Morreu o Papa Francisco: o Papa mais tecnológico da História

57 Comentários

Desde que foi eleito, em 2013, o Papa Francisco tem sido um símbolo de mudança e modernização na Igreja Católica. Entre as suas muitas características distintivas, destaca-se o facto de ser considerado o Papa mais tecnológico da História.



Ao contrário dos seus predecessores, Francisco (nascido Jorge Mario Bergoglio) reconheceu, desde cedo, o poder das novas tecnologias e da comunicação digital.

Com uma presença ativa nas redes sociais, especialmente no Twitter (@Pontifex), utilizou as plataformas digitais para partilhar mensagens de fé, esperança e reflexão, reunindo milhões de seguidores de todo o mundo. As suas publicações são traduzidas em várias línguas, evidenciando o alcance global da sua mensagem.

Além das redes sociais, o Papa Francisco incentivou também o uso de ferramentas digitais no seio do Vaticano:

  • Promoveu a digitalização de arquivos históricos;
  • Apoiou iniciativas de cibersegurança para proteger dados sensíveis da Santa Sé;
  • Em 2020, durante a pandemia, recorreu massivamente aos meios digitais para manter o contacto com os fiéis, transmitindo inclusivamente missas e orações online a partir da residência papal.

Outro marco importante foi o seu apoio a projetos ligados à Inteligência Artificial e ética digital. Reunindo com especialistas de várias áreas, alertou para os riscos e responsabilidades que acompanham os avanços tecnológicos, e apelou a um uso ético e humanizado da tecnologia, sempre ao serviço do bem comum.

Papa Francisco

Este compromisso com o mundo digital não representa uma simples abertura à modernidade, mas uma estratégia pastoral clara: estar onde as pessoas estão, incluindo no espaço virtual.

Assim, o Papa Francisco conseguiu aproximar a Igreja das novas gerações, mostrando que a fé pode e deve dialogar com os tempos modernos.

O Papa Francisco ficará para a história não apenas como um líder espiritual próximo e reformador, mas também como o Papa que abriu definitivamente as portas do Vaticano à era digital.

Com a sua partida, a Igreja perde não só um líder espiritual profundamente humano, mas também o Papa que melhor compreendeu e acolheu os desafios do mundo digital.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Juízo Final
    Juízo Final

    Este foi o último Papa. O Juízo Final final será em 2027, provocado pela Rússia. Está tudo escrito no 3ºSegredo de Fátima.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Não ne queres vender o teu património a preço de saldo? Afinal não vais necessitar dele

    2. Avatar de Alberto Grijó
      Alberto Grijó

      Por curiosidade fui saber o que se refere o 3 segredo de Fátima.

      1 – Não há qualquer referência aos russos
      2 – Não existe nenhuma referência ao apocalipse, mas sim ao sofrimento da igreja no séc. XX
      3 – Não há referência em lado algum ao ano de 2027 ou outro.

      Acaba assim as profecias da irmã Lúcia, segundo o Vaticano e parece ser de comum acordo entre os teólogos.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Também não havia lá referência a que exactamente 100 anos depois de Fátima Portugal ia ganhar a Eurovisão. Mas cumpriu-se.

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Tem juízo pá, sabes lá o que dizes.

      1. Avatar de Juízo Final
        Juízo Final

        Este papa oportunista deu o golpe ao Ratzinger, o próximo é chinês Luis Antonio Tagle

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          O Tagle é filipino, e a ideia é elegê-lo para minar a China como o Wojtyla minou a União Soviética. É a aposta do capitalismo neoliberal do Ocidente.

        2. Avatar de Je Suis Maricon
          Je Suis Maricon

          Este papa recebeu o beijo da morte do vance, que lhe desejou “saude”..morreu aseguir..
          Israel controla tudo..

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estás a confundir o dia do juízo final com o dia de finalmente ter juízo mas tenho más notícias pois não me parece que seja tão breve quanto pensas.

      1. Avatar de Juízo Final
        Juízo Final

        Queres uma prova? O Klaus Schwab deixou hoje o cargo do Fórum Económico Mundial, para passar a viver num bunker da Suiça.

        1. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          Com 88 anos de idade, depressa vai para o bunker …

        2. Avatar de Tó

          Chalupa’s gonna chalupate

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Lá está…o que eu afirmei 😛

    5. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ahaha não sei como um comentario claramente troll conseguiu dar trigger a tanta gente xD

    6. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Muitosantes disso acaba o mundo, com a entrega de IRS em 2026 em Portugal

  2. Avatar de Max
    Max

    Não sou religioso, nada mesmo.
    Mas dá-se o caso de enquanto durava o conclave que elegeu o papa Francisco ter dado na televisão um programa sobre a preparação dos sapatos para o futuro papa. Eram dezenas de pares de sapatos. Até aí tudo bem, não sabiam quem ia ser eleito, nem o tamanho do pé … mas eram todos sapatos vermelhos, luzidios.
    Quando lhos levaram, Francisco recusou, quis continuar com os seus sapatos pretos. Se recusou por não gostar da pompa dos sapatos vermelhos ou por ter joanetes e preferir os seus sapatos usados, não sei, mas gostei do gesto.
    Esse programa também mostrava a pesada cruz de ouro que o futuro papa iria usar. Preferiu a sua modesta cruz de prata.
    Era uma boa pessoa. Sobre tecnologia disse:
    “Se gastamos mais tempo com o telemóvel que com as pessoas, algo não funciona. O ecrã faz-nos esquecer que detrás há pessoas reais que respiram, riem e choram. É verdade, a tecnologia é fruto da inteligência que Deus nos deu. Porém devemos usá-la bem. Não pode beneficiar apenas a uns poucos enquanto outros ficam excluídos.”

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Chamar Deus a Steve Jobs é fanatismo

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        ????????????????????????????????

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Max, há outros exemplos de renuncia deste papa a outras tradições da igreja católica, como por exemplo o anel papal, o próprio chapéu e muitas outras coisas.
        Também eu não entendo o fenómeno das religiões mas respeito, nunca entendi a necessidade de se acreditar em algo, mas como digo respeito, mas este papa esteve muito à frente dos seus antecessores, e compreendeu que a igreja não pode ficar parada no tempo.
        Vou a caminho de conhecer o 6º papa
        1º Paulo Vi
        2º João Paulo I
        3º João Paulo II
        4º Bento XVI
        5º Francisco
        Lembrança mesmo desde João Paulo II

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Eu só a partir do John Paul Second, Second.

      3. Avatar de António
        António

        No paraíso, a maçã era proibida, Deus tinha razão…

  3. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    O que irão gastar no funeral daria pera construir milhares de casas para a população mais pobre.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Então não conseguirem ver qual é realmente a população mais pobre e quem realmente merece ajuda prefiro que gastem o dinheiro no funeral.

    2. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      Pela vontade dele, era o que seria. Mas não estas preparado para isso…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Define população mais pobre

    4. Avatar de X
      X

      O problema é se os esforços da igreja são para tirar os pobres da pobreza ou se para gerir a vida de modo que não seja miseráveis mas pobres o suficiente para necessitar da esmola da igreja e assim ficarem perpetuamente dependentes da igreja, não é por acaso que esta religião é mais popular nos países pobres. È como certa direita por cá, manter o povo pobre para não saírem da saia do conservadorismo.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @X nem sempre concordo contigo, mas respeitando sempre a tua opinião, desta vez acertaste na muge, parabéns.

        1. Avatar de X
          X

          Eu as vezes nem concordo comigo todos os dias e há dias que é preciso provocar e fazer de advogado do diabo um pouco para por as pessoas a pensar e a argumentar para ver se aprendemos alguma coisa até com aqueles que pensam diferente de nós.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Define pobreza.
        Maioria dos americanos nunca sequer viram um pobre à frente e são ligados activamente à igreja por ser cultural

        1. Avatar de X
          X

          Foste buscar o unico país que é exepção à regra, os USA são o único país que permaneceu com fé apesar de ter economia rica mas isso é devido à religião ser big business e altamente política e são bombardeados por propaganda religiosa.
          Quando comentei ali atrás estava a pensar no Brasil que é o país mais cristão do mundo, gente pobre agarram-se à religião que as perpetua na pobreza.
          O que é pobreza? medita sobre o assunto.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @X, o “pior” país que visitei a nível xe pobreza foi as Filipinas, acredita é muito pior que o Brasil.
            A igreja necessita dos pobres e pobreza

      3. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Caro X:
        A questão de se ser pobre não define qual a religião que se segue. Os muçulmanos, por exemplo, contam também com larga franja de população pobre e não deixam de ser muçulmanos.
        O ser cristão, muçulmano, indu, protestante, etc… é uma questão cultural, mas, em suma, todas as religiões se resumem a algo tão simples como acreditar que existe algo extraordinário para além de nós, intrinsecamente ligado à espiritualidade e à fé de cada um. E só quando se tem, de facto, fé, independentemente da religião, estamos a contribuir para, pelo menos, nos tornarmos melhores pessoas e, a partir daí, podermos ajudar quem precisa.

        1. Avatar de X
          X

          Só acreditando no sobrenatural é que nos torna melhores pessoas? então estamos condenados, eu não acredito eu simplesmente procuro para saber a verdade e gostava que existisse algo mais, entretanto existe muito para fazer na terra a nivel de mentalidades que nos vai ocupar a vida inteira, não preciso de rezar a deuses, comecem é a ser mais Humanos.

      4. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        X, que esmola é que a igreja dá?
        Mais popular nos países pobres?
        Se calhar são pobres por serem socialistas…
        Manter o povo pobre e aumentar o número dos miseráveis isso é o sonho da esquerda.
        Todos pobres, todos miseráveis, todos socialistas…
        Todos? todos não, a oligarquia do Politburo tem direito ao luxo máximo.

        1. Avatar de X
          X

          Mais pobres não, uma sociedade mais coesa sim é importante, senão teremos exploradores que exploram gerações e gerações, e temos hierarquias e classes e divisão apenas para satisfazer a elite.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Mentira! O vaticano tem apenas 0,44 km², não espaço para casas.

    6. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Quando fores ver o que gastam no merd@bol, entre mundiais, chefias da FIFA e outras instituições mais os rios de dinheiro que se pagam a um fulano para chutar uma bola, vais ficar com o maxilar preso de tanto de cair o queixo!
      Mas sim a Igreja desperdiça e muito!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não sabia que a missão do futebol era humanitária, sempre pensei que fosse entretenimento…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Dada a lavagem de dinheiro que é uma feature dos escalões profissionais e não um bug acho que a missão é mais de enriquecimento ilícito.

    7. Avatar de Infinity
      Infinity

      Isso sem contar com o dinheiro que la tem, entao em ouro nem se fala

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Para os capitalistas este papa era um autêntico comunista. E já estão a abrir as garrafas de champanhe,

    1. Avatar de António
      António

      E ainda bem, ele ia destruindo a Igreja.
      Era um falso, de moderno não tinha nada:

      Aborto – Contra
      Divórcio – Contra
      Casamento gay – Contra
      Ordenação de mulheres – Contra
      Contracepção artificial – Contra
      Transição de gênero – Contra
      Missa em latim – Contra
      Consumismo/materialismo – Contra
      Abusos sexuais na Igreja – Contra
      Participação política do clero – Contra

      Doutrina Social da Igreja – A favor
      Celibato dos padres – A favor
      Bênção a casais gays – A favor
      União civil gay – A favor
      Propriedade privada – A favor
      Justiça social – A favor
      Meio ambiente – A favor

      Ou seja, um Papa de modas, mas, no fundo, machista, anti-direitos das mulheres, homossexuais e transexuais, animais e também colaborador da ditadura argentina (extrema-direita). E ainda rescreveu a teologia do inferno de forma a escapar dele…

      1. Avatar de Luis Garcia
        Luis Garcia

        Ó António tu fazes-me lembrar aqueles comunistas e do BE em que parece que dizem a mesma história todos os dias na campanha e não mudam nem que levem uma carga de porrada. É por isso que lhes chamam “cassetes”.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Não conheço o pensamento do papa mas tem na lista umas contradições e mesmo ausência de fundamento para o adjetivar. Vejamos:

        Diz que o papa é machista e contra direitos de homossexuais, mas tem aí escrito que é a favor da bênção a casais e união civil gay!

        Diz que o papa é contra os direitos dos animais mas não apontou sobre o quê ele seja a favor ou contra!

        Diz que o papa é colaborador da ditadura argentina, mas que é a favor da justiça social.
        Direitos transexuais!? Que direitos são esses? Consegue enumerar? Tanto quanto sei devem de estar abrangidos pela Carta Universal dos Direitos do Homem! Não chegam? É isso? Precisa de mais alguns? Quais?

        Diz que é anti-direitos das mulheres! Aonde? Pelo aborto? O aborto é uma questão que ultrapassa o direito das mulheres não acha? E se eu não quiser ser pai posso pedir a mulher que engravidei que aborte? Ou os direitos só funcionam para um lado? A vida de quem está por nascer não pertence a ninguém, nem cabe a ninguém julgá-la não acha? Se o papa era contra o aborto mesmo quando a saúde da mulher está em causa ou por violação, aí estou eu em desacordo com o papa.

        Diz que o papa rescreveu a teologia do inferno de forma a escapar dele!? Por favor elabore, que não percebo o que quer dizer com isso.

        Obrigado

        Bem haja!

        1. Avatar de António
          António

          O aborto só diz respeito à mulher. Não pode pedir que ela aborte. Ela também poderá seguir com a gravidez em frente, mesmo contra a vontade do pai. Tem esse direito, é o seu corpo. Nada diz respeito ao homem, é independente! A contracepção é que diz respeito aos dois.

          Em relação ao Papa, o casamento era só entre homem e mulher.
          Isso é ser contra os gays, também proferiu comentários homofóbicos: “já existe viadagem demais”.

          O Papa criticou a “ideologia de género”:
          https://agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-novo-documento-denuncia-pontos-criticos-da-ideologia-do-genero/
          https://agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-educacao-vaticano-publica-novo-documento-sobre-ideologia-do-genero-rejeitando-construcoes-ficticias-da-identidade-sexual/

          O Papa condenou cirurgia trans, retirando-lhes os direitos de escolha:
          https://veja.abril.com.br/mundo/vaticano-volta-a-condenar-cirurgia-de-mudanca-de-genero-para-pessoas-trans/

          O Papa gostava tanto de crianças, que disse que os animais estavam a substituí-las, criticou as mulheres que preferem gatos, deprezando os bichinhos:
          https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/09/04/papa-francisco-causa-polemica-ao-falar-sobre-casais-que-preferem-ter-bichos-de-estimacao-do-que-filhos-nao-pode-dar-certo.ghtml

          O Papa rescreveu a teologia do inferno:
          https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-04/papa-francisco-teologia-inferno-entrevista-padre-athos-turchi.html

          O Papa afirmou que o inferno não é um lugar físico (vai contra a teologia), mas um estado da alma separada de Deus por escolha própria. Indicando que quem não é católico, já está no inferno. Quem não escolheu o amor de Deus está no inferno, é um escolha pessoal segundo o Papa Xico.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            “O Papa criticou a “ideologia de género”:”

            O papa e a igreja não têm liberdade para criticar? É isso?
            O titulo do link da ecclesia diz tudo, “construções fictícias de identidade sexual”! Você tem dados científicos (com peer reviews e com aceitação maioritária da comunidade científica) que deem lastro a estas construções?

            “O Papa condenou cirurgia trans, retirando-lhes os direitos de escolha:”
            O papa faz leis agora!?

            “O Papa gostava tanto de crianças, que disse que os animais estavam a substituí-las, criticou as mulheres que preferem gatos, desprezando os bichinhos:”
            O papa “despreza” os animais porque acha que se deve dar primazia aos filhos na vez dos animais de companhia e você assume no 1º comentário que ele é anti direitos animais!? É isto que quer dizer?
            Para mim desprezar os animais é tratá-los mal e tê-los sozinhos numa varanda de apartamento o dia todo sozinhos ou obrigá-los a comer algo que não faz parte da dieta natural do animal. Devo andar enganado quanto aos direitos animais!

            “O Papa rescreveu a teologia do inferno:” porque “(vai contra a teologia)”!?
            Interessante você vir falar em teologia quando tenta enfiar assuntos contra a teologia na doutrina da igreja. Se não gosta da religião católica porque vai contra a sua mundivisão, escolha outra. Pode ser que os muçulmanos tenham mais aceitação da transexualidade e abortos à la carte que a religião católica? Agora mais a sério, você acha que tem o direito de mudar a doutrina de um religião de mais de 2000 anos por que sim? Olha veja os budistas, gente calma e pacífica, de certeza que deve haver lugar para a sua mundivisão!

            E olhe não sou nada religioso em especial, mas opiniões sem fundamento alicerçadas em achismos fazem-me muita confusão!
            Passe bem!

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Mas será por essas razões que tu e os capitalistas estão a abrir as garrafas de champanhe? Repara que ele até ajudou os capitalistas. Elogiou a pobreza, que faz com que fique mais riqueza, ou quase toda, para os capitalistas, e criticou o marxismo como uma “ideologia errada”. Quando é a única que preconiza o ajuste de contas dos mais de 51% de baixo com os muito menos de 5% de cima. Os capitalistas devem-lhe muito e são mal agradecidos.

      4. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Foi uma manobra de marketing que se esgotou antes do fim da década passada

  5. Avatar de Zé

    Mas cada Papa que passa não é o mais tecnológico de sempre? 😀

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nem sempre. Quando o Guttenberg inventou a imprensa e desatou a imprimir Bíblias e traduções os bispos e papas da altura torceram o nariz e disseram logo “vêm aí chatices”. E vieram mesmo: o frade Martinho Lutero!

  6. Avatar de aiosapo
    aiosapo

    ok, somos um país católico, talvez o 3º ou 4º da Europa, temos fátima e o Marcelo hoje à noite vai falar até ao dia seguinte. Enfim, eu sempre respeitei a igreja, família católica e tudo, mas nunca pratiquei. Acho que o Papa já estava “velhote” e há 2/3 anos devia ter abdicado por quetsões de saúde para ter um final de vida em paz e descanso na terra onde nasceu.

    Não sei o que se passa com estes líderes mundiais sejam políticos ou religiosas que se agarram ao pdoer como se fosse uma doença e não querem sair de lá e vê-se que estão a ser “consumidos” pelo poder e ou muito me engano ou ainda vamos ter mais algumas mortes de líderes políticos neste caso este ano.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “há 2/3 anos devia ter abdicado por quetsões de saúde para ter um final de vida em paz e descanso na terra onde nasceu.”
      Isso jamais aconteceria…

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Descansa em paz, Papa Francisco!

  8. Avatar de Max
    Max

    Há notícias sobre o papa, que não sei se são verdadeiras ou não mas são curtidas.
    Dizem que não via televisão desde 1990. Viu um programa com imagens para adultos e fez uma promessa de não ver mais “porque fazia mal ao coração”. Só via no caso de de grandes tragédias. Não via jogos de futebol, nem do seu San Lorenzo.
    Um artigo que diz que quando era padre benzia os jogadores antes dos jogos, até que um novo treinador o expulsou, dizendo: “Eu fui contratado justamente porque o San Lorenzo não ganha a ninguém. Pode mandar embora esse azarado.”https://tribuna.expresso.pt/atualidade/2025-04-21-pode-mandar-embora-esse-azarado-quando-o-papa-francisco-foi-expulso-do-balneario-do-seu-san-lorenzo-devido-aos-maus-resultados-e8245484

  9. Avatar de bode
    bode

    Ouvi dizer que escolheu ser enterrado com o seu iphone. Descanse em paz.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E o casaco da Balenciaga.