverno.
    Mas nada como ouvir a ciência e analisar a fundo – não pode ser uma decisão apenas política.

    1. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      +1
      Também concordo que o correto será manter a hora de inverno

    2. Avatar de Repara
      Repara

      Não foi bem assim.
      A nossa hora hora de inverno é GMT +0H e a de verão GMT +1H (hora da Europa Ocidental). Entre 1992-1996 o Governo de Cavaco Silva adotou a hora da Europa Central (inverno GMT +1H e verão GMT+2H). Com Guterres, em 1996, voltou-se à hora da Europa Ocidental.

  3. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Cada um como cada qual. Pessoalmente, não me sinto afectado na mudança da hora.

  4. Avatar de Reforma
    Reforma

    Há “saecula saeculorum” (por alturas da Primeira Guerra Mundial, 1914-18) é que se associava a mudança da hora à poupança de eletricidade iluminante (que praticamente nem pesa na fatura).
    Está associada é ao ajustamento à da duração do dia (nº de horas entre o nascimento e o ocaso do Sol) – que tem uma diferença de 5H20 entre o final de dezembro e o final de julho).

  5. Avatar de Liberal Modernaço
    Liberal Modernaço

    Deixem-se de tretas se gostam ou se faz bem ou mal à saude, o que interessa é a economia e os lucros!

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Outra vez arroz.

    Todos os anos a mesma conversa. O Costa já disse que não ia mudar nada.
    O Costa é que manda.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Não foi assim.
      – O Parlamento Europeu votou para que terminasse a mudança de hora, escolhendo cada país a hora que queria.
      – O Conselho Europeu (onde estão representado os Estados) não se entendeu. Costa votou pela manutenção da mudança da hora, duas vezes por ano. Como o Conselho não se entendeu, endossou a decisão para a Comissão Europeia.
      – A Comissão Europeia, face à divisão entre os Estados não decidiu nada, nem é provável que venha a decidir. Por isso, previsivelmente por vários anos, mantém-se a mudança da hora.

  7. Avatar de manuel
    manuel

    Hora de verão ou hora de inverno, será difícil ficar a meio, ajusta-se meia hora, para trás ou para a frente e pronto…

  8. Avatar de rui
    rui

    Já agora seria importante relembrar ou rebater algumas coisas

    Quem “inventou” a mudança da hora foi George Hudson. Ele era entologista e para ele era importante ter mais tempo ao final do dia para estudar os insectos. A desculpa dada foi que se anoitecer mais tarde, poupava-se luz. Só que em 1881, não havia, para além das lâmpadas, grandes electrodomésticos em casa (o frigorífico ainda não existia nos lares, nem havia televisão, …). Em Julho de 2022, o sistema eléctrico francês, esteve a um paço de colapsar, tal foi o consumo energético, o que por si diz muito sobre a tal poupança de energia.

    Se se fala sobre o acerto do dia solar pelas 12h00 (do relógio), então é bom que se saiba que a ser assim Portugal está 30minutos adiantando relativamente ao meio dia solar no horário de Inverno e 1h30 no horário de Verão. Isto é, o meio dia solar, o ponto aparente mais alto do Sol no céu dá-se (no horário de Verão) às 13h30.

    Já agora fica a nota: Espanha tem mais uma hora que Portugal porque nos idos de 30 do Séc. passado Franco acertou a hora pela Alemanha.

    1. Avatar de JP
      JP

      Essa George que tenha o que merece lá no fundo.

    2. Avatar de Repara
      Repara

      George Hudson, neozelandês, propôs que se adiantasse o relógio no verão mas não foi para poupar eletricidade. Escreveu em 1898:
      “O efeito dessa alteração seria avançar todas as operações do dia no verão em duas horas em comparação com o sistema atual. Desta forma, a luz do dia no início da manhã seria utilizada, e um longo período de lazer à luz do dia seria disponibilizado à noite para críquete, jardinagem, ciclismo ou qualquer outra atividade ao ar livre desejada.”
      Não disse que era para apanhar melhor insetos 🙂
      Quem se riu da ideia é que disse isso.

  9. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Ou fica como está ou mais vale ficar com a hora de verão..

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Haverá sempre argumentos contra e a favor a nivel energético e saúde.

    Depois cada um terá uma opinião mais pessoal conforme lhe dá mais jeito. Eu por exemplo, inicio o meu trabalho as 10h e saio às 19h, executar as minhas tarefas pos-laboral e manter alguma experiencia social com a familia e amigos torna-se bem mais complicado no inverno. Aliás, o facto de anoitecer tão cedo até afasta as pessoas do comercio de rua.