Mozilla termina desenvolvimento do Firefox 64 bits no Windows

47 Comentários

O desenvolvimento da versão de 64 bits do Firefox nunca foi uma certeza. Houve sempre alguma dificuldade em fazer essa versão vingar e a maioria dos utilizadores, apesar de ter sistemas operativos assentes nesta arquitectura, acabava por preferir a versão de 32 bits.

Os vários problemas que esta versão apresenta acabaram por ditar o fim do seu desenvolvimento e a Mozilla anunciou agora que terminou a disponibilização desta versão.



Esta noticia foi apresentada por Benjamin Smedberg, um gestor de desenvolvimento de software da Mozilla. Esta decisão está relacionada com o comportamento desta versão do Firefox e dos constantes problemas que apresenta.

A primeira abordagem a este assunto foi feita na semana passada, no grupo de discussão da Mozilla no Gougle Groups. Nesse tópico foi apresentada a proposta de interrupção dos desenvolvimentos e apresentadas as razões para dar suporte a essa decisão.

I would like to propose that we disable the 64-bit Windows nightly builds. We should publish a custom update to move current win64 nightly users back onto win32.

I also think we should consider disabling the win64 builders completely, but I’m also willing to shelve that proposal for another time if it is
controversial. If we *don’t* disable win64 hourlies, I plan on adding –disable-plugins to their configuration.

Segundo Benjamin Smedberg os problemas estavam relacionados com a falta de desenvolvidos específicos (64bits) para os plugins existentes, os que existem não funcionam de forma correcta devido a falhas na implementações de código e os erros reportados pelos utilizadores estavam com baixa prioridade de resolução.

Estes problemas acabam por não transmitir aos utilizadores a experiência de utilização esperada e prometida, o que acaba por levar esses mesmos utilizadores a optar por outras alternativas.

Depois da troca de ideias com esta comunidade, Benjamin Smedberg acabou por publicar no Bugzilla da Mozilla a decisão que tinham tomado e com os passos que vão ser seguidos daqui em diante.

Per newsgroup discussion. Please stop building windows 64 builds and tests. This includes the following subtasks, which I’m not filing specific bugs on but you may want to break these out:

* stop building win64 nightlies

* repatriate existing win64 nightly users onto win32 builds using a custom update

* stop doing win64 “hourly” builds on mozilla-central and other branches

* disable the win64 option in try/trychooser

This bug is not the place to argue about this decision, which has already been made. If there is critical data which you think should be heard about this decision, please post it to mozilla.dev.apps.firefox.

Apesar da discussão que houve no Google Groups a decisão foi consensual. Um utilizador referiu que os utilizadores das versões Nightly de 64bits seriam cerca de 50% o que representa uma fatia grande de utilizadores.

A transição dos utilizadores da versão de 64bits para a de 32bits será disponibilizada e não vão existir mais desenvolvimentos desta versão. Esta decisão não tem qualquer impacto nos desenvolvimentos das versão de 64bits para Mac ou para Linux e é exclusiva da versão Windows.

Com esta decisão a Mozilla arrisca-se a perder uma fatia importante de utilizadores até porque cada vez mais os sistemas operativos de 64 bits estão a ser instalados nos novos equipamentos.

Os utilizadores que pretendem usar a totalidade das potencialidades destes sistemas operativos vêem-se limitados com estas decisões e com a inexistência de soluções para o seu browser preferido e provavelmente vão optar por alternativas que lhes dão o que pretendem. A concorrência tem isso disponível e não vai perder esta oportunidade.

Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JSantos
    JSantos

    Isso não é um panda vermelho? Parece-se com uma raposa mas não é

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Chamam-lhe raposa-vermelha e panda vermelho. Mas verdadeiramente não pertence a nenhuma das duas espécies. É o único da sua espécie. A única caraterística que o semelha ao panda e comer bambu mas também come ovos como as raposas! Só sei que é um animal lindo 🙂

    2. Avatar de CapuYo
      CapuYo

      Sim é um Panda Vermelho (Ailurus fulgens)… Deviam ter mais cuidado com isso…

      Visto que já chega a Televisão andar a dizer asneiras nesses assuntos..

      1. Avatar de Vítor M.

        Quem? Nós ou quem não sabe que de facto o animal que foi mostrado está correcto?

    3. Avatar de JCHP
      JCHP

      https://en.wikipedia.org/wiki/Red_panda

      “The English name firefox, from which the Firefox web browser gets its name, is a calque (literal part-by-part translation) of the Chinese word 火狐 (huǒhú), another Chinese name for the red panda.”

    4. Avatar de Luke Skywalker
      Luke Skywalker

      É um panda vermelho, sim senhor!

      Não sei qual a ideia do “artista” que colocou esta foto num artigo relativo ao Firefox. Possivelmente não saberá distinguir uma raposa dum panda vermelho, se é que ele quereria colocar a foto de uma raposa…

      1. Avatar de Vítor M.

        Naaaa tu é que não fazes ideia do que quer dizer FireFox… se soubesses…. Luke, the red fox is your father!!!!

    5. Avatar de Traul
      Traul

      Sim, é um panda vermelho. Sabes, a mascote que a Mozilla tem vindo a suster ao longo do desenvolvimento do “Fire fox”, que é um nome alternativo para os canitos.

    6. Avatar de AJ
      AJ

      Precisamente, é das poucas vezes que está correcto, apesar de costumares ver uma raposa associada ao firefox está errado, é mesmo um panda vermelho.

    7. Avatar de k3bra
      k3bra

      Não entendo… A mascote do firefox é o panda vermelho e tu queres que postem uma raposa?!?! :s

      1. Avatar de JSantos
        JSantos

        Em 1º lugar eu só questionei a imagem, não passei atestados de burro a ninguém nem pus em causa a competência do autor do artigo.

        Em segundo lugar, ok acredito que o panda vermelho, faça parte da história da Mozzila mas não podem achar que o comentário é completamente descabido tendo em consideração que o seu símbolo é efectivamente uma raposa e até o seu browser móvel tinha o nome de fennec, uma outra espécie de raposa.

        k3bra colocar uma raposa não é de todo idiota considerando que o fireFOX tem FOX no nome e símbolo e apenas o nome é que é baseado num nickname de outro animal em mandarim.

    8. Avatar de Dachau
      Dachau

      Olhem, aprendi hj uma coisa nova. Sempre pensei que o Firefox fosse uma raposa a pegar fogo pelo o rabo!

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Resumindo, falta de competência da Mozilla.

    1. Avatar de Chico Silva
      Chico Silva

      Sem dúvidas.

    2. Avatar de Gil
      Gil

      Só não utilizava a versão 64 bits do Firefox porque os add-ons não eram executados corretamente nessa arquitetura.
      E como grande parte deles são desenvolvidos por terceiros, a mozilla não pode obrigar os developers a desenvolver para 64 bits.

      1. Avatar de mc
        mc

        Problemas dos addons, o tanas – os problemas de gestão de memória são (eram) independentes dos addons (e plugins), mas, como diz o ditado, só faz falta quem cá está – bons ventos os levem e… venham outros par o seu lugar 😛

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não se trata de falta de competência mas sim uma questão de prioridades. Como podes ver aqui as prioridades da Mozilla neste momento são: aumentar o suporte para HTML5, desenvolver o seu sistema operativo, o firefoxOS (baseado em HTML5/JavaScript/CSS com base na tecnologia Boot to Gecko), ter uma Appstore própria e um sistema de login que garanta mais privacidade (Persona).

      Se a escolha que fizeram foi acertada? Não sei, mas o que é certo é que não podem apostar a 100% em várias áreas ao mesmo tempo e mais tarde ou mais cedo vão voltar a trabalhar nesta versão.

  3. Avatar de RaposadeFogo
    RaposadeFogo

    Nunca usei a versão 64-bits, mas realmente tendo em conta a evolução tecnológica a que assistimos, acabará por ser uma grande limitação deste navegador.

    É pena que esta notícia surge logo agora que a edição para Windows está muito bem conseguida, depois de uma série de versões decepctionantes (desde a 4 até 13-14), desde a versão 15 que tenho visto francas melhorias em performance, economia e estabilidade, a versão 17 está excelente, de acordo com a minha utilização, e continua a ser o meu browser de preferência, embora por vezes seja obrigado a recorrer a outros, e pelos vistos esse será o caso no futuro :/

  4. Avatar de m4x
    m4x

    Isso tb é só manias… perdem mercado pk? 32 bit tb funciona em 64bit, o que ganhas em ter um browser a 64 bit? nada…

    1. Avatar de rand
      rand

      A versão 64bits era mais rápida e não tinha os limites de memória da versão 32 bits,por isso nnão, NÃO SÃO MANIAS

      1. Avatar de m4x
        m4x

        lol, para mim nunca foi mais rápida a versão de 64 bit.
        E limites de memória? lol tens o firefox a usar-te quanta memória?
        epa só rir mesmo… deves ter o firefox a usar 3 ou 4 gb para te estares a queixar… lol nem brinques, mas quem é que precisa disso?

        Duvido que 90% dos users tenham tantas tabs como eu a toda a hora, e no entanto não tenho problema nenhum com os 32bit no firefox.

        Em qualquer momento tenho de 50 a 100 tabs activas, mais de 800 abertas, ja cheguei a 1300…

        1. Avatar de rand
          rand

          O meu limite foi à volta das 2000, o meu normal anda à volta das 30 e com todos os addons que eu tenho já cheguei a ter o firefox a usar 5GB ram,

          E se nunca notaste que a versão 64bits era mais rápida é porque provavelmente não usas tão intensivamente como eu.

  5. Avatar de Element90
    Element90

    e ainda falam do Internet Explorer e seus bugs. Das duas uma, ou os developers não têm aptidões e não merecem estar numa equipa de desenvolvimento como esta, ou a microsoft só tem génios. 🙂

  6. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    E quantas pessoas usam o IE 64bits ?|?

    Para os browsers as versões 32bits funcionam muito bem em 64bits.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É, basta ver que por omissão o Windows usar o IE de x32, apesar de vir com a versão x64 também (já agora o mesmo vale para o Windows Media Player). Aliás, ainda vai mais longe: no IE 9 só a versão x32 é que usa o Chakra para compilar o JavaScript, o que faz com que o IE 9 x64 seja significativamente mais lento.

  7. Avatar de bolota
    bolota

    Valeu por ter ficado a saber que a mascote do Firefox é um panda vermelho, é que parece uma raposa.
    Quanto à noticia, utilizo Linux por isso não me afeta.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Para dizer a verdade não é tão simples assim, no início era “Phoenix” que é uma ave mítica de fogo, depois passou a firebird (pássaro de fogo), seguindo para firefox que seria raposa de fogo, no entanto esse nome já pertencia ao panda vermelho que em inglês pode ser chamado de firefox. Assim no logotipo acho que está verdadeiramente uma raposa porque achavam que o panda vermelho não passava a ideia desejada mas acabou por ser associado ao panda vermelho.

  8. Avatar de marco
    marco

    Gougle Groups ou Google Groups?

  9. Avatar de António
    António

    “Os vários problemas que esta versão apresenta acabaram por ditar o fim do seu desenvolvimento e a Mozilla anunciou agora que terminou a disponibilização desta versão.”

    Esta frase não é contraditório?
    Não deveria ser antes “Apesar dos vários problemas que esta versão apresentou, tendo mesmo confirmado o fim do seu desenvolvimento, a Mozilla voltou atrás e terminou o seu desenvolvimento, anunciando agora a disponibilização desta versão.”

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      uh? não. o que dizes é o contrário. A versão de 64 bits foi arrumada na gaveta por tempo indefinido.

      1. Avatar de António
        António

        Tinha percebido que a mozilla tinha afinal disponibilizado a versão 64 bits 🙂 My bad

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Epá, quando li o título, até pensei que tinham terminado finalmente uma versão de 64bits para Windows, mas afinal interromperam o desenvolvimento. Mau! Muito mau!

    1. Avatar de mc
      mc

      Também aqui, e para mim isto é o ponto final – o IE10 talvez não seja tão mau como isso, afinal…

  11. Avatar de João Trindade
    João Trindade

    Não vejo problema nenhum. O Windows 64 bits vem com as versões de 32bits e 64 bits do internet explorer, e ninguem usa a versão de 64 bits

  12. Avatar de k3bra
    k3bra

    waterfox 😀

    1. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      Interessante

  13. Avatar de Dário
    Dário

    Fantástico, de 22 comentários só 5 é que falam sobre o tema do texto! Sinceramente, o que é que interessa que seja um panda, uma raposa? Não me digam que a imagem não é alusiva ao tema? Claro que é! Mais uma vez: Há pessoal a reclamar de tal maneira que até parece que paga uma taxa para ler o pplWare! Não se paga, e devemos é agradecer e absterem-se de comentários ridículos, inúteis, e até por vezes ignorantes.
    (vá, agora seguem-se 50 comentários a ofender-me, força nisso, dêm-me razão)

    Agora sobre o tema: O Waterfox não tem nada a ver com a Mozilla? Eu instalei, porque é anunciado como melhor e mais rápido para a versão win64, e na verdade é bastante estável e rápido.

    1. Avatar de rand
      rand

      É verdade mas as versões nightly do firefox coseguiam ser ainda melhores 🙁

  14. Avatar de José Leite
    José Leite

    Meus amigos,há duas alternativas(talvez até mais),ao Firefox(de dois browsers baseados no gecko engine).São o Palemoon:http://www.palemoon.org/palemoon-x64.shtml e o Waterfox:http://www.palemoon.org/palemoon-x64.shtml .Querem estabilidade e bastante velocidade,utilizem os dois,pois são bastante bons.Um abraço e bom fim-de-semana 🙂

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Desculpem,enganei-me na url do Waterfox:http://www.waterfoxproject.org/download.php

  15. Avatar de Luis Miguel Lopes
    Luis Miguel Lopes

    Esclarecem só uma questão minha e desculpem a minha “noobice”.

    Usar uma versao 32bits num processador de 654bit é assim tão prejudicial em termos de desempenho? Quais as diferenças que eu irei notar? Será assim tão compensatório mudar para outro browser? É algo que sinceramente e desculpem a minha ignorância que não consigo entender se haverá assim uma quebra de performance tão brutal ou não.

    Desde já agradeço as respostas

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É tudo uma questão de espaço de endereçamento

  16. Avatar de James Bond
    James Bond

    “Gougle Groups” *Google Groups

  17. Avatar de JC
    JC

    Esta notícia tem alguma coisa a ver com o Waterfox (Firefox recompilado para 64 bits)?

    Uso o Waterfox há bastante tempo, tem sido rápido, estável e não tenho tido problemas.

  18. Avatar de Koizo
    Koizo

    offtopic firefox: tenho instalada a versão 17 do firefox + flash 11.5 r502. Não têm sentido “avarias” com estas novas versões?

  19. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sempre gostei de ter tudo a 64bits, desde há muito tempo, então vou seguir os links aqui postados para continuar a fazer… Não faz sentido andarmos para trás. Obrigado José Leite pelos links