Ministério da Educação distribuiu 750 mil computadores pelas escolas

10 Comentários

As escolas “ganharam” 750 mil computadores segundo revela o Ministério da Educação. A pandemia por COVID-19 trouxe enormes desafios e dificuldades à sociedade e no campo da educação, a escola foi “obrigada” a passar para o online nos períodos de confinamento e a necessidade de equipamentos foi mais que evidente.

De acordo com o Ministério da Educação, “o volume de computadores comprados e já distribuídos em Portugal é muito superior aos equipamentos comprados em campanhas similares nos países europeus”.

Ministério da Educação distribuiu 750 mil computadores pelas escolas


Além dos computadores, foram também cedidos kits (mochila, hotspot e auscultadores)

Contas feitas, foram entregues 750 mil os computadores pelas escolas segundo revela o Ministério da Educação. Os primeiros computadores (450 mil) foram distribuídos em 2020 e no primeiro período de 2021 foram entregues 300 mil. A informação do Ministério surge num momento em que se debate o regresso à telescola devido ao enorme crescimento de casos COVID-19.

Além dos computadores o Ministério refere também que cedeu “kits, que incluem mochila, hotspot e auscultadores” o que “significou um investimento de 156 milhões de euros”. Ao todo foram já investidos “221 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, refere o gabinete de Tiago Brandão ao JE.

Apesar das contingências do mercado – que, desde a primeira hora, tornaram esta operação muito complexa – com a conhecida escassez de componentes informáticos, bem como com as conhecidas vicissitudes ao nível do transporte de mercadorias, foi possível montar um plano que permitiu responder às necessidades mais prementes das escolas, o que possibilitou o ensino à distância

Ministério da Educação distribuiu 750 mil computadores pelas escolas

O Governo revelou também que…

o volume de computadores comprados e já distribuídos em Portugal é muito superior aos equipamentos comprados em campanhas similares nos países europeus…

Ficam a faltar 300 mil computadores para as escolas, dos 600 mil prometidos para o ano letivo de 2021.

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

A nível infraestrutural, as escolas públicas têm vindo a ser dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que têm chegado às escolas públicas de forma progressiva.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    O que as eleições não fazem… 1 ano e tal depois, mas à partida ainda a tempo ds eleições!
    A propósito, segundo fontes como o JN, apenas 600 mil serão distruidos por agora…

  2. Avatar de Orbi
    Orbi

    Só para avisar que as crianças não levam o PC para a escola mesmo quando é preciso, com receio de o danificar e ter que pagar o estrago.
    São PCs emprestados.
    Muitos destes PCs tiveram sobreaquecimento, danificaram ecrãs e os miúdos sem culpa nenhuma vão ter que pagar.

    1. Avatar de jaquim
      jaquim

      quantos já pagaram? Mesmos aqueles que os avariaram por falta de cuidado…. Os computadores deviam estar na escola para os usarem aí e eventualmente levarem para casa quando se justificasse. Portáteis para o mano mais velho jogar ou a mãe ir para o face não resolve o problema. Na minha escola ainda temos portáteis com mais de 10 anos a funcionar…. levaram discos ssd e servem para as coisas mais elementares (a maioria)….

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Muito superior aos equipamentos comprados em campanhas similares nos países europeus… porque esses países já perceberam que o impacto na matemática e línguas foi um desastre e agora limitam o uso do pc durante uma hora por dia nas aulas …

  4. Avatar de GM
    GM

    Anda, propaganda, anda!

  5. Avatar de AJCS
    AJCS

    Os PCs são de qualidade muito duvidosa e servem para tudo, menos estudar, foi a maior porcaria feita até agora nas escola, em vez equipar as escolas com novos equipamentos, a maior parte deles ainda tem 2Gb de RAM.

    1. Avatar de Paulop Baptista
  6. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    O ministro da propaganda interrompeu o sono para bocejar números e estatística. Muito bem. Ele pretende que o cidadão saiba que já ninguém se pode queixar da falta de computadores, se é que um i3 com 4GB de Ram, se pode ainda chamar de computador, mas pronto, o que interessa é falar no milhares de computadores e nos milhões gastos para que o povo durma descansado com o investimento feito. Falta saber quem vai pagar a manutenção e como serão remediadas as situações de avaria e o tempo para a sua reparação. Como já alguém disse, os computadores deveriam ter sido atribuídos às escolas e estas, na autonomia a que têm direito, é que deveriam estabelecer as regras do seu uso. Assim, vai ser um forrobodó de avarias e excessos, como em tudo o que dado de mão beijada. Aguardemos então os próximos 15 anos para a nova vaga de milhares de computadores.

  7. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Isto é mais uma daquelas promessas feitas no ano passado? Isto parece as cassetes, vira e toca o mesmo.. ainda há poucos dias saiu notícia que o governo ainda nem tinha distribuído os PCs que prometeu o ano passado e ainda há gente que acredita nestes vendedores de banha de cobra

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nada mau.No meu tempo nem a 1 simples lápis tive direito,e com os meus pais desempregados pois a fábrica tinha fechado.Isso é que eram tempos difíceis.Agora hoje em dia…