Firefox mostra uma nova versão do Sync e apresenta o Accounts

49 Comentários

A Mozilla tem feito um trabalho intensivo no desenvolvimento do Firefox. São já três as frentes onde está presente, desde o desktop até ao seu sistema operativo móvel, passando também pela versão Android do Firefox.

A combinação destes três browsers necessita de ferramentas específicas para que possamos estar sempre ligados aos nossos conteúdos e para que mantenhamos ao máximo a integração.

O Sync e o Accouts vêm mostrar o que será o futuro breve do Firefox nesta área!

firefox_01

Estas duas novas ferramentas são dependente uma da outra e pretendem dar ao utilizador a capacidade de manter sincronizados os seus dados entre diferentes dispositivos.

O que a Mozilla pretende para o Firefox com o Sync e o Accounts é que os utilizadores possam ter sempre disponíveis os seus dados, mas adicionou-lhes a capacidade de transportar também os seus favoritos, as suas definições, os dados de acesso aos sites, os extras, o seu histórico, os separadores abertos e outros dados.

Assim é possível ter uma experiência de utilização mais rica e completa, sem que o utilizador necessite usar quaisquer métodos de sincronização. Todos os dados vão saltar entre as diferentes instancias do Firefox, de forma transparente.

Neste momento o Sync e o Accounts estão disponíveis para todos testarem, na mais recente versão do Firefox Aurora. Basta que o descarreguem e instalem.

firefox_2

Todas as premissas de segurança que existiam na versão anterior deste mecanismo de sincronização estão presentes e foram mantidas, mas a Mozilla quis simplificar o mecanismo de configuração nos novos dispositivos.

Esta necessidade de simplificar veio melhorar ainda mais a usabilidade e a facilidade de utilização. O Sync pode ser usado em qualquer uma das versão Aurora do Firefox, o que permite que o usemos no desktop ou no Android. Esta função está já presente no Firefox OS.

Para além da associação da conta poder ser feita nas novas instalações do Firefox, é também possível controlar quais os dados que pretendemos que sejam sincronizados.

firefox_3

Para além destas duas novidades, a mais recente versão Aurora do Firefox trouxe ainda algumas melhorias na interface do brwoser e também no campo da personalização desta nova interface.

Fica mais simples de colocar os elementos que usamos no novo menu, prioritizando a sua apresentação ou a sua colocação. Todos os elementos podem ser personalizados, adicionando ou removendo funções.

firefox_04

As funcionalidades de sincronização de dados que a Mozilla lançou agora na versão de testes do Firefox vêm dar a este browser a capacidade de mantermos as sessões de navegação na Web transversais aos nossos dispositivos, mantendo assim a utilização do browser, de forma independente.

Não é uma novidade no mundo dos browsers, mas vem dar ao Fireofox mais argumentos para ser a escolha dos utilizadores.

Todas estas novidades vão em breve estar disponíveis para todos usarem, depois de bem testadas e maturadas nas versões de testes, transitando depois para a versão estável.

Homepage: Firefox
Homepage: Firefox Aurora

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Lool, agora tudo copia o Chrome sinceramente, vai ficar ganda porcaria copiar chrome epah, a mozilla tem capacidade para fazer melhor lol…

    Esses 3 risquinhos fica tão mal.. Que se passa com os designers de hoje em dia? Passaram de Profissionais para Amadores?

    OMG..

    1. Avatar de Raimundo
      Raimundo

      E o Chrome copiou o Opera.

      Copiam-se uns aos outros. Sempre foi assim e continuará a ser. Não percebo o que tem de tão mau nisso.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Não ligues, fanboys não são conhecidos por usarem a cabeça em 1º lugar.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        O Chrome não tem nada a ver com o Opera.

        1. Avatar de int3
          int3

          tem sim. Opera deixou o seu “kernel” e começou a usar o Chromium.
          “On 12 February 2013, Opera announced it would drop its Presto engine and transition its web browsers to use WebKit as implemented by Google’s Chrome browser by means of code from the Chromium project.”
          http://en.wikipedia.org/wiki/Opera_(web_browser)

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Isso foi depois, ja o Chrome andava no mercado.

            Logo o argumento continua invalido.

            Foi o Opera que copiou o Chrome.

          2. Avatar de int3
            int3

            Não, o opera usou o chromium como seu engine. Não existe aqui “copiar” visto que chromium está sub licensa GPL e BSD e também MIT License.
            http://en.wikipedia.org/wiki/Chromium_(web_browser)
            Não podes afirmar que RedHat copiou o debian só por usar o dois o mesmo Kernel.

          3. Avatar de int3
            int3

            Jose, https://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=28291 o Chromium está na licensa GNU/LGPL, MIT, BSD. Por isso não podes dizer que o Opera copiou o Chrome porque não é verdade. Ambos foram baseados no mesmo browser chamado Chromium.

          4. Avatar de Jose
            Jose

            Continuam a falar fora de contexto, o rapaz disse que o Chrome copiou o Opera, mas ainda não vi nenhuma prova do mesmo.

          5. Avatar de int3
            int3

            porra, estou a dizer que ambos foram baseados no chromium engine. está na wiki.
            Além disso a empresa “Opera” está a ajudar a Google com o seu browser. É um dos que está a manter o Chromium Porject: https://src.chromium.org/viewvc/chrome/trunk/src/AUTHORS?revision=229802 vais em baixo e ves: Opera Software ASA
            Podes visitar aqui: http://my.opera.com/ODIN/blog/300-million-users-and-move-to-webkit
            No site official do Opera software, que eles estão a contribuir o projeto chromium desenvolvendo o webkit, V8 engines.

            Quando não se sabe, mais vale pedir informações (isto é para o resto do pessoal aqui que tem a mania)

          6. Avatar de Jose
            Jose

            Muito antes do Opera, o Chrome foi o primeiro browser baseado no Chromium, logo continuam sem provas de que o Chrome copiou o Opera.

        2. Avatar de diogo
          diogo

          O opera tem sido o mais inovador do mercado, com cenas que agora são tão banais como as abas ou a sincronização entre dispositivos, foi também dos mais rápidos a implantar o html5, css3 e outras “coisas” do género entre mais que não me recordo, e, depois, aconteceu o que o int3 ecreveu.

          1. Avatar de int3
            int3

            diogo sabes que o criador do Opera é o autor do CSS?
            http://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A5kon_Wium_Lie

        3. Avatar de int3
          int3

          Não, o opera usou o chromium como seu engine. Não existe aqui “copiar” visto que chromium está sub licensa GPL e BSD e também MIT License.
          http://en.wikipedia.org/wiki/Chromium_(web_browser)
          Não podes afirmar que RedHat copiou o debian só por usar o dois o mesmo Kernel.

        4. Avatar de Gabriel Rezende
          Gabriel Rezende

          O Opera é um navegador dá década de 90, trouxe as abas e muitas coisas. Falar que foi o Opera que copiou o Chrome só se rolar viagem no tempo, haha.

          1. Avatar de int3
            int3

            Não, o opera usou o chromium como seu engine. Não existe aqui “copiar” visto que chromium está sub licensa GPL e BSD e também MIT License.
            http://en.wikipedia.org/wiki/Chromium_(web_browser)
            Não podes afirmar que RedHat copiou o debian só por usar o dois o mesmo Kernel.

    2. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      Copiar algo que nao presta ou esta errado é sinal de grande burrice.. copiar algo bom, bem feito e util é sinal de intelegencia e nao tem nada de errado. Se é bom que se multiplique.

      Que a mozilla tem capacidade prta fazer melhor nao sei, mas se tu tens melhores ideias propoe-as, mesmo que nao as saibas colocar em praticar ou executar, transmite-as a comunidade de programadores. Torna os teus comentariso realmente uteis em vez de futeis

    3. Avatar de Luís Nabais

      Amadores porquê? Porque tu não gostas? Eu gosto e pelos vistos a maioria das pessoas também, já que não é hábito existirem queixas…

      E copiarem-se uns aos outros, com algumas melhorias ao que já existe, é o que toda a gente nesta área faz, seja browsers, sistemas operativos, software em geral, hardware, etc…

      Está na moda dizer mal por dizer… haja paciência.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Não sei como o Firefox tenciona dar mais argumentos aos utilizadores com isto.

    Já todos os browsers to mercado têm a funcionalidade Sync menos o Firefox.

    O Firefox continua a ser instavel e a usar demasiados recursos.

    Neste o Firefox é um dos piores browsers que anda por ai.

    1. Avatar de int3
      int3

      Olha que não, já foi visto que a única diferença é que o chrome faz “split” dos separadores em Threads se 1 crashar apenas aquele tab crasha e não o programa todo.
      Em termos de gestão de memoria, o chrome consegue comer mais um pouco que o Firefox.

      chrome com 6 tabs:701,9MB
      Firefox com 6 tabs (as mesmas): 186MB

      provas prints – Chrome: http://i.imgur.com/r6FPG1S.png
      – Firefox: http://i.imgur.com/cW2bUiX.png

      Lamento desiludir.

      1. Avatar de Ruthiel
        Ruthiel

        Fogo! Não fazia ideia de tamanha diferença!
        Vou agora ponderar trocar de browser, visto que há perspectivas de Sync!

        1. Avatar de Luís Nabais

          O Firefox já tem sync há 7 anos, desde a versão 4… é só ir a Ferramentas/Tools, tens lá uma opção para configurar Sync.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Lamento desiludir tens problemas no teu chrome.

        Neste momento tenho 5 abas abertas, e o Chrome esta a consumir 70MB.

        1. Avatar de Sérgio Belo
          Sérgio Belo

          isso que estas a ver é só a aba que está aberta, se andares mais para baixo vais ver o resto dos processos que estão a correr e a memória que estao a ocupar.
          cumps

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Lol, e os restantes processos referentes as outras tabs que tens abertas?

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Os outros processos são ocultos, não tem nada do Chrome em baixo.

            Deviam de saber minimamente que o Windows 8.1 junta todos os processos de cada aplicação.

        3. Avatar de tipsy
          tipsy

          O chrome não separa cada aba num processo diferente? (Se separar falta somar os recursos delas tambem, apesar de achar que 700MB/186MB é muita diferença)

        4. Avatar de int3
          int3

          Jose , podes parar de tentar distorcer a realidade. Já provei. Vê todos os processos que se chamam “chrome.exe”. Depois soma os recursos que cada um usa. boa sorte.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Vê se logo a quanto tempo tu não utilizas o Firefox. A funcionalidade de Sync existe antes de o Chrome existir. O Firefox Sync foi disponibilizado em Dezembro de 2007.

      1. Avatar de int3
        int3

        “int3
        10 de Fevereiro de 2014 às 4:01 pm
        Firefox sync existe desde 2007 segundo a wikipédia, mas queria ver mais fontes e mais confiáveis.”

        ehehe 🙂

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Que tal o blog da própria Mozilla, é confiável o suficiente para ti?

          http://blog.mozilla.org/labs/2007/12/introducing-weave/

          De notar que antes o Sync chamava-se Weave. O projecto foi renomeado para Sync algures em 2010.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Eu? Meu amigo quem falou que o sync so chegou agora ao Firefox foi o pplware com este post.

        Ainda o ano passado testei o Firefox e continua instavel.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Acho que o titulo diz tudo.

          “Firefox mostra uma nova versão do Sync” Ora se é uma nova versão presume-se que não seja a primeira versão.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Vai ler a noticia.

            “As funcionalidades de sincronização de dados que a Mozilla lançou agora na versão de testes do Firefox vêm dar a este browser a capacidade de mantermos as sessões de navegação na Web transversais aos nossos dispositivos, mantendo assim a utilização do browser, de forma independente.”

            Foi o pplware que disse, eu apenas respondi. E isso é uma coisa que os outros browsers no mercado fazem a anos.

    3. Avatar de Lino Oliveira
      Lino Oliveira

      O Firefox já tem a funcionalidade Sync há bastante tempo.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    O Sync já existia no firefox, já uso no desktop/portátil e no tablet faz muito tempo…

    1. Avatar de int3
      int3

      Firefox sync existe desde 2007 segundo a wikipédia, mas queria ver mais fontes e mais confiáveis.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        A informação está correcta. O Sync foi lançado em 2007 como uma extensão para o Firefox 3.0.X. A partir do Firefox 4.0 o Sync passou a estar integrado no browser.

    2. Avatar de sergio
      sergio

      +1 uso no portatil tablet e smartphone, e já agora uso a versão nightly neles todos, quando crasha não fico aborrecido, se for algo muito importate uso a versão estável mas é raro

      quem usa a versão nightly em android apareceu uma app chamada account, depois foi removida porque não estava a 100%.

      sempre usei FF e vou usar, a maioria das pessoas agora só conhece o chrome porque vem “agarrado” com algum programa que instalaram

  4. Avatar de Fornost
    Fornost

    sim é verdade Paulo, falando nisso eu nunca usei o sync por já estar acostumado ao xmarks (que já até teve outro nome ligado diretamente ao firefox, acho que era foxmarks ou algo assim)
    Então não vejo como uma cópia tal update.. vejo com bons olhos tal mudança, espero ter “coragem” pra migrar o lastpass/xmarks pros serviços do próprio navegador…quanto mais enxuto melhor, tanto na inicialização quanto no gerenciamento de ram… essas extensões geralmente complicam o uso do FF, mas ainda acho que ele é o próprio “culpado” por assim dizer, FF aqui sempre está beirando a 1gb de ram, e isso com poucas abas/extensões.

  5. Avatar de darth
    darth

    o sync evito, desde que me começou a esvaziar as pastas de bookmarks e a fazer desaparecer os links. algo ali nao funciona bem :S

    1. Avatar de int3
      int3

      Basta saber configurar direito. 🙂

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Eu já uso a mais de 5 anos e felizmente nunca me aconteceu tal.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        No Chrome não consigo sincronizar os favoritos entre o windows e o mac. Já apaguei no MAC e deixei sincronizar mas, em vez de ir buscar os do windows (que estão corretos), vai buscar sempre uns triplicados… Sabem como resolver isto?

        1. Avatar de int3
          int3

          Exprimenta numa virtualbox a correr uma distro linux e diz-me se tens os mesmos problemas.
          Deve ser algo que está a falhar 🙂