Ministério Público anda à “caça” de utilizadores de IPTV?

72 Comentários

Nas últimas semanas têm circulado algumas imagens relativamente ao serviço de televisão ilegal, o IPTV. Em causa está uma suposta mensagem do Ministério Público, que alerta os utilizadores para o facto de estarem a ser praticados vários crimes.

O Ministério Público, após um pedido da comunidade VOST Portugal, emitiu, entretanto, um comunicado de esclarecimento.

Imagem informação de ilegalidade no uso de listas de IPTV piratas


Os sistemas ilegais de IPTV fazem uso da Internet para transmitir sinal de televisão pago. Este tipo de serviços geraram mais de mil milhões euros de lucro só na Europa. Além de sites “especializados”, até no Facebook se vendem este tipo de serviços. Mesmo com serviços de streaming cada vez mais baratos, os utilizadores parecem continuar a preferir as soluções que fogem à legalidade.

IPTV: Portugueses recebem mensagens ameaçadoras?

Uma das imagens que circulou na internet mostrava uma mensagem que referira que o equipamento iria ser bloqueado e iria ser instaurado um processo crime. Supostamente os utilizadores recebiam tal mensagem após carregarem uma lista de IPTV.

Outra das imagens referia que o Ministério Público estava a investigar e que… “nesta fase de instrução, os utentes destes serviços, colaborantes nesta prática criminal, poderão também ser indiciados nos respetivos autos de denúncia! Os IPs de acesso, poderão vir a ser referenciados no respetivo processo instrutório”.

Após um pedido de esclarecimentos ao Ministério Público, por parte da comunidade VOST Portugal, foi referido que a Procuradoria-Geral da República desconhece a fonte de tal informação.

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de:

  • Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

Diga não à Pirataria!

Leia também…

Serviços de IPTV pirata geram mais de mil milhões euros de lucro na Europa

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Isso ainda relata mais a distribuidores, que disponibilizam.
    Mas todos que pretendem aceder a tais serviços, usar VPN.
    “It’s a must”.
    Não que todos que usam vpn usam para isto.
    Mas regra geral, já se deve usar VPN. Para privacidade dos dados.
    Apenas não uso po gmail ou youtube.
    Para não dar IP’s diferentes na Google.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      essa privacidade que tu chamas, é trocar a confiança no isp para o dono da vpn, nada mais.

      1. Avatar de Vitor Santos
        Vitor Santos

        Tens razão, mas outro cenário é poderes ser tu o dono da VPN (não precisas necessariamente de recorrer a um serviço de VPN). Claro que nem todo o utilizador comum prefere este método mas, com um pouco de pesquisa qualquer um pode conseguir.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          irrelevante, deixas de confiar no teu isp ou vpn para confiar no isp de saida da tua vpn, vai dar ao mesmo.
          e neste caso para andar a ver estas tretas ilegais requer que tenhas tu uma maquina fora de portugal onde nao bloquem isto, e onde vais tu meter ela?

          1. Avatar de Joaquim
            Joaquim

            Dmca ignored vps hosting.
            Tem varios hosters de Lituânia, Ucrânia etc.
            Isso dps é relativo ao vosso uso e “modelo de risco”.

            É comprar vps Linux e fazer setup. Por os logs de openvpn /dev/null.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Fantástico, deixas de confiar no teu isp para confiares num na Lituânia ou Ucrania, sem falar se quer no host mesmo?

            Ideia de genio…

          3. Avatar de Joaquim
            Joaquim

            Isso seria averiguar comunidades, onde relatam boas vps.
            reddit.com seria um começo.
            Claro que percebo o usos de VPN’s.
            E que simplesmente o tráfego sai algures, e esse algures, tem de ser “confiável”.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Quem não respeita vai preso, iptv e crime! Querem ver paguem ou não veem, as leis são para cumprir!

      1. Avatar de jose
        jose

        deves ser um santo tu…

        1. Avatar de TSSRK
          TSSRK

          O Rui é daqueles que nunca se esqueceu de dar pisca na estrada

          1. Avatar de Viktor
            Viktor

            Quem chama pirataria são as empresas, não são questões legais, mas sim de mercado.
            Só porque houve algures no tempo uma entidade (estado) que concedeu autorização a 1 ou 2 empresas de exploração de receitas televisivas?
            Fez-se algum referendo?
            Que legitimidade tem o estado para tomar decisões destas?

      2. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        Deves ser dos que até pede fatura de um café para não fugir aos impostos ..
        Devia prender todos os utilizadores de iptv e Continuar a deixar soltos Salgados. Sócrates e por aí fora…

      3. Avatar de Zé

        Então acabem com a taxa anti pirataria em todos o produtos de armazenamento de dados. Enquanto tiver de pagar taxas para dar dinheiro à SPA e produtoras tenho todo o direito a fazer streaming do que bem entender.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      E como fazer uma Smart TV aceder a VPN? Tinha que o router estar sempre ligado na mesma VPN ou ter um router capaz de criar dois ssid e um deles estava conectado á VPN. Routers destes são mais caros do que contratar um serviço legal de entertenimento

      1. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Gl-inet custa cerca de 30 euros e faz isso.
        Podes inclusive ligar á tua wireless e a tv ao Gl-inet, ainda pode alimentar-lo a partir da USB da TV para ligar e desligar com a TV

        1. Avatar de hilario Ferreira
          hilario Ferreira

          E este Gl-inet faz o mesmo que uma VPN ou tem que se comprar na mesma uma VPN ??

          1. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Tens de ter um acesso VPN para ele se ligar

  2. Avatar de jAr
    jAr

    Pirataria só de borla! Ganhar dinheiro com isso não é justo.
    Dito isto, as operadoras gostam muito de estimar valores de perdas, não contando para tal que todos aqueles que têm estes serviços pagam já um serviço de internet, e além disso não iriam subscrever os canais extra aos preços praticados.
    Se calhar deviam começar por não pagar tanto aos clubes de futebol em publicidade. Fica a ideia.

    1. Avatar de Confidente
      Confidente

      Nenhum pirata no dia de hoje faz pirataria grátis a não ser scene groups. E mesmo esses põe malware nos seus arquivos que se manifestam ou mais tarde ou vão-se fazendo.

      Se reparar os sites de streaming têm todos publicidade….

  3. Avatar de Federico
    Federico

    O IPTV acaba por ser uma forma de poupança dos portugueses, visto que hoje dia tudo se paga e o preço não é nada simpatico. Viva o IPTV!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Os operadores não perdem 600 mil € por mês. Quem compra IPTV se não conseguir não vai a correr pagar uma sport TV por 30/mês.

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Exatamente, não é uma perda. Não se pode perder algo que não se tem.
      É um não ganho e mesmo assim não é real. Alguém questionou todas as pessoas que usam IPTv se iam passar a usar o serviço pago?

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Exacto. Tipo aquela pessoa que só quer ver a NFL Network dos EUA, e realmente se não for assim vai a correr pagar às operadoras nacionais que… não tem o canal.:-)

    3. Avatar de k
      k

      “Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês.”

      Que perdas? De dinheiro que eles nunca tiveram? Não ganhar dinheiro e perder dinheiro são coisas muito diferentes. Eles nunca chegaram a ganhar este dinheiro para o poder perder.

      Esta estimativa é tendenciosa porque lhes convém. Eles consideram que toda a gente que paga pirata iria pagar à operadora se não tivesse a alternativa pirata. Não há absolutamente indicador nenhum para assumir tal coisa. Por essa lógica, de igual modo se pode assumir que ninguém iria pagar nada às operadoras e nesse caso, então, não haveria “perda” nenhuma.

      1. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        Exacto, lembro-me quando o gajo to PirateBay apresentou em tribunal um raspberry pi que apenas sacava musicas e depois apagava, e a cada iteração mostrava as perdas da industria

  5. Avatar de Rfein
    Rfein

    Boas
    E o utilizador, em que crime é que imcorre (se é que incorre)?

  6. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Diga não há pirataria! Claro que sim, no entanto todos podemos contratar um serviço de TV + Internet + Sportv e depois se queremos disponibilizar o serviço fora da comunidade Europeia não é permitido. Eu pergunto então onde está a justiça de pedirem que não se compre pirataria quando se incentiva a isso mesmo. Afinal não estamos num mundo globalizado! Se assim é porque quando nos mete-mos ás Apps do serviço, o mesmo não funciona.
    Fica aqui a minha reflexão.

    1. Avatar de António
      António

      Eu reflito a voltares à escola.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Excelente comentário. Obrigado pela sugestão.

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Eu percebo que as operadoras têm custos de tráfego, manutenção. Investimento de equipamentos, fibra, etc, etc.
      Agr seria bom ter serviço mais customizável, sendo possível menos canais para menos custo.
      Por já impõe muitos canais que não vemos

  7. Avatar de Esteves
    Esteves

    Basta baixar os preços dos canais Premium e muita gente, deixa de estar na ilegalidade. É só ver quanto custa a TV por Cabo noutros países europeus, especialmente os canais Premium.

  8. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Em cima, no artigo, temos esta frase:

    “Mesmo com serviços de streaming cada vez mais baratos, os utilizadores parecem continuar a preferir as soluções que fogem à legalidade.”

    Quais são os serviços de streaming cada vez mais baratos? Quais os conteúdos destes serviços cada vez mais baratos?
    Quem escreveu o artigo deve saber a que se refere…. e eu estou curioso! Posso ser esclarecido Pplware?

    1. Avatar de AbstractEdge
      AbstractEdge

      Honestamente também confesso que se não ler isso uma segunda vez sinto provocação . Ora, esses serviços de streaming que ele deve falar, a oferecer a maior parte do conteúdo que a pirataria oferece, só pode ser através de VPN, e se funcionar! Para não falar de, caso uma pessoa decida pagar subscrições em todas as plataformas, torna-se uma despesa completamente descabida, no final do mês, para uma oferta de catálogo tão fraca! Uma coisa é falarmos de serviços de streaming de música (Spotify, Apple Music, Tidal, entre outros) que realmente oferecem preços deveras interessantes para a imensidão de cátalogo que oferecem. Pelo menos a nível de Spotify, qualidade de streaming, podcasts e algoritmos para recomendação de música parecem-me particularidades que não é habitual num serviço muito barato, para não falar da subcrição de estudante que ao final de um mês, um serviço cobrar 3,5 euros é oferecido! Agora, serviços de streaming de vídeo? Eu uso uma conta de Amazon Prime inglesa em Portugal e a diferença de conteúdo é abismal! A pessoa que detém a conta da Amazon, quando esteve cá viu-se obrigada a procurar conteúdo pirateado porque, por mais que estivesse a pagar o serviço, o facto de mudar a área geográfica de acesso muda o jogo todo para ela! É que nem a possibilidade de arrendar o conteúdo era possível uma vez que nem sequer tinha essa hipótese.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Anedota: “…viu-se obrigada a procurar conteúdo pirateado…”

        No outro dia, não tinha dinheiro para o café e vi-me obrigado a assaltar um banco.

    2. Avatar de Djo
      Djo

      Caricato os julgamentos de quem escreveu o artigo sim sr, tem jeito para política mas para tecnologia é que duvido.. Sim, gostava de saber como se subscreve canais de televisão, estilo setup box de uma operadora, nesses tais serviços de streaming cada vez mais baratos. Foi só uma das incoerências (para usar eufemismos). O valor de 31,4e é discutível também (de que canais fala quem escreveu este artigo? que canais tipicamente procura, quem subscreve IPTV?). No final do artigo fala-se de multas para quem distribui, quando o mote é a utilização. Fala-se das perdas das operadoras, sem referir o lucro. Acaba o artigo a politizar ainda mais (Diga não à pirataria) quando o tema é a resposta formal a um rumor. No entanto agradeço a retransmissão de informação (ruído aparte), porque da parte do VOST, porém, óptimo trabalho. Já agora, deixo o meu slogan (posso?)… Diga Não às opiniões nos artigos, mas SIM nos comentários!

  9. Avatar de PedroC
    PedroC

    Vocês têm a lata de dizer isto: “Diga não à Pirataria!” e depois colocam constantemente posts sobre comprar licenças de Windows e Office ao preço da chuva? Ridículo.

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      E o que é que uma coisa tem a ver com a outra ?

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        O que será que tem a ver ? Hmm

      2. Avatar de Rudi
        Rudi

        As regras da Microsoft não permitem a revenda de licenças sem o selo, deles, aquelas chaves que chegam por email e que se compram em sites desses podem ser considerados pirataria.

      3. Avatar de PedroC
        PedroC

        Podia-te explicar que, considerando eu que a pplware é uma entidade que se reconhece como não fazendo nem promovendo ilegalidades, tal como defende no final deste post, estraria à espera que fosse coerente. Não é. Percebido?

  10. Avatar de anonasobvioes
    anonasobvioes

    Podem começar por eles próprios. Forças de segurança são as que mais prevaricam

    1. Avatar de fc
      fc

      Fonte que sustente essa afirmação?

      1. Avatar de anonasobvioes
        anonasobvioes

        Pode começar por perguntar aos colegas fica logo sustentado.

    2. Avatar de Strato
      Strato

      Concordo, conheco muitos que sao utilizadores de IPTV e esse numero continua a crescer todos os dias.

  11. Avatar de Fabio
    Fabio

    Espero que os apanhem a todos! E um crime e se querem ter os canais que paguem por eles ou nao veem! Há regras e são para cumprir ou então multas pesadas e acaba se logo essa mania de roubar dos outros

  12. Avatar de Rudi
    Rudi

    Pirataria só acontece quando o serviço é muito cara ou é simplesmente mau, visto por essa forma se não houvesse uma exigência de um melhor serviço estávamos ainda a comprar CD’s de musica.
    Pior do streaming é que existem agora N serviços de streaming dificultando o acesso ao que as pessoas gostam, e um serviço com 200 canais de TV não é um serviço é um exagero, pois a maior parte não trás nenhum valor.

  13. Avatar de Vitor Santos
    Vitor Santos

    Creio que existe uma frase no artigo que não deveria ser aplicada diretamente neste contexto.

    “…Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€”

    Esses valores são para pacotes básicos que incluem 200+ canais, em que desses 200 o tuga só consome 10% dos mesmos (maioritariamente).
    Quem usa serviços de ipTV é em grande parte para ver canais desportivos (SportTV – 15€ – mínimo, se não estou em erro) | Benfica TV – 10€ | Eleven Sports – 10€).

    Se somarmos estes valores, dá bem mais do que os aprox. 31€ praticados por operadoras.
    Para quem gosta de ver futebol como eu (o mesmo se aplica a outros desportos), é absurdo ter de subscrever a 3 canais diferentes para acompanhar o desporto.

    Talvez se as operadoras não cobrarem preços absurdos e/ou implementassem algo semelhante ao PPV, não haveria tanto recurso a serviços de ipTV.

    Não estou de acordo com práticas ilegais mas, ponho-me do outro lado, e até acabo por compreender.
    Os valores cobrados por canais “premium” são absurdos (completamente inflacionados).

    Antigamente, ainda subscrever só a SportTV, contudo, nos dias de hoje só a SportTV não chega (visto que as ligas estão divididas por canais).

    Mas isto é só a minha humilde opinião.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Exatamente!! Esta é a razão principal de malta aderir à pirataria por IPTV, ver canais desportivos. Da oferta dos operadores legais, dos 32€ do pacote normal, acresce 40€ +/- só para poder ver os canais de futebol, num total de uns 70€ mensais. Um roubo!

  14. Avatar de JCFB
    JCFB

    Desde que possa continuar a sacar os meus torrents em paz está tudo bem

  15. Avatar de Andrei
    Andrei

    Se pélo menos 3 mês a sociedade não passasse alguma atenção a bola e ao futebol apos algum tempo tnhamos tudo mai barato o mejmo de borla para ver se pega de novo. Quanto maior e a procura maior e o preço.

  16. Avatar de neomax
    neomax

    Acho muito engraçado o artigo dizer que em média uma subscrição de TV+Net custa em média 31,4€ por mês.. Mas todos sabemos que o iptv existe para complementar um pacote de premiums que ao todo podem custar 50€/mês o que é um absurdo para a situação económica no nosso país. A TV premium e até a própria Internet têm dos preços mais altos da Europa, depois admiram se que haja piratas.

  17. Avatar de Jota
    Jota

    Só o Ministério Público não tivesse mais nada para fazer! Há tanta, tanta, tanta coisa bem mais grave!

  18. Avatar de LR
    LR

    quantos users de IPTV possuem tambem servico de tv “oficial” e é utilizador pagador?
    Usam o servico da operadora e, pelo minimo, e usam o IPTV?
    Obrigado

  19. Avatar de Santinho
    Santinho

    Pessoal, quanto a mim Pagar na Factura da EDP a taxa de TV e as operadoras injectarem publicidade nos canais a toda a hora, só tem o que merecem, porque eu não gosto de pagar aquilo que não quero ver….

  20. Avatar de eu
    eu

    ATENÇÃO: NOVO TÍTULO

    “Ministério Público anda à “caça” de patrões de TAB?”

    Mas o que é o TAB, perguntam voçês ?
    TAB é, Trabalhadores À Borla.

    Gostam ?
    Não percebo porque não gostam !
    Voçês devem ser daqueles que fazem todos os piscas então.

  21. Avatar de Rafael
    Rafael

    Eu pago o pacote completo da ZON, com telemóveis, telefone fixo (oh!), internet fixa e canais.

    Porém a box está desligada. Tenho minha android box com meu “crime”. Minha mulher adora pois vê as telenovelas brasileiras.

    Estou fora da lei. Eu diria que metade do pé. A ZON não tem prejuízo comigo. Os canais talvez tenham

  22. Avatar de Alberto Pereira
    Alberto Pereira

    E as operadoras vão a tribunal por serviços abusivos?
    Isso sim seria combate à pirataria!!!

  23. Avatar de piratamestre
    piratamestre

    pagar para ver tv?
    hahahaha
    o quê? agora a falar a sério…
    HAHAHAHAHA

    1. Avatar de eu
      eu

      piratamestre, espero que trabalhes de borla para o teu patrão.
      O teu patrão deve ser o pirataboss 😀
      E se chegares tarde ao trabalho, tens de pagar coima 😀

  24. Avatar de Zeca Galhão
    Zeca Galhão

    Vocês ja deviam saber que é obvio que não era o Ministério Público ou qualquer outra autoridade portuguesa.
    Qual era o sentido de apanhar o responsável por um destes serviços e deixá-lo continuar a operar só para apresentar uma mensagem destas?
    É obvio que isto foram hackers que hackearam 2 ou 3 destes serviços e meteram lá aquela mensagem para assustar a malta.
    PS: Não utilizo nenhum destes serviços de IPTV ilegais.

    1. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Existe um canal que eu gostava muito de ter, mas não é possível subscrever em Portugal… se o conseguir por IPTV ilegal prejudico quem?

  25. Avatar de eu
    eu

    Era bom que os hackers apanhassem todos corona num local isolado e que sofocassem lentamente.
    Malditos.
    PS: Não utilizo essas tretas ilegais.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      então era bom porque?

    2. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Por mim pode vir o coronasagres… estas “tretas ilegais” não usa, usará outras? Os hackers são todos uns malandrecos, até o Rui Pinto que denunciou Isabel dos Santos…

    3. Avatar de piratamestre
      piratamestre

      viva la pirataria digital !!!
      HAHAHAHA

    4. Avatar de Cromosauro
      Cromosauro

      Que grande cromo… corona para todos que cometem infracções , já agora. Excesso de velocidade, excesso de álcool, conduzir com o telemóvel, para o puto que roubou uma goma, para a pirua que roubou um rimel,.. era uma alegria …. Que grande cromo

  26. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Mais uma pergunta: posso fazer streaming da RTPi para o meu telemóvel? É que este canal está em sinal aberto e transmite um jogo de um dos “grandes” por jornada… e eu pago a CAV.

  27. Avatar de Djo
    Djo

    Caricato os julgamentos de quem escreveu o artigo sim sr, tem jeito para política mas para tecnologia é que duvido.. Sim, gostava de saber como se subscreve canais de televisão, estilo setup box de uma operadora, nesses tais serviços de streaming cada vez mais baratos. Foi só uma das incoerências (para usar eufemismos). O valor de 31,4e é discutível também (de que canais fala quem escreveu este artigo? que canais tipicamente procura, quem subscreve IPTV?). No final do artigo fala-se de multas para quem distribui, quando o mote é a utilização. Fala-se das perdas das operadoras, sem referir o lucro. Acaba o artigo a politizar ainda mais (Diga não à pirataria) quando o tema é a resposta formal a um rumor. No entanto agradeço a retransmissão de informação (ruído aparte), porque da parte do VOST, porém, óptimo trabalho. Já agora, deixo o meu slogan (posso?)… Diga Não às opiniões nos artigos, mas SIM nos comentários!

  28. Avatar de Mateus
    Mateus

    Se o sinal passa por minha casa, é meu. Não estou roubando, ele que está invadindo minha propriedade.

  29. Avatar de Ab
    Ab

    Respeito por todas as opiniões é o principal, mas quando me desloco aqui a vizinha Espanha tenho dezenas de canais em sinal aberto. Outra certeza é que todos nós pagamos ou a bem ou a mal, por acaso já pensaram para efectuar esta conta €2,85+IVA (taxa audiovisual) × 5 milhões (estimativa). Não comento mais nada.

  30. Avatar de Vive de aparências
    Vive de aparências

    Podem parar com tanta discussão sobre iptv… Não vai mudar nada, O vosso foco devia ser a vossa vida e não estar preocupado com quem ganha milhões, e cada vez estão mais RICOS e a sociedade vive na m#€%a…