MOBI.E quer instalar 10 hubs de carregamento de veículos elétricos

14 Comentários

A MOBI.E S.A. lançou recentemente um concurso público para a seleção de até quatro empresas que poderão vir a instalar 10 hubs de carregamento de veículos elétricos. O objetivo destes hubs é reforçar a infraestrutura de carregamento de acesso público em 90 postos de carregamento.

Este projeto-piloto está integrado no Programa de Estabilização Económica e Social do Governo e conta com o financiamento do Fundo Ambiental de 1,75 milhões de euros.

MOBI.E que instalar 10 hubs de carregamento de veículos elétricos


A MOBI.E quer reforçar a infraestrutura de carregamento pública. Para isso vai instalar 10 hubs de carregamento de veículos elétricos. Nesse sentido, foi lançado um concurso para a seleção de empresas para a instalação dos hubs.

Cada novo Hub da MOBI.E será constituído por…

Cada hub, que permitirá o carregamento simultâneo de 18 VE, será constituído por:

  • Um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW)
  • Três postos de carregamento rápido (50 kW)
  • Cinco postos de carregamento normal (22 kW)

MOBI.E que instalar 10 hubs de carregamento de veículos elétricos

Luís Barroso, presidente da MOBI.E, revelou que durante o processo de instalação será lançado um procedimento de contratação pública para a concessão da operação dos hubs, de forma a garantir que o início do seu funcionamento ocorra até final do primeiro trimestre de 2021.

O projeto-piloto que inclui a instalação destes hubs está integrado no Programa de Estabilização Económica e Social do Governo. Trata-se de um investimento público que resulta de uma parceria que abrangerá diversos municípios portugueses, que têm como tarefa selecionar, disponibilizar e licenciar o espaço de instalação. À MOBI.E cabe a tarefa de instalação dos equipamentos de carregamento e respetivas ligações à rede elétrica.

De relembrar que desde 1 de julho os carregamentos elétricos deixaram de ser gratuitos. A MOBI.E anunciou o fim do período transitório e a necessidade dos utilizadores de VE possuírem um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).

Até 6 de novembro, data limite do concurso público, as empresas a concurso terão de submeter as suas propostas na plataforma eletrónica ACinGO.

Leia também…

Ao viajar de carro elétrico, onde posso carregar a bateria em Portugal?

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu2
    eu2

    Pensei que queriam instalar 10 mil hubs de carregamento

  2. Avatar de Jazz
    Jazz

    Não percebo como se vai gastar €€ em carregadores de 22 kw… Nem os de 50 são grande coisa. Ridículo…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Plenamente de acordo, a criar hubs de raiz que seja com carregadores de topo, de 150kw.
      Também não percebo a necessidade de cartão de acesso próprio, é assim tão difícil pagar com um vulgar cartão de crédito/débito? Porquê complicar?

      1. Avatar de Jazz
        Jazz

        Exatamente ! Como em qualquer posto de abastecimento. Muito mais pratico.

  3. Avatar de Jose Abreu
    Jose Abreu

    Os carregamentos na rede pública são cobrados a um preço muito alto. Aliás fica mais cara a mobilidade elétrica do que a mobilidade a gasolina. Em regra temos os custos de carregamento por cada 100 km que atingem 5€/100km (15KWh x 0,30€/kWh + 0,50€). Ora um híbrido gasta 3,5€/100km (2,5L/100km x 1,4). Enfim, é o pais que temos.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Por isso é que sai mais barato carregar o automóvel elétrico em casa. Fica entre 10 a 15 euros os 400KM.

    2. Avatar de Jazz
      Jazz

      Se vires os preços da Ionity… Um roubo !

    3. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      Eu de elétrico gasto 8 euros para ir a Lisboa.
      Num carro a combustão gasto 100.

    4. Avatar de IonFan
      IonFan

      Concordo que o preço é um pouco elevado, principalmente nos carregamentos normais. Nos carregamentos rápidos aceito que sejam mais caros porque o equipamento e o fornecimento daquela quantidade de energia são mais dispendiosos.

      Mas reparei que tem ai um erro no calculo. Presumo que esses 2,5L/100km se refiram a um híbrido plug in e, por isso, falta calcular a parcela da electricidade que, caso seja carregada na rede pública, é aos mesmos 0,30€/kWh. Essa médias, normalmente, são conseguidas gastando toda a bateria do híbrido. Eu diria que tinha que adicionar uns 2,5€ para carregar os ~7kWh que costumam equipar esse género de carros.

      Num carro puramente a diesel, os mesmos 100km ficariam a 6,31€ (5l x 1,263€ [média do diesel simples no site “mais gasolina”]). Carregar um EV em minha casa à noite, fica por 1,5€/100km (15kWh x 0,10€).

      Infelizmente é realmente o pais que temos e ainda é muito difícil justificar o preço extra do EV para alguém sem possibilidade de carregar em casa.

      1. Avatar de Jose Abreu
        Jose Abreu

        Eu tenho um híbrido plug-in a média combinada é de 1,4 L/100km (cerca de 40.000km/ano). Se for em híbrido puro, sem carregamentos, por exemplo viagens porto – lisboa – porto a média é de 2,5L/100km … 3,5 €/100km …… só compensa carregar em casa

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Tenho que discordar com esses consumos do híbrido puro. No site da Toyota, no caso do Corolla 1.8 Hybrid, por exemplo, têm lá isto: “Consumo Combinado WLTP: 4,9 l/100 km”. E todos sabemos o quão optimistas são essas médias WLTP.

          O problema dos híbridos nas viagens grandes, principalmente em autoestrada onde não há muito espaço para regeneração, é que depois de acabar a bateria, que não demora muitos km, o consumo dispara. Isto acontece porque além de ficarem um carro a gasolina normal, ainda têm que transportar uns 150kg a mais de baterias descarregadas.

          Conheço quem tenha um BMW 330e e a média anda entre os 2 e 2.5l/100km, mas se a sua experiência é 1.4l, é óbvio que acredito.

  4. Avatar de Hugo Sá
    Hugo Sá

    Não esquecer que estas wallbox não são para quem não pode carregar em casa, pois se assim for também não tem sítio onde instalar a wallbox.
    Para já não compressa comprar carro elétrico se não se pode carregar em casa, mas quem tem um carro elétrico sabe que é muito prático carregar em casa.
    Mais do que ir a uma bomba de gasolina.