Mozilla lançou mais um Firefox, chegou a versão 27

38 Comentários

As novidades da Mozilla estão a surgir de forma constante e permanente. Longe vão os tempos em que tínhamos de esperar vários meses ou até anos para que surgisse uma nova versão do Firefox, carregada de novidades.

Dando seguimento aos seus desenvolvimentos, a Mozilla lançou hoje o Firefox 27, que traz algumas novidades, a sua maioria relacionadas com a Social API.

firefox_27_1

Como vem sendo hábito, a Mozilla lançou a nova versão do Firefox nas duas versões e plataformas onde o está a desenvolver. Para além da versão Desktop, também a versão para Android viu a sua actualização ser disponibilizada.

No seu todo, a versão 27 do Firefox não é das mais ricas em novidades. A somar às novidades da Social API, estão também presentes o suporte para SPDY 3.1, a actualização para o TLS 1.2 e adição de novos idiomas no Android.

firefox_27_2

Desktop

A maior novidade da versão Desktop está no suporte par múltiplos alertas na Social API. Esta API surgiu na versão 17 do Firefox e trouxe a capacidade de integração de vários serviços sociais no Firefox, ocupando parte da sua barra lateral.

A Mozilla tem reforçado esta integração com novos serviços, estando já disponíveis vários, para além do Facebook, que foi o primeiro a surgir.

A novidade que surge nesta versão permite que os alertas que estes serviço geram possam ser apresentados todos, deixando de estar limitados apenas ao serviço que estivesse activo.

Claro que estes alertas apenas são possíveis porque passou a ser também possível ter vários serviços activos ao mesmo tempo.

Todas as novidades, melhorias e correcção de problemas que surgem com o Firefox 27 podem ser consultadas directamente no changelog desta versão.

firefox_27_3

Android

A versão Android recebeu ainda menos novidades. Para além da implementação e activação do TLS 1.2 a versão Android teve apenas alguns novos idiomas adicionados.

Todas as novidades, melhorias e problemas resolvidos podem ser consultados no changelog da versão móvel.

A nova versão do Firefox está já disponível para actualização, em ambas as plataformas. Basta que acedam à zona de informações sobre o Firefox e façam a actualização.

Actualizem para terem acesso a todas estas novidades e para testarem as principais funções que esta versão traz.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux/ Android
Download: Firefox 27 Windows
Download: Firefox 27 Mac
Download: Firefox 27 Linux 32bits
Download: Firefox 27 Linux 64bits
Download: Firefox Android
Homepage: Firefox

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Sousa
    Fábio Sousa

    Deixei de usar no Android, mas no PC continua a ser o meu browser de eleição + extenções.

    Off-Topic – não percebo muito de linux, mas precisava de uma ajudinha.

    Estou a usar o comando:

    ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt > /caminho/ip.txt

    Na qual queria filtrar só o IP para o ficheiro ip.txt, mas não estou a conseguir, pois guarda tudo do comando ping. Já andei a ler neste site: http://www.computerhope.com/unix/tcpdump.htm mas tem tanta coisa. Obrigado.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Uso nos 2, é o browser que melhor me adapto quando dou 2 toques no ecrã,o texto fica perfeito

      1. Avatar de Fábio Sousa
        Fábio Sousa

        Só deixei de usar no Android devido ao consumo de RAM no smartphone. Porque de resto é bem bom nas definições e a carregar as páginas e então com a extensão adblock fica melhor. 🙂

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..

      E uma das minhas primeiras escolhas…
      mas gostava que fosse mais leve, com pouco mais de 40 tabs abertas…e consome-me quase 1 giga de ram…uma loucura(e pode aumentar muito consoante tenhamos tabs com aplicações flash,etc…)..mas nos dias de hoje…é sempre a bombar na ram 😀

      Gosto muito do chromium, e por ultimo tenho andado a testar o Qupzilla…que me parece um projecto português, que pode dar muitos frutos mesmo…baseado em QT e webkit salvo erro, é muito enchuto, so tenho a dizer bem…embora existam muitas arestas para limar…um luxo!!

      Fabio:

      existem muitas formas para isso …esta é uma delas:

      ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt|awk -F'[()]’ ‘/: / {print $2}’ > /caminho/ip.txt 2>&1

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        substitui ‘ por plicas, porque me parece que ficou formatado com acentos…

        1. Avatar de Fábio Sousa
          Fábio Sousa

          Muito obrigado lmx.

          Fiz como está aí, mas restorna o IP da máquina, não o IP do nome.dynip.sapo.pt

          Estou a fazer algo mal?

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…

            retorna o ip da maquina , que é o teu ip publico atribuido pela sapo.

            experimenta com sapo.pt em vez de ser com nome.dynip.sapo.pt e diz como correu 😉

          2. Avatar de lmx
            lmx

            também podes fazer com

            ping -c 4 -n sapo.pt 2>>log | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >>log

            é mais facil até de perceber

          3. Avatar de lmx
            lmx

            boas Fábio??

            Alguma novidade?

            Retorna o IP associado no servidor dns, ao nome.dynip.sapo.pt.

            Normalmente este ip está associado ao ip publico do teu router…o que tu fazes ao fazer um ping por dominio…é que o obrigas a usar o resolver da tua maquina para resolver o dns…

          4. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            Não consigo responder seguido. É bug? Não aparece o botão reponder mais abaixo.

            Eu respondi no fim do tópico.

          5. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            Resumindo, quando referi o IP, é mesmo o IP que o meu router deu à minha máquina e não o IP público ou externo que tenho associado ao nome.dynip.sapo.pt. Eu queria é o IP externo do tipo 188.78.67.56 e não 192.168.1.60.

            E desta maneira onde coloco o caminho?

            Assim?

            ping -c 4 -n sapo.pt 2>>log | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >>log /caminho/ip.txt

            ou

            onde está o log coloco /caminho/ip.txt ?

            Obrigado

          6. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            Esta foi a única forma que deu:

            ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt|awk -F’[()]‘ ‘/: / {print $2}’ > /caminho/ip.txt 2>&1

            Mas com net fixa retorna o IP da máquina e com net móvel não retorna nada para o ficheiro ip.txt.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      nslookup nome.dynip.sapo.pt | grep Address | tail -1 | cut -d ” ” -f2

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boa joão 😉

        Fabio, esta é outra solução…

        mas esta solução não te testa a se a maquina está acessivel…

  2. Avatar de caçanito
    caçanito

    Boa noite,
    com o firefox 27 surgiu me um pequeno problema. Sempre que inicio este, aparece uma mensagem a dizer a atualizar complementos do firefox. coisa iiritante. Como resolver isto? Obrigado

  3. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    no meu as letras ficam turvas porque e que faz isso

    1. Avatar de lmx
      lmx

      miguel…

      decerteza que vẽs bem? 😀

      estou a brincar lógico…muito possivelmente porque tens a resolução do ecran mal configurada, ou algo mais…ja houviste falar em anti-aliasing??

      é uma sugestão fraca, mas não me lembro de mais nada….

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        mas no google chrome ele nao faz isso mas sou faz no mozilla é por isso que eu nao sei e gostava de saber
        no faz e o outro nao faz

        1. Avatar de lmx
          lmx

          de certeza que são as letras que ficam turvas, quero dizer, não será um problema de teres o zoom demasiado baixo…

          experimenta no firefox fazeres ctrl+scrol, e aumenta o zoom, e verifica em seguida…isso é estranho mesmo…

    2. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      A mim acontecia-me isso era no chrome com o windows 8.
      A solução foi fazer isto:

      http://www.lboetech.com/2013/03/31/chrome-is-blurred-in-windows-8/

  4. Avatar de Rio
    Rio

    Eu detesto publicidade nas páginas, já sei que muitas vivem disso, e graças a isso nem todas as pessoas importam-se e o Firefox no Android é o único browser que permite meter extensões que bloqueiam a publicidade como o AdBlock Edge, por isso é o melhor para mim.

  5. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Mais uma versão Firefox.

    O firefox é bom e tem algumas funcionalidade muito sólidas, mas para mim continua igual, o first-run, é muito mau … e deixa-lo aberto durante os jogos come demasiados recursos.

    Uso o Maxthon, que consegue ser muito mais transversal Android-Desktop, mesmo tendo as suas lacunas. O mais importante de tudo, acho mais “leve”.

  6. Avatar de Armando
    Armando

    Mais um artigo sobre… nada.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Mais um comentário sobre… nada

  7. Avatar de tux
    tux

    Para quem se queixa que tem as letras turvas
    Leam isto:

    https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=812695

    têm que ir ao about:config
    e mudem isto gfx.content.azure.enable para false

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    ja actualizei mas como faço para ter o Social API? Não me aparece nada

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Utilizo o firefox ha alguns anos, e a verdade é que tem melhorado bastante, mas tem deixado o “design” um pouco para trás
    A nível de interface, o chrome torna-se mais agradável

  10. Avatar de Fábio Sousa
    Fábio Sousa

    lmx não consegui comentar acima, não aparece o botão para responder.

    Resumindo, quando referi o IP, é mesmo o IP que o meu router deu à minha máquina e não o IP público ou externo que tenho associado ao nome.dynip.sapo.pt. Eu queria é o IP externo do tipo 188.78.67.56 e não 192.168.1.60.

    E desta maneira onde coloco o caminho?

    Assim?

    ping -c 4 -n sapo.pt 2>>log | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >>log /caminho/ip.txt

    ou

    onde está o log coloco /caminho/ip.txt ?

    Obrigado

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim é isso mesmo…o log(mas tens que substituir os dois ;)…vê abaixo) é o /caminho/para/ficheiro.txt

      Hummm

      algo me diz que tens um DNS server interno com um registo que não devias…

      Ou uma má configuração, no ficheiro hosts,etc

      o comando ping por domínio…o que ele faz é utilizar o resolver da tua maquina para saber onde está o servidor dns que pode fazer a tradução do nome para IP…

      —————————–
      cat /etc/resolv.conf

      #DNS relay …é um servidor de cache..para não estar sempre a #fazer pedidos ao servidor externo
      nameserver 192.168.10.230
      #Fall back DNS Publico
      nameserver 212.55.154.174

      # Fallback DNS Servers…se o mundo ficar doido hehehe
      nameserver 208.67.222.222
      nameserver 208.67.220.220
      —————————-

      Ou seja …se fazes:

      ping -c 4 -n nome.dynip.sapo.pt 2>> /caminho/ip.txt | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >> /caminho/ip.txt

      e o ip que te aparece, não é o ip externo que o teu ISP te deu…então é porque muito certamente tens um problema com o teu servidor dns interno, ou com o ficheiro /etc/hosts…ou com o resolver(/etc/resolv.conf)…

      Será que não é o teu dns relay server do router que está a tentar enganar-te??

      vê o servidor que foi contactado para resolver esta query…

      nslookup nome.dynip.sapo.pt
      Server: 192.168.10.230
      Address: 192.168.10.230#53

      ** server can’t find nome.dynip.sapo.pt: NXDOMAIN

      no meu caso…ele vai direitinho ao meu servidor de cache interno fazer a query(192.168.10.230)…porque é por essa ordem que o resolver esta configurado 😉

      Esta query tem que ser resolvida por um servidor externo, pertença do teu ISP…porque ela muda todos os dias…e só ele é que sabe que ip’s externos assigna a cada cliente…por isso o teu dns server interno, não deve “inventar nada!!”(não pode ser autoritário para esta domínio), deve-se limitar a fazer a query a um servidor externo…ou seja ele funcionará como relay…não tem a query na sua cache, então pergunta… ele deve ser um servidor de cache apenas, para este dominio…ele NÂO é autoritário…autoritários são os DNs servers do teu ISP(para esse dominio)…

      Vê la se não tens configurada em alguma zona dns do teu servidor alguma entrada para esse domínio….porque se tiveres…o teu servidor é autoritário…mas está errado, ele não pode ser autoritário…para uma coisa que ele não controla(o domínio dynip.sapo.pt é pertença da pt 😀 )…

      diz como correu 😉

      1. Avatar de Fábio Sousa
        Fábio Sousa

        Copiei e mudei os “campos”:

        ping -c 4 -n nome.dynip.sapo.pt 2>> /caminho/ip.txt | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >> /caminho/ip.txt

        E retornou apenas 1.60 não o IP completo (192.168.1.60).

        Obrigado por ajudares e pela paciência.

        Será por estar a usar em smartphone?

        Se faço assim:

        su

        ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt > /caminho/ip.txt

        Guarda tudo até o IP, ou seja IP externo mais o IP da máquina.

        Não entendo.

        1. Avatar de Fábio Sousa
          Fábio Sousa

          Se fasso assim:

          su

          ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt > /caminho/ip.txt

          Retorna isto:

          PING nome.dynip.sapo.pt (189.99.145.151) 56(84) bytes of data.
          From android-12f11g124bf0bh5a.lan (192.168.1.60): icmp_seq=1 Destination Port Unreachable

          — nome.dynip.sapo.pt ping statistics —
          0 packets transmitted, 0 received, +1 errors

          E aparece o IP externo (189.99.145.151) que e o que quero.

          Neste:

          ping -c 4 nome.dynip.sapo.pt|awk -F'[()]’ ‘/: / {print $2}’ > /caminho/ip.txt 2>&1

          Tentei mudar o print $2 para print $1 e retorna isto:

          android-12f11g124bf0bh5a.lan

          Não será a linha? pois só restorna a partir de FROM.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…

            o comando que fiz era para ser executado numa maquina linux…no android o output do commando pode ter um resultado diferente…e por isso pode-te returnar info diferente :S

            Sem ter acesso ao output que ele retorna, é um bocado complicado filtrar o ip, porque de programa para programa o output varia… :S

            mas eu fiz o mesmo teste e a mim no android 2.6 retorna tal como nas minhas maquinas…mas fiz o teste na consola…porque se fizeres em outro programa, vai dar diferente, e ai terias que ajustar…

            eu acho que é melhor usar o cut, é mais simples, e se usares o argumento (-n) no ping funciona para todos os casos..

            tu tens net nesse equipamento??e consegues resolver endereços para ip’s?
            eu no meu android não tenho nem o cut nem o awk, nem gawk, sem sed 🙁

            ou seja no android não tenho hipotse pelo menos directa de fazer isso…tenho só o ping…

            “Destination Port Unreachable” – este output não está apenas errado…esta muito mas muito errado :S
            O ping funciona com base no protocolo ICMP…e não usa portos nenhuns…não percebo porque é que ele te diz isso…é estúpido…

            No meu android/maquinas linux ele não me diz nada disso…que commando estás tu a usar e em que maquina/sistema operativo??

            é que esse output do commando ping não é o usual em maquinas linux…pelo menos em debian based…

            nesse caso em concreto…que estás a usar um nome que não existe…ele próprio deveria te dar erro como me deu a mim, porque o servidor dns não consegue fazer a resolução do nome para IP…porque nome.dynip.sapo.pt não existe…ele deveria te dar algo do género… “ping:unknown host nome.dynip.sapo.pt”.

            coloca o output todo de um comando usando ping -c 4 -n nome.dynip.sapo.pt (troca o nome aqui pelo teu, mas no output que postares…deixa estar assim com “nome”, não ponhas o teu)…e o ip publico que vier troca-o também por outro. 😉

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Se o pplware quiser, pode te dar o meu mail, fica mais fácil 😉

          3. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            Boa tarde caro lmx.

            A informação que “postei” não é verdadeira (IP + nome.dynip.sapo.pt), são exemplos, mas obrigado pelo aviso. 😉

            Estou a usar um Samsung Galaxy S3 com o Android 4.3 (original) e para executar os comandos, uso a aplicação + root:

            https://play.google.com/store/apps/details?id=jackpal.androidterm&hl=pt_PT

            Entrei no terminal e inseri:

            su

            ping -c 4 -n nome.dynip.sapo.pt > /caminho/ip.txt

            E retornou isto:

            PING nome.dynip.sapo.pt (188.78.67.56) 56(84) bytes of data.
            From 192.168.1.60: icmp_seq=1 Destination Port Unreachable
            From 192.168.1.60: icmp_seq=1 Destination Port Unreachable
            From 192.168.1.60: icmp_seq=1 Destination Port Unreachable
            From 192.168.1.60: icmp_seq=1 Destination Port Unreachable

            — nome.dynip.sapo.pt ping statistics —
            0 packets transmitted, 0 received, +4 errors

            Como dizes e bem, pode ser diferente. Eu insisto nas linhas, pois se meto print2 retorna IP da máquina, se meto print1 retorna o “nome” da máquina, ou seja anda para trás. Mas não chego é à linha PING onde está o IP externo que é o que quero. Como disse atrás não percebo de linux, estou a começar e é uma confusão ao início. Por exemplo entre os comandos e o número de pacotes tem que haver espaços ou não?

            -c 1/2/3/4/etc ou -c1/2/3/4/etc

            E neste caso:

            > /caminho/ip.txt ou >> /caminho/ip.txt

            Obrigado. Boa tarde.

          4. Avatar de lmx
            lmx

            Boas Fabio,

            É normal quando estamos a aprender, o importante é tentar aprender 😉

            pois o que eu vejo é que tu na rede onde estás, ou na maquina onde estas, não consegues pingar o ip publico.. 🙁

            ou seja a maquina 192.168.1.60, não sabe como encaminhar o ICMP Request para o ip publico…

            Mas esse erro parece-me um ICMP tipo 3…que so é utilizado por protocolos tcp/udp e o ping funciona apenas com o protocolo ICMP, ou seja…ele deveria gerar um erro ICMP destination unreachable, que é um erro do tipo 2… :S
            Eu vou assumir que esse erro é do tipo 2, porque usando o protocolo ICMP não é pelo menos normal gerar erros do tipo 3(porque requer que os pacotes enviados vão por TCP/UDP).

            Neste caso e tendo em conta que estou a considerar erro ICMP tipo 2…a maquina 192.168.1.60 não sabe como encaminhar o pacote ICMP, e por isso gera esse erro de retorno mais um header de 8 bytes salvo erro…

            Ou seja o erro não está no comando que fizemos, mas no facto de o ip 192.168.1.60 não conseguir enviar o pacote 🙁

            De certeza que acedes bem a net??pode ser a firewall que não te deixe passar os pings…

            o comando está bem, mas tens ai uma coisa qualquer esquesita…
            o teu servidor dhcp configura-te a tua rede dessa maquina(192.168.1.60) com default gateway(normalmente um router)??

            vê este exemplo:
            https://pplware.sitedev.pt/linux/raspberry-pi/como-transformar-o-raspberry-pi-num-access-point-wireless/

            vê a linha:
            option routers 192.168.1.100;

            o gateway para as maquinas dessa rede vai ser este…

            no teu caso ele não consegue passar da maquina 192.168.1.60, ou porque não tens a net ligada nela, ou porque não tens default gateway activado, ou ainda porque…tens duas interfaces de saida de rede activas…e ele baralha-se e não sabe por onde enviar…quando testares testa apenas com uma interface de rede activa.

            Mas para saberes se a maquina está em cima, precisas que o ping aconteça…;)

            de for apenas para saberes o ip do mesmo…

            isso podes fazer como um colega disse acima com

            nslookup kuskas.dynip.sapo.pt 2>> /caminho/ficheiro.txt | tail -2 | cut -d’ ‘ -f2 >> /caminho/ficheiro.txt

            Mas o importante a reter…é que de onde estás, não consegues aceder a esse ip publico…se não consegues sequer pingar a máquina, não consegues aceder a mesma… 😉

          5. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            Boa tarde amigo lmx.

            Finalmente apareceu o IP externo no ficheiro.txt.

            Como falou em Firewall, fui desactivar o programa que tenho instalado no smartphone para tal, reiniciar o smartphone e na qual já funcionou.

            O estranho é que já tinha criado uma exceção para o programa (terminal), mas não houve diferença alguma. Por isso deduzi que a firewall bloqueava alguma “permissão de saída” no sistema (android) que era “(root) – Applications running as root”. Só dou permissão a “(root) – Applications running as root” quando por exemplo quero partilhar internet do meu smartphone, fazendo dele um Acesso à internet para outros dispositivos.

            Por isso dava no comando PING os tais erros de nem receber e de nem enviar o número de pacotes escolhidos, que neste caso eram “4”.

            O que me baralhava todo é que nos pc’s de casa com sistema Windows, o ping funcionava bem e no smartphone além de aparecer o IP externo, só dava erro no envio e recepção de pacotes.

            Resumindo:

            ping -c 4 -n nome.dynip.sapo.pt 2>> /caminho/ip.txt | cut -s -d’:’ -f1 | cut -c15- >> /caminho/ip.txt

            Funciona lindamente 🙂

            Só pedia um último favor, se me explicasse o raciocínio nos parametros. Como disse no anterior comentário, vejo muitas vezes assim: >> ou só >. Existe diferença? Como os espaços usados.

            Desde já muito obrigado pelo seu tempo e sabedoria partilhada.

            Um bom fim de semana. 😉

          6. Avatar de Fábio Sousa
            Fábio Sousa

            “tens duas interfaces de saida de rede activas…e ele baralha-se e não sabe por onde enviar…quando testares testa apenas com uma interface de rede activa”

            O que quis dizer com isto?

  11. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    Acabei de actualizar para a 28…
    cumps…