Microsoft Windows Phone 7.5 já disponível

47 Comentários

A Microsoft já disponibilizou a novíssima versão do Windows Phone 7, com o nome de código “Mango” já estava disponível para os programadores deste sistema há algum tempo mas chegou agora a altura de todos os possuidores destes dispositivos actualizarem os mesmos para a versão 7.5 e experimentar as mais de 500 funcionalidades que a Microsoft afirma estarem disponíveis nesta actualização.


Muitas das funcionalidades já eram esperadas há muito tempo, funcionalidades que já estavam disponíveisnoutras plataformas do mercado e que faziam com que muitos utilizadores não adoptassem o sistema da Microsoft.

De todas as novidades apresentadas, vamos falar aqui de algumas que considero como os pontos fortes desta versão.

 

Hardware

Ao nível de hardware existem algumas alterações, como por exemplo a câmara frontal nos dispositivos, novos sensores e novas versões mais actualizadas dos processadores suportados.

Os processadores “dual-core” ainda não são suportados nesta versão e teremos que esperar pelas versões “Tango”, “Apollo” para vermos os primeiros dispositivos Windows Phone 7 com processadores dual core.

Esta questão acaba por ser colocada para segundo plano, pois qualquer utilizador do sistema da Microsoft sabe que devido a estas restrições impostas o sistema acaba por ser bem mais fluido e rápido que sistemas com processadores dual core.

 

Integração com redes sociais

Este é um dos pontos onde se vê maior evolução nesta versão, na primeira entrega do SO já era bem visível a integração com o sistema “Live” o que permitia aos utilizadores terem muitos dos seus dados online. Nesta versão por outro lado a integração atinge níveis impressionantes onde é possível por exemplo na mesma lista de contactos termos acesso a todos os nossos contactos telefónicos, Facebook, Live, Twitter e LinkedIn.

Mais ainda, no “People HUB” temos acesso a todos as novidades de todas estas redes e podemos também publicar rapidamente informações em todas as redes simultaneamente.

É impressionante o facto desta integração enraizada em todo o sistema permitir, em qualquer ponto do sistema, publicar uma imagem ou uma mensagem para as redes sociais de uma forma muito rápida e eficaz.

 

E-mail e messaging

A meu ver esta era um dos pontos mais fracos do sistema, mas com esta actualização a Microsoft conseguiu sem duvida torná-lo num dos pontos fortes.

O facto de permitir ter todas as nossas contas de email agrupadas numa única, agrupar os emails como um diálogo e a comunicação com os nossos contactos por Messenger ou por Facebook messaging, são funcionalidades que demonstram o grande investimento nesta área.

Por exemplo, caso a ligação à internet já não esteja disponível o sistema consegue continuar a conversa com um contacto via SMS de uma forma praticamente imperceptível para o utilizador ou o facto de este ser um dos únicos sistemas que conheço que nos permite efectuar uma pesquiza em todas as nossas contas de email de uma forma integrada.

 

Multitarefa

Uma das grandes funcionalidades aguardadas, agora basta pressionar e aguardar uns momentos no botão de “Back” para que o sistema apresente uma lista com uma imagem das aplicações abertas e basta seleccionar rapidamente a aplicação pretendida e o sistema retoma o estado onde tínhamos deixado.

É um processo muito rápido e que nos permite alterar entre aplicações muito rapidamente, existem também novos conceitos de processos que as aplicações podem executar em “backgroud” para por exemplo receberem notícias e alertas.

 

Bing

É uma das áreas que embora não seja muito noticiada, para mim existem novas funcionalidades fantásticas. Para além de efectuar o óbvio, pesquisar na internet adiciona também aos resultados aplicações disponíveis no marketplace caso sejam relevantes para os resultados e rapidamente podemos seleccionar e descarregar a aplicação.

Existe agora também a opção “scout” que nos indica o que existe de maior interesse na nossa área, seja na área de restauração, compras, marcos históricos. É muito útil caso estejamos por exemplo de viagem, se bem que peca como já é habito no nosso país por falta de conteudos.

A área de ”music” em que escuta a música ambiente e caso a encontre redirecciona-nos automaticamente para o “zune” com a música/artista em questão.

A área “Vision”, aqui a Microsoft a meu ver brilha por completo, utilizando um feed directo da câmara do sistema e utilizando um conceito de realidade aumentada não só detecta códigos de barras, QRCodes como também consegue detectar texto e traduzir automaticamente para um leque muito vasto de línguas e apresenta o resultado sobre a imagem original, absolutamente fantástico.

Estes são apenas alguns dos pontos das novidades encontradas nesta nova versão dos sistema operativo móvel da empresa de Redmond, o que coloca o mesmo num patamar à muito esperado para conseguir competir com a feroz concorrência por parte do Android e iOS.

Finalmente basta dizer que o sistema é disponibilizado para todos os dispositivos já no mercado e através do Zune podemos fazer a actualização para a versão 7.5 do Windows Phone.

A distribuição da actualização é progressiva, por isso se ainda não receberam uma notificação no dispositivo aguardem alguns dias que eventualmente seram notificados da existência desta nova versão.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Fonte

    Esta nova actualização já disponibiliza o market em Portugal correcto?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Sim Marco, o Marketplace já se encontra disponível em Portugal.

    2. Avatar de Pedro Lamas

      O Marketplace de Portugal já estava aberto à umas semanas, mesmo antes desta actualização! 🙂

      1. Avatar de Mário Fonte

        A pouco tempo tive a oportunidade de ter um HTC HD7 e o que mais me fez não ficar com o telemóvel era a impossibilidade de ter o Market Place a funcionar em Portugal sem ter de andar a actualizar para versões de developers e o tal.
        O ponto mais forte foi a fluidez é incrível a fluidez deste SO.

        1. Avatar de Pedro Lamas

          E tens toda a razão, era um pouco fraco muito grande, e uma razão para que a Microsoft deveria ter esperado para lançar equipamentos WP7 em Portugal até que houvesse Marketplace PT; não o fez, ficou a perder…
          Mas agora esse é um ponto fraco que pertence ao passado! 😉

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim, estava mas era só para quem tinha a versão 7712. Na versão NoDo (7319) não estava, e suponho que ainda não esteja.

  2. Avatar de BTN
    BTN

    o update está disponivél no Zune!

  3. Avatar de The STK
    The STK

    Gosto do visual do WP7, acho bastante promissor mas parece sempre faltar alguma coisa, não sei…

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Neste momento acho que já tem practicamente todas as funcionalidades necessárias para uma utilização diária, é claro que é um sistema relativamente novo por isso ainda tem um logo caminho a percorrer.

      1. Avatar de marco mendonça
        marco mendonça

        boas.. tenho um windows phone 7 ke veio de frança e keria desblokear para dar em portugal como faço para nao gastar muito dinheiro… obrigado

  4. Avatar de CarlosRodrigues

    Alguém que tenha actualizado, que me possa dizer se nas propriedades avançadas do WiFi existe um botão “mais”, para, por exemplo adicionar redes WiFi escondidas?

    No meu Optimus 7 não aparece o botão, mas no Omnia 7 de um colega aparece. A versão da ROM é a mesma.

    Gostava de saber se está relacionado com o dispositivo, e é algo custom da Samsung.

    Cumps

    1. Avatar de frede silva
      frede silva

      penso que seja do dispositivo…

  5. Avatar de Pedro Lamas

    Parabéns pelo excelente artigo do Windows Phone 7.5 (codename “Mango”) 😉

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    O meu Samsung Omnia 7 já está a bombar win7.5, definitivamente está muito melhor está versão do sistema operativo.

  7. Avatar de frede silva
    frede silva

    So ha 1 problema no meio disto tudo…nao ha lingua PT-PT para o display…

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Para os telemóveis que já estavam no mercado de facto não vai haver actualização para Português de Portugal na interface, dado que a licença original OEM desses equipamentos não era pt_PT…
      Só mesmo os equipamentos novos é que vão ter essa possibilidade!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bom, a Microsoft tinha de dar um tiro no pé de qualquer maneira, não é? 🙂

        Já não basta o Local Scout não funcionar (apesar de quando se faz check in pelo “Me” aparecer porradas de sítios perto de onde se está) e nem vamos falar do Zune Pass (se bem que aí já se sabe como são as empresas discográficas por cá, dizer que vivem no século XIX é até um elogio), ainda tinha que arranjar mais essa.

        Por outro lado, ao contrário do que a MS tem dito, a tradução do Bing Vision funciona, pelo menos inglês->português e francês->português, e deteta automaticamente a língua origem.

      2. Avatar de Joni
        Joni

        Dar dá, se se aplicar uma alteração no registo antes de fazer a actualização para o Mango. No meu caso tenho um LG E900 e está em português.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          como fizest? tbm tenh 1 lg e900..diz aí sff

      3. Avatar de Mike
        Mike

        Onde está essa informação?

        1. Avatar de Hitman
          Hitman

          Mike é fazer isto mas com o códigi para Português (0416 salvo erro mas se quiseres tentar procura nas páginas da microsoft). http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1218467

      4. Avatar de frede silva
        frede silva

        eu ja vi isso mas devia dar essa opçao…assim se soubesse tinha instalado o RTM com o truque para PT-PT e depois actualizava para a versao final…

  8. Avatar de Hitman
    Hitman

    Para quem NÃO TEM direito a update, há uma maneira fácil de FORÇAR a ACTUALIZAÇÃO! Dêm uma olhadela aqui http://www.engadget.com/2011/09/28/psa-force-windows-phone-7-5-mango-to-update-right-now/

    1. Avatar de Hitman
      Hitman

      um pequeno reparo, queria dizer para quem não tem ainda, porque a actualização vai chegar a todos os dispositivos com WP7 mas de forma faseada.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ufa, só 2 dias de atraso!

    😛

    E não sei se repararam mas o dicionário PT é *ao mesmo tempo* pt-PT e pt-BR e segue o acordo ortográfico (experimentem escreve “eletrónico”, vai aparecer nas sugestões eletrónico e eletrônico)

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehe… Ainda não quer dizer que está gravida… deixa passar mais uns dias 😉

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Já estava a estranhar, é que como costumam dar as notícias praticamente antes de toda a gente…

        Se calhar fiquei mal habituado.

        🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          E viste a informação do novo “hipotético” Android Ice Cream Sandwich em primeira mão onde? 😉

          O novo tablet da Sony? Jogos… e tantas outras novidades?

          Sabes que temos de testar antes de falar, este trabalho que aqui vês está feito e testado.

          Não podemos falar do que não sabemos 😉

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas,

    Quando vou ao zune, fazer update diz que não existe mais nenhuma atualização.

    Versão atual: 7.0 (7392)

    alguém me consegue ajudar?

    🙁 🙁

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Dá tempo ao tempo Tiago, a entrega é faseada. Mal estaja disponível vai aparecer uma mensagem do teu smartphone.

    2. Avatar de Hitman
      Hitman

      Tiago, ê o que eu escrevi mais acima um bocado.

  11. Avatar de nocode
    nocode

    Boas pessoal,

    Eu tb tenho um omnia 7…grande maquina…no entanto depois do update continuo a achar que falta algo que me faz ficar neste sistema…nao tenho uma aplicação digna desse nome para GPS…ou estou enganado?Com mapas de portugal…é q o bing não se compara a um Ndrive ou ate mesmo Maps Navigator

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva,

      Verdade seja dita que neste campo é necessário evoluir um pouco, mas acho que com esta nova versão do SO vão começar a aparecer soluções mais completas (a falta de protocolos de comunicação era um problema).
      Entretando experimenta o “Turn by Turn” da GPSTunner acho que é uma solução muito boa.

      1. Avatar de nocode
        nocode

        Vou dar uma vista de olhos.Tks;)

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Boas, porque é que eu continuo a não conseguir instalar o update para o WP 7.5?? É que cada vez que faço a procura ele diz q o meu OMNIA 7 está updated mas tem o WP7…
      Obrigado

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Vamos ver se dá para fazer o update… o último update nunca o consegui aplicar, tenho omnia 7 e bloqueia no passo 6 em que faz reboot e fica bloqueado indefinidamente….

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Xi, tás tramado.

      Não tás nada, só vais ter é uma trabalheira.

      Primeiro tens que sacar este programinha da Samsung: http://org.downloadcenter.samsung.com/downloadfile/ContentsFile.aspx?CDSite=UNI_UK&CttFileID=4048024&CDCttType=SW&ModelType=N&ModelName=GT-I8700&VPath=SW/201105/20110524101224996/Device_Update_Support_Tool_for_OMNIA7_KC3_Ver1.2.exe

      Depois tens de arranjar um USB jig. Há um tipo na Madeira (a ilha :)) que os vende no eBay por uns 5 euros.

      Quando tiveres isso, desliga o telefone, liga o jig na tomada USB do telefone e espera que ele se ligue e entre no modo download depois corre o programinha da Samsung.

      A partir daí já vais conseguir instalar os updates.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Antes de comprares o jig experimenta isto:
      http://support.microsoft.com/kb/2547687/pt

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        “O tal” download mode em que o meu firmware não entra 🙂 vou mandar esta sucata para a assistência. tb deixou de vibrar…

        hehe, mas obrigado na mesma! 🙂

  13. Avatar de GT-R
    GT-R

    alguém sabe me dizer se os htc hd7 ou samsung omnia 7 já ficam tudo mesmo em pt-pt?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Passas a ter a possibilidade em ter o teclado e localização do sistema em pt-PT, o sistema em si só nos novos dispositivos.

  14. Avatar de aver
    aver

    A Micosoft recebe mais de licenças de patentes pagas por fabricantes de dispositivos Android do que da venda do Windows Phone.

    Agora é a Samsung a pagar, já chegaram a acordo.

    Se a Samsung se portar bem a promover o Windows Phone tem um desconto. http://www.microsoft.com/Presspass/press/2011/sep11/09-28SamsungPR.mspx

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Pode-se “forçar” o update desta versão 7.5 fazendo os passos que estão explicados aqui:
    http://www.wpcentral.com/force-mango-update-early-through-zune-software
    O meu HTC Mozart já tinha o update 7392 e consegui forçar o resto (mas só através de cabo. por wifi não conseguia). Neste momento já tenho o 7.5 a bombar!

  16. Avatar de Tecnologia de borla =) Experimenta.

    Parece ter ocorrido boas mudanças :p Está indo bem este SO :p

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Olá a todos, não percebo muito disto mas tenho um HTC HD com win mobile 6.1 dá para actualizar para este, e como.
    Cumps

    1. Avatar de Hitman
      Hitman

      Se estás a falar no HTC Touch HD então não, se estás a falar num HTC HD2, então podes instalar o o Windows Phone 7.5 mas não de forma oficial. É só ires ao XDA Developers e tens lá tudo o que precisas de saber no fórum dedicado a ao HD2. A comunidade de lá é muito boa nesse tipo de coisas. Até se fores ver ao youtube, vês muitos vídeos de HD2 com o WP 7 e 7.5

  18. Avatar de João
    João

    Alguém me consegue dizer se é normal o meu Omnia 7 ainda não ter recebido a notificação para actualizar para a versão Mango 7.5?

    Já estou a aguardar há umas semanas e quando ligo o telemovel ao computador para procurar actualizações diz-me que o telemovel está actualizado… Mas ainda não tenho o 7.5

    Obrigado pela ajuda