MP3 com “Surround”!

8 Comentários

O Instituto de Fraunhofer, detentor da patente do MP3, apresentou um módulo capaz de adicionar surround aos ficheiros MP3. O novo módulo permitirá no futuro o streaming de áudio 5.1 através do formato de compressão de áudio mais popular da actualidade. O Instituto de Fraunhofer desenvolveu um plug-in para adicionar a capacidade de surround ao WinAmp (disponível para download em www.mp3surround.com), bem como uma aplicação para rádio através da Internet baseada em flash.


Segundo o Instituto de Fraunhofer, os novos ficheiros MP3 com surround terão o mesmo tamanho dos ficheiros MP3 tradicionais equivalentes e poderão ser reproduzidos em qualquer leitor de MP3 estéreo (a componente surround será simplesmente descartada). Espera-se que o novo formato venha a potenciar a distribuição de conteúdos multimédia mais ricos através da Internet, nomeadamente vídeos com som 5.1.

Fonte: Enviado por mail por Fernando Sá

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Evandro
    Evandro

    Muito bom! Já vou fazer um teste com o plug-in!

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Interssante a funcionar mais um passo para dar mais qualidade ao som mp3 e a dar novo folego a esse formato. E a pensar que o mp3 não foi criado para ficheiros musicais e tornou-sé o formato mais usual em todo o Mundo .
    Bem Haja
    Carlos

  3. Avatar de Andrius
    Andrius

    Quoting Carlos: “E a pensar que o mp3 não foi criado para ficheiros musicais”

    Serio? nao sabia disso… entao foi criado para que? 🙂 cumps

  4. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    MP3 foi criado para codificar audio em vídeo para streaming, não?

  5. Avatar de dc
    dc

    baahhhh, temos que pagar! jasus!
    Para isso mais vale gravar os meus ficheiros MP3 para DVD e reproduzir no meu sistema Home Cinema e desfrutar do som sem aplicações extras… depois tenho a sorte de o meu iRiver usar a tecnologia SRS que é basicamente um Dolby Surround em Stereo e não preciso de converter nada!

    Mas que essa aplicação dava jeito, dava, mas e vitaminas para isto não á?

    CUMPS

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Andrius
    Expliquei-me mal a ideia inicial era pura e simplesmente comprimir ficheiros de audio para posterior descompressão para uso em sites de internet, só depois se veio a confirmar que em certas taxas de compressão o som reproduzido tinha muito boa qualidade, a titulo de curiosidade o primeiro reprodutor de mp3 foi o Winamp, dai até há forma como é usado hoje em dia foi um “pulinho” . Espero estar Perdoado
    Abraço e
    Bem Haja
    Carlos

  7. Avatar de popy
    popy

    se falam de um ficheiro de audio em que o formato é o 5.1 ( como por exemplo sacar o audio a um dvd de algum concerto em 5.1) e passa-lo para MP3, isto deve ser um plug in que mantem o 5.1 no ficheiro MP3.

    porque se falam 5.1 num ficheiro stereo..nao entendo muito bem como. todas as pessoas que teem sistema 5.1 no pc é obvio que ouvem o som stereo em surround, mas não o ouvem em verdadeiro 5.1. o verdadeiro 5.1 quer dizer 5 colunas individuais, + 1 de baixas frequencias, sendo que os canais traseiros sao stereo (um canal transmite um som e o outro canal transmite outro) tal como acontece com as frontais

    por isso duvido MUITO que se o formato original for stereo isto nao serve de nada.

  8. Avatar de Luisão
    Luisão

    Se calhar algo me escapou, mas… o MP3 com surround não é novo… é algo que já tem pelo menos 2 anos.